Apesar de ter recebido ampla adoção por parte das empresas nos últimos anos, o home office acabou sendo a primeira, e talvez a mais efetiva, resposta contra a brusca queda de produtividade causada pelo avanço do Covid-19, o coronavírus.
Para os marinheiros de primeira viagem nessa “nova” modalidade de trabalho, as primeiras semanas podem ser um grande desafio. Uma maior autonomia de trabalho também significa gerenciamento de tempo, das distrações, aprendizado contínuo e gerenciamento das entregas a serem realizadas.
Pensando nisso, preparei esse artigo elencando cinco dicas para que você saiba como ser produtivo no home office. Confira!
Separe um espaço como local de trabalho
A diferença mais perceptível entre um escritório e o trabalho em casa são os sons ambientes. A depender do tamanho de sua casa, o som da movimentação das pessoas, da vizinhança, das crianças e até o ronronar de um gato podem impactar a sua concentração.
Para contornar esse e outros obstáculos, separe um local reservado de trabalho em um cômodo de sua casa. De preferência, escolha um local com porta. Se isso não for possível, tente trabalhar de frente para a parede e de costas para a movimentação no ambiente.
Além disso, ter um local reservado para o trabalho o ajudará a preservar a ideia de que, estando sentado naquele local, você está trabalhando. É psicológico.
Converse com amigos e familiares
Depois dos primeiros dias de adaptação, a recomendação é de conversar com seus amigos e familiares. Eles também devem ser envolvidos nesse processo pois serão diretamente impactados pela mudança.
Se ver você trabalhando em casa não é algo comum, é possível que, mesmo sem querer, eles acabem interrompendo o seu trabalho para perguntar sobre algo trivial. O mais frequente é pedir que realize alguma tarefa comum à sua rotina de fim de semana.
Assim, ter uma conversa com eles e alinhar expectativas é fundamental. Afinal de contas, você está trabalhando em casa e cumprindo carga horária, algo sério e que deve ser levado em consideração.
Defina um horário específico de trabalho
A rotina de horários de sua casa pode ser totalmente diferente da rotina no local do seu trabalho. Isso também será uma novidade, afinal de contas, você geralmente não está lá. Dependendo do tempo em que você trabalhará em casa, você, sua empresa e sua família deverão conversar para definirem um horário de trabalho específico.
Em empresas que trabalham totalmente remotas, é bastante recorrente que os funcionários devam ter, obrigatoriamente, um horário de trabalho em que eles possam atuar em conjunto — um intervalo de duas a quatro horas.
Se for possível atuar com maior flexibilidade, acordar mais cedo e iniciar os trabalhos antes do horário comercial é uma ótima opção. Nesse formato, você será capaz de terminar mais cedo e dedicar o seu tempo aos filhos ou para alguma atividade extra.
Tão importante quanto trabalhar é mostrar que está trabalhando
Sim, trabalhar é importante, muito importante. Mas todo trabalhador remoto veterano — principalmente os freelancers — sabem que mostrar o impacto de seu trabalho é de suma importância. Empresas que não estão preparadas para atuar remotamente podem, inicialmente, exercer uma certa pressão sobre os seus funcionários pelo motivo que eles não estarão lá para checar sua rotina.
Assim, antecipe-se a isso pela elaboração de relatórios de progresso para que todo o serviço executado durante o dia ou semana seja registrado. Na hipótese de sua gerência desejar conferir o que está sendo realizado, apenas compartilhe as informações já registradas. Você com certeza ganhará pontos com a sua liderança por sua proatividade e comprometimento sobre como ser produtivo no home office.
Distrações são inevitáveis. Aprenda a gerenciá-las
Mesmo que tudo tenha sido planejado e estabelecido, algumas distrações serão inevitáveis. O telefone de um familiar que toca, o passear de um gato entre suas pernas, o grito ou a risada de uma criança são alguns exemplos.
Nesses casos, aceite a distração e, em seguida, retome ao trabalho. Tentar ignorá-las vai deixá-lo ansioso, menos produtivo e até irritado. Há formas de perder a concentração que são evitáveis (mídias sociais, notificações de telefone etc), outras nem sempre. Fones de ouvido e algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar.
Logo aprenderá como ser produtivo no home office. Trata-se de uma nova maneira de encarar não só o trabalho, mas a vida e a sua relação entre ambos. E, quando retomar às suas atividades no escritório, estará muito mais preparado para atuar, com autonomia e disciplina fortalecidas com o trabalho em casa.
Portanto, encare o home office de frente e aproveite a oportunidade para desenvolver novas habilidades. O que acha de incentivar outras pessoas ao desafio de trabalhar a partir de casa de forma produtiva, compartilhando esse conteúdo em suas redes sociais?