A aposentadoria previdenciária pode ser acumulada com a aposentadoria especial de ex-combatente, ambas pois têm fonte de custeios próprios e não existe fato gerador idênticos.

Acumulação de aposentadoria comum e ex-combatente

25/11/2020 às 09:13
Leia nesta página:

No caso da PENSÃO ESPECIAL instituída pela ( lei n.º.8.059/1990 ) possui fonte de custeio próprio e independente definida em lei inclusive com dotação orçamentária a cargo da UNIÃO FEDERAL ao qual denominou-se por lei como APOSENTADORIA de natureza esta

No caso da PENSÃO ESPECIAL instituída pela lei n.º.8.059/1990 possui  fonte de custeio próprio e independente definida em lei inclusive com dotação orçamentária a cargo da UNIÃO FEDERAL ao qual denominou-se por lei como APOSENTADORIA  de natureza estatutária, ou seja, a mesma é custeada pelos Ministérios Militares especifico de cada força armada.

Acreditamos cegamente que por erro de autuação do INSS inscreveu em seus acentos registrais a denominação de APOSENTADORIA PREVIDÊNCIÁRIA como sendo de  EX-COMBATENTE, mas na verdade não se tratar de APOSENTADORIA ESPECIAL porque não previsão legal para tal denominação especifica,  o que não existe frente ao (  Art.1º e Art.3º da lei n.º.5.698/1971 ), pois bem vejamos o texto da citada lei: 

“Art. 1º O ex-combatente segurado da previdência social e seus dependentes terão direito às prestações previdenciárias, CONCEDIDAS, MANTIDAS e reajustadas de CONFORMIDADE COM O REGIME GERAL DA LEGISLAÇÃO ORGÂNICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, salvo quanto:

Art. 3º O ex-combatente já aposentado de acôrdo com o regime comum da legislação orgânica da previdência social terá direito à revisão do cálculo da renda mensal de seu benefício, para que ela seja ajustada ao valor estabelecido no item II do artigo 1º, com efeitos financeiros a contar data do pedido de revisão.”

Na verdade o melhor entendimento é no sentido de que a aplicação da regra prevista nos (  Art.1º e Art.3º da lei n.º.5.698/1971 ) foi exclusivo apenas em relação a aplicar uma regra excepcional aos trabalhadores da iniciativa privada, que então gozava da condição de ex-combatente, neste aspecto, essas regras se aplicaram a ele em Benício, em relação a reajustes e tempo de serviço diminuído.

Acumulação da Aposentadoria Previdenciária pode ser acumulada com a aposentadoria especial de ex-combatente, por determinação das regras contidas intrinsecamente no ( Art.53, II da ADCT da Constituição Federal de 1988 ), “in verbis”:

Art. 53. Ao ex-combatente que tenha efetivamente participado de operações bélicas durante a Segunda Guerra Mundial, nos termos da Lei nº 5.315, de 12 de setembro de 1967, serão assegurados os seguintes direitos:

II - pensão especial correspondente à deixada por segundo-tenente das Forças Armadas, que poderá ser requerida a qualquer tempo, sendo inacumulável com quaisquer rendimentos recebidos dos cofres públicos, exceto os benefícios previdenciários, ressalvado o direito de opção;

Pois bem o texto constitucional autoriza a acumulação da PENSÃO ESPECIAL com os benefícios previdenciário; e então o que seria um benefício previdenciário?

MM, Juiz no texto da ( lei n.º.5.698/1971 ) em nenhum momento trata em seu texto de PENSÃO ESPECIAL DE EX-COMBATENTE, portanto não pode se comparar por natureza jurídicas idênticas, por que não o são, e nem tem de forma alguma o mesmo fato gerador na verdade essa interpretação foi um equívoco na interpretação.

A ( lei n.º.5.698/1971 ) não pode ser confundida como existência de mesma natureza jurídica prevista na  ( lei n.º.8.059/1990 ) pois a primeira lei regula os reajustes e concessões de benefícios específicos aos ex-combatente, enquanto que a segunda lei instituiu a PENSÃO ESPECIAL DE EX-COMBATENTE, pois Eminente Juiz  as duas pensões não podem terem fontes de custeios e fatos geradores idênticos, simplesmente por falta de amparo legal.

A aposentadoria previdenciária recebida por ex-combatente tem fonte de custeio paga pela previdência social, enquanto que a aposentadoria especial de ex-combatente é custeada pela UNIÃO FEDERAL, o que denota dizer que as duas pensões são independes não têm o mesmo fator gerador pois em um caso o fato gerado é a condição de ex-empregado na iniciativa privada e sua contribuições e na outra o fato gerador é instituída em razão de ser a pessoa ex-combatente, de forma que neste caso o art.53, II do ADCT da Constituição Federal de 1988 permite a acumulação. Assim, o direito não pode ser obstado, sob pena de se afrontar a lei maior.

Sobre o autor
Juscelino da Rocha

Sou advogado militante formado em Direito pela Universidade São Francisco São Paulo, Pós-Graduado Lato Senso em Direito do Consumidor, Pós-Graduado Lato Senso em Direito Processual Civil, Pós-Graduação Lato Senso em Negociação, Conciliação, Mediação, Arbitragem e Práticas Sistêmicas e cursando Pós-Graduação Lato Senso em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário; Ex-Secretário Geral da OAB OLINDA, e de Jaboatão dos Guararapes, Ex-Presidente do Conselho de Usuários de Telefonia do Grupo Claro na Região Nordeste, Ex-Vice-Presidente do Conselho de Usuários de Telefonia do Grupo Claro na Região Nordeste, Presidente do Conselho de Usuários da OI S/A, Ex-Presidente do Conselho de Usuários de Telefonia do Grupo TIM na Região Nordeste, Membro do CEDUST - Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações da Anatel, Presidente da Associação dos Advogados Dativos da Justiça Federal em Pernambuco, Ex-Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB OLINDA e Advogado do PROCON ESTADUAL DE PERNAMBUCO. FONES: 081-99955.8509 e 988264647- Sitio Eletrônico: https://juscelinodarocha.jus.com.br .

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos