Uma situação que costuma acontecer com frequência nos contratos de locação, é o inquilino sair do imóvel devendo aluguel e sem aviso prévio.
O que inclusive se intensificou nos últimos meses, devido à pandemia e crise econômica.
Mas, apesar dessas dificuldades mencionadas, muitos locadores também utilizam a locação como fonte ou complemento de renda, e não devem arcar com prejuízos em razão das inadimplências de seus locatários.
Sempre que uma pessoa deixa de pagar algum valor com que se comprometeu, é possível realizar a cobrança judicial, com o auxílio de um advogado.
Ou seja, mesmo que já tenha havido a entrega das chaves, não é necessário que o Locador fique no prejuízo.
Mas antes de socorrer-se ao Judiciário, é importante que você siga alguns passos, para facilitar e tornar a ação de cobrança de alugueis mais simples e segura:
-
Separe o contrato de locação
Sabemos que nem sempre os Locatários se resguardam por meio de contrato. Mas ele é fundamental, para facilitar o trabalho e a cobrança pelo advogado.
No contrato estarão os dados do devedor, a assinatura dos envolvidos, eventuais valores e multas.
Tudo isso permite ao advogado identificar a ação mais rápida e efetiva ao seu caso!
-
Se o inquilino saiu devendo aluguel: o ideal é cobrar!
Sim! Cobrar pode ser até mais desagradável para você do que para o devedor.
Mas sempre que o Inquilino estiver devendo, é importante que você envie ao menos uma mensagem, avisando sobre o dia do vencimento, e sobre o valor do débito.
Estes avisos são importantes, pois também servirão como prova, para serem entregues ao advogado que você vier a contratar, e deixarão claro que o Inquilino saiu devendo aluguel, com a plena ciência do que estava devendo.
-
Informações sobre o inquilino
Caso você não tenha um contrato formal, com todos os dados do seu inquilino, é importante que busque todas as informações possíveis sobre ele, para que possa passar aos seus advogados.
Nós, advogados, podemos obter e temos acesso a diversas informações e dados, mas nem sempre é possível localizar alguém. Por isso, certifique-se de não locar seu imóvel a um desconhecido!
-
Se o inquilino saiu devendo aluguel: confirme o valor do débito
Por fim, se o seu Inquilino saiu devendo aluguel, verifique o que de fato deixou de ser pago.
Muitos devedores costumam pagar as mensalidades em atraso, ou em valor menor que o devido. Tudo isso deve ser apurado, antes entrar com a ação, para que não haja cobrança de valor maior que o devido.
Com estas informações, será possível ao Advogados responsável verificar a adotar a melhor medida para o seu caso, e buscar judicialmente os valores que o Inquilino saiu devendo.
E caso tenha ficado qualquer dúvida, procure um advogado especialista que possa lhe orientar.