Fontes formais do Direito do Trabalho: espécies e principais características.

27/02/2020 às 22:26
Leia nesta página:

O artigo trata do conceito, espécies e principais características das Fontes Formais do Direito do Trabalho, abordando ainda o flexibilidade da hierarquia das fontes neste Ramo Especializado.

Para uma melhor compreensão do significado e importância da classificação das Fontes Formais do Direito, faz-se necessária a revisitação, ainda que de forma sintética, do conceito de Direito e a importância das Fontes do Direito na formação da Ordem Jurídica.

O significado da palavra Direito é amplo e compreende várias acepções, de acordo com o enfoque que se analisa: Sociológico, Filosófico ou Jus-Positivo.

Enquanto sistema de regulação social, o Direito é conceituado como sendo o conjunto de princípios e normas eleitos por uma determinada sociedade para harmonizar as relações ente os indivíduos que a compõe, entre estes e o Estado Nacional, bem como as relações dos Cidadãos e Entes Públicos com os Estados Internacionais.

Por esse enfoque, o Direito se traduz como uma resposta aos fatos, acontecimentos e necessidades que se apresentam no meio social, não se confundindo necessariamente com a norma positiva válida proveniente do Poder Público.

Confundido com o sistema normativo, o Direito estará sempre aquém das necessidades imediatas de regulação e pacificação das relações humanas e a complexidade cada vez mais crescente das sociedades impõe a existência de uma diversidade de fontes para o Direito, que vai muito além das normas legais.

Ultrapassada, portanto, a costumeira confusão terminológica entre Direito e Sistema Normativo, passo a fazer breves considerações acerca das fontes formais, suas principais espécies e características no Direito do Trabalho.

As Fontes Formais do Direito, também designadas doutrinariamente como Fontes Imediatas do Direito, decorrem da interpretação conferida aos fatos pelos próprios agentes sociais (fontes autônomas); pelo Estado, através do Poder Legislativo e dos Tribunais, e ainda pelos Estudiosos e Autoridades Acadêmicas (Fontes heterônomas).

                   O Direito do Trabalho possui fontes específicas que decorrem da natureza singular deste ramo do Direito, sendo comumente classificadas pela Doutrina da seguinte forma:

                   a) Fontes Heterônomas – São as normas elaboradas pelo Estado, produzidas sem participação direta dos agentes a que se destinam: Constituição Federal, Tratados e Convenções Internacionais ratificados pelo Brasil, Leis, Medidas Provisórias, Decretos, Sentenças Normativas, Súmulas Vinculantes, Sumulas do TST e Laudo Arbitral.

Ainda de acordo com o § 1º do art. 8º da CLT, o Direito Comum também é considerado fonte supletiva ou subsidiária do Direito do Trabalho.

Para a melhor doutrina, as Portarias, Instruções Normativas e outros atos expedidos pelo Poder Público, em princípio, não constituem fontes formais do direito, salvo nas hipóteses em que a própria Lei atribui a estes Atos Normativos a tarefa de regulamentar determinados preceitos nela contidos. Cito, como exemplo, as Portarias que trazem as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho.

As sentenças normativas são decisões proferidas pela Justiça do Trabalho em processos de dissídios coletivos e possuem vigência máxima de 4 anos, conforme dicção expressa do art. 868, parágrafo único da CLT.

 Apesar da controvérsia doutrinária existente, não há como se negar o caráter de Fonte Formal da Jurisprudência no Direito do Trabalho, mormente após o Sistema de Precedentes criado pelo Código de Processo Civil de 2015. Impende destacar, também, as Súmulas Vinculantes introduzidas pela Emenda Constitucional nº 45/04, a qual conferiu ao STF o poder de aprovar súmulas que vinculam a Administração Pública. Não há dúvida que tanto no Sistema de Precedentes como nas Súmulas Vinculantes, estão presente os requisitos da generalidade, impessoalidade e abstração.

  b) Fontes Autônomas - São as normas elaboradas pelos próprios agentes a que se destinam, visando regulamentar as suas próprias condições de trabalho. Podem ser editadas diretamente (Regulamento da Empresa, Usos, Costumes) ou através dos sindicatos (Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos Coletivos de Trabalho).

A Convenção Coletiva de Trabalho resulta da negociação entre Sindicato Patronal e Sindicato Obreiro. Já o Acordo Coletivo de Trabalho é o resultado da negociação entre uma ou mais Empresas de um lado e o Sindicato dos Empregados do outro.

 Os Usos e Costumes, quando se traduzem em práticas reiteradas de um comportamento socialmente aceito e generalizado, são considerados pelos doutrinadores como fontes formais autônomas do Direito do Trabalho, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes da relação trabalhista.

Há um aspecto importante a se considerar na aplicação do Direito do Trabalho que é a hierarquia das suas fontes. Diferentemente do Ordenamento Jurídico Brasileiro Comum, neste Ramo Especializado as normas ocupam graus de importância diversos.  Esta característica é uma consequência direta do Princípio da Proteção. Desse modo, uma convenção coletiva de Trabalho pode se colocar numa posição de prevalência em relação à própria Constituição Federal, se traz em seu bojo uma norma mais benéfica para o trabalhador.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos
Assuntos relacionados
Sobre a autora
Iara Galvao

Analista Judiciário em Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela PUC Minas Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Verbo Jurídico Especialista em Direito do Estado (Constitucional e Administrativo), pela Universidade Federal da Bahia Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador-BA.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos