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O Velho e o Mar: o existencialismo e o virtualismo

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19/07/2021 às 18:20

Resumo:

- Ernest Miller Hemingway foi um renomado escritor norte-americano, vencedor do Prêmio Pulitzer e do Prêmio Nobel de Literatura, conhecido por obras como "O Velho e o Mar".
- A Escola de Sagres, em Portugal, foi um centro de formação de navegadores no século XV, com o objetivo de capacitar marinheiros em cartografia, geografia e astronomia.
- A Era dos Descobrimentos foi um período de expansão marítima e descobertas de novos territórios, protagonizado por navegadores como Vasco da Gama, Cristóvão Colombo e Fernão de Magalhães.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Notas

1DARWIN, Charles. A Origem das Espécies (1859). Planeta Vivo. Leça da Palmeira, Portugal. Tradução. Ana Afonso, 2009, e a “Descendência do Homem” (1871).

2GLEISER, Marcelo. A Harmonia do Mundo. Cia das Letras. 1ª Edição. 2006. São Paulo. (Sinopse da obra).

3DELLAGNEZZE, René. Globalização - A Quarta Via do Desenvolvimento Econômico, Político, Social e Ideológico - Volume 1. Publicado em 2016. Novas Edições Acadêmicas - OminiScriptun GmbH & Co. KG. Saarbrücken - Alemanha. ISBN 978-3-8417-1001-7. 477. p. (www. (nea-edicoes . com). Disponibilizado pelas Livrarias online, MoreBooks e AbeBooks.com e distribuído pela Amazon.com.inc. p. 36-37. “Essas Leis foram uma evolução dos estudos feitos pelo astrônomo dinamarques Ticho Brahe (1546-1601), sobre a posição das Estrelas e dos Planetas que alcançaram uma precisão sem paralelo para a época, denominada de uma síntese eléctrica. A afirmação de Kepler, que mudou a Astronomia e a Física, era a de que a Terra se movia com o uso de elipses em vez de epiciclos, enquanto as velocidades dos Planetas eram variaveis. Na realidade, Kepler complementa aquilo que Nicolau Copérnico não chegou a fazer, ou seja, apresentar as provas que davam definitivamente razão à Teoria Heliocêntrica, condenando a Teoria Geocêntrica como falsa”.

4HEMINGWAY, Ernest Miller. O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea). Tradução: Fernando de Castro Ferro. Editora Bertrand Brasil Ltda. Rio de Janeiro. 2013.

5HEMINGWAY, Ernest Miller. Por quem os Sinos Dobram (For Whom the Bell Tolls). Tradução: Luís Peazê. Editora Bertrand Brasil Ltda. Rio de Janeiro. 2013.

6DELLAGNEZZE, René. Metodologia Científica: O Conhecimento em Movimento. Publicado em 2020. Novas Edições Acadêmicas - KS OminiSriptum Publishing. Riga - Letônia. ISBN 978-620-2-80706-7, p. 145.

7 SÁ, Ayres, de. Frei Gonçalo Velho. Integrante, da Sociedade Geográfica de Lisboa. Editora: Imprensa Nacional, Lisboa. 1899.

8SOUZA, Thomaz Oscar Marcondes de. Foi sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Artigo: "Ainda a suposta Escola Naval de Sagres e a Náutica Portuguesa dos Descobrimentos". Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo - USP. Revista de História, Vol. 6, nº 13, de 1953.

9DELLAGNEZZE, René. Globalização - A Quarta Via do Desenvolvimento Econômico, Político, Social e Ideológico - Volume 1. Publicado em 2016. Novas Edições Acadêmicas - OminiScriptun GmbH & Co. KG. Saarbrücken - Alemanha. ISBN 978-3-8417-1001-7. 477. p. (www. (nea-edicoes . com). Disponibilizado pelas Livrarias online, MoreBooks e AbeBooks.com e distribuído pela Amazon.com.inc. p. 64.

10 BÍBLIA SAGRADA. O Dilúvio e a Arca de Noé. Livro Gênesis Capítulos 6 a 9. https://www.bibliaonline.com.br/nvi/ec/3. Acesso em 30/05/2021.

11REVISTA SUPERINTERESSANTE. “Qual era o tamanho da Arca de Noé? ”. Respeitadas as dimensões bíblicas apresentadas no Livro de Gênesis Capítulos 6 a 9, a Arca teria cerca de 150m de comprimento, 25 m de largura e 15m de altura, semelhante a um navio médio de carga atual, com cerca de 50 mil toneladas. Uma proposta dos criacionistas John Whitcomb e Henry Morris, autores do livro The Genesis Flood (“A inundação do Gênesis”, sem tradução para o português), a Arca comportaria 35 mil bichos. https://super.abril.com.br/blog/oraculo/qual-era-o-tamanho-da-arca-de-noe/ Acesso em 30/05/2021.

12PORTAL G1. Pinzón ou Cabral: quem chegou primeiro ao Brasil? Em 14/10/201. Análise da história, no Projeto Educação, pelo Professor Paulo Chaves. (Http://g1.globo.com/pernambuco/projeto-educacao/noticia/2011/10/pinzon-ou-cabral-quem-chegou-primeiro-ao-brasil.html). Acesso em 19/05/2021.

13DELLAGNEZZE, René. Globalização - A Quarta Via do Desenvolvimento Econômico, Político, Social e Ideológico - Volume 1. Publicado em 2016. Novas Edições Acadêmicas - OminiScriptun GmbH & Co. KG. Saarbrücken - Alemanha. ISBN 978-3-8417-1001-7. 477. p. (www. (nea-edicoes . com). Disponibilizado pelas Livrarias online, MoreBooks e AbeBooks.com e distribuído pela Amazon.com.inc. p. 63-64.

14DELLAGNEZZE, René. Os Canais, os Estreitos, a Soberania, o Direito Internacional e o Mundo Globalizado. Publicado em 01/06/2016. 64p. Nº 149, Ano XIX - ISSN - 1518-0360.Revista Âmbito Jurídico (link: Direito Internacional). Rio Grande, RS (www.ambito-juridico.com.br).

15DARWIN, Charles. A Origem das Espécies (1859). Planeta Vivo. Leça da Palmeira, Portugal. Tradução. Ana Afonso, 2009, e a “Descendência do Homem” (1871).

16DELLAGNEZZE, René. Os Canais, os Estreitos, a Soberania, o Direito Internacional e o Mundo Globalizado. Publicado em 01/06/2016. 64p. Nº 149, Ano XIX - ISSN - 1518-0360.Revista Âmbito Jurídico (link: Direito Internacional). Rio Grande, RS (www.ambito-juridico.com.br).

17DELLAGNEZZE, René. Direito Internacional Público. Publicado em 2020. Novas Edições Acadêmicas - KS OmminiSriptum Publishing. Riga - Letônia. ISBN 978-620-2-80440-0. 468. p. (www. (nea-edicoes . com). Disponibilizado pelas Livrarias online, MoreBooks e AbeBooks.com e distribuído pela Amazon.com.inc. p. 421.

18DELLAGNEZZE, René. Direito Internacional Público. Publicado em 2020. Novas Edições Acadêmicas - KS OmminiSriptum Publishing. Riga - Letônia. ISBN 978-620-2-80440-0. 468 p. (www. (nea-edicoes . com). Disponibilizado pelas Livrarias online, MoreBooks e AbeBooks.com e distribuído pela Amazon.com.inc. p. 421.

19KLINK, Amyr. Biografia de Amyr Klink. (https://www.ebiografia.com/amyr_klink/). Acesso em 15/05/2021.

20OBVIUS LOUNGE. Barco a remo IAT e o seu Comandante, Amir Klink. Crédito de Imagem: Obvius Lounge.(https://lounge.obviousmag.org/universo_paralelo/2013/10/amyr-klink-e-suas-incriveis-aventuras-maritimas.htm). Acesso em 31/05/2021.

21 HF URBANISMO. Veleiro Parati 2. Navegou entre o Polo Norte e polo Sul. Credito de Imagem: HF Urbanismo. https://www.hfurbanismo.com.br/qualidade-de-vida/a-historia-de-amyr-klink/. Acesso em 29/05/2021.

22BRASIL. Decreto nº 86.830 de 12/01/1982. Atribui à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) a elaboração do projeto do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e dá outras providências. O Decreto nº 86.830 de 12/01/198, foi alterado pelo Decreto Nº 10;346, de 11/05/2020, que declara a revogação, para os fins do disposto no art. 16. da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, de decretos normativos.

23DELLAGNEZZE, René. 100. Anos da Revolta da Chibata e a Marinha do Século XXI. Publicado em 01/11/2010. 58p. Edição nº 82. Ano XIII. Novembro de 2010. ISSN 1518-0360. Revista Âmbito Jurídico (link: OUTROS). Rio Grande, RS. (www.ambito-juridico.com.br).

24 COSTA COUTO, Ronaldo. Matarazzo: A Travessia. Editora Planeta. São Paulo. 2004.

25 DELLAGNEZZE, René. Família Dell’Agnese - Uma Breve História. (No prelo). 2021).

26 IEMP. Instituto de Estudos Marítimos e Portuários - IEMP. "Navigare necesse, vivere non est necesse". https://www.iempa.com.br/posts/navigare-necesse-vivere-non-est-necesse-navegar-e-preciso-viver-nao-e-necessario. Acesso em 16/05/2021.

27 IEMP. Instituto de Estudos Marítimos e Portuários - IEMP. "Navigare necesse, vivere non est necesse". https://www.iempa.com.br/posts/navigare-necesse-vivere-non-est-necesse-navegar-e-preciso-viver-nao-e-necessario. Acesso em 16/05/2021.

28DELLAGNEZZE, René. Os Canais, Os Estreitos, A Soberania, O Direito Internacional e O Mundo Globalizado. Publicado em 01/06/2016. 64p. Nº 149, Ano XIX - ISSN - 1518-0360.Revista Âmbito Jurídico (link: Direito Internacional). Rio Grande, RS (www.ambito-juridico.com.br);

29BRASIL. Decreto nº. 99.165, de 12/03/1990. Promulga a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Adotada em Montego Bay, Jamaica, em 10 de dezembro de 1982. Aprovada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº. 5, de 09 de janeiro de 1987, e promulgada pelo Decreto nº. 99.165, de 12 de março de 1990. Declarada sua entrada em vigor em 16 de novembro de 1994, pelo Decreto nº. 1.530, de 22 de junho de 1995. DELLAGNEZZE, René. Os Canais, Os Estreitos, A Soberania, O Direito Internacional e O Mundo Globalizado. Publicado em 01/06/2016. 64p. Nº 149, Ano XIX - ISSN - 1518-0360.Revista Âmbito Jurídico (link: Direito Internacional). Rio Grande, RS (www.ambito-juridico.com.br);

30 BRASIL. Decreto nº 87.186, de 18/05/1982. Promulga a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar ou Safety of Life at Sea - SOLAS, de 1974.

31IMO. A Internacional Martime Organization - IMO, tem sede em Londres, Inglaterra, e é composta por 174 Estados, signatários da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios (MARPOL), de 1973. A Convenção e as condições da IMO, foi ratificada pelo Brasil, em 17 de março de 1957.

32 MASSON, Philippe, Titanic: A História Completa.2011. Editora Contexto; 1ª ed. São Paulo. 2011.

33REVISTA GALILEU. RMS Titanic. Credito de Imagem. Revista Galileu. https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/02/replica-do-titanic-fara-primeira-viagem-em-2018.html

34 NORMAM 01/DPC. Normas da Autoridade Marítima Para Embarcações Empregadas na Navegação Em Mar Aberto - NORMAM 01/DPC, de 2005. Diretoria de Portos. Marinha do Brasil.

https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/NORMAM-01_DPC.Mod43.pdf

35 NORMAM 01/DPC. Normas da Autoridade Marítima Para Embarcações Empregadas na Navegação Em Mar Aberto - - NORMAM 01/DPC. Diretoria de Portos. Marinha do Brasil.

https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/NORMAM-01_DPC.Mod43.pdf

36DELLAGNEZZE, René. Mundo Digital. Publicado em 13/08/2020. 105. p. ISSN - 1518-4862. Revista Jus Navigandi. Teresina, PI. V. 1, p. 1-105, 2020. Brasília. DF. Scorpus 2. (dellagnezze.jus.com.br);

37PLATÃO. Os 100 Pensadores Essenciais da Filosofia. Philip Stokes. Tradução Denise Cabral de Oliveira. Editora Difel. Rio de Janeiro. 2012. p. 41.43

38MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 3ª edição, 1969.

39SILVA JUNIOR, João Fernandes. O Paradoxo de Fermi: Inexistência de Civilizações Extraterrestres? Editora Limiar Edições. 2017.

40SAGAN, Carl Edward. Edward Carl Sagan (1934-1996) foi Cientista e Astrônomo norte-americano, Professor de Astronomia e Ciências Espaciais e Diretor do Laboratório para Estudos Planetários da Universidade de Cornell, no EUA. Autor do Livro Cosmos (1980), que se transformou, na Série Cosmos para a TV norte-americana. A Terra é um minúsculo pálido ponto azul, distante 6,4 bilhões de quilômetros, no meio de um raio solar, vista numa fotografia feita pela Sonda Voyager 1, após passar pelo Planeta Plutão, cedida pela NASA, e, numa Conferência em 11 de Maio de 1996, Sagan falou dos seus Pensamentos sobre a histórica dessa fotografia. (Cosmos, Tradução, Maria Auta de Barros e Outros, 7ª Edição, 2009, Editora Gradiva, Lisboa, Portugal).

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41DELLAGNEZZE, René. Base de Lançamento de Foguetes e a Soberania. Publicado em 01/08/2011. 151. p. Edição nº 91. Ano XIV. Agosto de 2011. ISSN 1518-0360. Revista Âmbito Jurídico (link: INTERNACIONAL). Rio Grande, RS. (www.ambito-juridico.com.br).

42BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar Ed. 2001. P. 37.

43ORWEL, George. Eric Arthur Blair. 1984. Companhia das Letras.

44 HAWKING, Stephen. BBC News. Stephen Hawking: Inteligência artificial pode destruir a humanidade. Rory Cellan - Jones Correspondente de Tecnologia, BBC News. 02/12/2014. https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141202_hawking_inteligencia_pai. Acesso em 25/04/2020

45 ASIMOV, Isaac. I, Robot (Eu, Robô) 1950. EUA. Editora Edioro. 2004. Rio de Janeiro.

46NORMAM 01/DPC. Normas da Autoridade Marítima Para Embarcações Empregadas na Navegação Em Mar Aberto - - NORMAM 01/DPC. Diretoria de Portos. Marinha do Brasil.

https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/NORMAM-01_DPC.Mod43.pdf

47MAYFLOWER. Mayflower, navio Autônomo, com os mapeamentos de navegação, em GPS, sem triplução de bordo. Trata-se de um projeto desenvolvido pela organização de pesquisas marinhas ProMare e conta com a tecnologia da empresa IBM, Porto de Plymouth, na Inglaterra Credito de Imagem Reprodução/Tech Xplores; https://canaltech.com.br/inovacao/primeiro-navio-autonomo-do-mundo-esta-pronto-para-zarpar-183932/. Acesso em 15/05/2021.

48DELLAGNEZZE, René. Os Canais, Os Estreitos, A Soberania, O Direito Internacional e O Mundo Globalizado. Publicado em 01/06/2016. 64p. Nº 149, Ano XIX - ISSN - 1518-0360.Revista Âmbito Jurídico (link: Direito Internacional). Rio Grande, RS (www.ambito-juridico.com.br);

49DELLAGNEZZE, René. Os Canais, Os Estreitos, A Soberania, O Direito Internacional e O Mundo Globalizado. Publicado em 01/06/2016. 64p. Nº 149, Ano XIX - ISSN - 1518-0360.Revista Âmbito Jurídico (link: Direito Internacional). Rio Grande, RS (www.ambito-juridico.com.br);

50OLHAR DIGITAL. Navio Ever Given, que em face de uma forte rajada de vento, saiu do seu eixo de navegação e virou de lado, junto à margem direita, obstruindo completamente o tráfego no Canal de Suez. Crédito de imagem

51OLHAR DIGITAL. Navio Ever Given, que, em face de uma forte rajada de vento, saiu do seu eixo de navegação e virou de lado, junto à margem, obstruindo completamente o tráfego no Canal. Crédito de imagem. Olhar Digital.

52DELLAGNEZZE, René. O Progressismo - Escolas do Pensamento Filosófico, Econômico e o Pensamento Positivista e Progressista do Brasil. Publicado em 2016. Novas Edições Acadêmicas - OminiScriptun GmbH & Co. KG. Saarbrücken - Alemanha. ISBN 978-3-73107-3. 261. p. (www.nea-edicoes.com). Disponibilizado pelas Livrarias online, MoreBooks e AbeBooks.com e distribuído pela Amazon.com.inc. p.15.

53DELLAGNEZZE, René. O estrangeiro, O Existencialismo e a Teoria do Absurdo, no Pensamento de Albert Camus. Publicado em 01/09/2017. 25p. nº 164 Ano XX – ISSN – 1518-0360. Revista Âmbito Jurídico (link: Filosofia). Rio Grande, RS (www.ambito-juridico.com.br);

54EXISTENCIALISMO. MANNION, James. O Livro Completo da Filosofia: Entenda os conceitos Básicos dos Grandes Pensadores - De Sócrates a Sartre. Ed. Masdra. 2010; Tradução: Fernanda Monteiro dos Santos, p. 134.

55KIERKEGAARD, Søren Aabye. MANNION, James. O Livro Completo da Filosofia: Entenda os conceitos Básicos dos Grandes Pensadores - De Sócrates a Sartre. Ed. Masdra. 2010; Tradução: Fernanda Monteiro dos Santos, p. 135-136.

56 KIERKEGAARD, Søren Aabye. Os Pensadores: Kierkegaard. Diário de um Sedutor; Temor e Tremor; O Desespero Humano. Editora Nova Cultural. 1988.

57NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falava Zaratustra. Editora: Martin Claret; 1ª edição (10 julho 2012).

58 HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. ‎Editora Vozes; 1ª edição (1 janeiro 2012).

59HUSSERL, Edmund. A Ideia da fenomenologia: Cinco Lições. Editora Vozes; 1ª edição (24 fevereiro 2020).

60SARTRE, Jean-Paul Charles Aymard. O Ser e o Nada. Editora Vozes; 24ª edição (1 janeiro 2015).

61 CAMUS, Albert. O Estrangeiro. Record; 50ª edição (1 junho 1979).

62 HEMINGWAY, Ernest Miller. O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea). Tradução: Fernando de Castro Ferro. Editora Bertrand Brasil Ltda. Rio de Janeiro. 2013.

63SARTRE, Jean-Paul Charles Aymard. Existencialismo é um Humanismo. Editora Vozes; 4ª edição (1 janeiro 2014).

64 HEMINGWAY, Ernest Miller. O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea). pdf. Tradução e Prefácio: José de Sena. Lisboa, 1956. Edição de e-book, por Lucas de Asilo. Edição Livros do Brasil. 1956. e-Livros.(https://elivros.love/livro/baixar-o-velho-e-o-mar-ernest-hemingway-epub-pdf-mobi-ou-ler-online). Acesso em 15/05/2021.

65MELVILLE, Herman. Moby Dick. Nova Fronteira; 22º edição (4 dezembro 2020). Moby Dick é um romance. Originário de 1851, do escritor norte-americano Herman Melville, sobre uma baleia (charlote que é um grande animal marinho, de cor branca que foi perseguido, e mesmo ferida várias vezes por baleeiros, conseguiu se defender e destruí-los, nas aventuras narradas pelo Marinheiro Ishmael, junto com o Capitão Ahab e o primeiro imediato, Starbuck, a bordo do navio Baleeiro Pequod.

66 ASIMOV, Isaac. I, Robot (Eu, Robô) 1950. EUA. Editora Edioro. 2004. Rio de Janeiro.

67NORMAM 01/DPC. Normas da Autoridade Marítima Para Embarcações Empregadas na Navegação Em Mar Aberto - - NORMAM 01/DPC. Diretoria de Portos. Marinha do Brasil. https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/NORMAM-01_DPC.Mod43.pdf

68 IEMP. Instituto de Estudos Marítimos e Portuários - IEMP. "Navigare necesse, vivere non est necesse". https://www.iempa.com.br/posts/navigare-necesse-vivere-non-est-necesse-navegar-e-preciso-viver-nao-e-necessario. Acesso em 16/05/2021.


THE OLD MAN AND THE SEA. EXISTENTIALISM AND VIRTUALISM

Abstract: The Old Man and the Sea (The Old Man and the Sea) is one of Ernest Miller Hemingway's greatest works (1899-1961). Ernest M. Hemingway, a native of Oak Park, Illinois, USA, was an American writer who worked as a war correspondent in Madrid, Spain, during the Spanish Civil War (1936-1039), and with this experience, inspired to write one of his greatest works, For Whom the Bell Tolls. At the end of World War II (1939-1945), he went to live in Cuba. In 1953, he won the Pulitzer Prize for Fiction and, in 1954, he won the Nobel Prize for Literature, with the work The Old Man and the Sea (The Old Man and the Sea), written in Cuba, in 1951, and published in 1952. He committed suicide in Ketchum, in the State of Idaho, USA, on 7/2/1961, that is, 60 (sixty) years after his death. It should be said that, since 1951, the writer's life of excesses, with adventures, women and alcohol, his physical and psychological health, began to deteriorate, and shaken, he even committed to writing, and, following the phrase printed in The Old Man and the Sea, "A man can be" destroyed, but, not defeated ", ended up committing suicide in 02/07/1961, with a shot in the head. The work The Old Man and the Sea, reports the history of an old fisherman, Santiago, who, for days, has not caught a fish, and, when he finally manages to catch a big fish, an internal and external conflict begins, between luck and the need to fish, that is to say, the men and nature, revealing an existentialist perspective, which represents the existentialist concepts of anguish, helplessness and despair. On the other hand, there is the news “First ship in the world, ready to sail”, the first autonomous ship in the world, called Mayflower, which is ready to start a debut voyage, crossing the Atlantic Ocean, departing from the city Plymouth (05/15/2021), in England, to the city of the same name, in Massachusetts, in the USA, without an onboard crew, with navigation mappings, in the GPS. It is a project developed by the marine research organization ProMare and relies on the technology of the IBM company, revealing Virtualism, a (virtual) world that is driven by artificial intelligence, without the presence of man (real world). It is on this perspective of Existentialism and Virtualism, that he proposes the elaboration of this Article.

Key words: Artificial, Writer, Existentialism, Intelligence, World, Ship, Technology, Virtualism.

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Sobre o autor
René Dellagnezze

Doutorando em Direito Constitucional pela UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES - UBA, Argentina (www.uba.ar). Possui Graduação em Direito pela UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES - UMC (1980) (www.umc.br) e Mestrado em Direito pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL (2006)(www.unisal.com.br). Professor de Graduação e Pós Graduação em Direito Público e Direito Internacional Publico, no Curso de Direito, da UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ, Campus da ESTACIO, Brasília, Distrito Federal (www.estacio.br/brasilia). Ex-Professor de Direito Internacional da UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO - UMESP (www.metodista.br).Colaborador da Revista Âmbito Jurídico (www.ambito-juridico.com.br) e e da Revista Jus Navigandi (jus.com. br); Pesquisador   do   CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL;Pesquisador do CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL. É o Advogado Geral da ADVOCACIA GERAL DA IMBEL - AGI, da INDÚSTRIA DE MATERIAL BÉLICO DO BRASIL (www.imbel.gov.br), Empresa Pública Federal, vinculada ao Ministério da Defesa. Tem experiência como Advogado Empresarial há 45 anos, e, como Professor, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes ramos do Direito: Direito Constitucional, Internacional, Administrativo e Empresarial, Trabalhista, Tributário, Comercial. Publicou diversos Artigos e Livros, entre outros, 200 Anos da Indústria de Defesa no Brasil e "Soberania - O Quarto Poder do Estado", ambos pela Cabral Editora (www.editoracabral.com.br).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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