LESP- Licença Especial Militar-você pode ter direito

08/04/2020 às 23:03
Leia nesta página:

O militar que até a data do dia 29/12/2000 já havia alcançado um decênio e que não havia ainda gozado do período de licença especial pode ter direito ao cômputo em dobro do período adquirido para transferência para a inatividade ou direito à indenização pecuniária.

Para que façamos uma introdução ao assunto, é importante esclarecer que este era um direito previsto no Estatuto dos Militares, Lei 6.880/80, em seu artigo 68, que garantia aos militares o direito de gozar uma folga remunerada de duração de seis meses a cada período de 10 anos de efetivo serviço, tendo a norma extinta pela Medida Provisória nº 2.215-10/2001 de 31 de agosto de 2001, que alterou significativamente as legislações militares nº 3.765/60 (Lei de remuneração dos militares) e nº 6.880/80 (Estatuto dos Militares).

A referida Licença Especial poderia ser equiparada a férias, tendo a mesma natureza, mas com períodos diversos, mas sendo ambas folga remunerada, sendo as férias um direito garantido após o exercício do período de 12 meses, garantindo 1 mês de folga remunerada, já a Licença Especial a folga remunerada é decenal,  remunerada e gozada pelo período máximo de seis meses de duração cada. 

O militar que até a data do dia  29/12/2000 já havia alcançado um decênio e que não havia ainda gozado do período de licença especial pode ter direito ao cômputo em dobro do período adquirido para transferência para a inatividade ou a indenização pecuniária, vez que a MP que extinguiu a Licença Especial garantiu o direito a esses militares. 

Esse direito, assim como qualquer outro, tem um prazo para ser exercido e não deve ser esquecido, afinal “o direito não socorre aos que dormem”. Como somente é possível usufruir dessa licença enquanto o militar estiver no serviço ativo e não o sendo exercido deverá ser transformada em dobro para fins de inativação, a pedido ou ex ofício. É a partir daí, quando não haveria mais possibilidade, nem em tese, de se usufruir o direito, de modo que seria imperiosa sua conversão em pecúnia, que inicia-se o prazo para o exercício do seu direito. 

Há similitude da situação à do servidor público, que enquanto em atividade pode requerer a conversão do tempo de licença-prêmio em pecúnia ou aproveitar sua contagem, em dobro, para a aposentadoria.

Assim, desde o ato de transferência para a reserva o militar usufrui todos os benefícios dela decorrentes, surgindo a partir daí o direito de impugnar eventual irregularidade contida no ato administrativo, assim como o de pleitear direitos adquiridos durante a atividade e, nesse caso, durante o período de reserva remunerada; decorridos cinco anos, desde então, toda e qualquer ação do militar tendente à modificação do ato de transferência para a inatividade e à satisfação dos direitos não usufruídos se desfaz pelo não uso dela nesse período.

Os militares têm direito à indenização por licença especial adquirida e não fruída ou não aproveitada em dobro para a inativação reduzindo o tempo efetivo de serviço, sendo está uma questão pacífica tanto na órbita administrativa quanto na judicial.

O tempo para buscar indenização ainda está em aberto até para aqueles que já foram transferidos para inatividade ou para os herdeiros daqueles que vieram a óbito sem ter recebido sua indenização em razão de portaria do ano de 2018. Assim é possível fazer o pedido administrativamente e, caso seja negado, através do poder judiciário. 

Muito importante é observar se o militar, no tempo da transferência para a inatividade, contava com tempo superior ao mínimo necessário à transferência para a reserva, de modo que efetivamente o tempo de licença não tenha sido aproveitado para o fim de inativação, mas apenas para cálculo de adicional. 

Nesses casos, cabe ainda ressaltar que o cálculo da conversão em pecúnia dos períodos de licença especial deverá ter como parâmetro a remuneração do militar, e não somente seu soldo, percebida à época de sua passagem para a inatividade, caso contrário, o enriquecimento ilícito por parte da Administração Pública restaria configurado.

E a boa notícia é que a conversão em pecúnia tem natureza indenizatória não incidindo sobre esse valor Imposto de Renda ou contribuição previdenciária. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Mônica Castro

do Escritório CASTRO VILLAÇA Advogados Associados, especialista em direito previdenciário, previdenciário militar (pensão militar)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos