Garantia do produto e sua troca.

Como funciona a garantia do produto e quando posso solicitar a troca?

Resumo:


  • A garantia de fábrica prevê conserto do produto por até 30 dias, com possibilidade de troca por outro novo ou reembolso do valor.

  • A garantia não cobre acidentes ou mau uso do produto, apenas defeitos de fabricação.

  • A garantia estendida funciona como um seguro adicional, cobrindo sinistros e acidentes não previstos na garantia legal.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Vamos entender como a garantia funciona e de qual forma pode ser acionada, e em caso de troca do produto, como deve ser realizada.

É muito frustrante realizar uma compra daquele produto tão desejado e ele apresentar defeito. Mais frustrante ainda é ser informado que tal defeito não é coberto pela garantia.

Mas como saber se tal defeito não é ou é, realmente coberto pelo fabricante?

Vamos entender como a garantia funciona e de qual forma pode ser acionada, e em caso de troca do produto, como deve ser realizada.

Meu produto está com defeito. Posso devolver e receber meu dinheiro de volta?

Se o produto que você comprou apresentou defeito, a lei não obriga ao vendedor trocar o produto, bem como não obriga a devolver o dinheiro ao consumidor.

Para isso temos o que chamamos de garantia de fábrica ou fabricação.

O vendedor terá a obrigação de providenciar o conserto, através da assistência técnica pelo prazo de até 30 dias. Se não conseguir consertar, ou se consertar e o produto apresentar desvalorização, alterar sua qualidade ou se o conserto não for possível, o consumidor poderá escolher: A substituição do produto por outro novo, igual ou similar; seu dinheiro de volta, atualizado devidamente ou até mesmo o abatimento proporcional do preço.

Vale dizer que as opções acima são faculdades do consumidor, que poderá escolher entre qualquer uma delas, sem pressão de fornecedor ou vendedor.

Meu produto caiu e quebrou, a garantia vai cobrir?

Muitos consumidores confundem garantia com seguro, isso é normal. Contudo, ela não pode ser acionada em caso de sinistro ou acidentes.

A garantia oferece cobertura para defeitos de fabricação, assim como está previsto na legislação.

Se o consumidor acidentalmente quebrou, ou utilizou o produto em desacordo com as instruções de uso, perde o direito à ela, sendo obrigado a suportar o prejuízo.

Como funciona a garantia estendida?

A garantia estendida funciona como um seguro. Geralmente, é vendida junto ao produto visando aumentar os lucros de vendas.

En alguns casos, ela cubrirá sinistros e acidentes, garantindo a troca ou conserto do aparelho, mesmo em casos em que a garantia legal não cubra.

O importante é estar atento às cláusulas de exclusão de riscos, pois muitas vezes a compra desta garantia exclui os mesmos riscos que também não são cobertos pela garantia legal ou contratual.

Fique atento aos seus direitos!

Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo para a garantia legal de qualquer produto, sendo de 30 dias para vícios ou defeito de produto não durável; e de 90 dias para reclamar de vícios ou defeitos em produtos duráveis;

Já a garantia contratual é dada espontâneamente pelo fornecedor ao consumidor, não há previsão legal para este tipo de garantia, porém o fornecedor prezando pela fidelização de seus clientes, estende este prazo. A garantia se vincula a partir do momento em que é oferecida ao consumidor;

Fique atento às informações prestadas no manual de instruções de seu produto, para que não seja enganado pelos fornecedores e vendedores no momento de exigir a garantia do produto.

Lembrando que havendo avarias no produto, você terá direito ao ressarcimento, podendo recorrer ao poder judiciário para pleitear seus direitos.

Sobre os autores
Barbosa e Veiga Advogados Associados

Fundado sob os princípios de excelência, ética e comprometimento, o Barbosa e Veiga Advogados Associados é um escritório que se dedica ao exercício da advocacia em diversas áreas do Direito, com foco especial nas causas empresariais, cíveis, criminais e direito de família. Nossa trajetória é marcada pelo incessante compromisso com a qualidade técnica e a busca por soluções jurídicas inovadoras e eficazes para nossos clientes.

Hanna Paula Teixeira

Possui experiência como estagiária em escritórios de advocacia e na distinta Defensoria Pública de São Paulo, sendo a 2ª colocada no concurso para estagiários, para atuação neste órgão, realizando o atendimento aos assistidos, petições e acompanhamento de processos judiciais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos