TRF3 invadido por hackers: Uma boa notícia!

05/04/2022 às 08:01
Leia nesta página:

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região saiu do ar no dia 30 de março de 2022 e noticiou em suas redes sociais que havia sido vítima de um ataque hacker (cracker, na verdade!) e isto representa uma boa notícia. 

Como assim? 

O ataque hacker e ser invadido não é uma boa notícia, obviamente. Entretanto, o TRF3 ter rapidamente publicado e noticiado o fato publicamente é uma excelente notícia. 

Ter transparência demonstra caráter, critério, verdade e respeito pela advocacia e pelo jurisdicionado. 

Além disto, representa uma atitude que todas as empresas e Tribunais devem ter: Transparência em relação a privacidade e dados dos usuários. 

Em outros episódios, inclusive envolvendo outros Tribunais a postura foi muito diferente: Primeiro negando ataque, segundo querendo transformar um problema sério em algo menor. 

No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJRS, por exemplo, o ataque hacker perpetuou uma situação a advocacia e por conseguinte aos cidadãos de meses e meses de lentidão, espera e outro problemas, inclusive de acesso.  

Na época, levaram um bom tempo para assumir publicamente o problema e deixar claro as medidas que foram tomadas para ajustar a situação. Aliás, a transparência ocorreu de forma bem sutil, diferente do que realmente precisa ser. 

Por quê? 

Porque as regras de compliance, governança e gestão de dados nos ensinam que ao agir com clareza e enfrentamento, a postura de quem é atingido fica de não ver o problema em quem foi atingido, mas sim em quem gerou a situação de invasão. 

Além disto, atitude como a do TRF3 nos mostra uma verdade irrefutável:

Qualquer empresa pode sofrer com ataques cibernéticos. A diferença é como reagir disto.  

Assim, parabéns ao TRF3 pela postura. Precisamos enfrentar os problemas de forma aberta, clara e verdadeira para que a sociedade compreenda que o judiciário não é um ente fechado ou infalível, mas sim, um serviço público que preza pela transparência e entrega de serviços qualitativos a sociedade.

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos