Solidariedade Vegan: quando o rock e o veganismo oferecem esperança

17/05/2021 às 11:19
Leia nesta página:

O presente artigo é uma reflexão sobre as atividades da organização voluntária Solidariedade Vegan, na Cidade de São Paulo-SP capitaneada pelo seminal vocalista João Gordo e sua esposa Vivi Torrico

RECUAR, RESISTIR E AVANÇAR!

Este mantra, cunhado pelo ator Paulo Tiefenthaler, nunca foi tão atual, visto o momento triste da vida brasileira e daqueles que pensam progressivamente, em busca de um Brasil mais justo e solidário, principalmente em um momento de uma profunda depressão econômica e social, onde um governo nazifascista, recheado de crueldade e incompetência, jogam milhares de pessoas ao desalento, a miséria e a própria sorte, quando o mundo passa por uma pandemia jamais vista desde o início do Século XX.

Os tempos tão duros e difíceis, mas existe esperança e pessoas comprometidas a dar um pouco de alento para aqueles que mais necessitam de ajuda, quando o país volta ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas depois de décadas fora deste triste cenário, mesmo que o país tenha evoluído muito pouco em políticas de seguridade alimentar e o proposital desmonte feito pelo atual mandatário e seu governo genocida.

E assim nasceu a Solidariedade Vegan, em meio a pandemia do novo Coronavírus. O projeto capitaneado pelo seminal vocalista da banda Crossover-Thrash Ratos de Porão João Gordo e sua esposa, a Jornalista Vivi Torrico consiste em oferecer alimentação vegana para as populações em situação de vulnerabilidade, para uma parte da sociedade que se tornou invisível principalmente em tempos tão individualistas.

A iniciativa começou com distribuição de Marmitas no Bairro Bixiga, na capital paulista, no entanto, com o passar do tempo as atividades da organização se expandiram, colaborando com outras ações que diminuem o penar daqueles que mais carecem de ajuda.

O Solidariedade Vegan, também participa de ações que oferecem desde a alimentação, vestuário, cuidados pessoais entre outras maneiras de iniciativa sócio colaborativas em conjunto com outras ações de rua na cidade paulistana.

A ação já conseguiu números surpreendentes desde o início das suas ações, como o oferecimento de mais de 40 mil refeições[1], e tudo custeado pelas doações que a organização recebe de ações nas redes pessoais de João e Vivi como na própria rede do grupo, disponíveis nas plataformas das redes sociais.

 

 

 

CONCLUSÃO

João Gordo, Vivi Torrico seguem firmes nesta importante ação social, servindo de exemplo e inspiração, assim como Padre Júlio Lancelotti, levam de maneira prática a esperança e o alento para aqueles mais aflitos, sem precisar de qualquer verniz social-religioso, apenas com ações e luta diária, carregando a importante bandeira do veganismo.

O Brasil é um país ingrato, mas a história guardará um generoso e digno lugar para João Gordo e Vivi Torrico, assim como para o Padre Júlio Lancellotti e tantos outros que se expõem, em um momento de risco eminente, para estender a mão para aqueles que não tem ninguém por eles.

Colaborar com a Solidariedade Vegan é uma forma de também colaborar pela justiça social e pelos direitos humanitários, algo que infelizmente o Estado Brasileiro não é capaz de prover.

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

CONEXÃO. Solidariedade Vegan: projeto de João Gordo e Vivi Torrico entrega marmitas veganas para moradores de rua de São Paulo. Conexão Planeta. 21 de abril de 2020. Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/solidariedade-vegan-projeto-de-joao-gordo-e-vivi-torrico-entrega-marmitas-veganas-para-moradores-de-rua-de-sao-paulo/ Acesso em 17 de maio de 2021.

IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf>.  Acesso

MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3ª ed. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

ONU (Brasil). Brasil recebe centenas de recomendações para combater violações aos direitos humanos. Brasília: ONU, 2017. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/brasil-recebe-centenas-de-recomendacoes-para-combater-violacoes-aos-direitos-humanos/> Acesso em 25/04/2021.

STOLZ; Sheila; Gusmão, Carolina Flores. As trabalhadoras terceirizadas que realizam serviços de limpeza e a pandemia do vírus Sars-Cov-2/Covid-19: ambivalência entre o essencial e o invisível. Rodrigues, Carla Estela; Melo, Ezilda; Polentine, Maria Júlia (Org.). Pandemia e Mulheres. Vol. I. Salvador-Bahia: Studio Sala de Aula, 2008, p. 378-396.

 

 


[1] 40 mil refeições em Dezembro de 2020, número exato já ultrapassa mais de 250 mil refeições.

Sobre o autor
Vinicius Viana Gonçalves

Possui Bacharelado em Direito pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (FARG), Pós-Graduação em Ciências Políticas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Pós-Graduação em Ensino de Sociologia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP), Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos e Mestrado em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Também possui formação como Técnico em Comércio Exterior pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (Rio Grande/RS), Tecnologia em Logística pela Faculdade de Tecnologia (FATEC/UNINTER). Como pesquisador, foi membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (NUPEDH) e do Grupo de Pesquisa Direito, Gênero e Identidades Plurais (DIGIPLUS), ambos vinculados ao PPGDJS/FURG. Também atuou como pesquisador vinculado ao Programa Educación para la Paz No Violencia y los Derechos Humanos, no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (Centro de Investigación y Extensión en Derechos Humanos) da Facultad de Derecho da Universidad Nacional de Rosario (Argentina), sob coordenação do Professor Dr. Julio Cesar Llanán Nogueira, com financiamento da PROPESP-FURG/CAPES.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Paper Informativo

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos