São várias as diretrizes que regem a interação entre escritórios de advogados e seus clientes, inclusive existem normas que pautam o relacionamento em redes sociais. Porém, uma coisa que acaba sendo feita de forma artesanal é o contato direto com cada pessoa assessorada.
O advogado e seus trabalhadores precisam entender que existe uma relação de consumo de serviço quando um cliente contrata o escritório para resolver um problema específico ou mesmo para um trabalho recorrente.
Essa relação que está sendo construída deve ter uma linha de comunicação bem clara para evitar atrasos e perdas processuais, assim como agilizar o recebimento de documentos, de notificações e até mesmo as cobranças mensais.
Como você controla todos os clientes do seu escritório?
Existem ferramentas de relacionamento com o cliente, também conhecida como CRM, ideais para centralizar todas as informações de cada contrato, interações que sua equipe tiver com o cliente e também a manutenção dos contratos.
O Customer Relationship Management, que em português Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que armazena, processa e gerencia as interações entre as duas partes. Além disso, é possível obter facilmente alguns relatórios sobre o andamento de ações, atrasos e demais pendências que são pertinentes ao negócio.
É possível ainda explorar uma atividade que é bem precária nos escritórios espalhados por todo o país: o pós-processo. Sim, no comércio, de forma geral, essa etapa é conhecida como pós-venda, depois que um serviço ou produto é entregue, como ficará o atendimento a determinado cliente.
No caso dos escritórios, é possível estabelecer uma linha de comunicação com aqueles clientes que já foram atendidos, de forma satisfatória ou não, para entender e corrigir possíveis falhas, além de agregar valor a operação e fidelizar para necessidades futuras.
Separe as interações para ser eficiente
Quando lidamos com ações judiciais, sempre um dos lados não ficará satisfeito, e este lado pode ser o do seu cliente. Essa perda de uma ação criará uma repulsa imediata, uma indignação que pode ser associada a sua atuação, mas que pode ser reduzida se seguir as medidas corretas para cada caso.
Uma primeira ação dentro de uma ferramenta de CRM online para advogados é separar casos vencidos e casos perdidos. Isso vai ajudar a adaptar a linguagem que será usada com cada perfil de cliente.
Aliás, falando ainda sobre linguagem, esqueça aqueles termos jurídicos usados nos tribunais. Não estou aqui falando que você deve usar memes ou ser engraçado, mas sim ter uma informação que seja de fácil compreensão pelos clientes que atende.
Se você lida com pessoas bem instruídas ou diretores de empresas, não há problema algum em manter uma linguagem mais direta, mas aquelas pessoas mais carentes exigem um tratamento diferenciado e isso é obrigação sua. Eles confiam em você e precisam entender corretamente cada informação.
Outro benefício é separar os contatos profissionais para fazer uma abordagem diferente onde o intuito é fortalecer o nome do escritório para ações futuras.
Vale ainda registrar todos os contatos que tiver com jornalistas nesta plataforma e centralizar ali qualquer interação que deseja ter com a mídia no futuro.
Enriquecimento de leads
É praticamente impossível dizer que uma advocacia não tenha um site nos dias atuais, pode até acontecer, mas é bem raro. Esta plataforma online certamente deve contar com um formulário de contato que cai em uma caixa de e-mail de um profissional específico dentro do escritório.
A demora para dar procedimento a este atendimento pode ser crucial para pegar ou não aquele caso.
É possível perceber aqui mais uma vantagem da implementação desta solução!
Trate o marketing digital com mais cuidado
Por questões logísticas, a atuação de um escritório é sempre regionalizada, em algumas cidades restrita ao bairro. Isso não quer dizer que não dê para explorar esses limites físicos por meio do universo digital.
É bem normal que cada advogado explore revistas de bairro e outras mídias offline para construção da sua imagem e carteira de clientes, mas este caminho não é único.
Você pode construir um perfil efetivo em sites segmentados, ter uma atuação profissional no LinkedIn e também ter um marketing de relacionamento com clientes e contatos de forma mais profissional, elevando os resultados com a sua base.
Pense nisso!