Coleta de e-mails corporativos para investigações de compliance

27/10/2021 às 20:21
Leia nesta página:

As empresas, dentro da rotina dos programas de Compliance, realizam investigações internas para apurar fraudes, atos de corrupção e outras situações que prejudiquem a sua imagem e finanças, bem como causem perda de contratos e clientes.

Assim, existe a necessidade de obtenção de provas que demonstrem a ocorrência de determinados fatos que tenham sido praticados em desfavor da empresa, mediante o exame de documentação e entrevista de funcionários, para elaboração de relatório final e conclusivo sobre o assunto.

Neste contexto, torna-se bastante importante também a coleta de evidências digitais, como os e-mails trocados entre colaboradores suspeitos de envolvimento em alguma situação que viola as políticas de integridade da empresa, o que deve ser feito de forma cautelosa e dentro das normas da perícia digital.

Logo, não basta que tais e-mails sejam apenas impressos e anexados em um relatório de investigação interna, porque se trata de prova digital, que deve ser obtida da forma correta, impedindo-se que seja contestada pelos destinatários daquelas mensagens.

Primeiramente, é importante que se colete os metadados técnicos do e-mail, constantes no cabeçalho técnico dos dados fonte da mensagem. Muitas vezes estes dados se encontram dentro do arquivo EML, bastando baixá-lo. Em outros casos, devem ser vistos detalhes da mensagem para buscar estes dados.

Outra questão é que a coleta da prova deverá ser feita em meio que ofereça maior segurança técnica, de forma aderente às normas forenses, princípios da cadeia da custódia e uma preservação confiável de integridade.

Fundamental também é procurar sempre registrar o e-mail original, já que conteúdos em e-mails encaminhados podem ser mais difíceis de comprovar sua origem, pela possibilidade de contaminação da prova.

Esses cuidados são de extrema importância para gerar maior confiança na prova digital e permitir verificações posteriores em caso de algum questionamento, garantindo-se, assim, a sua integridade.

Neste contexto, a plataforma da Verifact realiza a coleta de e-mails corporativos com observância das regras da cadeia de custódia, para que seu conteúdo seja preservado e tenha valor nas investigações corporativas.

Sobre o autor
Verifact tecnologia

A Verifact é uma renomada empresa especializada em tecnologia para coleta de provas digitais. Com uma ampla experiência no campo forense e no contexto jurídico, a Verifact desenvolveu uma plataforma inovadora que permite a captura técnica de conteúdos da internet, fornecendo evidências confiáveis e relevantes para uso em processos judiciais. Através de parcerias estratégicas com órgãos públicos, como o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública, a Verifact se estabeleceu como uma referência na área, oferecendo soluções ágeis e eficientes para coleta e preservação de provas digitais. A tecnologia da Verifact é baseada em princípios forenses e na cadeia de custódia, garantindo a integridade e a validade das provas coletadas. Sua plataforma permite registrar detalhes técnicos, contexto e origem dos conteúdos, superando as limitações dos prints de tela comumente utilizados. Com um histórico de sucesso e aceitação nas três instâncias do judiciário, a Verifact tem sido amplamente adotada por órgãos públicos, grandes empresas e escritórios de advocacia. Seu compromisso em fornecer evidências digitais confiáveis e irrefutáveis fortalece a justiça e contribui para a resolução eficiente de conflitos no mundo digital. A solução tecnológica da Verifact está disponível para todos os players do meio jurídico, abrangendo órgãos públicos, empresas, escritórios de advocacia e até mesmo pessoas físicas que se envolvem em conflitos onde a internet desempenha um papel crucial na comprovação dos fatos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos