5. CONCLUSÃO
O juiz de garantias surge como uma quebra de paradigma, uma real mudança no método de persecução penal inquisitivo para um sistema penal acusatório, seguindo a metodologia adversarial.
Sua repercussão no âmbito internacional, mobilizou, principalmente nas décadas de 1990 e 2000, os países da América Latina em quase sua totalidade a alterarem suas legislações penais.
No Brasil, esta reforma veio com o condão de reduzir o distanciamento entre a legislação penal atuante e o sistema jurídico constitucional adotado, fundado no modelo de Estado Democrático de Direito.
Trata-se, sem exagero, de uma verdadeira revolução política no campo do processo penal em direção a um maior compromisso democrático.
Tais mudanças, no entanto, para que sejam efetivas, demandarão profundas alterações. E estas, não só nos campos físicos e estruturais. Mas sobretudo, no próprio modo de ser e de pensar a figura do juiz.
Enfim, pode-se concluir que o juiz de garantias promoverá uma verdadeira transformação em nossa cultura jurisdicional, tendo em vista que se mostra como uma notável e necessária releitura do sistema processual penal brasileiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Código de Processo Penal (1941). decreto lei n.º 3.689, de 03-10-41. 4.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2020. (Legislação).
BRASIL. Código Penal (1940). decreto lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. 5.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2020. (Legislação).
BRASIL, [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 19/11/2020.
BRASIL. Lei nº 13.964, de 24 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13964.htm. Acesso em 17/11/2020
BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 15 dezembro 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em 20/11/2020.
BRASIL. Senado Federal. Comissão de Juristas Responsável pela Elaboração de Anteprojeto de Reforma do Código de Processo Penal. Anteprojeto de Reforma do Código de Processo Penal. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2009.
LOPES JÚNIOR, Aury. Direito Processual Penal e sua conformidade constitucional. 7. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, v. 11.
MAYA, André Machado. Juiz das Garantias: fundamentos, origem e análise da lei 13.964/19. 1.ª ed – São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020.
MIRABETE, Júlio Fabrini. Processo Penal. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADI n.º 4618/DF. Relatora: Ministra Cármen Lúcia. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4092272. Acesso em 20/11/2020.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADI n.º 6298/DF. Ministro Dias Toffoli. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaPresidenciaStf/anexo/ADI6298.pdf. Acesso em 17/11/2020.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADI n.º 6299/DF. Relator: Ministro Luiz Fux. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/Juizdasgarantias.pdf. Acesso em 25/06/2020.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADI n.º 6300/DF. Relator: Ministro Luiz Fux. Disponível em: https://migalhas.uol.com.br/arquivos/2020/1/5B72188180DF43_ADI6300.pdf. Acesso em 20/11/2020.
TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Código de Processo Penal Comentado. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2001, vol. 1.
WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais . Tradução de Artur Morão. Covilhã: Lusosofia Press, 2010.
Abstract: Law 13,964/19 introduced several innovations to Brazilian criminal and procedural law, with the figure of the judge of guarantees being one of the most notable. This institute establishes the mandatory division between the pre-trial and trial phases of criminal proceedings. Based on the principles supporting its creation, it is understood that there will be no communication between the two judges, either in terms of content or procedure, except in cases provided for in Article 3-C, § 3 of the Code of Criminal Procedure, such as in cases of irreplaceable evidence, obtaining precautionary evidence, and anticipatory evidence. All other content produced in the investigative phase must be secured in the court’s registry. The main objective of the creation of the judge of guarantees is to strengthen, at the infraconstitutional level, the constitutional accusatory system. Its establishment aims to preserve the impartiality of the judge who will adjudicate the case, ensuring that they are not involved in decisions during the preliminary investigation and have no access to information produced in the inquisitorial procedure, where the principles of contradicted defense and broad defense do not predominate. However, despite the advances and contributions attributed to this change, the implementation system appears far from the expected when confronted with the current structure and situation of the national judiciary, which will have to adopt the new rule soon. For this to happen, administrative and structural mobilization within the judiciary will be necessary, including hiring personnel and investing in infrastructure, not to mention the applicability challenges of this new institute in smaller or single-jurisdiction courts.
Key words: Judge of Guarantees. Legal System. Effectiveness. Judicial Structure. Applicability.