Não possuindo o Estado Casa de Albergado ou Equivalente, Prisão domiciliar poderá ser deferido ao reeducando (a).

Leia nesta página:

Não possuindo o Estado Casa de Albergado ou Equivalente, Prisão domiciliar poderá ser deferido.

Segundo artigo 93 da Lei de Execução Penal - LEP- , a Casa de Albergado destina-se ao cumprimento de pena privativa de liberdade em regime ABERTO e da pena de limitação de fim de semana.

Ademais, para a progressão do regime para o ABERTO, necessário que o (a) reeducando (a) preencha tais requisitos: 1- estiver trabalhando ou comprovar a possibilidade de fazê-lo imediatamente; 2- Atestado de boa conduta carcerária. Os itens 1 e 2 poderão ser dispensadas e levadas a prisão domiciliar quando tratar-se de: I - condenado maior de 70 (setenta) anos; II - condenado acometido de doença grave; III - condenada com filho menor ou deficiente físico ou mental; IV - condenada gestante.

Portanto, preenchidos os requisitos de progressão de regime para o ABERTO, contudo, não possuindo o Estado Casa do Albergado ou equivalente, seu indeferimento vai de encontro ao princípio da dignidade humana. Sobre isso, o Supremo Tribunal Federal tem jurisprudência no sentido de que o (a) reeducando (a) poderá ser posto em prisão domiciliar:

"Tendo o condenado atendido às condições objetivas e subjetivas para obter regime prisional aberto, mas não possuindo o Estado a Casa do Albergado, nem estabelecimento que adequadamente possa substituí-la, deve ele ser colocado, então, em prisão domiciliar, como opção válida para que não permaneça na mesma situação, mas sim possa iniciar seu processo de reintegração à sociedade, podendo voltar ao trabalho, para seu sustento e de sua família. (STF HC n. 68.121-2- SP)".

Silvio Ricardo Maciel Quennehen Freire

Advogado

[email protected]

Sobre o autor
Silvio Ricardo Maciel Quennehen Freire

Advogado Criminalista. Pós-Graduado em Direito Penal e Processual Penal. Pós-Graduado em Direito Tributário. Lei de Drogas. Lavagem de Dinheiro. Crime contra a Ordem Tributária. Execução Penal. Lei de Drogas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos