Regras de Bangkok e o Encarceramento Feminino.

Exibindo página 2 de 2
04/12/2021 às 21:39

Resumo:

- O sistema prisional feminino no Brasil enfrenta diversas precariedades, desrespeitando as recomendações internacionais e nacionais, especialmente as Regras de Bangkok, que visam garantir direitos e condições humanitárias para as mulheres encarceradas.
- As prisões femininas brasileiras não cumprem plenamente os parâmetros legais vigentes, incluindo a falta de respeito às necessidades específicas das mulheres, como higiene, assistência médica e contato com a família, conforme preconizado pelas Regras de Bangkok.
- Apesar da aprovação das Regras de Bangkok pela ONU em 2010, traduzidas para o português em 2016, a falta de aplicação prática dessas regras no sistema prisional brasileiro evidencia a necessidade urgente de melhoria e implementação de políticas públicas específicas para o encarceramento feminino.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

>


Sobre a autora
Rubia Cristina Rosa

Rubia Cristina Rosa, Bacharel em Direito, MBA Pos- Graduanda em Direito Internacional e Imigraçao, e Pos Graduanda em Direito Criminal e Criminologia

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos