A Justiça Eleitoral e o juízo de garantias

30/12/2019 às 10:04
Leia nesta página:

Após a sanção da Lei nº 13.964/2019 que, dentre outras providências, institui a figura do juízo de garantias no direito brasileiro, a Justiça Eleitoral se vê diante do desafio da implementação deste instrumento garantidor em suas ações de natureza penal

Recentemente, foi sancionada a Lei nº 13.964/2019 que, dentre outros pontos inovadores, trouxe ao ordenamento jurídico brasileiro a figura do juízo de garantias, “responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais cuja franquia tenha sido reservada à autorização prévia do Poder Judiciário” (art. 3º-B, CPP).

Embora objeto de controvérsias e alvo de discussões acerca das motivações políticas da aprovação e sanção do texto legal, a verdade é que o juízo de garantias se coaduna com o sistema acusatório, cuja raiz, no processo penal brasileiro, é constitucional.

Tal figura, presente em diversos sistemas penais estrangeiros, embora não esteja prevista expressamente em tratados internacionais de direitos humanos, nos parece em plena consonância com o quanto previsto no art. 8.1 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, ao prever a figura de um juízo distinto para apreciação da acusação penal em relação àquele competente para o controle da legalidade da investigação criminal, preservando, portanto, a sua independência e imparcialidade.

Tendo em vista que o juízo de garantias tem competência para todas as infrações penais, exceto as de menor potencial ofensivo (art. 3º-C, CPP), sua implementação interessa não apenas à Justiça Comum (Estadual e Federal), mas também à Justiça Eleitoral, competente para processar e julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos (art. 35, II, Código Eleitoral). A atuação da Justiça Eleitoral em matéria penal foi reforçada por recente decisão do STF no Inquérito 4435, em que o Plenário, por maioria apertada, reafirmou a competência daquela justiça especializada para julgamento de crimes comuns conexos aos eleitorais.

Ocorre que a Justiça Eleitoral não dispõe de um quadro próprio de juízes singulares, contando com a atuação de magistrados da Justiça Estadual designados pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral. Embora exista pleito antigo pela designação de magistrados da Justiça Federal para atuação na Justiça Eleitoral, o Plenário do TSE negou, em novembro recente, pedido da AJUFE (Associação dos Juízes Federais) no sentido de possibilitar a atuação de juízes federais na jurisdição eleitoral singular.

A Justiça Eleitoral se vê, agora, com o desafio de implementar o juízo de garantias, sobretudo nas Zonas Eleitorais correspondentes às comarcas de jurisdição plena, em que, normalmente, o juiz eleitoral é o único juiz do lugar. A questão é menos problemática para os municípios que comportam mais de uma zona eleitoral, em que resolução administrativa do respectivo Tribunal poderá designar juízo eleitoral com competência para o juízo de garantias distinto daquele competente para processar e julgar as ações penais eleitorais.

No que diz com as zonas correspondentes às comarcas de jurisdição plena, uma solução possível é a designação de juízos de garantias responsáveis por mais de uma zona eleitoral, agrupando-se por região geográfica. Uma segunda possibilidade, é a distribuição cruzada do juízo de garantias entre zonas eleitorais contíguas. Por fim, vislumbra-se a possibilidade de designação de juízes eleitorais de zonas das capitais e cidades de maior porte (geralmente abrangidas por mais de uma zona eleitoral), que não tenham competência para o juízo de garantias daquele município, para exercer o juízo de garantia das zonas eleitorais de menor porte, cujo volume processual, em regra, não importará em demanda excessiva. Esta última medida seria possível com a utilização do inquérito eletrônico.

Em suma, o juízo de garantias é possivelmente o maior avanço, desde o advento do Código de Processo Penal, de 1941, rumo a um processo penal garantista e democrático no Brasil. É certo que os tribunais, inclusive os eleitorais, adequarão sua organização judiciária para dar efetividade a esse importante instrumento.

Referências:

BRASIL. Código De Processo Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm. Acesso em: 27 dez. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 27 dez. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.964/2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13964.htm. Acesso em: 27 dez. 2019.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Igor Araujo

Bacharel em Direto, Pós em Direito Público, Servidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos