Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

DIREITO TRIBUTÁRIO

OPORTUNIDADE PARA O RECÉM FORMADO EM DIREITO.

18/08/2020 às 22:04

O crescente número de bacharéis em Direito sendo formados ano após ano. Faz necessários quê os que querem atuar em um segmento que traga retorno, que sejam o melhor referencial. E um desses segmentos é o Direito Tributário.

O Advogado tributarista é o mais valorizado, principalmente por trabalhar na busca de redução de gastos via impostos, sempre atento as brechas de instruções normativas, para obter restituição de credito provenientes de impostos cobrados indevidamente.

No processo judicial tributário o advogado do autor da ação, que busca a restituição de valores cobrados indevidos ou pagos de forma equivocada (por erro de alíquota e ou cálculo), principalmente, no caso do ICMS.

Erros no cálculo do ICMS são comuns, podem acontecer, principalmente se o departamento contábil responsável em calcular os impostos, usarem índices maiores, quando uma normativa federal havia reduzido o mesmo em alguns percentuais.

Processo judicial tributário: Representa o contribuinte, pessoa física ou jurídica, judicialmente, visando questionar exações fiscais indevidas e buscando a restituição do crédito tributário ao cliente ou defende-lo em execuções fiscais.

Nesse tipo de processo é necessário um advogado que domine a legislação tributária, para conseguir peticionar certo. Dependendo do valor da ação, caso vença, é possível ganhar um percentual muito bom do valor restituído.  

Para ilustra a exemplo esse tipo de ação, o nosso escritório Contábil, descobriu, por via auditoria em uma Distribuidora de Auto Peças, que o departamento responsável em calcular o valor de uma determinada peça, havia errado para mais o cálculo do imposto. Acumulando  R$8.000.000,00 (oito milhões) em imposto pagos indevidos em 5 anos. O advogado tributarista, indicado pela Associação dos Gestores de Auto Peças – AGEAP, cobrou 20%. Levando por seu serviço prestado R$1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil).

Os grandes advogados tributaristas, costumam dizer:

É no direito tributário onde o dinheiro está escondido.

Pois para trazer esse dinheiro escondido de volta ao caixa da empresa, em forma de credito para ser abatido em impostos à pagar. Não bastará somente escolher ser um advogado tributarista, “tem que ser o melhor”. Pois não se trata somente de ganhar, mais também de levar.

O Advogado que pretende ser tributarista deve escolher um segmento de atuação. Devendo dominar os princípios tributários, aprofundando os seus conhecimentos sobre impostos e saber apresentar soluções e créditos aos seus clientes.

Sobre o autor
Hilton Pimenta

Geógrafo Professor formado pela Universidade Federal de Goiás; Direito formado pela FIBRA; Palestrante; Artista Plástico; Escritor; Ecologista e Esportista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos