O princípio do contraditório na execução civil

24/11/2019 às 15:25
Leia nesta página:

O presente texto traz uma análise da aplicação do princípio constitucional previsto no artigo 5º, LV, CF/88, no processo de execução, ao passo que conclui com a afirmativa de que tal princípio deve ser aplicado, uma vez que é uma garantia constitucional.

Com o advento do novo Código de Processo Civil foram traçadas algumas mudanças no processo, em prol de um desempenho eficiente. No âmbito do processo de execução foi modificado o conceito de sentença e em decorrência disso, o processo passou a ser sincrético, entrelaçando, dessa forma, a cognição e a execução, que passaram a ser fases em um único processo, que apenas se encerrará com a satisfação do postulante. Outra mudança relevante é em relação a liquidação, que antes era tida como processo autônomo e com o CPC/2015 ela passou a ser um ato necessário para o trâmite processual. 

Sabe-se que na execução é intrínseco a presença de um título, seja ele judicial ou extrajudicial, e em razão disso o autor busca a satisfação por meio processual, e assim executa o título, entretanto, a figura do réu e seu posicionamento é algo que transmite dúvidas quanto à garantia do princípio fundamental do contraditório, decorrente do devido processo legal. 

O artigo 5º, no seu inciso LV dispõe que: 

“LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”. 

O princípio do Contraditório, em sua dimensão formal, visa garantir a participação das partes, seja em ouvir e ficar ciente ou em falar. Já em sua dimensão material, o seu propósito é garantir que a fala das partes tenha influência sobre o processo, em outras palavras, essa dimensão material seria a própria ampla defesa. Esse princípio decorre do Devido Processo Legal, que tem como fundamento a Dignidade da Pessoa Humana e o Acesso à Justiça.  

A partir disso, surgiram dúvidas quanto a aplicação do princípio do Contraditório na execução, uma vez que o autor tem um título que garante a sua execução e assim, sua satisfação. Afirmar que não existe o Contraditório seria violar a lei maior, uma vez que a nossa Constituição garante um processo devido, logo, o Contraditório seria intrínseco ao trâmite processual. Apesar de existir na execução, o contraditório, nas palavras do professor Marinoni, seria rarefeito, uma vez que em grande parte das vezes o juiz agirá de ofício, independentemente da oitiva das partes, assim, ocorrerá, por exemplo, com o arresto executivo (830 CPC), e posteriormente o juiz concederá um prazo para o réu se manifestar. Quando se permite às partes falar sobre o bem penhorado, ou sobre a avaliação procedida, ou ainda diante de um possível concurso singular de credores, é nítida a existência do Contraditório.  

Dessa forma, ressalvadas as situações em que a lei autoriza o juiz agir de ofício, ou seja, sem a oitiva das partes, deve-se sempre autorizar a participação do executado, para que dessa forma o magistrado possa encontrar o equilíbrio entre os princípios do resultado e da menor onerosidade, para que assim, seja efetivado um processo eficiente e justo. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos