Sustentabilidade organizacional.

Uma visão sistêmica

Exibindo página 2 de 2
30/12/2020 às 13:11
Leia nesta página:

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluindo, o destaque global de cenário referente aos pilares ou dimensões que constituem a sustentabilidade, pautados nos aspectos ambiental, social e econômico, onde o objetivo maior era analisar a Sustentabilidade Organizacional e sua prática nas empresas brasileiras; especificamente nos processos industriais ou empresas e organizações que desenvolvessem tais critérios, o diferencial e estratégia de prática desenvolvida a competitividade, onde não há necessariamente este foco, pois cada empresa tem seu rol de objetivos a serem alcançados e desenvolvidos, mas o que ocorre é voltado a questão financeira e investimentos, que perpassa pela perspectiva de sustentabilidade propriamente dita.

Entretanto os possíveis benefícios da Sustentabilidade Organizacional nas organizações, de maneira sistêmica, identificando as estratégias de mercado aplicadas, propiciando valores de pensar e agir como organização. Assim integrando entre os pilares sociais, ambientais e econômicos, constituindo-se assim o tripé da sustentabilidade, dando a devida importância para que chegue a sociedade como melhoria de condições de trabalho, aumentando a qualidade de vida de todos.

Pressupondo que questões norteadoras como o agir social e a organização estão basicamente na construção dos processos que interligam, e desta forma desenvolvem propostas de sustentabilidade organizacional, orientado pelo agir e pensar. Pois este processo está intimamente ligado a gestão de administração nas empresas, onde necessita de métodos que promovam um bom desenvolvimento, uma rotina de trabalho adequado, um conhecimento prévio habilitado e capacitado, sempre com o intuito de produção e competência relacionados.

Os pilares não trabalham sozinhos, precisam um dos outros para se moldarem de acordo com o que a empresa deseja criar também não se limita a competividade, pois gera um alto custo, onde investidores querem gerir de forma adequada a economia, mas também algo que lhe traga benefícios e lucros concomitantemente.

Viabiliza-se conquistas na sustentabilidade organizacional, traduzida pelo agir e pensar, da forma que atuem com objetivos indicadores, interconectados, tanto nas ações como tomada de decisões. A inserção dos princípios da sustentabilidade gera muito estudo e aplicabilidade para que haja a compreensão e modificação frente a desafios que são propostos pelo meio em que se vive, principalmente ao ambiental, onde a sociedade é gerida por fatore econômicos, socioeconômicos e culturais.

Neste sentido manter o equilíbrio e desafio de trabalhar os pilares conjuntamente, priorizando a importância que cada um tem para o projeto ou processo desenvolvido e aplicado, agir com organização e responsabilidade frente as dificuldades que venha ocorrer na empresa, que prepondere o caminho para a construção de uma via de sustentabilidade relevante e que venha trazer as gerações futuras condições apropriadas e essenciais para a sobrevivência, buscando oportunizar uma empresa politicamente correta as organizações de sustentabilidade, onde não só o ambiente deva prevalecer mas a parte econômica e social sejam mecanismos para esta mudança.

O exercício do dever de proteção ambiental, o Estado deve promover políticas públicas com o objetivo de restaurar e preservar os processos ecológicos essenciais, onde a educação ambiental é fundamental para que os cidadãos e as comunidades criem consciência da necessidade de um desenvolvimento sustentável e de um uso responsável dos recursos naturais, para que as futuras gerações possam usufruir das mesmas condições ambientais que as atuais utilizam e que venha a prosperar.


Notas

1. Disponível em: https://tinyurl.com/hwku9sb/ https://tinyurl.com/jtqnpru

2. Estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável de que trata o art. 16, do Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, e dá outras providências.


REFERÊNCIAS

ALTENFELDER, Ruy. Desenvolvimento sustentável. Gazeta Mercantil. 2004.

ARAÚJO, G. C. et al. Sustentabilidade Empresarial: conceitos e indicadores. In: Congresso Brasileiro Virtual de Administração, 3, 2006. Disponível em:https://www.convibra.com.br/2006/artigos/61_pdf.pdf. Acesso 14/11/2018.

AZAPAGIC, A. Systems approach to corporate sustainability: a general management framework. Institution of Chemical Engineers, v.81, p.303-316, 2003.

BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. Saraiva, São Paulo, 2009.

BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Educação ambiental na formação do admi­nistrador: Cengage Learning. São Paulo, 2011. 246 p.

BERTÉ, Rodrigo. Gestão socioambiental no Brasil. Edição especial. Ibpex. Curitiba, 2019.

BRASIL. Lei n.º 9.795/99 da Constituição Federal. Brasília, 1999.

BRASIL. Lei 12305/2010. Brasília, 2010.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 3 ed. McGraw-Hill do Brasil. São Paulo, 1983.

CORAL, Elisa. Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial. 2002. 282f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis – SC, 2002.

ELKINGTON, J. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Capstone Publishing Limited. Oxford, 1997.

ELKINGTON, J. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Capstone Publishing Limited, Oxford, 1999.

ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. Makron: São Paulo, 2012.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

FRASSETO, Luan da Silva. Sustentabilidade: as três dimensões. A visão sistêmica de sustentabilidade, nov./2012. Disponível em: https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/sustentabilidade-as-tres-dimensoes/66991/. Acesso em 21/11/2018

GLEYSSON, A. História da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Portal resíduos sólidos, 2013.

HOFFMAN, Andrew J. & WOODY, John G. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. Conselhos para CEO Mudanças climáticas: desafios e oportunidades empresariais. Elsevier, Rio de Janeiro, 2008.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

JAMALI, D. Insights into the triple bottom line integration from a learning organization perspective. Business Process Management Journal, v.12, n.6, p.809-821, 2006.

JIMÉNEZ-HERRERO, L.M. Desarrollo Sostenible: transición hacia la coevolución global. Pirâmide. Madrid, 2000.

KAPLAN, D.; NORTON, R. A estratégia em ação. Campus. Rio de Janeiro, 1997.

KUZMA, Edson Luis; DO LIVEIRA, Sérgio Luis Dias e SILVA, Adriana QUEIROZ. Competências para a sustentabilidade organizacional: uma revisão sistemática. Cad. EBAPE.BR [online]. 2017, vol.15, n. spe, pp.428-444. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1679-395160726/. Acesso em 20/11/2018.

LASSU - Laboratório de Sustentabilidade. Pilares da Sustentabilidade. Disponível em: https://www.lassu.usp.br/sustentabilidade/pilares-da-sustentabilidade/. Acesso em 20/10/2018.

LÉLÉ, S.M. Sustainable development: a critical review. World Development, v.19, n.6, p.607-621, 1991.

LEX MAGISTER. Instrução normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012. https://www.lex.com.br/legis_23960118_INSTRUCAO_NORMATIVA_N_10_DE_12/. Acesso em 22/11/2018

LIMA, Marciel Lopes. HOLANDA, Deyse Bezerra. CARVALHO, Francisco Antônio Gonçalves de. Práticas sustentáveis como vantagem competitiva: um estudo de caso sobre duas gráficas atuantes no mercado da cidade de Picos- PI. Seminário de Administração da Macrorregião de Picos 1ª. SEMAD, Piauí.

LOURES, Rodrigo C. da Rocha. Educar e inovar na sustentabilidade. UNINDUS Curitiba, 2008.

LOURES, Rodrigo C. da Rocha. Sustentabilidade XXI: Educar e inovar sob uma nova consciência. 2.ed. Editora Gente, São Paulo, 2009.

MAGGI, B. De l’agir organisationnel: un point de vue sur le travail, le bien être, l’apprentissage. Octarès Editions, Toulouse, 2003.

MAZZAROTTO, Angelo de Sá & BERTÉ, Rodrigo. Gestão ambiental no mercado empresarial.1ªed: Inter Saberes, Curitiba, 2013.

MINISTÉRIOS DO MEIO AMBIENTE E DA EDUCAÇÃO. Compromisso de Goiânia. Goiânia, 2004.

MMA – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Disponível em: <www.mma.gov.br>. Acesso em: 12 mai. 2013.

MUNCK, L.; SOUZA, R. B. Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade organizacional: a hierarquização de caminhos estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Estratégia, v. 2, n. 2, p. 185-202, 2009.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

MUNCK, L.; MUNCK, M. G. M.; BORIN-DE-SOUZA, R. Sustentabilidade Organizacional: A Proposição de uma Framework Representativa do Agir Competente para seu Acontecimento. IN: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 4 (2), Edição Especial, dezembro, 2011, 147-158.

ORIDE, Karen Sanae. MYSZCZUK. Ana Paula. Artigo - O papel das empresas na construção da sustentabilidade no contexto brasileiro do século XXI, UTFPR, Curitiba, Pr.

OSORIO, L.A.R.; LOBATO, M.O.; CASTILLO, X.A. Debates on sustainable development: towards a holistic view of reality. Environment, Development and Sustainability, v.7, p.501-518, 2005.

PASSET, R. L’economique et le vivant: Economica. Paris, 1996.

PHILIPPI, Luiz Sérgio. A Construção do Desenvolvimento Sustentável. In.: LEITE, Ana Lúcia Tostes de Aquino; MININNI-MEDINA, Naná. Educação Ambiental (Curso básico à distância) Questões Ambientais – Conceitos, História, Problemas e Alternativa. 2ª ed. v. 5. Ministério do Meio Ambiente, Brasília, 2001.

PORTAL EDUCAÇÃO. Políticas públicas de sustentabilidade. Artigo. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/politicas-publicas-de-sustentabilidade/48710/. Acesso em 22/11/2018.

SILVA, Devanildo Braz da. Sustentabilidade no Agronegócio: dimensões econômi­ca, social e ambiental. Comunicação & Mercado/UNIGRAN -, vol. 01, n. 03, p. 23-34, Dourados- MS, 2012.

SILVA, da Luan. Sustentabilidade: as três dimensões, 2012.

SORRENTINO, Marcos et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, ago. 2005.

SOUZA, MUSETTI, MUNCK. Mariana, Luciano, Rafael Borim de. Artigo- Sustentabilidade Organizacional: A Proposição de uma Framework Representativa do Agir Competente para seu Acontecimento. 2º Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://www.anpad.org.br/admin/pdf/ESO2915.pdf. Acesso em 03/11/2018.

TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. 4. ed. Atlas. São Paulo, 2006.

TEIXEIRA, Maria Gracinda Carvalho; AZEVEDO, Luís Peres. A agenda ambiental pú­blica: barreiras para a articulação entre critérios de sustentabilidade e as novas diretrizes da administração pública federal brasileira. REAd, Rev. eletrôn. adm. Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 139-164, jan/abr. 2013.

TERRA, Pedro de Bragança. QUELHAS, Osvaldo Luiz Gonçalves. MEDEIROS, Raffaela Martins. OLIVEIRA, Lucas Rebello de. Sustentabilidade: da evolução dos conceitos à implementação como estratégia nas organizações. UFF, Niterói, RJ, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/prod/2011nahead/aop_0007_0245.pdf. Acesso em 04/11/2018.

UIA. Estratégias de Sustentabilidade e Governança Corporativa- Sustentabilidade Organizacional, aula 4. Disponível em: https://iesb.blackboard.com/bbcswebdav/institution/Ead/_disciplinas/EADG124/nova/aula4.html. Acesso em 22/11/2018.

Sobre o autor
Henrique Lambert

Vida profissional ativa, constantemente orientada por projetos que obtiveram capacidade de alcançar resultados. Experiência em coordenação de funcionários, reestruturação comercial, marketing e motivar equipes. Dinâmico e de fácil relacionamento na execução de tarefas, focado em objetivos, planejamentos, pensamento analítico e meticulosidade. Liderança e habilidades em comunicação. Graduado em Direito, Marketing e Pós graduado em Políticas Públicas e Segurança Pública.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu do curso de Políticas Públicas. Orientador: Prof. Neilor José Jankowski

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos