Prova emprestada no processo administrativo disciplinar: Condições de admissibilidade e validade

29/09/2020 às 14:28
Leia nesta página:

O estudo trata do direito administrativo, seus princípios, e sua relação com a administração pública, enfocando-se o processo administrativo e as questões que envolvem a aceitação e validade da prova emprestada no processo administrativo disciplinar.

RESUMO

O estudo trata do direito administrativo, seus princípios, e sua relação com a administração pública, enfocando-se o processo administrativo, e, em especial, as questões que envolvem a aceitação e validade da prova emprestada no processo administrativo disciplinar. Parte-se da análise do direito administrativo como regente da administração pública, orientador e limitador da atuação do agente estatal, enfatizando-se princípios como da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Em seguida, aborda-se o processo administrativo enquanto instrumento de externalização da atividade administrativa regular e uniforme, para, na sequência, ser tratado o processo administrativo disciplinar, visto como meio de apuração e punição de faltas graves dos servidores públicos e demais pessoas sujeitas ao regime funcional de determinados estabelecimentos da administração. Na esteira, e como ponto fulcral do trabalho, aborda-se a utilização da prova emprestada no processo administrativo disciplinar, apresentando-se o entendimento prevalecente na atualidade, que é pela admissibilidade do compartilhamento de provas, desde que respeitados os princípios basilares e, especialmente, o contraditório e a ampla defesa.

PALAVRAS-CHAVE: Processo Administrativo Disciplinar. Prova Emprestada.

1 INTRODUÇÃO

O direito administrativo é uma das faces do direito público, e mantém estreita relação com a administração pública. Dentro do direito administrativo, está o processo administrativo, que reflete manifestações da administração pública nas suas relações internas e externas. Já no âmbito do processo administrativo, existe o processo administrativo disciplinar, direcionado à apuração de infrações praticadas no exercício da função ou a ela relacionadas.

O presente estudo parte de uma abordagem sucinta da relação entre administração pública e direito administrativo, com especial destaque aos princípios regentes da administração pública consagrados na constituição federal de 1988. Em seguida, aborda-se o processo administrativo, seu desenvolvimento e princípios impositivos, preparando-se o caminho para o estudo do processo administrativo disciplinar.

A abordagem do processo administrativo disciplinar leva em conta sua dupla função, de meio de busca de elementos de autoria e materialidade de uma infração, mas, também, de instrumento de garantia contra decisões apressadas e sanções injustas. Dentro do estudo do processo administrativo disciplinar, põe-se em destaque a questão da prova e, mais especificamente, a análise da prova emprestada.

O estudo é relevante porque, não raras vezes, a prova produzida em outros processos pode servir ao processo administrativo disciplinar, sendo necessário seu empréstimo para apreciação da autoridade competente. Desta forma, é preciso conhecer os entendimentos a respeito do assunto, em especial do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, instâncias máximas do Poder Judiciário Brasileiro.

Assim, o trabalho se propõe a analisar a aceitação e a validade das provas emprestadas no processo administrativo disciplinar, em contraste com os princípios constitucionais, administrativos e processuais, sendo esta a resposta a ser buscada ao longo do estudo, cuja metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica.

2 A PROVA EMPRESTADA NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

2.1 Direito administrativo e administração pública

O direito rege as relações humanas e sociais. Pode ser natural, isto é, inerente a todos os seres humanos e independente da vontade do Estado e das leis, ou pode ser positivado, que é o direito posto pelo Estado, dependente da vontade do legislador, consubstanciado em leis.

Costuma-se dividir o direito positivo em dois ramos, o público e o privado. Dentro do direito privado encontram-se, verbi gratia, o civil, o trabalhista e o empresarial. Já no direito público estão, por exemplo, o penal, o processual, o constitucional, o administrativo. Interessa para o estudo, essencialmente, o direito administrativo, em razão de sua relação com a administração pública.

Segundo ROSA (2007, p. 3):

O direito administrativo brasileiro, em síntese, pode ser entendido como o conjunto de princípios jurídicos que regem a atividade administrativa, as entidades, os órgãos e os agentes públicos, objetivando o perfeito atendimento das necessidades da coletividade e dos fins desejados pelo Estado.

Já a administração pública, conforme MEIRELLES (2011, p. 65):

Em sentido formal, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo; em sentido material, é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral; em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade.

            Entre a administração pública e o direito há uma relação inafastável, dado que aquela deve obediência a este. O direito administrativo, portanto, com suas regras e princípios, impõe o modo de atuação da administração pública. Os princípios são os valores supremos do ordenamento jurídico, os alicerces sobre os quais se constrói o sistema. No caso do direito administrativo, são os princípios que orientam as normas postas ao servidor público. A propósito, elementar o artigo 37[2] da Constituição Federal de 1988, que expressa os princípios essenciais da administração pública, sendo eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

            Decorre do princípio da legalidade que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei (CF. 5º, II) [3]. Logo, a administração não pode fazer qualquer imposição que a lei não preveja, salvo em situações excepcionais, como estado de sítio e estado de defesa. Além disso, se para o particular o princípio da legalidade significa fazer tudo o que a lei não proíbe, para a administração pública significa fazer somente o que a lei autoriza. A lei para o particular indica que ele pode fazer de tal forma, enquanto que para a administração impõe que deve fazer daquela forma. Não há liberdade para o agente público além daquela concedida pela lei.

            O princípio da impessoalidade determina que o agente público atue voltado à finalidade pública, não podendo atender a interesses pessoais ou de terceiros. Deve agir sem favoritismos e sem discriminações, sendo obrigatório o tratamento igualitário de todos os administrados. Também impede a promoção pessoal de agente público, pois o ato é manifestação da administração e não do agente.

Pelo princípio da moralidade, a administração deve manter-se no caminho da moral, da ética e da boa-fé. Assim, a atuação administrativa não está presa somente ao direito, mas também à moral, aos bons costumes, à honestidade. O bom agente público deve buscar o bem comum, respeitando as regras da boa e justa administração.

Por sua vez, o princípio da publicidade se relaciona com a transparência da administração pública, impondo a publicidade dos atos para fins de controle interno e externo. O administrado tem o direito de conhecer os atos da administração para que possa avaliá-los e adotar medidas pertinentes em caso de violação às leis e princípios.

Já o princípio da eficiência pode ser visto sob dois vieses. Primeiro no sentido de que a administração pública deve alcançar os melhores resultados com os menores gastos possíveis. Segundo, em relação à atuação dos agentes, dos quais se espera o melhor desempenho de suas atribuições. Atualmente, pode-se dizer que a eficiência na administração pública está muito relacionada com a tecnologia, sendo obrigação administrativa a atualização de acordo com as novas ferramentas tecnológicas, que resultam em maior celeridade e economia.

Embora esses sejam os princípios mais basilares, consagrados na Constituição Federal de 1988, é certo que a administração se prende, ainda, a outros, tais como: supremacia do interesse público sobre o particular; indisponibilidade dos bens, direitos e interesses públicos; autotutela; motivação, etc.

Não obstante a referência constante à administração pública como ente, não se pode esquecer que a atuação administrativa se dá por meio dos agentes públicos, assim considerados todos aqueles vinculados, definitiva ou transitoriamente, a uma função pública. Os agentes públicos integram os órgãos e as entidades e atuam com o encargo de satisfazer o interesse da coletividade. Nesse prisma, os agentes públicos têm o dever de lealdade ao órgão ou entidade, obediência ao superior hierárquico e conduta ética, isto é, devem agir com zelo, honestidade e respeito.

Como decorrência da função pública que exercem, os agentes públicos ficam sujeitos a responsabilizações pelas faltas que cometerem. Tais responsabilizações podem ser de ordem civil, penal e administrativa. A responsabilização penal é decorrência de conduta prevista na legislação criminal como infração penal. Já a responsabilidade civil implica a obrigação de reparar os danos causados. Administrativamente, a responsabilidade do agente público resulta da infração do dever funcional.

Praticada uma infração administrativa pelo agente público, surge para a administração o poder-dever de apuração. Todavia, como se verá na sequência, o exercício desse poder-dever não é feito de qualquer forma, muito pelo contrário, deve seguir o processo adequado.

2.2 Processo administrativo disciplinar e sindicância

A definição de processo, assim como sua distinção de procedimento e de sindicância, faz-se relevante no âmbito administrativo e, de igual forma, para a correta compreensão deste estudo.

De acordo com OCTAVIANO e GONZALEZ (2009, p. 123):

Processo é palavra derivada do latim processu, processum, vocábulo que, etimologicamente, enquadra-se na raiz do verbo procedere, que significa adiantar-se, avançar, ir à frente, progredir. Em sentido lato, processo corresponde a avanço, progresso, desenvolvimento.

Na esteira de argumentação, os mesmos autores contribuem para a compreensão da diferença entre processo e procedimento, podendo-se dizer, a partir de suas lições, que processo é o fim, procedimento o meio; processo é o todo, procedimento as partes que compõem esse todo; o processo é o conjunto, o resultado da série de operações, enquanto que o procedimento é cada uma das operações que compõem o resultado. Enfim, o procedimento é a dinâmica do processo.

Já o processo administrativo é uma das categorias pertencentes ao gênero “processo”, apresentando-se como o conjunto de preceitos legais normativos, próprios e necessários ao exercício de direitos e deveres competentes à administração. Destarte, dentre as modalidades de processo, o processo administrativo é aquele que se opera no âmbito da administração e revela o meio pelo qual a atividade administrativa é exteriorizada de forma regular e uniformizada.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

            Dentro do processo administrativo, está o processo administrativo disciplinar, identificado por OCTAVIANO e GONZALEZ (2009, p. 131) como “o meio de apuração e punição de faltas graves dos servidores públicos e demais pessoas sujeitas ao regime funcional de determinados estabelecimentos da administração”.

            Mas, antes do aprofundamento do estudo sobre o processo administrativo disciplinar, é salutar diferenciá-lo da sindicância. Conceitualmente, sindicância corresponde ao procedimento pelo qual se reúnem informações tendentes a fornecer elementos esclarecedores de determinados atos ou fatos, cuja apuração se faz no interesse superior e segundo a decisão da autoridade própria. É um meio preventivo e cautelar que evita decisões temerárias ao mesmo tempo em que poupa a administração de expor seus empregados ou servidores a despedidas ou processos injustos (OCTAVIANO e GONZALEZ, 2009, p. 23).

            Além de poder servir como meio preparatório para o processo administrativo disciplinar, a sindicância pode ser utilizada em outras circunstâncias que comprometam a regularidade do serviço público, para corrigir, ordenar e orientar, enfim, para o aperfeiçoamento das rotinas administrativas. Por suas características de medida preliminar, a sindicância deve respeitar os requisitos da brevidade, clareza e exatidão. Averiguações demoradas acabam prejudicando o verdadeiro sentido da sindicância, assim como a falta de clareza leva a erros e interpretações dúbias. Ademais, as informações devem ser exatas, refletindo o mais fielmente possível os fatos sindicados. O objetivo da sindicância é, em regra, recolher elementos que apontem para a necessidade ou não de instauração do processo administrativo. Então, se for apenas preparatória do processo disciplinar, pode ser inquisitiva, mas se tiver caráter punitivo, deverá observar os princípios inerentes.

Retomando a análise do processo administrativo disciplinar, ressalta-se que ele, como forma de expressão da administração pública, está preso aos princípios constitucionais do direito administrativo, elencados no artigo 37 da Carta Magna e já analisados alhures. Mas, também deve observar outros princípios destacados em leis federais e estaduais, como aqueles previstos no artigo 2º da Lei 9.784/1999[4], que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.

Pelas características e pela finalidade do processo administrativo disciplinar, merecem ser destacados, além daqueles enumerados no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e no artigo 2º da Lei 9.784/1999, os seguintes princípios constitucionais de obediência obrigatória: devido processo legal; contraditório e da ampla defesa; vedação das provas ilícitas.

O princípio do devido processo legal é garantia constitucional fulcrada no artigo 5º, LIV[5], da Carta Maior. No âmbito administrativo, o devido processo legal obriga que o processo administrativo disciplinar seja justo, respeite as garantias individuais e processuais. Como decorrência, o processo administrativo disciplinar deve ter duração razoável, adotando-se os meios que garantam a celeridade da sua tramitação. Somente o devido processo administrativo disciplinar permite a aplicação adequada de penalidade pela administração.

Já o contraditório e a ampla defesa são expressões do artigo 5º, LV[6], da Constituição Federal de 1988. É basilar que todos os litigantes, em processos judiciais ou administrativos, e os acusados em geral tenham pleno direito ao contraditório e à ampla defesa. O contraditório permite que o administrado apresente seu ponto de vista, contradite os argumentos que lhe são apresentados, garantindo-se a igualdade de condições com a administração pública. Pela ampla defesa, o administrado deve ter conhecimento de todos os elementos de prova para que possa se defender. Para tanto, pode indicar testemunhas, solicitar perícias, ser representado por advogado, enfim, requerer e produzir todos os elementos que lhe possam favorecer.

Nesse ponto, importante lembrar o entendimento do Supremo Tribunal Federal, firmado na Súmula Vinculante nº 5, no sentido de que a ampla defesa não obriga que a defesa seja elaborada por advogado no processo administrativo disciplinar.

O princípio da vedação das provas ilícitas está insculpido no artigo 5º, LVI[7], da Constituição Federal. Segundo GRINOVER, SCARANCE e GOMES FILHO (1997, p. 131):

Provas ilícitas são aquelas colhidas com infringência às normas ou princípios colocados pela constituição ou pelas leis, frequentemente para a proteção das liberdades públicas e, especialmente, dos direitos de personalidade e, mais especificamente, do direito à intimidade.

A regra é que as provas obtidas ilicitamente não podem ser utilizadas no processo administrativo disciplinar, assim como as provas ilícitas por derivação, ou seja, aquelas que foram angariadas de forma lícita, mas a partir de uma prova anterior ilícita (Teoria dos Frutos da Árvore Envenenada). Portanto, a licitude da prova é claro limite constitucional imposto aos processos, o que inclui o processo administrativo disciplinar. Nesse ponto, surge o debate acerca da prova emprestada, sua admissibilidade e validade no processo administrativo disciplinar.

2.3 Prova emprestada e processo administrativo disciplinar: condições de admissibilidade e validade

           

Na terminologia processual, o termo prova é empregado, de forma mais abrangente, como o conjunto de atividades realizadas na reconstrução dos fatos que constituem o suporte das pretensões deduzidas e da própria decisão. Também pode aduzir aos instrumentos pelos quais as informações sobre os fatos são introduzidas no processo (FILHO, 1997, p. 41 e ss.).

            Prova, assim, é toda verificação, demonstração, comprovação realizada por meio de documentos, sinais, testemunhos, exames, etc. É o instrumento, em sentido lato, capaz de convencer, de dar certeza e segurança àquele que decide. Assevere-se que, as provas não se destinam apenas a afirmar a responsabilidade penal, civil ou administrativa. Elas podem servir, a contrário censo, para demonstrar que a infração não ocorreu ou que determinada pessoa não foi a autora. Esse o duplo sentido da atividade probatória no Estado Constitucional e Democrático.

Já a prova emprestada é aquela que foi produzida em um processo e a parte interessada pretende que seja apreciada e considerada válida pela autoridade que preside outro processo. É que, em regra, a prova que será utilizada pelas partes e apreciada pela autoridade que decide é produzida no e para o processo ao qual serve, mas, em alguns casos, essa mesma prova pode interessar a outros processos. O fundamento do empréstimo de provas está na necessidade de otimização, racionalidade, eficiência e economia processual, visando a reduzir custos e a evitar que a mesma prova seja produzida mais de uma vez.

Atualmente, o Superior Tribunal de Justiça, por meio da Súmula 591, pacificou o entendimento de que é permitida a prova emprestada no processo administrativo disciplinar, desde que devidamente autorizada pelo juízo competente e respeitados o contraditório e a ampla defesa.

Seguindo a orientação do STJ, a Controladoria Geral da União, em seu Enunciado de número 20, observa que o compartilhamento de provas entre procedimentos administrativos é admitido, independentemente de apurarem fatos imputados a pessoa física ou a pessoa jurídica, ressalvadas as hipóteses legais de sigilo e de segredo de justiça.

Questão que gerou polêmica, no tocante ao empréstimo de provas, diz respeito à interceptação das conversações telefônicas, por se tratar de exceção à regra do sigilo das comunicações, somente admitida em investigações criminais e no processo penal. Todavia, mesmo com relação a essa prova, o Supremo Tribunal Federal encerrou a controvérsia, assentando que é possível a utilização, como prova emprestada, de interceptações telefônicas derivadas de processo penal, com autorização judicial, no processo administrativo disciplinar, desde que seja assegurada a garantia do contraditório.

Vê-se, pois, que a Suprema Corte condiciona a utilização da interceptação telefônica como prova emprestada no processo administrativo disciplinar à autorização judicial e ao contraditório e à ampla defesa. Descumpridas essas exigências, a prova não será válida.

Portanto, não há nenhuma dúvida de que a prova emprestada é admissível no processo administrativo disciplinar, estando tal entendimento solidificado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça. Porém, sempre deve haver respeito pleno ao contraditório e à ampla defesa, de modo que, uma vez juntada aos autos a prova emprestada, deve-se oportunizar que o administrado possa contraditá-la, inclusive com a produção de outras provas, se assim entender adequado.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo foi desenvolvido em três tópicos. O primeiro cuidou da administração pública e sua relação com o direito administrativo, com destaque para os princípios constitucionais. O segundo tópico tratou do processo administrativo disciplinar e da sindicância, fazendo as distinções necessárias entre ambos e também distinguindo processo e procedimento. A terceira parte foi destinada ao estudo da prova emprestada e sua utilização no processo administrativo disciplinar.

O epílogo inevitável é que a atividade administrativa deve respeito aos princípios constitucionais consagrados no artigo 37 da Constituição Federal de 1988. Mas, não só a eles. Outros princípios são de observação obrigatória pela administração pública, e decorrem do próprio sistema jurídico, bem como da previsão em legislações próprias.

O processo administrativo disciplinar, como instrumento da administração pública, também se prende à principiologia geral, mas ainda deve atender a outros alicerces inafastáveis, como a ampla defesa, o contraditório, o devido processo legal e a inadmissibilidade das provas ilícitas.

A propósito, a prova emprestada não pode ser considerada uma prova ilícita. Muito pelo contrário. A prova emprestada é perfeitamente válida para o processo administrativo disciplinar, e tal entendimento se encontra consolidado no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, bem como em órgãos e entidades da administração pública, como, por exemplo, a Corregedoria Geral da União.

Desta forma, o estudo permite concluir que as provas emprestadas têm plena validade no processo administrativo disciplinar, desde que respeitados os princípios regentes, em especial o contraditório e a ampla defesa.

4 REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 12 de maio de 2020.

BRASIL. Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9784.htm. Acesso em 13 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União/Corregedoria-Geral da União. Enunciado nº 20. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/4710421/do1-2018-02-28-enunciado-n-20-de-26-de-fevereiro-de-2018-4710417. Acesso em 14 de maio de 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula Vinculante nº 5. A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=88437. Acesso em 13 de maio de 2020.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula nº 591. É permitida a “prova emprestada” no processo administrativo disciplinar, desde que devidamente autorizada pelo juízo competente e respeitados o contraditório e a ampla defesa. Disponível em: https://stj.jusbrasil.com.br/noticias/499151008/stj-edita-seis-novas-sumulas. Acesso em 14 de maio de 2020.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. MS 17.815/DF, j. 21/11/2018. Relatora: Ministra Regina Helena Costa. Disponível em: https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/671916427/mandado-de-seguranca-ms-17815-df-2011-0276341-8/relatorio-e-voto-671916495. Acesso em 14 de maio de 2020.  

FILHO, Antônio Magalhães Gomes. Direito à prova no processo penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.

GRINOVER, Ada Pellegrini; FERNANDES, Antônio Scarance; GOMES FILHO, Antônio Magalhães. As nulidades do processo penal. 6 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.

OCTAVIANO, Ernomar; GONZALEZ, Átila J. Sindicância e Processo Administrativo: doutrina, prática, jurisprudência. 11 ed. ver. e ampl. São Paulo: Liv. e Ed. Universitária de Direito, 2009.

ROSA, Márcio Fernando Elias. Direito Administrativo. 9. Ed. ver. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.


[2] Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência...

[3] Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[...]

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

[4] Art. 2º. A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

[5] Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

[...]

LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.

[6] LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

[7] LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos.

Sobre o autor
Adilson José Bressan

Delegado de Polícia. Especialista em Segurança Pública. Especialista em Ciências Penais. Especialista em Direito de Polícia Judiciária. Especialista em Compliance Público-Privado, Integridade Corporativa e Repressão à Corrupção. Especialista em Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos