Pequeno comentário sobre prisão preventiva para extradição

08/03/2020 às 19:55
Leia nesta página:

Com a nova redação dada ao instituto pela Lei de Migração, será que o STF manterá seu entendimento quanto à compulsoriedade da PPE para o processamento da extradição?

                        Quando se fala em prisões cautelares, temos em mente a prisão temporária e a prisão preventiva como espécies, previstas respectivamente na Lei n. 7.960/89 e nos arts. 311 e ss. do Código de Processo Penal (CPP) - a par da prisão em flagrante, essa considerada espécie precautelar, gizada nos arts. 301 e ss. do CPP. Não obstante, pode-se dizer que a espécie de prisão provisória preventiva é, em si mesma, gênero que contém a espécie Prisão Preventiva para Extradição, prevista no art. 84 da Lei de Migração (Lei n. 13.445/13), singularmente tratada pela sigla PPE no único tribunal com competência para seu processamento, o Supremo Tribunal Federal (STF), onde constituí um processo a parte, mas, em regra, necessário, que instrui um respectivo processo de extradição, classificado no STF pela sigla EXT.

                        Digo em regra porque, até a edição da Lei de Migração, em 2013, que alterou, entre outros assuntos, o regramento da extradição ao trazer a proscênio a faculdade prevista no art. 86, a prisão preventiva do extraditando era, segundo entendimento pacífico da Suprema Corte, imprescindível para que houvesse regular processamento do pedido de extradição passiva. Caso contrário, entendia-se, haveria óbvia solução de continuidade no processo, já que, se em liberdade, o extraditando, ao tomar conhecimento do trâmite extradicional em seu desfavor no Brasil, fugiria para outro país sem que as autoridades nacionais nada pudessem fazer. Assim entendia nosso Egrégio Tribunal, a quem cabe julgar os pedidos de extradição feitos por Estado estrangeiro, conforme competência prevista no artigo 102, I, g, da CR/88.

A prisão preventiva é condição de procedibilidade para o processo de extradição e, tendo natureza cautelar, 'destina-se, em sua precípua função instrumental, a assegurar a execução de eventual ordem de extradição' (Ext nº 579-QO, Tribunal Pleno, Relator o Ministro Celso de Mello, DJ de 10/9/93), nos termos dos arts. 81 e 84 da Lei nº 6.815/90, não comportando a liberdade provisória ou a prisão domiciliar, salvo em situações excepcionais. (Ext 1.313, rel. min. Dias Toffoli, julgamento em 19-112013, Primeira Turma, DJE de 16-12-2013.)

Situação excepcional como a que se deu no processo de extradição do ex-jogador de futebol Freddy Rincón (fls. 237-246 dos autos do PPE 588, pelo Plenário da Suprema Corte, em 13/9/2007, do HC 91.657/SP), caso em que foi revogada a prisão e decidido a favor da ordem para que o requerido aguardasse em liberdade a definição do processo extradicional.[1] Note-se que, nesse caso, Rincón era ex-jogador do Palmeiras, amplamente conhecido no Brasil e com laços de residência no País que proporcionaram a excepcionalidade de aguardar seu processo de extradição em liberdade.

Salvo então tais situações excepcionais, só se podia iniciar o processo de extradição passiva quando o ádvena fosse preso e colocado à disposição do Egrégio Tribunal, de acordo com o art. 208 do Regimento Interno do próprio Supremo Tribunal Federal.

                        Todavia, em 2017, o antigo Estatuto do Estrangeiro (Lei n. 6.815/80), que disciplinava a extradição passiva como modalidade de retirada compulsória do estrangeiro do território nacional, foi revogado pela entrada em vigor da Lei de Migração, que, adotando o conceito de extradição como medida de cooperação internacional, trouxe à baila o art. 86, gizando:

Art. 86. O Supremo Tribunal Federal, ouvido o Ministério Público, poderá autorizar prisão albergue ou domiciliar ou determinar que o extraditando responda ao processo de extradição em liberdade, com retenção do documento de viagem ou outras medidas cautelares necessárias, até o julgamento da extradição ou a entrega do extraditando, se pertinente, considerando a situação administrativa migratória, os antecedentes do extraditando e as circunstâncias do caso. (Lei de Migração)

                        Por enquanto, em razão da escassez da matéria, ainda é incipiente a jurisprudência Magna no assunto pós-2017 a fim de saber se a alteração legal produziu alteração no entendimento jurisprudencial anterior. Resta-nos aguardar, pois, apesar do indicativo legal em sentido contrário, o Supremo não gosta de ser contrariado.


[1] Disponível em: https://www.stf.gov.br//arquivo/djEletronico/DJE_20070921_108.pdf.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alexandre Barbosa

Delegado de Polícia. Bacharel em Comunicação Social pela PUC-RJ. Pós-graduado em Direito pela Escola da Magistratura do DF. Pós-graduando em Direito Penal pelo IDP. Oficial de ligação da Policia Federal em Miami (EUA) de 2011 a 2013.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos