Liberdade de expressão ou receita financeira?

09/07/2020 às 08:36
Leia nesta página:

Liberdade de expressão ou receita financeira?

Nada como um dia depois do outro e as atitudes para conhecermos os propósitos e princípios, não é mesmo? O Facebook, detentor das empresas WhatsApp, Instagram e a que leva seu próprio nome, bem como outras empresas menores que o diga.

Recentemente o discurso mudou rapidamente de tom e o que antes era tido como liberdade de expressão – quiçá o preceito mais forte clamado por todos nos últimos tempos – virou um problema financeiro e a mudança de postura foi radical.

Os fatos são estes: após a morte de George Floyd e todos os protestos oriundos contra racismo e demais pautas nos Estados Unidos e no restante do mundo todo, o Facebook (que lucra milhões de dólares com publicidade), não mudou o tom em nada e continuou aceitando propagandas e divulgações em suas redes consideradas racistas e ofensivas.

Tal atitude gerou críticas de todos os lados, inclusive de seus próprios funcionários que chegaram a fazer um protesto virtual contra estes fatos. Mas nada foi feito, sob o mantra que o Facebook defendia a liberdade de expressão – e, sendo assim, não poderia intervir nos anúncios, que seriam de responsabilidade dos anunciantes.

Bonito e poético, não é mesmo? A liberdade de expressão é maior que qualquer outro direito ou pauta.

Entretanto, tal assertiva foi posta no chão quando inúmeros anunciantes de peso do Facebook resolveram parar de anunciar, já que a empresa não tinha preocupação com conteúdo de suas postagens.

A atitude de Coca Cola, Unilever, Honda, Starbucks entre outras gerou um prejuízo de nada menos que 56 bilhões de dólares no último dia 26 de junho, o que levou o Facebook a mudar de posição.

Agora, ele irá censurar conteúdos sim! Que se “f—“ a liberdade de expressão! Afinal, o próprio dono Zuckerberg perdeu neste posicionamento “equivocado” da sua empresa 7 bilhões de dólares em poucos dias.

Em suma, qual o seu princípio Facebook? Ficam a duvida e o questionamento, para reflexão dos leitores.

Sem deixar de questionar os seus princípios e atitudes, afinal, um dos ensinamentos deste exemplo é que – ao conhecer nossos princípios, propósitos e direcionamento – teremos mais aderência do público.

E não há como olvidar que estamos todos conectados, neste emaranhado de conexões que se chama de mercado, neste mundo pandêmico e sem normas definidas.

Artigo publicado originalmente no site Espaço Vital na coluna ON/OFF.

#FraternoAbraço #GustavoRocha

(51) 98163.3333 | [email protected] | www.gustavorocha.com

@ConsultorGustavoRocha | Instagram | Facebook | LinkedIn

#Consultoria GustavoRocha.com  |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos

Robôs  |  Inteligência Artificial  |  Jurimetria  | Marketing Jurídico  |  Fluxos Internos  | Plano de Carreira  | Financeiro

@GustavoRochaCom | Twitter | Facebook | LinkedIn | Youtube

Gustavo Rocha | Podcast Spotify

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos