Recebi indenização do Seguro de Vida. Esse valor pode ser Penhorado?

15/06/2020 às 20:55
Leia nesta página:

Estudo de jurisprudência e do Código de Processo Civil sobre impenhorabilidade do seguro de vida

Questão importante na hora de contratar um Seguro de Vida é a escolha dos beneficiários, pois tais seguros são feitos com o objetivo de proporcionar um rendimento a uma ou algumas pessoas, tidas como beneficiários.

Não os deixando à míngua de recursos, uma vez que geralmente tais pessoas são dependentes economicamente do Segurado titular da apólice.

O próprio Código Civil assegura uma proteção especial a tais indenizações de seguro de vida.

Em seu art. 794, prevê que o capital segurado não é herança e nem está sujeito à dívidas dos Segurado, sendo, portanto, impenhorável por dívidas do Segurado.

Contudo, após o recebimento da indenização pelo(s) beneficiário(s), tal valor poderia ser penhorado para responder por dívidas deste?

Valeria mais o direito do credor do beneficiário,ou o caráter alimentício dado às indenizações de Seguro de Vida?

As indenizações de Seguros de Vida têm, assim,, natureza alimentar. O que as assemelha aos salários, vencimentos e remunerações e também aos proventos de aposentadoria.

Estes últimos, têm sua impenhorabilidade expressa pelo Código de Processo Civil, no art. 833, inciso IV, contudo, não há qualquer previsão sobre a impenhorabilidade da indenização recebida de seguro de vida.

Havendo assim, um vácuo legal na proteção das indenizações de Seguro de Vida, tidas como verba de natureza alimentar.

Recentemente o Superior Tribunal de Justiça, decidiu pela impenhorabilidade das indenizações de seguro de vida, uma vez que se assemelham à remuneração, com aplicação analógica do já citado art. 833 do CPC.

Contudo, também foi aplicada, por analogia, a limitação contida no art. 833, inciso X, que limita a impenhorabilidade a 40 salários mínimos, o que hoje representa R$ 39.920,00 (trinta e nove mil novecentos e vinte reais).

RECURSO ESPECIAL. SEGURO DE VIDA. ART. 649, IX, DO CPC/1973. EXECUÇÃO. INDENIZAÇÃO SECURITÁRIA. NATUREZA ALIMENTAR. IMPENHORABILIDADE. 40 (QUARENTA) SALÁRIOS MÍNIMOS. ART. 649, X, DO CPC/1973. LIMITAÇÃO.

.1. Recurso especial interposto contra acórdão publicado na vigência do Código de Processo Civil de 1973 (Enunciados Administrativos nºs 2 e 3/STJ). 2. Cinge-se a controvérsia a determinar se é possível a penhora da indenização recebida pelo beneficiário do seguro de vida em execução voltada contra si. 3. A impenhorabilidade do seguro de vida objetiva proteger o respectivo beneficiário, haja a vista a natureza alimentar da indenização securitária. 4. A impossibilidade de penhora dos valores recebidos pelo beneficiário do seguro de vida limita-se ao montante de 40 (quarenta) salários mínimos, por aplicação analógica do art. 649, X, do CPC/1973, cabendo a constrição judicial da quantia que a exceder. 5. Recurso especial parcialmente provido.

(STJ – REsp: 1361354 RS 2013/0001673-4, Relator: Ministro RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA, Data de Julgamento: 22/05/2018, T3 – TERCEIRA TURMA, Data de Publicação: DJe 25/06/2018)

grifo nosso

CONCLUSÃO

O atual entendimento do Superior Tribunal de Justiça garante a natureza alimentar das indenizações de Seguro de Vida, optando pela impenhorabilidade dos valores recebidos até 40 salários mínimos (R$ 39.920,00)

Valores superiores a tal montante podem ser livremente penhorados por qualquer credor.

Saiba mais sobre seus direitos. Mais informações e artigos no nosso Blog.

Texto escrito pelo Dr. Diego dos Santos Zuza, advogado e sócio de Zoboli & Zuza Advogados Associados.

Sobre o autor
Diego dos Santos Zuza

#Fique em casa! Faça sua consulta por Whatsapp (11) 97188-1220 Advogado e sócio de Zoboli & Zuza Advogados Associados. Formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Especialista de Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Advogado atuante nas áreas de Direito Penal, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito de Família e Direito do Trabalho.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Estudo com base no CPC e jurisprudência

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos