Resumo: A pesquisa jurídica está sedimentada dentro de um contexto bibliográfico que parte de doutrinas trabalhadas por pesquisadores que exerceram, em determinada fase de suas carreiras, o esforço criativo. Sabe-se, igualmente, que a qualidade dos cursos jurídicos é insatisfatória. Desta forma, o presente artigo busca apresentar outros métodos de pesquisa jurídica que não somente o estritamente bibliográfico, com o intuito de despertar o interesse criativo em novos pesquisadores jurídicos, bem como correlacionar, ao final, um possível liame entre a falta do estímulo criativo nos discentes em direito com a qualidade do ensino jurídico em âmbito nacional.
Palavras-Chave: Métodos de pesquisa. Ensino jurídico. Racionalismo. Empirismo. Criticismo. Idealismo.
Abstract: Legal research is based on a bibliographic context that starts from doctrines worked by researchers who exercised, at a certain stage in their careers, the creative effort. It is also known that the quality of legal courses is unsatisfactory. In this way, the present article seeks to present other methods of legal research other than the strictly bibliographic, with the aim of arousing creative interest in new legal researchers, as well as correlating, in the end, a possible link between the lack of creative stimulus in law students with the quality of legal education nationwide.
Keywords: Research methods. Legal education. Rationalism. Empiricism. Criticism. Idealism.
Sumário: 1. Introdução. 2. O método indutivo de Bacon. 3. O método dedutivo de Descartes. 4. O método sintético e analítico de Kant. 5. O método dialético idealista de Hegel. 6. A utilização de uma metodologia de pesquisa amparada em um método previamente estabelecido. 7. Referências bibliográficas.