Mediação como solução de conflitos gerados pela alienação parental

08/12/2019 às 15:30
Leia nesta página:

O presente trabalho traz conceitos acerca sobre alienação parental e a mediação. Respaldando que após o advento da lei 12.318/2010 ( Lei Da Alienação Parental ) as crianças e adolescentes tiveram o amparo para combater as consequências trazidas por esses.

INTRODUÇÃO

A alienação parental é um fenômeno que percorre os corredores da justiça, com dilemas e intervenções que ultrapassam o conhecimento puro da letra da lei. No estudo serão observados os conceitos de alienação parental e mediação, como fonte de estudo, observa-se que a alienação parental é a prática de afastar o genitor não guardião do convívio com o seu filho, evento esse provocado pelo genitor guardião, com a intensão de denegrir o vínculo afetivo do genitor não guardião e seus filhos.

Segundo Dias (apud FIGUEIREDO, 2014, p. 48)

Muitas vezes, quando da ruptura da vida conjugal, quando um dos cônjuges não consegue elaborar adequadamente o luto da separação e o sentimento de rejeição, de traição, surge um desejo de vingança que desencadeia um processo de destruição, de desmoralização, de descré- dito do ex-parceiro. Nada mais do que uma “lavagem cerebral” feita pelo guardião, de modo a comprometer a imagem do outro genitor, narrando maliciosamente fatos que não ocorreram ou que não acon- teceram conforme a descrição dada pelo alienador. Assim, o infante passa aos poucos a se convencer da versão que lhe foi implantada, gerando a nítida sensação de que essas lembranças de fato aconteceram. Isso gera contradição de sentimentos e destruição do vínculo entre o genitor e o filho. Restando órfão do genitor alienado, acaba se identi- ficando com o genitor patológico, passando a aceitar como verdadeiro tudo que lhe é informado.

Trata-se, portanto, do manejo da criança ou adolescente, despertando falsas percepções e falsas memórias em prejuízo de algum parente.

Segundo BOUSI (2012) a definição de alienação parental principia a interferência na formação psicológica da criança ou adolescente que de fato estarem em desenvolvimento estão sujeitas a diversas influencias , principalmente daquela advinda do âmbito familiar, que são um forte modelo para estes indivíduos.

Como prática na atualidade a mediação trata da solução dos conflitos gerados pelo litígio, no estudo tratamos em observar o conceito a mediação tenta encontrar um ponto em comum entre os litigantes, como segundo a autora Silva (2013, p.28) podemos vislumbrar, para que eles mesmos acabem por alcançar uma solução viável diante das suas diferenças.

             Contudo, o mediador tem como papel fundamental de tentar transformar os erros passados que prejudiquem a compreensão do presente. Este tenta aproximar as partes com a intenção de encontrar solução para ambos, logo o que se busca é o fim da controvérsia.

METOLOGIA

Está pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo que é um tipo de estudo elaborado tendo como base principal materiais publicados com o intuito de analisar o conteúdo em relação ao tema proposto.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

No que tange ao judiciário que ao utilizar a mediação e suas ferramentas, passa a perceber a importância do papel do mediador, para salvaguardar as relações rompidas com a separação do casal frente ao processo danoso daqueles que vivenciam a alienação parental. A mediação é um método auto-compositivo entre conflitos, onde um mediador irá facilitar o dialogo entre os genitores envolvidos, tentado encontrar solução de uma forma que satisfaça ambas as partes.

Corrobora SILVA (2014) o que se busca é valorizar a utilização da técnica da mediação, como um novo para- digma, como mais uma ferramenta de solução de conflitos, que pode e deve, sempre que possível e viável, caminhar junto do Poder Judiciário.

Importante ressaltar, como exemplo, que foi implantada na Vara de Assistência Judiciária da Comarca de São Cristóvão, Sergipe, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, o projeto-piloto intitulado Mediação Interdisciplinar: um caminho viável para a auto- composição dos conflitos familiares. Tal projeto é pioneiro no Estado, sendo uma importante contribuição para a resolução pacífica das disputas familiares, surgindo como mais uma alternativa para dirimir os conflitos.

CONCLUSSÃO

 Ao final dessa pesquisa, mediação é uma forma adequada para dissolver o litigio entre os familiares. Visto que a alienação parental é uma interferência psicológica na criança ou no adolescente promovido por um dos genitores que detém a guarda dos mesmos. Logo, podemos vislumbrar as sérias consequências, para os filhos, não raras as vezes, atos de alienação parental que, se não combatidos, trarão as crianças e adolescentes desastrosas implicações psicológicas capazes de perturbar toda sua vida.

Isso se desencadeia diante do rompimento dos laços afetivos que, no qual, não são aceitos com maturidades, logo, o genitor alienante movido por sentimento de vingança utiliza o filho como instrumento de rancor.

A mediação então busca nas próprias partes a fonte de solução dos seus conflitos, de forma que elas encontrem a simplicidade do litigio.

 Segundo Warat (2004, p. 31 apud SILVA, 2013, p. 31).

A mediação que realiza a sensibilidade é uma forma de atingir a simplicidade do conflito. Tenta que as partes do conflito se transformem descobrindo a simplicidade da realidade. A mediação com sensibilidade é uma procura da simplicidade.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

 A mediação representa um mecanismo de solução de conflitos utilizado pelas próprias partes, que segundo os estudos analisados se torna eficaz e satisfatória.

REFERENCIAS

Alienação Parental, FIGUEIREDO, Fábio Vieira, aspectos materiais e processuais da Lei 12.318 de 26-8-2016, 2° ed, 2014, Saraiva.

Mediação de Conflitos/Luciana Aboins Machado Gonçalves da Silva,organizadora - - São Paulo Atlas, 2013.

Alienação Parental/ Uma Interface do Direito e da Psicologia, Caroline de Cássia Francisco Bousi, ed.2°, 2012, editora Juruá.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Jéssica íris

Acadêmica de Direito do 10 período da Faculdade Luciano Feijão em Sobral/CE.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos