Elevação do índice de feminicídio do Brasil

24/07/2021 às 09:18
Leia nesta página:

O Brasil é hoje um dos países que apresenta um dos maiores índices de feminicídio no mundo. A violência contra as mulheres está relacionada a um problema mundial, ocorrendo em maiores proporções em países em estado de guerra e dificuldades sociais.

1. INTRODUÇÃO

O feminicídio está relacionado à última etapa de um contínuo de violência que resulta em morte. Suasmotivações mais usais são a predominância de relações de gênero hierárquicas e desiguais, precedidos por outros eventos, tais como abusos físicos, psicológicos e em alguns casos sexuais.

No Brasil, a situação mais preocupante é a do feminicídio íntimo, homicídio que vitimiza a mulher em seu ambiente doméstico e familiar, e que na maioria dos casos é precedido por várias outras formas de violência. Trata-se de um problema mundial, apresentando poucas variações em diferentes sociedades e culturas, caracterizadas como crime.

Segundo dados estatísticos da ONU (organização das nações unidas), a taxa de feminicídio no Brasil é quinta maior do mundo. A organização tem como objetivo principal incluir a perspectiva de gêneros nos processos de investigação e julgamento de crimes de feminicídio, com o intuito de aprimorar a conduta de profissionais envolvidos. O assassinato tem sido a forma de violência mais extrema, não obstante aos diversos crimes que vitimizam as mulheres. Feminicídioé o assassinatode uma mulher por sua condição de ser mulher, é praticado, majoritariamente, por homens, algumas vezes parceiro da vítima, e caracteriza-se por formas extremas de violência e barbárie.

A violência doméstica é a principal causa dos feminicídios no Brasil, em geral, o homicídio é precedido pelo patriarcalismo, machismo e a desigualdade de gênero que ainda estruturam as relações domésticas, familiares e a própria sociedade brasileira. Diversas leis nacionais e internacionais ressaltam que é urgente reconhecer que a violência doméstica e familiar contra mulheres é inaceitável, e, sobretudo, que os governos e instituições de ensino e pesquisa e a imprensa devem assumir um compromisso de não conivência com o problema.

2. BREVE HISTÓRICO SOBRE A INCIDÊNCIA DO FEMINICÍDIO NO BRASIL

Dentre as capitais, Campo Grande foi considerado a mais violenta, com 110 registros, seguida por Brasília com 60, e do Rio de Janeiro com 59 casos para cada 100 mil mulheres (BRASIL, 2015). No Rio de Janeiro, por exemplo, em 2015, 420 mulheres foram vítimas de tentativa de homicídio doloso e 781 foram vítimas de tentativa de homicídio. (MELLO,2015).

As taxas de incidência do feminicídio são alarmantes, segundo a OMS (organização mundial da saúde), entre1980 e 2013 mais de 100 mil mulheres foram mortas por suas condições de serem mulheres. Em 2015, foi aprovada a Lei 13.140, onde o feminicídio passoua constar no Código penal como circunstância qualificadora do crime de homicídio. A lei também incluiu os assassinatos motivados pela condição de gênero da vítima no rol dos crimes hediondos. A definição da motivação do crime é dada quando o mesmo envolve violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

O ato de “matar alguém” corresponde no Código Penal Brasileiro ao crime de homicídio, caracterizado como conduta ilícita. Feminicídio se dá a morte de mulheres em decorrência de seu gênero, caracteriza-se como um crime sexista e fatal no qual viola o direito à vida. Tal característica vem de um histórico machista e desigual, no qual a mulher encontra-se inferior em totais relações diante dos homens, que o seu papelse faz presente no meio familiar, o que dificulta a sua entrada no mercado de trabalho e em outros setores da sociedade. É atravésde muitas lutas que as mulheres vêm em busca de igualdade.

O crime de feminicídio passou a ser previsto na legislação desde a entrada em vigor Leinº 13.104/2015- que foi criada a partir de uma recomendação da CPMJ que investigou a violência contra as mulheres nos Estados Brasileiros, desde março 2012 a julho de 2013.  A Lei 13.104/2015 foi sancionada com a finalidade de alterar o Código penal, em seu artigo 121 que acrescenta o feminicídio como qualificadora, onde implicará em um aumento de pena.  A Lei supracitada foi regulamentadagarantindo alguns direitos, protegendo em especial as mulheres, como forma de diminuição da violência resultando em homicídio contra as mesmas.

A Lei do Feminicídio foi criada em 2015 com base nos estudos da advogada criminalista Luiza Eluf: “A conduta é matar alguém, porém, se este alguém for mulher e, se essa mulher morrer devido às condições do sexo feminino no Brasil, ou seja, devido a subalternidade ou ao entendimento por parte do assassino, de que aquela mulher tem menos direito que ele e que aquela mulher lhe deve obediência total e ele tem o direito de vida ou morte sobre ela. Então, ele mata por esse motivo, ele estará cometendo um feminicídio”.

A importância detipificar o feminicídio é reconhecer, na forma da lei, que mulheres estão sendo mortas pela razão de serem mulheres, expondo a fratura da desigualdade de gênero que persiste em nossa sociedade, e é social, por combater a impunidade, evitando que feminicidas sejam beneficiados por interpretações jurídicas anacrônica e moralmente inaceitáveis, como o de terem cometido “crime passional”, como é observado na justificação do PLS 292/2013.

Uma das principais finalidades dessa lei é garantir que a Lei Maria da Penha seja reforçada, lei que trouxe para o ordenamento jurídico garantias de benefícios da mulher em situações de violência doméstica e familiar. O feminicídio é considerado um crime particular porqueacontece, na maioria dos casos, no ambiente doméstico da vítima, e o autor dos crimes, na maioria das vezes, são pessoas que tiveram um relacionamento com as vítimas, e em alguns crimes, é perceptível requintes de crueldade que não se vê em outros crimes.

Assim, o entendimento popular da violência apoia-se num conceito, durantemuito tempo, e ainda hoje, aceito como o verdadeiro e o único. Trata-se daviolência como ruptura de qualquer forma de integridade da vítima: integridade física, integridade psíquica, integridade sexual, integridademoral. Observa-se que apenas a psíquica e a moral situam-se fora dopalpável. Ainda assim, caso a violência psíquica enlouqueça a vítima, comopode ocorrer – e ocorre com certa frequência, como resultado da prática datortura por razões de ordem política ou de cárcere privado, isolando-se avítima de qualquer comunicação via rádio ou televisão e de qualquer contatohumano –, ela torna-se palpável (SAFIOTTI, 2004, p. 17 e 18).

Atos de violência contra a mulher sãoquaisquer atitudesagressivas físicas e psicológicasque afeta a autoestima e prejudique o desenvolvimento, causando constrangimentos, humilhação, que possa danificar à saúde psicológica e à autodeterminação. Agressão, não é apenas socos, tapas e chutes. A agressão também se faz com palavras, atitudes e manipulações que ferem a nossa dignidade. A violência trata-se de uma realidade, consistindo em ações de indivíduos, grupos, classes, nações que ocasionam o assassinato de pessoas, ou caracteriza ações ofensivas, denegrindo a integridademoral, física, ou psicológica, limitando seus direitos como cidadão.

3. METODOLOGIA

Os métodos utilizados para fins desta pesquisa são os da investigação e do estudo da Lei doFeminicídio, com base em estudos e pesquisas acerca do tema proposto, bem como na análisedos dados referentes aos homicídios praticados contra a mulher no Brasil. Para alcançar os objetivos da pesquisa seguiu-se o modelo de estudo descritivo e explicativo, tendo como embasamentoprioritário o Código Penal e artigos publicados sobre o tema, como a fundamentação da Lei nº 13.104/2015.

Para trabalhar este tipo de abordagem, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, que segundo o Código Penal brasileiro, tem por finalidade fazer justiça e reconhecer o feminicídio como crime que, por muitos anos esteve invisível diante da sociedade brasileira. Fomos além das aparências escritas, ou seja, buscar informações e significados reais através de interpretações dos pesquisadores e juristas acerca da violência contra as mulheres pelo fato de serem mulheres.

Ametodologia é uma preocupação instrumental, que trata do caminho para a ciência, tratar a realidade teórica e prática e centra-se, geralmente, no esforço de transmitir uma iniciação aos procedimentos lógicos voltados para questões da causalidade, dos princípios formais da identidade, da dedução e da indução, da objetividade, etc.’ (DEMO, 1987).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A pesquisa foi desenvolvida através de estudosde forma direta sobre o tema em discussão, analisando imparcialmente as dificuldades das mulheres no meio social e do Estado na implementação da Lei do feminicídio, abordada dentro do Código Penal brasileiro como mecanismo de defesa no combate dos crimes praticados pelo gênero, tornando mais complexo e explícitos a compreensão das informações, resultante e consequentes da realidade estudada.

“O Trabalho de pesquisa deve ser planejado e executado de acordo com as normas que acompanham cada método. Método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos”RICHARDSON, (1989, p. 29).

Desta forma, toda escolha do método se dará pela natureza do problema, bem como de acordo com o nível de aprofundamento.Ademais, estes métodos são diferenciados, além da forma de abordagem do problema, pela sistemática pertinente a cada um deles (DIEL, 2004).

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

As concepções e práticas adquiridas referentes ao elevado índice de feminicídio no Brasil são fundamentas na Lei nº 13.104/2015 que beneficia e protege as mulheres vítimas de agressões por serem mulheres. A participação de juristas e magistrados na discussão da lei facilitou a compreensão das informações obtidas, contribuindo para ampliação dos conhecimentos científicos sobre o feminicídio e a lei que garante a proteção das mulheres vítimas de agressão.

A violência imposta ao sexo feminino é histórica e tem origem que remonta a um sistema dominação-subordinação que determina o poder e a influência de cada sexo na sociedade, a partir de subjetividades, representações, comportamentos que devem ser obedecidos que se alicerçaram, por muito tempo, em discursos essencialistas, como se, por uma determinação biológica, a forma de sentir, pensar e perceber o mundo fosse predefinida a priori, portanto, incontestável e definitiva.

Por consequência, o modelo vivido por nossa sociedade importou violações de direito e impôs ao sexo feminino a condição de inferioridade em relação ao sexo masculino, exteriorizada, principalmente, através de vastos tipos de violência, desde a subjugação física e sexual até a efetivação da morte, concretizando o feminicídio. Na tentativa de minimizar o índice do feminicídio no Brasil, a Lei do Feminicídio entrou em vigência em março deste ano, qualificando o homicídio de mulheres como crime hediondo, se este resultar de violência doméstica e familiar ou em razão de menosprezo ou discriminação da condição de mulher.

Desse modo, com o advento da modernidade, a luta pelo reconhecimento das mulheres como sujeito de direitos, tal como postulado pelos movimentos sociais feministas, introduziu significativas mudanças legislativas em favor dos direitos humanos e da cidadania feminina. Não obstantes os questionamentos que orbitam em volta da nova legislação, a classificação do feminicídio como crime é importante como uma simbologia social e jurídica.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Código de processo penal (1941). In: ANGHER, Anne Joyce. Vademecum universitário de direito RIDEEL. 8. ed. São Paulo: RIDEEL, 2010, p. 351 - 395.

BRASIL. Lei n. 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Institui o Código de Processo Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869.htm >. Acesso em: 29 de jul. 2019.

GALVÃO, Patrícia.  Violência Doméstica e Familiar. São Paulo: 2019. Disponível em: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/violencias/violencia-domestica-e-familiar-contra-as-mulheres/. Data de acesso: 22 de jul de 2019.

LEE, Fábio. Feminicídio no Brasil. São Paulo. 2019. Disponível em: https://fabiollee.jusbrasil.com.br/artigos/338602236/feminicidio-no-brasil. Data de acesso: 20 de jul de 2019.

MACHADO, Hudson. O feminicídio como crime hediondo e a evolução da lei. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/62421/o-feminicidio-como-crime-hediondo-e-a-evolucao-da-lei. Data de acesso: 25 de jul de 2019.

MONEGATTO, Maria. Lei do feminicídio: necessidade, sanção, movimentos sociais, prós e contras, finlidade.São Paulo: 2019. Disponível em: https://mariamonegatto.jusbrasil.com.br/artigos/333410402/lei-do-feminicidio-necessidade-sancao-movimentos-sociais-pros-e-contras-finalidade. Data de acesso: 21 de julho de 2019.

ONU – Organização das Nações Unidas. Taxa de feminicídios no Brasil é quinta maior do mundo; diretrizes nacionais buscam solução. Brasília: 2019.  Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-feminicidio-brasil-quinto-maior-mundo-diretrizes-nacionais-buscam-solucao/. Data de acesso: 29 de julho de 2019.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos