Requisição administrativa de vacinas pela União: o que diz a Constituição e o entendimento do Supremo Tribunal Federal

26/12/2020 às 16:59
Leia nesta página:

Requisição Administrativa. Bens Públicos. Inconstitucionalidade. Precedentes do Supremo Tribunal Federal.

Foi noticiada, aos 11 dias do mês de dezembro de 2020, a intenção da União em requisitar vacinas compradas por Estados e Municípios que serão utilizadas para imunizar a população destes entes federados.[1]    

O fato foi corroborado pelo Governador do Estado de Goiás[2], Ronaldo Caiado (DEM), que tentou justificar a medida argumentando o seguinte:

Todas as vacinas indiscutivelmente requisitadas pelo governo federal e distribuídas igualitariamente a todos os estados da federação. Já é prerrogativa dele, isso é inerente ao cargo de ministro da Saúde.   

Mas, o que diz a Constituição da República? É possível o Governo Federal (através do Ministério da Saúde) requisitar vacinas adquiridas por Estados e Municípios?

A resposta é negativa, a União não pode requisitar vacinas adquiridas por outros entes federados, porquanto o instituto da requisição administrativa só pode ter por objeto a propriedade particular.

Inicialmente, é preponderante tecer alguns comentários acerca do instituto da requisição administrativa que é uma intervenção do Estado na propriedade na modalidade restritiva, ou seja, o Estado “impõe restrições e condicionamento ao uso da propriedade pelo terceiro, sem, contudo, retirar-lhe o direito de propriedade.”[3]   

O instituto da requisição administrativa encontra seu fundamento na Constituição (art. 5º, XXV) que autoriza a autoridade competente, no caso de iminente perigo público, usar a propriedade particular, assegurada ao proprietário a devida indenização posterior, caso haja dano.

A regra constitucional que prevê a requisição administrativa é clara acerca de seu objeto, qual seja: propriedade particular; esta deve ser interpretada em sentido amplo e abrange os bens (móveis e imóveis) e os serviços, mas nunca bens públicos (bens de uso comum do povo, bens de uso especial ou bens dominicais).

O Supremo Tribunal Federal, certa feita, decidiu pela inadmissibilidade da requisição de bens municipais pela União em situação de normalidade institucional, sem a decretação de Estado de Defesa ou Estado de Sítio.[4]

Noutra ocasião, o ex-Ministro da Suprema Corte Celso de Mello deferiu tutela provisória de urgência, no bojo da ação civil originária nº 3.385 MA, determinando que a União não pratique quaisquer atos requisitórios sobre respiradores que foram adquiridos pelo Estado do Maranhã, citamos, por considera-lo sobremodo relevante para compreensão do tema, o seguinte trecho da decisão interlocutória:

Vê-se, desse modo, que não se revelava lícito à União Federal, porque ainda não instaurado qualquer dos sistemas constitucionais de crise (estado de defesa e/ou estado de sítio), e analisada a questão sob uma perspectiva de ordem estritamente constitucional, promover a requisição de bens pertencentes ao Estado do Maranhão, que se insurge, por isso mesmo, contra o ato, emanado do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde, que requisitou à empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda., ora litisconsorte passiva, “a totalidade dos bens já produzidos e disponíveis a pronta entrega, bem como a totalidade dos bens cuja produção se encerre nos próximos 180 dias”, não obstante mencionado ato requisitório tenha sido praticado em data posterior à aquisição, pelo Estado autor, dos ventiladores pulmonares objeto da presente ação ordinária.[5]  

  

Transparece-nos que só é permitido (leia-se permitido pela Constituição) à União requisitar bens ou serviços públicos nas hipóteses de estado de defesa ou estado de sítio, conforme autorizam os artigos 136, § 1º, II e 139, VII, da CRFB/1988.

Em conclusão, defendemos que eventuais requisições de vacinas que pertençam a Estados e Municípios pela União, fora das hipóteses de estado de defesa ou estado de sítio, são inconstitucionais, porquanto viola regra prevista no artigo 5º, XXV, da Constituição Federal.  


[1]Governo prepara medida para requisitar vacina comprada por estado e município. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/11/governo-prepara-medida-para-requisitar-vacina-comprada-por-estado-e-municipio. Acesso em: 26-12-2020.  

[2]Caiado: Governo não precisa de MP e 'indiscutivelmente' vai requisitar vacinas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/12/11/caiado-governo-nao-precisa-de-mp-e-indiscutivelmente-vai-requisitar-vacinas. Acesso em: 26-10-2020.   

[3]CARVALHO, Matheus. Manual de direito administrativo. – 6. ed. rev. ampl. e atual. – Salvador : JusPodivm, 2019, p. 1026.  

[4]BRASIL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. MS nº 25295 DF. Relator: Min. JOAQUIM BARBOSA, Data de Julgamento: 20/04/2005, Tribunal Pleno, Data de Publicação: DJe-117 DIVULG 04-10-2007 PUBLIC 05-10-2007 DJ 05-10-2007.  

[5]BRASIL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ACO nº 3.385 MA. Relator: Min. Celso de Mello, Data de Julgamento: 20/04/2020, Data de Publicação: DJe-099 24/04/2020.    

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Cheli de Lima

Atualmente é aluno pesquisador da USP, monitor das disciplinas Direito da Dívida Pública e Orçamentos Públicos do curso de graduação em Direito (USP), Advogado (Cheli - Advocacia e Consultoria), Procurador Jurídico Municipal, ex-membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, ex-membro do Conselho Municipal de Gestão Documental, ex-membro da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE), mestrando em Direito Financeiro (USP) pós graduando em Direito e Economia pela Unicamp e em Direito Tributário e Aduaneiro pela PUC Minas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, Financeiro, Econômico, Administrativo e Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em análise de impacto regulatório e análise econômica do Direito. Exerceu os seguintes cargos e empregos públicos: Soldado Temporário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Agente de apoio sócio-educativo da Fundação Casa, Agente de Leitura e Fiscalização SANASA e Oficial Administrativo da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, Oficial Administrativo do Conselho Regional de Corretores Imobiliários - CRECI. Foi estagiário na Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2º lugar no processo seletivo), Tribunal Regional do Trabalho (1º lugar no processo seletivo) e na Procuradoria Regional do Trabalho (1º lugar no processo seletivo).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Questão atual e discussão jurídica relevante.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos