O que um advogado de defesa criminal pode e não pode fazer?

13/03/2020 às 13:51
Leia nesta página:

É comum a confusão do papel de um advogado de defesa criminal com o de facilitador da realização de crimes.

No que se refere ao Direito Criminal, é muito comum que as pessoas confundam qual é o papel de um advogado de defesa criminal e acabem por avaliar sua atuação como uma facilitadora da realização de crimes.

A verdade, no entanto, é que a atuação desse profissional é papel essencial para o correto funcionamento do Poder Judiciário, evitando que injustiças ocorram.

Em nosso escritório de advocacia, agimos de forma ética e competente, buscando o melhor resultado para os clientes sem comprometer a validade da decisão.

Entenda, nesse artigo elaborado por nossos advogados criminalistas, o que um advogado de defesa criminal pode fazer, quais são os limites de sua atuação e como identificar uma ação equivocada de um advogado na área.


Comunicação com o cliente sempre que necessário

Faz parte das prerrogativas básicas da advogado a possibilidade de comunicação irrestrita com seu cliente. Isso significa que não importa onde ele estiver preso, nem a punição que esteja sofrendo em certo momento, advogado e cliente podem se encontrar dentro do local de detenção para conversar sobre o caso.

Há uma confusão comum nesse tipo de situação, sobre a qual já ouvimos vários relatos. Por vezes, familiares e amigos pensam que os advogados de defesa criminal estão “roubando” os horários de visita disponíveis. A atuação do advogado não depende dos horários de visitação e não interfere nas visitações familiares. Comunicar-se com o cliente não é considerado uma visita, mas, sim, direito necessário para o bom funcionamento do Poder Judiciário.


Sigilo profissional na defesa criminal

Sigilo profissional trata-se de uma proteção ao cliente e ao advogado, pois garante que ambos possam discutir livremente todos os aspectos da defesa criminal sem o medo de que essas informações tornem-se públicas.

A proteção ao segredo profissional faz, inclusive, parte do rol dos Direitos Humanos. O advogado não pode contar aquilo que foi discutido em sigilo com seu cliente e o Poder Judiciário não pode questioná-lo sobre essas informações.


Vedação à transmissão de recados e informações que favoreçam ilicitudes pela defesa criminal

Outro erro muito comum sobre o tema é pensar que o advogado de defesa criminal torna-se procurador de todas as atividades da pessoa que está sendo acusada.

A atuação do profissional deve ser plena no que diz respeito à defesa do indivíduo, mas não pode ultrapassar essa esfera. O advogado não pode se envolver em eventuais atividades ilícitas, mesmo que seja apenas para transmitir um recado, por exemplo.


Vedação ao transporte de instrumentos ilícitos para o cliente

Outra dúvida comum sobre advogados de defesa criminal se refere ao transporte de instrumentos ilícitos, como celulares, por exemplo, para seus clientes presos. Essa conduta é proibida e torna o advogado parte de um crime.


A diferença entre o bom advogado e o advogado sem limites éticos

Um bom advogado faz tudo o que a lei permite. Um advogado sem limites éticos, por sua vez, ultrapassa as fronteiras de sua atuação profissional. É sempre vantajoso para o cliente ter um bom advogado, que o respeite e respeite sua profissão.

Ao optar por um advogado sem limites éticos, o cliente coloca em risco o próprio resultado de seu processo. Por isso, nossa recomendação é sempre buscar advogados que atuem de acordo com os preceitos éticos esperados da profissão.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Galvão & Silva Advocacia

O escritório Galvão & Silva Advocacia presta serviços jurídicos em várias áreas do Direito, tendo uma equipe devidamente especializada e apta a trabalhar desde questões mais simples, até casos complexos, que exigem o envolvimento de profissionais de diversas áreas. Nossa carteira de clientes compreende um grupo diversificado, o que nos força a ter uma equipe multidisciplinar, que atua em diversos segmentos, priorizando a ética em suas relações e a constante busca pela excelência na qualidade dos serviços.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos