Mudanças para o trabalhador na pandemia

Redução na jornada do trabalho, suspenção de contratos, adiantamento de férias. O que mudou para o trabalhador?

Leia nesta página:

As mudanças previstas pelas medidas provisórias afetam a renda e a jornada do trabalhador. Estes são alguns pontos importantes para o trabalhador.

A crise provocada pelo coronavírus trouxe muitas mudanças para o trabalhador, inclusive em sua renda, que já parca, foi ainda mais defasada.

medida provisória 936 editada em abril, e aprovada pelo Congresso, permite aos empregadores a reduzirem a jornada de trabalho e o salário pago ao trabalhador na mesma proporção.

Também autoriza a suspensão dos contratos de trabalho, sem a obrigação de pagamentos de salários, para empresas que tiveram um faturamento de até R$ 4,8 milhões, no ano de 2019. Companhia com faturamento superior, deverão pagar 30% do salário, mesmo com o funcionário com o contrato suspenso.

Férias e feriados. Como serão?

medida provisória 927, permite, além das alterações mencionadas, outras mudanças no contrato do trablahador, tais como:

Antecipação de férias, mesmo sem o trabalhador possuir o período aquisitivo e a antecipação de feriados não reliogiosos.

Além disso, a MP permite que o empregador se utilize do trabalho remoto.

A MP 927 afirma que o patrão pode instituir o trabalho à distância por este período, e não necessariamente encerrar as atividades laborais. A diferença é que com a MP o patrão não é obrigado a arcar com os equipamentos, nem com conta de luz e internet, nem mesmo telefone que o empregado utilizar.

Em caso de home office, o empregador pode deixar de pagar ainda alguns benefícios ao empregado, como por exemplo, vale-transporte, vale-refeição, insalubridade e periculosidade, etc.

No caso do FGTS, o prejuízo ainda é maior, já que o empregador ficará suspenso de depositar os 8% devidos sobre o salário, por um período de três meses. Depois terá que depositá-los, porém sem juros e correção.

Como funciona o corte de jornada do trabalho?

Poderá ocorrer uma redução na jornada de trabalho e salário pelo período de 90 dias, ou mais. O trabalhador terá direito a estabilidade pelo dobro do período de tempo que durar a medida. além de ajuda compensatória do governo.

Os cortes poderão ser de 25%, 50% ou até 70%, e o governo paga o mesmo percentual sobre o seguro-desemprego a que o empregado teria direito.

E a suspensão? Como funciona?

Suspensão é a interrupção total do contrato de trabalho, de inicio, a medida seria válida por dois meses, mas poderá ser prorrogada.

O trabalhador terá estabilidade de até quatro meses, sendo que neste período não poderá ser demitido. Contudo, em caso de demissão, o empregador paragará indenização.

O empregador ficará isento de realizar pagamento de salário, encargos de FGTS e INSS.

O governo aracará com um auxílio de 100% do valor a que o trabalhador teria direito em caso de seguro-desemprego.

Vale lembrar que estas mudanças afetam a todos os trabalhadores, incluindo empregados domésticos, funcionários de ONGs, e profissionais contratados por igrejas.

Sobre os autores
Barbosa e Veiga Advogados Associados

Fundado sob os princípios de excelência, ética e comprometimento, o Barbosa e Veiga Advogados Associados é um escritório que se dedica ao exercício da advocacia em diversas áreas do Direito, com foco especial nas causas empresariais, cíveis, criminais e direito de família. Nossa trajetória é marcada pelo incessante compromisso com a qualidade técnica e a busca por soluções jurídicas inovadoras e eficazes para nossos clientes.

Hanna Paula Teixeira

Possui experiência como estagiária em escritórios de advocacia e na distinta Defensoria Pública de São Paulo, sendo a 2ª colocada no concurso para estagiários, para atuação neste órgão, realizando o atendimento aos assistidos, petições e acompanhamento de processos judiciais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos