Robôs são mais confiáveis como gestores do que pessoas?

11/03/2020 às 07:27
Leia nesta página:

Robôs são mais confiáveis como gestores do que pessoas?

Uma pesquisa realizada com diversos países – incluindo o Brasil com mais de 450 respostas (no mundo foram 8 mil) – demonstrou que grande parte dos funcionários tem entusiasmo com a inteligência artificial e preferem ela a chefes humanos tradicionais.

Logicamente isto também é reflexo das contratações, posto que as empresas cada vez mais querem pessoas com conhecimento em IA, não importando o ramo de atividade da empresa/escritório.

Interessante perceber que na média global, 64% confiam mais em um robô do que num gestor humano e esta média no Brasil – pasmem – é de 78%.

O único ponto ressalvado pelos entrevistados que a máquina não é melhor é no relacionamento.

Vejamos trecho da pesquisa:

Com a inteligência artificial ganhando espaço, as relações de confiança das pessoas no ambiente de trabalho irão mudar. Uma pesquisa com mais de 8 mil funcionários de 10 países, incluindo o Brasil, mostra que metade deles já trabalha diretamente com um algum tipo de IA e 65% disseram estar animados em ter robôs ou máquinas como “colegas”.

Os brasileiros estão entre o grupo dos mais otimistas. Entre os 450 entrevistados, sendo 300 líderes e gerentes de RH, 78% afirmaram que confiariam mais em um robô do que em seu próprio gestor – a média global ficou em 64%. “Minha impressão é de que muitos profissionais gostariam que alguns vieses [conscientes e inconscientes] existentes hoje na gestão do dia a dia fossem retirados para dar espaço a uma visão mais pragmática e baseada em fatos”, diz Maicon Rocha, diretor de vendas da de HCM Solutions da Oracle. A empresa realizou a pesquisa em parceria com a empresa americana Future Workplace.

A pesquisa também indica que 84% das empresas no Brasil procuram empregar pessoas com habilidades de IA e mais de um terço dos brasileiros (38%) acredita que os robôs substituirão os gestores no futuro. Na perspectiva global, 82% do total de entrevistados acreditam que os robôs podem executar melhor algumas funções desempenhadas pelos gestores, como monitorar horários de trabalho (34%), resolver problemas (29%), gerenciar um orçamento (26%) e tomar decisões imparciais (26%). Mas há algumas tarefas que os gerentes são vistos como insubstituíveis e que envolvem, predominantemente, relacionamento.

Para 45% dos entrevistados, os gestores são capazes de entender melhor seus sentimentos, treiná-los (33%) e criar uma cultura no trabalho (29%). “O estudo mostra que a IA está redefinindo a relação não apenas entre funcionário e gestor, como também o próprio papel do gestor em um ambiente de trabalho que funciona com essas tecnologias”, afirma Dan Schawbel, diretor de pesquisas do Future Workplace. A pesquisa também mostra que os funcionários desejam utilizar IA para simplificar sua experiência no trabalho e personalizar as suas tarefas. O grande desafio pa ra a maior adoção é, para cerca de 30% dos entrevistados, garantir segurança e privacidade.

FONTE: HTTP://WWW.GRANADEIRO.ADV.BR/CLIPPING/2019/10/21/CHEFES-JA-SAO-MENOS-CONFIAVEIS-QUE-ROBOS

 

Relacionamento, segurança e privacidade.

Estes três itens são o que impedem que gestores sejam substituídos por máquinas.

Seria tão simples assim mesmo?

Embora discorde de todo este otimismo e simplicidade de substituição humana, concordo que as relações de contratação, gestão e muito mais estão sendo modificadas diariamente com a adoção das tecnologias.

Avalia-se que as relações de trabalho sofrerão mudanças de quase 100% na forma de existência até 2025.

Você pensou ou pensa sobre como exerce suas atividades e como a máquina pode ajudar/substituir/melhorar o que é feito?

#acordeprarealidade #antesquesejatarde

 

#FraternoAbraço #GustavoRocha

Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria | Marketing Jurídico | Fluxos Internos | Plano de Carreira | Financeiro
(51) 98163.3333 | [email protected] | www.gustavorocha.com

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos