Contrato de Colaboração Empresarial

um instrumento jurídico importante para o planejamento estratégico da empresa

Exibindo página 2 de 2
25/08/2020 às 21:05
Leia nesta página:

[1] Vide os comentários do Prof. José Renato Nalini, em seu livro Ética Geral e Profissional, sobre o tema.

[2] No que tange a este princípio, cabe destacar a crítica realizada pelo Prof. Dr. André Luiz Santa Cruz Ramos sobre as agências reguladoras: “por mais que se diga que as cada vez mais numerosas agências reguladoras possuem a função precípua de assegurar a livre competição nos respectivos mercados regulados e proteger o consumidor, o que acontece é justamente o contrário. Agências Reguladoras (ANATEL, ANEEL, ANP, ANVISA, etc.), bem como órgão antitruste (CADE), são absolutamente desnecessários em uma economia na qual vigora o livre mercado genuíno. O exercício de atividade econômica não pode ser guiado por decretos e regulamentos baixados por funcionários públicos, mas pelos consumidores dos produtos e serviços” (RAMOS, 2015, p. 25).

[3] Infelizmente, nos dias atuais, o princípio da livre-iniciativa vem sendo relativizado, especialmente quando confrontado com outros princípios “sociais”, em decorrência, ao nosso ver, de uma mentalidade anticapitalista (RAMOS, 2015, p. 21) - Ex.: RE 321.796; RE 349.686.

[4] Em suma, “pode-se situar o contrato no conjunto das obrigações em que a existência e a extensão do dever, que certa pessoa tem de dar ou fazer algo para outra, são definidas em parte pela lei e em parte pela vontade dela mesma. O contrato é uma espécie este gênero de obrigação” (...) Contudo, “a predefinição da existência e da extensão do vínculo em algumas hipóteses é de tal forma exaurida pelas normas jurídicas em vigor, que não resta qualquer margem de atuação para a vontade das partes” (ex.: Seguro obrigatório veicular, cuja contratação é imposta a todos os proprietários de veículos) – (COELHO, 2007, p. 412/413).

[5] Isso não significa que a declaração unilateral de vontades não produza efeitos jurídicos, pois em diversas situações, ela é relevante, como a promessa de recompensa, a gestão de negócios, o pagamento indevido etc. Contudo, quando falamos de contrato, a sua formação dependerá de duas vontades convergentes, ou seja, o contrato sempre será um negócio jurídico bilateral (ou plurilateral).

[6]Como exemplo, podemos citar o artigo 424 do nosso Código Civil - Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.

[7] Vide art. 441 do Cód. Civil.

[8] Vide “A socialização das relações contratuais”, disponível em: https://jus.com.br/artigos/65447/a-socializacao-das-relacoes-contratuais/2. Acesso em 27  jun. 2020.

[9] Nesse aspecto, compartilhamos o entendimento que “tal socialização do contrato é uma das principais razões pelas quais o Brasil fica sempre nos últimos lugares em pesquisas sobre o cumprimento de acordos e afins” (RAMOS, 2015, p. 540).

[10] Uma exceção é a aplicação da Teoria da Aparência quando um contratante de boa-fé se engana diante de uma cena que lhe é apresentada, fato que gera a obrigação em relação a terceiros que não atuaram de forma direta na constituição do vínculo contratual.

[11] Sobre o tema, destacamos o Enunciado 25 aprovado na I Jornada de Direito Comercial do CJF: A revisão do contrato por onerosidade excessiva fundada no Código Civil deve levar em conta a natureza do objeto do contrato. Nas relações empresariais, deve-se presumir a sofisticação dos contratantes e observar a alocação de riscos por eles acordada.

[12] APELAÇÃO CÍVEL – EMBARGOS À EXECUÇÃO –PRETENSÃO DOS EXECUTADOS EM TER RECONHECIDO SEU DIREITO AO REFINANCIAMENTO DA DÍVIDA, COM CONSEQUENTE DESCARACTERIZAÇÃO DA MORA, TENDO EM VISTA A QUEBRA DE SAFRA EM RAZÃO DE ESTIAGEM – APLICAÇÃO DA TEORIA DA IMPREVISÃO – SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA. Pleito de prolongamento da dívida, com fundamento na Lei1. 4.829/65 e Lei 11.775/08, combinadas com o Manual De Crédito Rural 2 .6.9 - Impossibilidade - Empresa embargada/recorrida que não faz parte do Sistema Financeiro Nacional. 2. Teoria da imprevisão (art. 478, do CC)– Inaplicabilidade – “Nos contratos agrícolas, o risco é inerente ao negócio, de forma que eventos como seca, pragas, ou estiagem, dentre outros, não são considerados fatores imprevisíveis ou extraordinários que autorizem a adoção da teoria da imprevisão” (STJ - AgInt nos EDcl no AREsp 1049346/GO). 3. Sentença mantida - Inalterado o ônus da sucumbência e majorados os honorários advocatícios devidos à parte vencedora em grau recursal, nos termos do art. 85, § 11, do CPC. RECURSO NÃO PROVIDO. (TJPR - 14ª C.Cível - 0000418-64.2012.8.16.0108 - Mandaguaçu - Rel.: Desembargador Octavio Campos Fischer - J. 27.02.2019).

[13] EMENTA: AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO BANCÁRIO. TEORIA DA IMPREVISÃO. CLÁUSULA 'REBUS SIC STANTIBUS'. FATO PREVISÍVEL. INAPLICABILIDADE. PEDIDO IMPROCEDENTE. SENTENÇA MANTIDA. A revisão contratual por onerosidade excessiva - teoria da imprevisão - pressupõe alteração desproporcional nas obrigações assumidas em razão de fato superveniente e imprevisível ocorrido após o ajuste inicial de vontades. A oscilação do preço do óleo diesel é fato previsível e ordinário, inerente ao próprio contrato de transporte (frete), incluído nos riscos próprios da contratação. (TJ-MG - AC: 10024131677460004 MG, Relator: Pedro Bernardes, Data de Julgamento: 12/03/2019, Data de Publicação: 02/04/2019).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[14] Enunciado 23 aprovado na I Jornada de Direito Comercial do CJF: Em contratos empresariais, é lícito às partes contratantes estabelecer parâmetros objetivos para a interpretação dos requisitos de revisão e/ou resolução do pacto contratual.

[15] AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO. COMPROVAÇÃO DE PAGAMENTO DE 79,16% DO VALOR DO VEÍCULO. TEORIA DO ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL. APLICAÇÃO. AGRAVO CONHECIDO E PROVIDO. 1 - Verifica-se nos presentes autos que a parte agravante já adimpliu a maior parte do contrato, restando uma pequena parte remanescente, de forma que a Busca e Apreensão poderá ensejar um enriquecimento ilícito ao agravante e, consequentemente, prejuízo ao devedor. 2. Havendo o adimplemento substancial do contrato (pagamento de 79,16% das parcelas), o restante do crédito deve ser exigido em ação de cobrança própria e não por meio da ação de busca e apreensão do bem financiado, haja vista ser a reintegração da credora na posse do veículo medida drástica, incidindo na espécie a Teoria do Adimplemento Substancial do Contrato. 3. Recurso conhecido e provido. (TJ-TO - AI: 00005608520188270000, Relator: RONALDO EURÍPEDES DE SOUZA).

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos