Inquilino saiu devendo aluguel? Saiba o que fazer!

10/01/2022 às 14:52
Leia nesta página:

Uma situação que costuma acontecer com frequência nos contratos de locação é: inquilino saiu devendo aluguel e sem aviso prévio!

Uma situação que costuma acontecer com frequência nos contratos de locação, é o inquilino sair do imóvel devendo aluguel e sem aviso prévio.

O que inclusive se intensificou nos últimos meses, devido à pandemia e crise econômica.

Mas, apesar dessas dificuldades mencionadas, muitos locadores também utilizam a locação como fonte ou complemento de renda, e não devem arcar com prejuízos em razão das inadimplências de seus locatários.

Sempre que uma pessoa deixa de pagar algum valor com que se comprometeu, é possível realizar a cobrança judicial, com o auxílio de um advogado. 

Ou seja, mesmo que já tenha havido a entrega das chaves, não é necessário que o Locador fique no prejuízo.

Mas antes de socorrer-se ao Judiciário, é importante que você siga alguns passos, para facilitar e tornar a ação de cobrança de alugueis mais simples e segura:

  • Separe o contrato de locação

Sabemos que nem sempre os Locatários se resguardam por meio de contrato. Mas ele é fundamental, para facilitar o trabalho e a cobrança pelo advogado.

No contrato estarão os dados do devedor, a assinatura dos envolvidos, eventuais valores e multas.

Tudo isso permite ao advogado identificar a ação mais rápida e efetiva ao seu caso!

  • Se o inquilino saiu devendo aluguel​: o ideal é cobrar!

Sim! Cobrar pode ser até mais desagradável para você do que para o devedor.

Mas sempre que o Inquilino estiver devendo, é importante que você envie ao menos uma mensagem, avisando sobre o dia do vencimento, e sobre o valor do débito.

Estes avisos são importantes, pois também servirão como prova, para serem entregues ao advogado que você vier a contratar, e deixarão claro que o Inquilino saiu devendo aluguel, com a plena ciência do que estava devendo.

  • Informações sobre o inquilino

Caso você não tenha um contrato formal, com todos os dados do seu inquilino, é importante que busque todas as informações possíveis sobre ele, para que possa passar aos seus advogados.

Nós, advogados, podemos obter e temos acesso a diversas informações e dados, mas nem sempre é possível localizar alguém. Por isso, certifique-se de não locar seu imóvel a um desconhecido!

  • Se o inquilino saiu devendo aluguel: confirme o valor do débito

Por fim, se o seu Inquilino saiu devendo aluguel, verifique o que de fato deixou de ser pago.

Muitos devedores costumam pagar as mensalidades em atraso, ou em valor menor que o devido. Tudo isso deve ser apurado, antes entrar com a ação, para que não haja cobrança de valor maior que o devido.

Com estas informações, será possível ao Advogados responsável verificar a adotar a melhor medida para o seu caso, e buscar judicialmente os valores que o Inquilino saiu devendo.  

E caso tenha ficado qualquer dúvida, procure um advogado especialista que possa lhe orientar.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Miguel

Um escritório para a nova economia. Aqui, simplificamos o direito e a forma de comunicação com os clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos