Artigo Destaque dos editores

Direito e justiça:

uma relação tormentosa, mas necessária

Exibindo página 2 de 2
07/02/2007 às 00:00
Leia nesta página:

5. Elementos da justiça na sua manifestação existencial

A justiça como um todo é composta pelo valor que o fundamenta, a regra que a enuncia e o ato que a realiza.

Na primeira hipótese, constata-se que o valor, em si, não é justo. O valor é atributo dos entes. A justiça, por ser valor, vale, não é. [28] Por não ter característica de ente, não pode ser deduzida de um esquema racional, muito menos lógico. Entretanto, é o ponto de partida. Não há o valor correto ou errado. Há o valor escolhido, desejado. Na sua conformação, pode tomar inúmeras variantes. Dependendo da categoria essencial eleita. Assim, além de arbitrário, o valor justiça é plural e muitas vezes antagônicos. Chocam-se.

No que pertine à segunda característica – a regra que enuncia -, deve haver justificação. Aqui se tem em mente a regra específica. Se uma regra não possui lastro em um valor de justiça ela será casuística, logo injusta.

Além dessas duas características, tem-se a terceira, qual seja, o ato que a enuncia. Este, como compositiva da justiça em sua manifestação existencial, deve ser regular, ou seja, tratar de forma igual os membros de uma categoria essencial.

A percepção do conteúdo arbitrário, na justiça, traz conseqüências importantes para o aplicador. A primeira e mais importante é que não existe justiça perfeita, pois um sistema de justiça decorre de uma escolha. É axiológica! Não há uma justiça absoluta, aplicada indistintamente à universalidade dos casos. Um ato será justo se emitido em conformidade com o valor justiça eleito. Logo é relativa, como bem salienta Hans Kelsen. [29]

Desta forma, alguém ávido por justiça não pode esquecer que, ao lado de seus valores, existem outros e que, no caso concreto, deve ser flexível nas suas ponderações, pois, caso contrário, ter-se-á, em nome da justiça, uma conduta autoritária, incompatível com a configuração da justiça.


6. Justiça como um valor

Percebe-se, em Aristóteles, Santo Tomás de Aquino, Kelsen, Aftalion, Radbruch, Lask, Cossio e Reale, o caráter axiológico da justiça. Paulo de Barros Carvalho escolheu a justiça como princípio mais importante da ordem jurídica. [30] Entende-o como valor. Para isso segue a linha de pensamento de Miguel Reale para explicar o valor, como se expõe.

Como já explicitado, o valor não é, vale. É atributo do ser, entretanto, possui algumas características. Inicialmente, a bipolaridade. É típico dos objetos ideais. Cada valor tem um desvalor que lhe é correspondente. A segunda é a implicação. Por ser bipolar, um implica o outro. A justiça implica a injustiça. A referibilidade é outra característica do valor. Neste caso, a qualidade importa sempre tomada de posição do ser humano diante de alguma coisa. Preferibilidade é a próxima característica. Prefere-se um valor a outro. Mais ainda: não há como medir o valor; ele é incomensurável. Além disso, o valor possui gradação hierárquica. O valor necessita de dados da experiência para receber sua densificação. Eis a objetividade. Não se pode esquecer que os valores são construções humanas que variam no tempo e no espaço, logo, possuindo historicidade. Por último, o valor não se exaure em um objeto. Pode-se tributar como justa a norma "a", "b", "c",[. ..], "n" e mesmo assim não exaurir a justiça. [31]

Percebe-se, assim, que justiça é um atributo, uma qualidade de determinada ordem.

Entretanto, este valor acaba sendo intrínseco ao direito positivo pátrio. Isto decorre da opção constitucional explícita. É um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil ao destacar, no art. 3º, I, CF/88, a finalidade de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Além disso, há menção à justiça no preâmbulo da Constituição e também como valor fundante da ordem econômica, como se colhe da leitura do art. 170 da CF/88. Ainda que ela não fosse expressa, e no caso brasileiro é, esta se manifestaria como decorrente de outros princípios, a saber: a dignidade da pessoa humana, a isonomia, a capacidade contributiva etc. Todos eles têm por lastro a justiça. Por esta razão, o valor justiça é um dado intrassistêmico e que deve ser obedecido, sob pena de macular a ordem positiva. Esta é a posição de Alf Ross.

Desta forma a justiça não pode ser vista como categoria alheia, metafísica, mas inerente à ordem jurídica, como salientado. Acrescente-se. Sendo intrassistêmica, de matriz constitucional, a lei reconhecida como injusta padece do vício de inconstitucionalidade, conforme escólio de Juarez Freitas [32]. Assim, pode-se compreender, na esteira de Santo Tomás de Aquino que uma lei injusta não é lei, mas sua perversão. [33]


7. Justiça como princípio

Partindo da premissa que o princípio é um comando fundamental que irradia sua carga axiológica sobre todo o ordenamento jurídico. Tendo conteúdo eminentemente normativo, como preconizam Alexy, Dworkin, Canotilho, Celso Antônio Bandeira de Mello e outros, e não mero indicativo ou meta a ser cumprida, percebe-se que este, o princípio, acaba sendo a categoria suficiente para orientar o aplicador a formular, no caso concreto, a regra que irá nortear a solução dos problemas que são colocados.

Sendo a justiça um princípio positivado, percebe-se que esta terá, no arcabouço principiológico do ordenamento, que ser ponderada, no momento da sua efetivação. Mais. Havendo colisão entre este – o princípio justiça – e outro de matriz constitucional dever-se-á ponderar os interesses antagônicos, aplicando-se o mais relevante.

Outro dado importante, com relação à aplicação da justiça, é a existência de diversas formulações acerca da justiça. Antes de aplicar o princípio justiça, deve saber a formulação da justiça concreta a ser aplicada, que, como se viu, são várias. Eis a colisão interna. Neste caso, resta evidente que, como preconizaram Aristóteles e Perelman, deve-se socorrer da Régua de Lesbos: a eqüidade.

Resolvido este primeiro problema, passa-se a verificar, no panteão principiológico, qual o que deve prevalecer: mais uma vez, a Régua de Lesbos. Percebe-se assim que, como restou demonstrado por Perelman, a eqüidade é o instrumento que irá auxiliar o direito na realização da justiça.


Conclusão

Do que restou exposto, percebe-se as duas categorias direito e justiça, nascidas juntas, foram como o Andrógeno [34], separados e, no percurso histórico do desenvolvimento humano, entre encontros e desencontros, buscam se encontrar para reatar a perfeição inicial.

A justiça sem o direito vira pura especulação metafísica, sem efetividade. O direito sem justiça transforma-se em ordem destituída de legitimidade, opressão, comando do mais forte. A interação entre direito e justiça, além de possível, é necessária. Sem esta interação, perde-se a humanidade nas relações intersubjetivas. A justiça humaniza o direito. O direito a efetiva.

A efetivação da justiça passa pela superação da idéia que só existe uma variante de justiça concreta. Esta idéia, inclusive, fundamenta os regimes totalitários. Às vezes, usar o postulado "dar a cada um o seu direito" acaba sendo uma opção injusta, como preconizou João Mangabeiras. Como saber qual o postulado de justiça a ser utilizado? Como relatado, faz-se necessário a Régua de Lesbos, a eqüidade.

Saliente-se que este valor justiça fora positivado pela Constituição Federal de 1988 e ele irradia seus efeitos sobre o ordenamento jurídico de forma obrigatória, pois a idéia de que o princípio não vincula não mais anima os teóricos hodiernos.


Referências

AFTALIÓN, Enrique R. et al. Introducción al Derecho. 3. ed., nueva versión. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1999.

ARAÚJO FILHO, Evilásio Correia. Sobre o Direito Alternativo e o uso alternativo do Direito. Curitiba: HD Livros, 2004.

ARISTÓTELES. Etica Nicomáquea. Ética Eudemia. Trad. Julio Palli Bonet. 1. ed., 4. reimp. Madrid: Gredos. 1998.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

FERRAZ JÚNIOR, Tércio. Introdução ao Estudo do Direito. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

FREITAS, Juarez. A Substancial Inconstitucionalidade da Lei Injusta. Petróples-Porto Alegre: Vozes e Edipucrs, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia – Entre Facticidade e Validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. Trad. Leopoldo Holzbach. São Paulo: Martin Claret, 2002.

KELSEN, Hans. A Ilusão da Justiça. Trad. Sérgio Tellaroli. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Teoria Pura do Direito. Trad. João Baptista Machado. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

______. O que é a Justiça? Trad. Luis Carlos Borges. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MANGABEIRAS, João. Oração aos Bacharelandos da Faculdade de Direito da Bahia. In: Idéias Políticas de João Mangabeiras. 2. ed. Brasília-Rio de Janeiro: Senado Federal e Fundação Casa de Rui Barbosa, 1978.

MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia – Lições Preliminares. Trad. Guilherme de la Cruz Coronado. 8. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1980.

PERELMAN, Chaïm. Ética e Direito. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcante. Sistema de Ciência Positiva do Direito. Campinas: Bookseller, 2000, Tomo I.

PLATÃO. A República. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

______. Simpósio (Banquete) o De la Erótica. In: Diálogos. Trad. Francisco Larroyo. 25 ed., México: Editorial Porrúa, 1998.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Trad. Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ROSS, Alf. Direito e Justiça. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2000.

SÓFOCLES. Trilogia Tebana – Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona. Trad. Mário da Gama Kury. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

TOMÁS DE AQUINO. Tratado da Justiça. Trad. Fernando Couto. Porto: Rés-Editora, s.d.

______. Tratado da Lei. Trad. Fernando Couto. Porto: Res Juridica, sd.

ULPIANO. Digesto de Justiniano – Liber Primus. Trad. Hélcio Maciel França Madeira. Ed. bilíngüe, 3. ed. São Paulo: RT e Centro Universitário FIEO, 2002.

VILLEY, Michel. Filosofia do Direito. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


Notas

01 VILLEY, Michel. Filosofia do Direito. Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 56-57.

02 FERRAZ JÚNIOR, Tércio. Introdução ao Estudo do Direito. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996, p. 24.

03 SÓFOCLES. Trilogia Tebana – Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona. Trad. de Mário da Gama Kury. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p. 214.

04 ARAÚJO FILHO, Evilásio Correia. Sobre o Direito Alternativo e o Uso Alternativo do Direito. Curitiba: HD Livros Editora, 2004, p. 22-29.

05 PLATÃO. A República. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1997, p. 342.

06 KELSEN, Hans. A Ilusão da Justiça. Trad. Sérgio Tellaroli. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 448.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

07 ARISTÓTELES. Etica Nicomáquea. Ética Eudemia. Trad. Julio Palli Bonet. 1. ed., 4. reimp. Madrid: Editorial Gredos. 1998, p. 238.

08 ARISTÓTELES, op. cit., p. 264.

09 ARISTÓTELES, op. cit., p. 265.

10 ARISTÓTELES, op. cit., p. 243.

11 ROSS, Alf. Direito e Justiça. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2000, p. 313-314.

12 Acontece esta hipótese nas trocas, precisamente quando for possível valorar de forma igual objetos distintos.

13 Aqui se toma como parâmetro o mérito de cada um.

14Digesto de Justiniano – Liber Primus. Trad. Hélcio Maciel França Madeira. Edição bilíngüe, 3. ed. São Paulo: RT e Centro Universitário FIEO, 2002, p. 21.

15 TOMÁS DE AQUINO. Tratado da Justiça. Trad. Fernando Couto. Porto: Rés-Editora, s.d., p. 63-70.

16 AFTALIÓN, Enrique R. et al. Introducción al Derecho. 3. ed., nueva versión. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1999, p.717-718.

17 KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. Trad. Leopoldo Holzbach. São Paulo: Martin Claret, 2002, p. 52.

18 PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcante. Sistema de Ciência Positiva do Direito. Campinas: Bookseller, 2000, Tomo I., p. 117.

19 AFTALIÓN, op. cit. p. 709-711.

20 RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Trad. Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 64-69.

21 HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia – Entre Facticidade e Validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997, p. 45.

22 Este tópico tem como inegável fonte a obra Ética e Direito, de Chaïm Perelman, máxime o §1º do capítulo I, denominado "Da Justiça".

23 PERELMAN, Chaïm. Ética e Direito. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 3-67.

24 Cf. MANGABEIRAS, João. Oração aos Bacharelandos da Faculdade de Direito da Bahia. In Idéias Políticas de João Mangabeiras. Vol. III. 2. ed. Brasília-Rio de Janeiro: Senado Federal e Fundação Casa de Rui Barbosa, 1978, p. 20.

25 Cf. PERELMAN, op. cit. p. 19.

26 ROSS, op. cit., p. 326-331.

27 KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Trad. João Baptista Machado. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994, p. 52.

28 MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia – Lições Preliminares. Trad. Guilherme de la Cruz Coronado. 8. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1980, p. 299/301.

29 KELSEN, Hans. O que é a Justiça? Trad. Luis Carlos Borges. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 23-25

30 CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2004, p. 147.

31 CARVALHO, op. cit., p. 143-147.

32 FREITAS, Juarez. A Substancial Inconstitucionalidade da Lei Injusta. Petróples-Porto Alegre: Vozes e Edipucrs, 1989, p. 89-104.

33 Santo TOMÁS DE AQUINO. Tratado da Lei. Trad. Fernando Couto. Porto: Res Juridica, sd, p. 27-30

34 O Andrógeno é um ser mítico, modelo da completude humana, possuidor de dois sexos que foi separado por Zeus por um fio de cabelo e, por esta razão, um vive em busca do outro, à procura da perfeição perdida. Cf. PLATÓN. Simpósio (Banquete) o De la Erótica, in Diálogos. Trad. Francisco Larroyo. 25 ed., México: Editorial Porrúa, 1998, p. 362/365.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Beclaute Oliveira Silva

Doutor em Direito (UFPE). Mestre em Direito (UFAL). Professor da FDA/UFAL. Membro do IBDP e da ABDPC.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVA, Beclaute Oliveira. Direito e justiça:: uma relação tormentosa, mas necessária. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 12, n. 1316, 7 fev. 2007. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/9466. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos