Capa da publicação Direitos do consumidor: como funciona a troca de produtos
Capa: Depositphotos

Direitos do consumidor: como funciona a troca de produtos

07/02/2022 às 19:03
Leia nesta página:

Os direitos do consumidor têm possibilitado a troca ou devolução de produtos seja por insatisfação, defeito ou problemas na compra, saiba como funcionam lendo a seguir!

Os dois principais direitos e benefícios das relações de consumo são cada vez mais utilizados pelos consumidores.

Estamos falando de direito de troca (na loja física) e direito de arrependimento (na plataforma eletrônica), e ambos passam a valer quando o consumidor escolhe o fornecedor que pretende comprar.

Mas vale lembrar que se você comprou um produto ou recebeu um presente, mas deseja substituí-lo devido à cor, tamanho ou mudança de ideia, observe que a empresa não é obrigada a substituir um produto que não esteja com defeito.


A troca não é obrigatória 

Por mais surpreendente que pareça, algumas das medidas tomadas pelos varejistas são incompatíveis com as disposições legislativas. Isso não significa que a loja esteja errada, mas que em boa parte ocorrem para preservar a imagem da empresa e satisfazer os clientes.

O lojista pode seguir ou não essas recomendações, mas o que importa é tomar uma decisão consciente para não prejudicar a impressão que o cliente terá da loja e, claro, respeitar os direitos dos consumidores.

A troca ou devolução são permitidas quando o produto apresenta defeitos aparentes ou mesmo os denominados ocultos.

No caso de compras feitas online, para os produtos e serviços, existe o chamado Direito de Arrependimento, que é contemplado pelo Artigo 49 dos Código de Defesa do Consumidor.

O usuário pode rescindir o contrato em até 7 dias após assinar ou receber o produto ou serviço.

Em outras palavras, se o consumidor não gostou do produto que comprou online ao recebê-lo, pode devolvê-lo no prazo de 7 dias, desde que não seja usado ou esteja com defeito por uso indevido.

Em um único parágrafo, o código também esclarece o valor que deve ser devolvido nesse período. Além disso, a empresa não pode cobrar taxas ou frete por conta da desistência. 

No entanto, ainda é importante verificar a política de troca da loja para entender os procedimentos de devolução de produtos.


Quando a troca ou devolução são obrigatórias 

A troca de produtos devido a defeitos é o tipo mais comum, e há diretrizes mais claras na Lei de Proteção ao Consumidor (CDC). Isso porque, dependendo do defeito, ela precisa ser substituída o mais rápido possível.

Quando o assunto é troca ou devolução, encontramos duas situações, conforme listadas a seguir.

Produto com defeito aparente

Se o produto adquirido apresentar defeitos óbvios, ou seja, produtos de fácil visualização, como por exemplo, arranhões na superfície de uma mesa, você pode solicitar a troca diretamente na loja, no fabricante ou na assistência técnica.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os prazos para os consumidores reclamarem de defeitos óbvios e fáceis de ver são os seguintes:

  • Para produtos não duráveis, como alimentos e flores, o prazo é de 30 dias;
  • Para produtos duráveis, como computadores, ou celulares, que podem ser usados ​​repetidamente por um longo tempo​​, o prazo é de 90 dias.

É válido ressaltar que este período começa a partir da data de entrega efetiva do produto.

Produto com defeito oculto

Agora, se a compra for de um produto com um vício oculto, ou seja, um defeito que não pode ser percebido imediatamente e surge repentinamente com o uso do produto, apenas uma situação mudará.

Nesse caso, os prazos são os mesmos, mas começam a valer quando o consumidor detecta o defeito.

Ainda, e de acordo com o artigo 18 do CDC, se um produto apresentar defeito, o consumidor pode reclamar junto ao fabricante e na loja onde o produto foi adquirido.


Diferenças entre troca e devolução 

Essas duas palavras têm significados diferentes e indicam claramente o significado de retorno e troca. A primeira situação é que o cliente não deseja outros produtos. Seu objetivo é recuperar o valor pago.

Por outro lado, ocorre uma troca quando o cliente escolhe outro item semelhante e usa o dinheiro do primeiro item devolvido para pagar a nova compra ou deduzir parte do preço.

Deve-se observar que esta opção está disponível apenas quando o produto passou por uma tentativa de conserto e o problema não foi resolvido.

Independentemente da escolha, as lojas online devem utilizar um sistema de logística reversa. Pode ser feito pela transportadora ou pelos correios, cabendo à empresa o custo.


Sobre a logística reversa

Como dito, de acordo com a Legislação do Consumidor, as devoluções devem ser custeadas pela loja. O processo de logística reversa não deve agregar valor ao cliente, pois ele tem o direito de devolver o produto.

Mesmo se os resultados retornados pelo produto forem diferentes do esperado, isto é, se o produto estiver em más condições e/ou se for descoberto que o problema é causado por abuso, a loja ainda deve cobrir esses valores.

Este procedimento pode ser feito pela transportadora ou pelos correios de acordo com a escolha da empresa.

A empresa pode exigir que os clientes enviem mercadorias para os correios usando códigos enviados por e-mail ou definir que as mercadorias sejam retiradas diretamente na residência do consumidor.

Existem quatro formas de logística reversa, e são elas:

  • Em domicílio: nesse caso, o produto é retirado na casa do consumidor, por apenas duas vezes em dias úteis consecutivos. A coleta pode ser organizada, mas os correios exigem dentro de 30 dias após a colocação do pedido;
  • Simultânea em domicílio: O produto é coletado em um endereço e é providenciado seu envio para o mesmo local;

  • Na agência: o cliente envia o produto para a agência dos correios. Envio com código específico para autorizar a liberação;
  • Simultânea na agência: as mercadorias a devolver são entregues nos correios e a entrega das novas mercadorias é efetuada de forma simultânea.

É preciso ficar sempre atento na hora de adquirir um produto, para que não necessite passar por procedimentos como esses, que por vezes podem ser demorados.

Além disso, certifique-se de que a loja seja de confiança.

Busque pelas melhores referências, e faça uma compra certa.  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos