O julgamento do Funrural e a falta de segurança jurídica:

uma análise dos julgamentos controversos do STF sobre a matéria

01/06/2020 às 16:17
Leia nesta página:

É a quarta vez que o STF se manifesta sobre a mesma matéria, com entendimentos divergentes.

Na noite desta sexta-feira, 29/05/2020, o STF julgou constitucional a cobrança do Funrural. O julgamento teve como relator o Ministro Gilmar Mendes, que votou a favor da constitucionalidade, sendo acompanhado pela maioria.  

A cobrança da Contribuição para o Fundo de Assistência do Trabalhador Rural – FUNRURAL, de matriz previdenciária, afeta os empregadores produtores rurais pessoas físicas e incide sobre a receita bruta obtida na comercialização de mercadorias.

Esta mesma pauta já esteve quatro vezes sob julgamento no STF. Em 2010, foi declarada a inconstitucionalidade da cobrança. No próximo ano, 2011, o entendimento foi mantido, ou seja, pela inconstitucionalidade da cobrança do tributo.

Porém, em 2017, no julgamento de uma ação movida pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN, o mesmo STF, por decisão simples (6x5), julgou o Funrural novamente constitucional, determinando inclusive a cobrança retroativa. Após, foi criando um REFIS Rural, para que os produtores rurais aderissem a um parcelamento e confessassem o passivo tributário, gerado justamente no período em que o próprio STF o considerava inconstitucional e ordenou que cessasse o seu recolhimento.

No caso dos produtores que não confessaram o débito e não aderiram ao REFIS Rural, a Receita Federal proíbe a emissão de certidão negativa de débitos, documento imprescindível para a comercialização agrícola.

Assim, novamente em cheque a constitucionalidade de indigitado tributo, o produtor rural se encontra em situação de completa insegurança jurídica, pois navega no mar revolto de imposições do Fisco e debates jurídicos no STF, sem saber a qual lado aderir. As associações de classe tentam criar um projeto de lei para extinguir a cobrança do tributo retroativamente, sem nenhum proposta palpável até o momento, tendo em vista que afetaria consideravelmente a arrecadação dos entes tributantes.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael Quadros de Souza

Advogado, pós-graduado em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal - ESMAFE/RS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos