Com mais de 1,3 milhões de advogados, há espaço para a advocacia?

12/04/2021 às 09:07
Leia nesta página:

Com mais de 1,3 milhões de advogados, há espaço para a advocacia?

Para muitos, um mercado saturado, sem possibilidade de crescimento, estagnado e tantos outros adjetivos negativos.

Para outros – poucos é verdade – um mar de oportunidades.

Entretanto, o mercado está em alguns canais aquecido e estamos diante de alterações importantes para o marketing na advocacia.

Sobre mercado em si, notícias como o mercado de inovação e startups no Brasil que só em 2021 movimentou até agora 1,9 bilhões de dólares de aporte.

As dificuldades geradas pela pandemia que movimentam áreas específicas como previdenciário e trabalhista, sem esquecer do direito de família que viu crescer o número de inventários e divórcios.

Nuances da realidade que não param na sociedade: A advocacia está as portas de novas regras para a publicidade profissional.

O projeto de alteração do código de ética deve ser votado em Abril de 2021 e traz algumas mudanças significativas para balizar as regras da advocacia.

Destaque-se que nos primeiros artigos já há a definição de marketing jurídico, publicidade ativa e passiva, meios de comunicação permitidos, entre outros.

Igualmente define de forma clara as regras para as redes sociais e os limites éticos para tanto.

Ainda deixa pontos indefinidos, como a questão do que é ou não sobriedade na advocacia, tamanho e limites de placas dos escritórios, etc. 

Entretanto, mesmo com estas indefinições, será um avanço e um norte positivo para a advocacia possa dentro da ética encontrar mais espaço no mercado, principalmente neste período de pandemia e contatos eletrônicos, onde o virtual está sendo a regra e não a exceção.

Neste cenário complexo, seja pelo mercado que mudou e está em mutação, seja por novas regras que modificam o panorama de expressão da advocacia, é essencial que o profissional jurídico tenha em mente três pontos de atenção nevrálgicos:

  1. Observar o mercado de maneira clara, objetiva e sem sentimentalismos. Somente com a razão podemos acompanhar efetivamente o que está acontecendo.
  2. Posicionar-se dentro do código de ética atual e aproveitar as alterações quando entrarem em vigor para expandir a sua marca, sempre com foco na seriedade e profissionalismo.
  3. Diversificar as áreas de atuação ou  fixar parcerias, posto que advocacia pode crescer em conjunto, sem precisar estabelecer que o colega é um inimigo.

Em suma, há mercado para profissionais que tenham visão, façam planejamento com foco em execução e tenham persistência em prol dos seus projetos. 

O mercado não é um inimigo, é um aliado. O código de ética não é uma barreira, é uma forma de igualizar a advocacia e suas variantes.

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos