Capa da publicação Advogado especialista em ordem de despejo
Capa: Pública

Advogado especialista em ordem de despejo

28/06/2021 às 14:55
Leia nesta página:

Um advogado especialista em ordem de despejo é imprescindível para garantir seus direitos. Entenda o por quê e preserve os seus direitos.

A Ordem de Despejo ocorre quando o proprietário de um imóvel deseja retirar a posse do mesmo do morador atual, o que ocorre pela ocasião de um conflito entre proprietário e locatário.

Este conflito pode ter diferentes causas, sendo as mais comuns a falta de pagamento, ou o prazo de locação não respeitado. Nessas horas, você sabe o que fazer?

O ideal é que o conflito seja resolvido através de um diálogo entre as partes, porém às vezes o simples diálogo não é suficiente para deixar as duas partes satisfeitas. Nessas horas, faz-se necessário a Ordem de Despejo, ou Ação de Despejo.


Ação de Despejo

Quando a Ação de Despejo se torna necessária, é importante entender como ela funciona. Essa ação serve para que o proprietário de certo imóvel retire determinado inquilino de sua propriedade, quando este não aceita sair de forma amigável.

O proprietário pode entrar com essa ação quando há descumprimento do contrato, por exemplo, quando o inquilino não está cuidando do imóvel conforme estipulado no contrato (está causa algum dano à propriedade), ou quando não há o pagamento do aluguel.

Vale a pena ressaltar que um contrato de aluguel deve ser redigido de forma a abranger cláusulas completas e claras, estipulando direitos e deveres de ambas as partes, justamente para evitar confusão e desentendimentos entre locador e locatário.


Cláusulas importantes para Contrato de Locação de Imóvel

Estipular a finalidade do imóvel (residencial e/ou comercial) e a possibilidade ou não de reformas são dois exemplos de cláusulas importantes para um contrato de locação.

Além disso, o prazo do contrato, ou seja, o final da locação, é imprescindível para saber quando você poderá cobrar a desocupção do mesmo. Também estipular se tem possibildiade de sublocação, ou seja, se o inquilino poderá transferir a posse do imóvel que alugou para outra pessoa morar/utilizar, e a data de pagamento do aluguel são cláusulas importantes em um contrato de locação.


Qual o momento para entrar com uma Ação de Despejo?

Uma Ação de Despejo pode ser iniciada quando há descumprimento no contrato entre as partes, todavia, recomenda-se utilizá-la, de fato, em última instância, ou seja, quando não for possível resolver a avença de forma amigável.


Como ajuizar uma ação de despejo? E quais os documentos necessários para essa ação?

O primeiro passo para quem deseja ajuizar uma ação de despejo é buscar um Advogado, de preferência um Advogado Especialista em Direito Imobiliário. Este profissional será capaz de orientar qual a melhor forma e como prosseguir no caso concreto.

Alguns documentos irão facilitar o provimento da Ação de Despejo, como o contrato de locação, escritura do imóvel, os comprovantes dos pagamentos quitados e daqueles em atraso (caso este seja o caso), além de outros documentos capazes de provar o descumprimento de alguma cláusula contratual.

Conversas entre locatário e locador, mesmo que via WhatsApp, podem ajudar no sucesso da Ação de Despejo. Além disso, os documentos de identificação (como o RG e CPF) das partes também serão necessários.

A atuação de um advogado experiente na área é um diferencial para que a Ação de Despejo corra com mais facilidade e sem dores de cabeça. Um bom profissional poderá solicitar outros documentos se achar necessário para o sucesso da ação.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Galvão & Silva Advocacia

O escritório Galvão & Silva Advocacia presta serviços jurídicos em várias áreas do Direito, tendo uma equipe devidamente especializada e apta a trabalhar desde questões mais simples, até casos complexos, que exigem o envolvimento de profissionais de diversas áreas. Nossa carteira de clientes compreende um grupo diversificado, o que nos força a ter uma equipe multidisciplinar, que atua em diversos segmentos, priorizando a ética em suas relações e a constante busca pela excelência na qualidade dos serviços.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos