Termo de Consentimento Livre e Esclarecido: 15 Dicas para a elaboração

Leia nesta página:

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido legitima a atuação do médico, reduz a possibilidade de condenação do profissional por responsabilidade civil quando não agir com culpa ou dolo, e valoriza a autonomia e a dignidade do paciente.

15 DICAS PARA A ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

1. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido jamais deve ser elaborado de forma padronizada e indistinta. Não pode ser um documento genérico ou impresso pronto para o paciente assinar.

2. Para ter validade jurídica é recomendado que o Termo de Consentimento seja individualizado e formulado de acordo com as características de saúde de cada paciente.

3. A redação do documento deve ser feita em linguagem clara, que permita ao paciente entender o procedimento e suas consequências, na medida de sua compreensão.

4. Os termos científicos devem ser acompanhados dos seus significados, em linguagem inteligível e acessível ao paciente ou ao seu representante legal.

5. É preciso que o documento retrate fielmente o processo de troca de informações e diálogo entre o médico e o paciente.

6. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deve, obrigatoriamente, conter a descrição sucinta, clara e objetiva do procedimento, suas indicações, justificativas, objetivos esperados, vantagens, desvantagens, contraindicações, riscos, efeitos colaterais, possíveis complicações e desconfortos, duração, métodos ou tratamentos alternativos, consequências da não realização do procedimento, dúvidas do paciente com os respectivos esclarecimentos, além das orientações e cuidados que o paciente deve adotar após o procedimento.

7. É recomendado que o Termo de Consentimento faça alusão a todas as possíveis e previsíveis complicações do procedimento. Nos casos mais complexos, o excesso de informações pode tornar o documento excessivamente prolixo. Nessas circunstâncias o médico deve oferecer ao paciente as informações necessárias para contemplar o máximo de situações possíveis e, para as hipóteses de intercorrências extremamente raras, pode solicitar-lhe no próprio termo se deseja recebê-las. Se o paciente assim desejar, recomenda-se que o médico lhe forneça todos os meios de acesso a tais informações.

8. Aconselha-se que o documento seja impresso e não manuscrito, para evitar qualquer problema na compreensão. O tipo de letra escolhido deverá ser de fácil visualização (Times New Roman, Arial ou similar) e o tamanho da fonte deve ser, no mínimo, 12.

9. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido não dispensa a efetiva orientação verbal ao paciente.

10. É obrigatória a existência de cláusula expressa no sentido de que o paciente é livre para consentir ou não com o procedimento e que poderá revogar o seu consentimento a qualquer momento.

11. O médico que explicou todo o procedimento deverá emitir, ao final do documento, declaração expressa de que o fez.

12. No TCLE deverá constar o nome completo do paciente e do médico, assim como dos membros da equipe (quando houver), com os respectivos números de inscrição nos Conselhos Profissionais, endereços e contatos telefônicos.

13. É obrigatória a assinatura ou identificação datiloscópica do paciente ou de seu representante legal, a e assinatura do médico.

14. O documento deverá ser impresso em duas vias, ficando uma com o paciente e a outra arquivada no prontuário médico.

15. Casos Especiais de Consentimento e Representação:

Pacientes menores de 16 anos: O consentimento deverá ser dado por um dos pais ou, na inexistência destes, pelo parente mais próximo ou responsável legal. Recomenda-se que seja analisada a capacidade de discernimento do menor e, se for o caso, seja colhido o seu assentimento em conjunto com o responsável legal.

Pacientes maiores de 16 e menores de 18 anos: O consentimento deverá ser dado com a assistência de um dos pais ou responsável. Ambos, paciente e responsável, deverão assinar o documento.

Paciente e/ou responsável iletrado(s): O documento deverá ser lido em voz alta para o paciente e/ou seu responsável, na presença de duas testemunhas, que também deverão assinar o documento. 

Paciente com deficiência ou incapaz de manifestar a sua vontade: Suprimento necessário da manifestação de vontade por seu representante legal.

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido legitima a atuação do médico, reduz a possibilidade de condenação do profissional por responsabilidade civil quando não agir com culpa ou dolo, e valoriza a autonomia individual do paciente como expressão da dignidade da pessoa humana.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Carolina da Cunha Pereira França Magalhães

Carolina da Cunha Pereira França Magalhães é advogada no escritório França Magalhães e Advogados Associados - Attorneys at Law, pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil, e especialista em Direito Médico e Bioética. Possui experiência no direito médico e civilista, com atuação a favor de profissionais da área da saúde, perante o Poder Judiciário e Conselhos Profissionais. É autora de diversos artigos publicados em revistas, informativos e sites jurídicos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos