Artigo Destaque dos editores

Contexto social e surgimento dos mecanismos de cooperação internacional.

Quando a realidade impulsiona o direito

Exibindo página 2 de 2
17/12/2019 às 09:20
Leia nesta página:

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente artigo pretendeu construir uma compreensão dos mecanismos de cooperação jurídica internacional enquanto veículos harmonicamente desenvolvidos para conferir concretude e efetividade aos direitos internacionais, mormente porque qualquer interpretação acerca do papel desses mecanismos não pode ser realizada de maneira desvinculada desse fundamento irradiador.

Iniciou-se expondo como a cooperação jurídica internacional vem crescendo nos últimos anos, tendo sido impulsionada pelo fortalecimento das relações interestatais e pelo crescimento dos inúmeros tratados internacionais, o que impõe o surgimento de mecanismos suficientes à efetivação das medidas de cooperação acordadas.

Mas foi após os horrores vivenciados com a 2ª Grande Guerra, que a humanidade percebeu que a necessidade de colaboração entre os países, visando a manutenção da paz mundial, era providência que se impunha e, assim, passou a desenvolver efetivamente mecanismos no intuito de facilitar esse intercâmbio, destacando todavia, que o marco mais remoto do exercício de cooperação internacional, também considerado o tratado mais antigo da humanidade, teria ocorrido por volta de 1280 a.C, firmado entre Ramsés II, faraó do Egito, e Hattusilii III, rei dos Hititas.

Destacou-se também que, para Toffoli (2008, p. 04), foi a partir da tomada de consciência de que o simples transpor de fronteiras não poderia mais fazer com que o indivíduo se tornasse inacessível ao “jus imperii” estatal, que passaram a ser desenvolvidos novos mecanismos de interlocução entre os Estados no plano externo, com vistas a dar aplicação aos princípios da justiça universal e da efetividade da justiça.

Debruçou-se também sobre o papel que a cooperação jurídica adquiriu no mundo globalizado, de modo que as fronteiras geográficas, cada vez menos relevantes e mais simbólicas, não representam obstáculos à livre circulação, não devendo representar igualmente, qualquer impedimento à persecução e solução dos problemas advindos desse intercâmbio de pessoas, bens, serviços e informações.

Fez-se um breve escorço histórico sobre o deslocamento da competência para homologação da sentença estrangeira e concessão de exequatur do STF, para o STJ, o que ocorreu com o advento da EC nº 45, em 31/l2/2004.

Abordaram-se também os diversos avanços foram consagrados pelo teor da ultrapassada Resolução n. 09, que foi utilizada até dezembro de 2014, quando então os procedimentos de cooperação passaram a ser disciplinados pelo Regimento Interno do STJ, disciplinados pela Emenda Regimental (ER) nº 18.

Por todo o exposto, revelaram-se novas facetas da cooperação jurídica internacional, que, longe de se limitarem ao conceito de mero veículo de troca de informações, desenvolvem, em função do ambiente global e multipolarizado, papéis de verdadeiros mecanismos de manutenção da paz e repressão de ilícitos transnacionais, garantindo a proteção, de forma efetiva, dos direitos e valores que são caros à comunidade mundial.


REFERÊNCIAS

ABADE, Denise Neves. Direitos fundamentais na cooperação jurídica internacional: extradição, assistência jurídica, execução de sentença estrangeira e transferência de presos. São Paulo: Saraiva, 2013.

ARAÚJO JUNIOR, João Marcello. Cooperação Internacional na luta contra o crime. Transferência de condenados. Execução de sentença penal estrangeira. Novo conceito. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, a. 3, n. 10, abr./jun. 1995.

______. Extradição: alguns aspectos fundamentais. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 90, n. 326, abr./jun. 1994.

ARAUJO, Nadia de. Direito Internacional Privado – Teoria e Prática Brasileira, 5ª. ed., Rio de Janeiro, Ed. Renovar, 2011.

BERGMANN, Eduardo Tellechea. Derecho Internacional Privado. Montevideo/Uruguay: Ed. La Ley, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 2015.

______. Decreto-Lei Nº. 2.848, de 7 de Dezembro de 1940. Código Penal. Portal da Presidência da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 23 de setembro de 2015.

______. Lei Federal Nº. 6.815, de 19 de Agosto de 1980. Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração. Portal da Presidência da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6815compilado.htm>. Acesso em: 16 de setembro de 2014.

______. Secretaria Nacional de Justiça. Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. Manual de cooperação jurídica internacional e recuperação de ativos: cooperação em matéria penal. – 2. ed. Brasília: Ministério da Justiça, 2012.

CBNSP. Colégio Notarial do Brasil. CASO SEAN GOLDMAN: DEPOIMENTO DO MENINO É TRANSCRITO EM ATA NOTARIAL. Reportagem datada de 2009. Disponível em: < http://www.cnbsp.org.br/index.php?pG=X19leGliZV9ub3RpY2lhcw==&in=MTQzMw==&filtro=&Data= >. Acesso em 01 de outubro de 2015.

______. Secretaria Nacional de Justiça. Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. Manual de cooperação jurídica internacional e recuperação de ativos: cooperação em matéria civil / Secretaria Nacional de Justiça, Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). – 3. ed. Brasília: Ministério da Justiça, 2012.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

______. Ministério Público Federal. Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional.  Convenção de Nova York sobre prestação de alimentos no estrangeiro: o que é e como funciona. Brasília: MPF, 2014.

COMJIB, Conferência dos Ministros da Justiçados Países Iberoamericanos. IberRede (Rede ibero-americana de cooperação jurídica internacional). Disponível em: <http://www.comjib.org/pt-pt/contenido/iberrede-rede-ibero-americana-de-cooperacao-juridica-internacional>. Acesso em: 10 de setembro de 2015.

CASTILHO, Ela Wiecko V. de. Cooperação internacional na execução da pena: a transferência de presos. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v.16, n.71, p. 233-249, mar./abr. 2008. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/view/16443770/integra-do-artigo-ministeriop ublico-federal>. Acesso em: 19 de agosto de 2015.

COSTA, Tarcísio José Martins. Adoção Transnacional – Um estudo sócio jurídico e comparativo da legislação atual. Belo Horizonte: Del Rey, 1998.

CPLP, Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa. Objetivos da Rede Judiciária da CPLP. Disponível em: <http://www.rjcplp.org/sections/sobre/anexos/objetivos-da-rede7844/>. Acesso em 16 de setembro de 2015

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

FUX, Luís, “Homologação de sentença estrangeira”, in Direito Internacional Contemporâneo, org. Carmen Tiburcio e Luís Roberto Barroso, Rio de Janeiro, Renovar, 2006.

GASPAR, Renata Alvares; AMARAL, Guilherme. Sequestro internacional de menores: os tribunais brasileiros têm oferecido proteção suficiente ao interesse superior do menor? Meritum – Belo Horizonte – v. 8 – n. 1 – p. 351-387 – jan./jun. 2013.

KLEEBANK, Susan, Cooperação judiciária por via diplomática, Brasília, Instituto Rio Branco, 2004.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de direito internacional público. 5. Ed. rev., atual. e ampl. -São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional. Sobre a Cooperação Internacional. Disponível em: < http://www.internacional.mpf.mp.br/sobre-cooperacao-internacional>. Acesso em 12 de agosto de 2015.

MIOTTO, Armida Bergamini. Presos estrangeiros: preocupação da ONU. Revista de informação legislativa, v.22, nº 86, p. 213-234, abr./jun. de 1985. P. 213-234. Disponível em: <http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/181604>. Acesso em 27 de setembro de 2015.

MOREIRA, José Carlos Barbosa, Comentários ao Código de Processo Civil, 7a. edição, Rio de Janeiro, Forense, 1998.

OEA, Organização dos Estados Americanos. Rede Hemisférica de Intercâmbio de Informações para Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal e Extradição (a “Rede”). Disponível em: < http://www.oas.org/juridico/mla/pt/index.html >. Acesso em 02 de setembro de 2015.

OLIVEIRA, Eugênio Pacelli. Curso de processo penal. 19. ed. atual. São Paulo: Ed. Atlas, 2015.

PIOVESAN, Flávia. Força integradora e catalizadora do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos. In: BAEZ, Narciso Leandro Xavier; CASSEL, Douglass (org.). A realização e a proteção internacional dos direitos humanos fundamentais: desafios do século XXI. Joaçaba: Unoesc, 2011.

PORTELA, Paulo Henrique Gonçalves. Direito Internacional Público e Privado - Incluindo Noções de Direitos Humanos e Direito Comunitário. 2.ed. Salvador: Juspodivm, 2010.

RIPOLLÉS, Antonio Quintano. Tratado de Derecho Penal Internacional e Internacional Penal. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Instituto Francisco de Vitória. Tomo I, 1995.

SILVA, Ricardo Perlingeiro Mendes da, “Cooperação Jurídica Internacional e auxílio direto”, in Direito Internacional Contemporâneo, org. Carmen Tibúrcio e Luís Roberto Barroso, Rio de Janeiro, Renovar, 2006,

SOUZA, Artur de Brito Gueiros, Presos Estrangeiros no Brasil, Rio de Janeiro, Lúmen Juris, 2007.

STF. Supremo Tribunal Federal. CONVENÇÃO SOBRE OS ASPECTOS CIVIS DO

SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS Comentada. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/convencaoHaiaConteudoTextual/anexo/textoConvencao.pdf>. Acesso em 04 de agosto de 2015.

STF - Ext: 1085, Relator: Min. GILMAR MENDES, Data de Julgamento: 08/06/2011, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DJe-060 DIVULG 02-04-2013 PUBLIC 03-04-2013 EMENT VOL-02686-01 PP-00001.

______. CR 10415, Relator(a): Min. MARCO AURÉLIO, julgado em 11/12/2002, publicado em DJ 03/02/2003 PP-00042.

______.SEC 855/DE, Rel. Ministro JOSÉ DELGADO, CORTE ESPECIAL, julgado em 04/05/2005, DJ 13/06/2005, p. 154

STJ, AgRg na CR 3.198/US, Rel. Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, CORTE ESPECIAL, julgado em 30/06/2008, DJe 11/09/2008.

TELLECHEA BERGMAN, Eduardo, La dimension judicial del caso privado internacional en el âmbito regional,Montevidéu, FCU,2002.

TRF1. APELAÇÃO CIVEL – 2000.01.00060192-6, UF: PA Órgão Julgador: SEXTA TURMA, Data da decisão: 09/04/2003, Publicação: DJ de 12/05/2003 p. 93

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Renata Maria de Brito Azevedo

Procuradora Federal. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, com Pós-Graduação em Direito Internacional pela Universidade Estácio de Sá.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

AZEVEDO, Renata Maria Brito. Contexto social e surgimento dos mecanismos de cooperação internacional.: Quando a realidade impulsiona o direito. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 24, n. 6012, 17 dez. 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/78362. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos