Constituição da Guiné Equatorial de 1991 (revisada em 2012)
PREÂMBULO
Nós, o povo da Guiné Equatorial, conscientes de nossa responsabilidade diante de Deus e da história;
Movidos pela vontade de salvaguardar a nossa independência, organizar e consolidar a nossa unidade nacional;
Desejando manter o autêntico espírito africano da tradição positiva de organização familiar e comunal, adaptando-a às novas estruturas sociais e jurídicas condizentes com a vida moderna;
Conscientes de que a autoridade carismática da família tradicional é a base da Sociedade Equatoguineana;
Firmemente apoiado pelos princípios de justiça social e solenemente reafirmado pelos direitos e liberdades dos homens definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de outubro de 1948;
A Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos de 26 de Junho de 1981;
Adoptar a seguinte Lei Fundamental da República da Guiné Equatorial.
PRIMEIRO TÍTULO. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO ESTADO
Artigo 1
A Guiné Equatorial é um Estado soberano, independente, republicano, social e democrático, em que os valores supremos são a unidade, a paz, a justiça, a liberdade e a igualdade.
O pluralismo político é reconhecido.
Seu nome oficial é: República da Guiné Equatorial (República de Guiné Equatorial).
Artigo 2
A soberania pertence ao povo, que a exerce por meio do sufrágio universal. Dele emanam os poderes públicos que se exercem nas condições determinadas por esta Lei Fundamental e demais leis. Nenhuma fração do povo ou indivíduo se atribui o exercício da Soberania Nacional.
Artigo 3
O território da República da Guiné Equatorial compreende a área continental conhecida como Río Muni e as ilhas Bioko, Annobón, Corisco, Elobey Grande, Elobey Chico, Mbañe, Conga, Leva, Cocotero e ilhotas adjacentes, as águas fluviais, as zona, a plataforma continental determinada pela Lei e o espaço aéreo que as cobre.
Sobre o seu território o Estado exerce plenamente a sua soberania e pode explorar e explorar de forma exclusiva todos os recursos e riquezas minerais e hidrocarbonetos.
O território nacional será inalienável e irredutível.
Para fins administrativos e econômicos está dividido em Regiões, Províncias, Distritos e Municípios.
A lei determina os limites e as denominações das regiões, províncias, distritos e municípios. Igualmente, a lei determina o espaço ocupado por cada uma das zonas mencionadas anteriormente.
Artigo 4
As línguas oficiais da República da Guiné Equatorial são o espanhol, o francês e as determinadas pela Lei. As línguas autóctones são reconhecidas como parte da cultura nacional.
A bandeira nacional é verde, branca e vermelha, em três faixas horizontais de dimensões iguais e um triângulo azul na extremidade mais próxima do mastro. No centro da bandeira está gravado o selo da República.
O Selo da República é o estabelecido pela Lei.
O lema da República é Unidade, Paz e Justiça.
O hino nacional é aquele cantado pelo povo no dia da proclamação da independência em 12 de outubro de 1968.
Artigo 5
Os fundamentos da sociedade equatoguineana são:
O respeito ao ser humano, sua dignidade e liberdade, e demais direitos fundamentais.
A proteção da Família, base da sociedade equatoguineana.
O reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres.
A proteção do trabalho através da qual o homem desenvolve sua personalidade de criação de riqueza para a Nação em prol do bem-estar social.
A promoção do desenvolvimento económico da Nação;
A promoção do desenvolvimento social e cultural dos cidadãos equatoguinesos para concretizar neles os valores supremos do Estado.
Artigo 6
O Estado incentiva e promove a cultura, a criação artística, a pesquisa científica e tecnológica e zela pela conservação da natureza, do patrimônio cultural das riquezas artísticas e históricas da Nação.
Artigo 7
O Estado defende a soberania da Nação, reforça a sua unidade e assegura o respeito dos direitos fundamentais do homem e a promoção do progresso económico, social e cultural dos seus cidadãos.
Artigo 8
O Estado equatoguineano acata os princípios do Direito Internacional e reafirma seu apego aos direitos e obrigações decorrentes das Organizações e Organizações Internacionais das quais é membro.
Artigo 9
Os partidos políticos são organizações políticas compostas por pessoas que se associam livremente para participar da orientação política do Estado. Constituem a expressão do pluralismo político e da democracia; concorrem para a formação e manifestação da vontade popular, como instrumentos fundamentais de participação política.
Os partidos políticos da Guiné Equatorial não podem ter nomes idênticos aos que existiam antes de 12 de outubro de 1968, e devem ter caráter e abrangência nacional, não sendo, portanto, baseados em tribo, etnia, região, distrito, município, província, sexo, religião, condição social nem profissão ou ocupação. Uma lei regulará sua criação e funcionamento.
Artigo 10
O direito de greve é reconhecido e exercido nas condições previstas na lei.
Artigo 11
Os cidadãos, poderes públicos, partidos políticos, sindicatos, associações e demais pessoas colectivas estão sujeitos à Lei Fundamental e à Ordem Judicial.
Artigo 12
A lei determina o regime jurídico aplicável ao direito à nacionalidade, à cidadania e à condição de estrangeiro.
A maior parte da idade do cidadão equatoguinense é adquirida aos 18 anos.
Artigo 13
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Todo cidadão goza dos seguintes direitos e liberdades.
O respeito de sua pessoa, vida, integridade pessoal, sua dignidade e seu pleno desenvolvimento material e moral. A pena de morte só pode ser imposta por um crime estabelecido pela lei.
À liberdade de expressão, pensamento, ideias e opiniões.
À igualdade perante a lei. A mulher, independentemente do seu estado civil, terá os mesmos direitos e oportunidades que os homens em todos os aspectos da vida pública, privada e familiar, na vida civil, política, económica, social e cultural.
Para livre circulação e residência;
Honrar e uma boa reputação;
À liberdade de religião e culto;
À inviolabilidade do domicílio e à privacidade de todas as comunicações;
Apresentar reclamações e petições às autoridades;
À direita de habeas corpus e amparo.
Ao direito de defesa perante os tribunais e ao contraditório no âmbito da lei.
À liberdade de associação, reunião e manifestação.
À liberdade de trabalho.
Não ser privado de sua liberdade salvo em virtude de ordem judicial, salvo nos casos previstos em lei e nos crimes flagrantes.
Ser informado da causa e dos motivos da sua detenção.
Presume-se inocente até que a culpabilidade não tenha sido demonstrada.
Não testemunhar em juízo contra si mesmo ou contra parentes até o quarto grau de consanguinidade ou segundo grau de afinidade, ou ser obrigado a declarar sob juramento contra si mesmo em assuntos que possam dar origem a responsabilidade criminal.
Não ser julgado ou condenado duas vezes pelos mesmos atos.
Não ser condenado sem julgamento prévio, nem ser privado do direito de defesa em qualquer estado ou grau do processo.
Não ser punido por ato ou omissão que no momento em que ocorreu não tenha sido caracterizado ou punido como infração penal; ou não estar sujeito a pena não prevista em lei. Em caso de dúvida, aplica-se o Direito Penal no sentido mais favorável ao infrator.
Com base no princípio da igualdade das mulheres perante a lei, os poderes públicos adotarão iniciativas e mecanismos legais para favorecer a adequada representação e participação da Mulher no desempenho de cargos (cargos) e outras funções em todas as instituições do Estado.
As disposições legislativas definirão as condições em que esses direitos e liberdades serão exercidos.
Artigo 14
A enumeração dos direitos fundamentais reconhecidos neste capítulo não exclui os garantidos pela Lei Fundamental, nem outros de natureza análoga e que decorram da dignidade da pessoa humana, do princípio da soberania do povo ou do estado social e democrático de direito e a forma republicana de governo.
Artigo 15
Qualquer ato de parcialidade ou discriminação devidamente constatado em razão de tribo, etnia, sexo, religião, motivos sociais, políticos ou outros análogos é punível por lei.
Atos de corrupção também serão punidos por lei.
Artigo 16
Todos os equatoguineses têm a obrigação de honrar a Pátria, defender sua soberania, integridade territorial e unidade nacional, bem como contribuir para a preservação da paz, segurança nacional e os valores essenciais da tradição equatoguinense e proteger os interesses nacionais.
O serviço militar é obrigatório. Será regulamentado por lei.
Artigo 17
Todos os cidadãos têm o direito e a obrigação de viver pacificamente na República da Guiné Equatorial, respeitar os direitos dos outros e contribuir para a formação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Artigo 18
Todos os habitantes da República respeitarão a Guiné Equatorial, os seus símbolos nacionais, o Chefe de Estado, o Governo e demais instituições legalmente constituídas.
Artigo 19
O Estado através do Direito Tributário, inspirado nos princípios básicos da igualdade, generalidade e prosperidade, estabelece os impostos, gravamenes e contribuições parafiscais e as circunstâncias especiais que concorrem em cada tipo de imposto (figura impostiva) para a sua liquidação.
Todas as pessoas singulares e colectivas, nacionais ou estrangeiras, residentes na República da Guiné Equatorial têm a obrigação de pagar os impostos [impostos] por lei.
Artigo 20
Todo equatoguinense tem o dever de arcar proporcionalmente com suas faculdades contributivas os encargos financeiros públicos estabelecidos por lei.
As receitas e despesas do Estado e o programa de investimento são inscritos em cada exercício num orçamento anual elaborado de acordo com a legislação aplicável.
Artigo 21
Cada cidadão tem o dever de respeitar, cumprir e defender a Lei Fundamental e o Regime Jurídico da Nação.
Artigo 22
O Estado protege a família como célula fundamental da sociedade, assegura-lhe as condições morais, culturais e econômicas que favorecem a consecução de seus objetivos.
Também protege todas as classes de matrimônio celebradas de acordo com a lei, bem como a maternidade e os deveres familiares.
Artigo 23
O Estado protege a pessoa desde a concepção e promove o menor para que se desenvolva normalmente e com segurança para sua integridade moral, psíquica e física, bem como para sua vida no lar.
O Estado incentiva e promove a atenção primária à saúde como base para o desenvolvimento desse setor.
Artigo 24
A educação é dever primordial do Estado. Todo cidadão tem direito à educação primária, que é obrigatória, gratuita e garantida.
A extensão da gratuidade da educação é estabelecida por lei.
O Estado garante a toda pessoa, entidade privada ou comunidade religiosa, legalmente constituída, o direito de fundar escolas, desde que sujeitas ao plano pedagógico oficial.
A educação oficial permite a livre eleição do programa de formação religiosa, com base na liberdade de consciência e religião protegida por esta Lei Fundamental.
A educação oficialmente reconhecida não pode ser orientada para programar ou propagar uma tendência ideológica ou partidária.
Artigo 25
O Estado apoia a paternidade responsável e a educação adequada para promover a família.
Artigo 26
O trabalho é um direito e um dever social. O Estado reconhece seu papel construtivo na melhoria do bem-estar e no desenvolvimento da riqueza nacional. O Estado promove as condições económicas e sociais para erradicar a pobreza, a miséria e assegura a todos os cidadãos da República da Guiné Equatorial com igualdade as possibilidades de uma ocupação útil que lhes permita não serem ameaçados pela necessidade.
A lei definirá as condições para o exercício deste direito.
Artigo 27
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O sistema económico da República da Guiné Equatorial baseia-se no princípio do livre mercado e da livre iniciativa.
A lei regula o exercício dessas liberdades de acordo com as exigências do desenvolvimento econômico e social.
O Estado protege, garante e controla o investimento de capital estrangeiro que contribui para o desenvolvimento do Estado.
Artigo 28
A economia da República da Guiné Equatorial funciona através de quatro setores básicos:
O sector público, constituído por empresas detidas exclusivamente pelo Estado, constituído principalmente para a exploração dos recursos e serviços enumerados no artigo 29.º desta Lei Fundamental, bem como para quaisquer outras actividades económicas.
O setor de economia mista, integrado por empresas de capital público em associação com capital privado.
O setor cooperativo, cuja propriedade e gestão pertence à comunidade de pessoas que nele trabalham permanentemente. O Estado dita leis para a regulação e desenvolvimento deste setor;
O setor privado, integrado por empresas pertencentes a uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado e, em geral, por empresas que não se enquadrem nos setores enumerados acima.
Artigo 29
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São recursos e serviços reservados ao setor público:
Os minerais e hidrocarbonetos.
Os serviços de fornecimento de água potável e eletricidade.
Os serviços de correio, telecomunicações e transporte.
Radiodifusão e televisão.
Outros determinados pela lei.
O Estado pode delegar, conceder ou associar-se à iniciativa privada para o desenvolvimento de qualquer das atividades ou serviços acima mencionados, na forma e nos casos que a lei estabelecer.
Artigo 30
O Estado reconhece os bens de caráter público e privado.
O direito de propriedade é garantido e protegido sem quaisquer limitações que não as estabelecidas na lei.
A propriedade é inviolável, ninguém pode ser privado dos seus bens e direitos, salvo por causas de utilidade pública e mediante a correspondente indemnização.
O Estado garante aos agricultores a propriedade tradicional das terras que possuem.
A lei determinará o regime jurídico dos bens do domínio público.
SEGUNDO TÍTULO
Capítulo I. Poderes e Órgãos do Estado
Artigo 31
O Estado exerce sua soberania por meio dos seguintes poderes: o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.
A lei desenvolve as faculdades e funções de cada um desses poderes.
Artigo 32
O Estado exerce seus poderes por meio do Presidente da República, do Vice-Presidente da República, do Conselho de Ministros, da Câmara dos Deputados, do Senado, do Poder Judiciário, do Tribunal Constitucional, do Conselho Superior do Poder Judiciário, do Conselho da República, Conselho Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, Tribunal de Contas, Defensoria do Povo e outros organismos criados nos termos da Lei Fundamental e outras leis.
A lei desenvolve as competências e o funcionamento desses organismos.
O Presidente da República pode designar um Primeiro-Ministro de entre os membros do Governo para ser responsável pela coordenação administrativa, apresentação de leis e demais disposições do Executivo perante o Parlamento, bem como outras funções que lhe sejam delegadas.
Capítulo II. Do Presidente da República
Artigo 33
O Presidente da República é o Chefe de Estado, exerce o Poder Executivo como Chefe de Governo. Ele encarna a unidade nacional, define a política da Nação, vela pelo respeito da Lei Fundamental, assegura pela sua arbitragem o funcionamento dos poderes públicos, representa a Nação e é o garante da Independência Nacional. Ele é eleito por sufrágio universal, direto e secreto pela maioria simples dos votos validamente emitidos.
A lei estabelece as condições de desenvolvimento do processo eleitoral.
O Presidente da República é coadjuvado por um Vice-Presidente da República, a quem pode delegar algumas das suas faculdades constitucionais.
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Antes de exercer as suas funções, a nomeação do Vice-Presidente da República é ratificada por ambas as Câmaras do Parlamento em plenário e por maioria simples dos seus membros no decurso de uma sessão extraordinária convocada para o efeito pelo Presidente da República.
Artigo 34
A pessoa do Chefe de Estado é inviolável. A lei regula os privilégios e imunidades do Chefe de Estado após o seu mandato.
Artigo 35
Para ser presidente da República é necessário:
Ser um equatoguineano por origem.
Estar no gozo do direito de cidadania.
Ter vivido no País por cinco anos ininterruptos.
Ser capaz de interpretar a Lei Fundamental.
Ter sido eleito de acordo com a Lei Fundamental e outras leis.
Ter quarenta anos no mínimo.
Não ter outra nacionalidade.
Artigo 36
O Presidente da República é eleito para um mandato de sete anos renovável com possibilidade de reeleição.
O mandato do Presidente da República é limitado a dois períodos consecutivos, não podendo apresentar-se para um terceiro mandato até que seja produzida alternância.
As eleições presidenciais serão convocadas no sétimo ano do mandato do Presidente da República em data fixada por decreto do Conselho de Ministros.
As eleições realizam-se 40 dias antes do termo do mandato do Presidente da República ou posteriormente, mas no prazo de 70 dias após o anúncio da data.
Artigo 37
O Presidente [que é] eleito no prazo máximo de trinta dias a contar da proclamação dos resultados das eleições, presta juramento de fidelidade à Lei Fundamental e assume o cargo perante o Tribunal de Honra composto pelas Mesas da Câmara dos Deputados e o Senado, o Supremo Tribunal de Justiça em plenum (pleno) e o Tribunal Constitucional em plenum.
Celebradas as eleições presidenciais, o Presidente da República eleito nomeará um novo Governo.
Artigo 38
O Presidente da República determina a política da Nação, arbitra e modera o funcionamento normal de todas as instituições do Estado. A sua autoridade estende-se por todo o território nacional.
Artigo 39
O Presidente da República exerce o poder regulador no Conselho de Ministros.
Artigo 40
O Presidente da República sanciona e promulga as leis, exerce o direito de veto nos termos previstos nesta Lei Fundamental.
Artigo 41
O Presidente da República exerce igualmente os seguintes poderes:
Garante a aplicação desta Lei Fundamental, o funcionamento dos poderes públicos e a continuidade do Estado.
Convoca e preside o Conselho de Ministros.
Dita no Conselho de Ministros, Decretos-Lei e Decretos, nos termos estabelecidos nesta Lei Fundamental.
É o Chefe Supremo das Forças Armadas Nacionais e da Segurança do Estado. O Presidente da República garante a segurança do Estado no exterior.
Declara a guerra e conclui a paz.
O Presidente da República nomeia e destitui livremente o Vice-Presidente da República. O Vice-presidente da República pertence ao partido do Presidente da República.
Ratifica a decisão da Câmara dos Deputados e do Senado quanto à eleição e destituição dos Presidentes e demais membros de suas respectivas Diretorias, nos termos desta Lei Fundamental e do regulamento de ambas as Câmaras.
Nomeia e exonera os altos funcionários civis e militares, podendo delegar no Vice-Presidente da República ou no Primeiro-Ministro, a nomeação de outros funcionários civis e militares.
Negocia e assina os tratados internacionais de acordo com esta Lei Fundamental.
Representa a Guiné Equatorial nas relações internacionais, recebe e credencia embaixadores autoriza os cônsules no exercício dos seus direitos.
Confere títulos, honras e condecorações do Estado.
Exerce o direito de indulto (gracia).
Convoca as eleições gerais previstas nesta Lei Fundamental.
Convoca o referendo de acordo com esta Lei Fundamental.
Aprova em Conselho de Ministros os planos nacionais de desenvolvimento.
Decide sobre o direito de dissolver a Câmara dos Deputados no Senado, nos termos desta Lei Fundamental.
Exerce as demais atribuições e prerrogativas que lhe são conferidas por lei.
Artigo 42
Com a finalidade de zelar pela integridade territorial e preservar a ordem pública, todas as Forças Armadas Nacionais, Forças de Segurança do Estado e Forças de Ordem Pública dependem inteiramente do Presidente da República para todos os efeitos.
Artigo 43
Em caso de perigo iminente, quando for decretada a declaração de estado de exceção ou de sítio, o Presidente da República poderá suspender pelo prazo máximo de três meses os direitos e garantias estabelecidos nesta Lei Fundamental e tomar medidas excepcionais medidas para salvaguardar a integridade territorial, a independência nacional, as Instituições do Estado e o funcionamento dos serviços e poderes públicos, informando a população por mensagem. O prazo de três meses referido será prorrogado até que desapareçam as causas que motivaram tal suspensão.
Artigo 44
O Presidente da República, quando as circunstâncias o exigirem, poderá declarar por decreto o estado de emergência, o estado de exceção ou de sítio, comunicando-o à Câmara dos Deputados e ao Senado.
A proclamação do estado de emergência, exceção e sítio determina expressamente os seus efeitos e o âmbito territorial a que se estende a sua duração.
A lei regulamenta o estado de emergência, exceção e sítio, bem como as competências e limitações correspondentes.
[Ele] não procederá à dissolução das Câmaras do Parlamento enquanto qualquer um dos estados previstos neste artigo tiver sido declarado.
Os direitos e garantias reconhecidos nesta Lei Fundamental podem ser suspensos de forma individual ou coletiva para determinadas pessoas determinadas pela Lei, em razão de atos de bandos armados ou de elementos terroristas, com a necessária intervenção judicial e o adequado controle parlamentar.
Artigo 45
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As funções do Presidente da República cessam:
Renúncia.
Caducidade do mandato previsto nas condições estabelecidas por esta Lei Fundamental
Incapacidade física ou mental permanente.
Morte.
Em caso de vacância do poder pelos motivos a, c, d, o Vice-Presidente da República assume as funções do Presidente da República.
No prazo máximo de vinte e quatro horas a contar da vacância, o novo Presidente da República presta juramento de fidelidade à Lei Fundamental e toma posse perante um Tribunal de Honra composto pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado, o Supremo Tribunal de Justiça em Plenário e o Tribunal Constitucional em Plenário, para terminar o mandato do Presidente da República substituído.
Capítulo III. Do Conselho de Ministros
Artigo 46
Para o exercício da função político-administrativa, o Presidente da República preside ao Conselho de Ministros, primeiramente constituído pelo Vice-Presidente da República em matéria político-administrativa.
Artigo 47
O Conselho de Ministros é o órgão que exerce a política geral da Nação determinada pelo Presidente da República, assegura a aplicação das leis e assiste permanentemente o Presidente da República nas questões políticas e administrativas.
A lei determina o número de Ministérios, suas denominações, bem como as competências atribuídas a cada um.
Artigo 48
A direcção, gestão e administração dos serviços públicos é confiada aos Ministros nas matérias da competência dos Departamentos dos respectivos ramos.
Artigo 49
Para além dos casos expressamente definidos por esta Lei Fundamental e os determinados por outras leis, o Conselho de Ministros tem as seguintes atribuições:
Dirigir a política geral da Nação determinada pelo Presidente da República, organizando e executando as atividades econômicas, culturais, científicas e sociais.
Propor os planos de desenvolvimento socioeconômico do Estado e, uma vez aprovados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e assinados pelo Presidente da República, organizar, dirigir e fiscalizar sua execução.
Elaborar o projeto de Orçamento Geral do Estado e uma vez aprovado pela Câmara dos Deputados e assinado pelo presidente, zelar pela sua execução.
Adoptar a política monetária e tomar as medidas de protecção e reforço do regime monetário e financeiro do Estado.
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Elaborar os Projetos de Lei e submetê-los à aprovação da Câmara dos Deputados e do Parlamento.
Conceder asilo territorial.
Dirigir a Administração do Estado, coordenando e fiscalizando (fiscalizando) as atividades dos diferentes Departamentos que a integram.
Cuidar da execução das leis e demais disposições de caráter geral que integram a Ordem Judicial da Nação.
Criar as comissões necessárias ao cumprimento das atribuições que lhe são conferidas.
Artigo 50
O Vice-Presidente da República, o Primeiro-Ministro e os Membros do Governo respondem pela sua gestão solidariamente perante a lei, perante o Presidente da República, perante a Câmara dos Deputados e o Senado, sem prejuízo da a responsabilidade individual de cada um deles perante a lei.
A responsabilidade civil e criminal do Presidente da República e do Chefe do Governo, do Vice-Presidente da República, do Primeiro-Ministro e dos Membros do Governo será exigida em conformidade.
Quem os assinar (refrenden) será responsável pelos atos do Presidente da República, do Chefe de Estado e do Governo.
Artigo 51
Os membros do Governo, juntamente com o Presidente da República e o Chefe do Governo são:
O vice-presidente da República.
O primeiro ministro
Os vice-primeiros-ministros
Os Ministros de Estado
Os Ministros
Os Ministros Delegados
Os vice-ministros
Os secretários de Estado
Artigo 52
Antes de tomar posse das suas funções, o Vice-Presidente da República, o Primeiro-Ministro e demais Membros do Governo prestam juramento de fidelidade perante o Presidente da República, à sua pessoa e a esta Lei Fundamental.
Artigo 53
O Conselho de Ministros em Plenário e os Ministros separadamente poderão concorrer com voz e sem voto aos debates da Câmara dos Deputados e do Senado. Eles também concordam quando são convidados a informar.
Capítulo IV. Do Parlamento
Disposições Comuns das Câmaras
Artigo 54
O poder de legislar reside no povo, que o delega no Parlamento por sufrágio universal e que o exerce no quadro das competências previstas nesta Lei Fundamental.
Artigo 55
O Parlamento exerce o Poder Legislativo do Estado. Duas Câmaras o compõem: a Câmara dos Deputados e o Senado. Ambos os Órgãos participam da formulação de leis e atuam isolada e conjuntamente na forma estabelecida por esta Lei Fundamental e demais leis no exercício de suas respectivas funções e competências.
Artigo 56
Os Deputados e Senadores são eleitos para um mandato de cinco anos por sufrágio universal, direto e secreto em eleições gerais que se realizam um dia e nos sessenta dias anteriores ou posteriores ao término do mandato.
As cadeiras dos Deputados e dos Senadores são atribuídas a cada lista de candidatura pelo sistema de representação determinado pela lei.
A Lei Eleitoral determina o número de cadeiras que correspondem a cada circunscrição eleitoral, o regime de elegibilidade e inelegibilidade e de compatibilidade e incompatibilidade dos Deputados e Senadores, e desenvolve os demais aspectos do processo eleitoral.
Artigo 57
Os Deputados e os Senadores não estão vinculados por mandato imperativo.
Artigo 58
Os Deputados e os Senadores têm direito a emendas e a votar. O voto é pessoal.
Artigo 59
O Presidente da República, ouvido o Governo e as Direcções de ambas as Câmaras, pode submeter à consulta popular qualquer questão que requeira a consulta directa do Povo. O projeto adotado como tal, é promulgado pelo Presidente da República.
Artigo 60
O Presidente da República, em Conselho de Ministros, pode determinar a dissolução da Câmara dos Deputados e do Senado e ordenar a convocação das eleições gerais antecipadas. Se a dissolução da Câmara dos Deputados e do Senado ocorrer durante o último ano do período para o qual foram eleitos seus membros, a eleição de seus membros ocorre de acordo com o disposto nesta Lei Fundamental.
Artigo 61
As vagas que são produzidas na Câmara dos Deputados e no Senado são preenchidas de acordo com o disposto na Lei Eleitoral.
Artigo 62
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Nenhum Deputado ou Senador poderá ser perseguido ou detido pelas opiniões que tiver emitido durante e após o exercício de suas funções na Câmara dos Deputados ou no Senado, respectivamente.
Nenhuma autoridade governamental ou judiciária poderá deter ou processar Deputado ou Senador sem o requisito indispensável de prévia autorização da Diretoria da respectiva Câmara, exceto em caso de flagrante delito.
Artigo 63
A Câmara dos Deputados e o Senado reúnem-se em pleno direito no primeiro dia útil após decorridos trinta dias desde a promulgação dos resultados das Eleições Gerais.
A Ordem de Trabalhos do dia desta primeira reunião será dedicada exclusivamente à eleição dos Presidentes e demais membros das respetivas Direções, salvo se o Governo solicitar a inclusão de assuntos urgentes.
Artigo 64
A Câmara dos Deputados e o Senado reúnem-se duas vezes por ano, uma no mês de janeiro e outra no mês de julho, por um período máximo de cinco meses por período de sessões.
Para a realização das sessões, é necessária a presença de metade mais um dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado, e os acordos são tomados por maioria simples de votos dos presentes.
Artigo 65
A abertura e o encerramento de cada período de sessões [,] ordinário e extraordinário [,] é estabelecido pelo Decreto do Presidente da República, de acordo com as Juntas de ambas as Câmaras.
Artigo 66
Os debates das Sessões Plenárias da Câmara dos Deputados e do Senado são públicos.
Artigo 67
Por petição do Governo ou através dos três quartos dos Deputados ou Senadores, a Câmara dos Deputados e o Senado podem realizar sessões fechadas específicas por razões de confidencialidade ou segurança.
Artigo 68
A iniciativa legislativa corresponde ao Presidente da República no Conselho de Ministros e aos Deputados e Senadores na forma que a lei determinar.
As propostas de leis emanadas dos Deputados e Senadores são depositadas na Mesa da Câmara dos Deputados e do Senado, de acordo com o estabelecido no respectivo Regimento Interno, e são transmitidas ao Governo para seu estudo.
Artigo 69
Para além dos casos expressamente previstos noutros artigos desta Lei Fundamental, são matérias reservadas à Lei.
A regulação do exercício dos direitos e deveres dos cidadãos.
O regime de expropriação forçada de bens tendo em conta a sua utilidade pública.
A nacionalidade, o estado e a capacidade das pessoas, os regimes matrimoniais e as heranças.
A organização judiciária, a criação de novos órgãos de jurisdição e os estatutos dos Magistrados e do Ministério Público.
O regime penitenciário, a anistia e a apuração dos crimes, bem como as penas que lhes são aplicáveis.
O regime de associação, partidos políticos e sindicatos.
O regime de emissão e impressão de dinheiro, selos e selos do Estado.
A organização administrativa e financeira em geral.
As condições de participação do Estado nas sociedades mistas e a gestão das mesmas.
O regime do patrimônio público.
O regime da liberdade das pessoas, bens, concessões, direitos reais e obrigações civis e comerciais.
Os créditos e obrigações fiscais do Estado.
O programa de ação econômica e social.
Os princípios fundamentais da educação, cultura, direitos trabalhistas e seguridade social.
A regulamentação de pesos e medidas.
Artigo 70
Os Orçamentos Gerais do Estado [,] apresentados pelo Governo no decurso da segunda sessão [,] são votados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Caso não sejam aprovadas antes do termo do exercício em curso, o Presidente da República pode prorrogar a Lei Orçamental do ano anterior até à aprovação da nova.
A pedido do Governo, a Câmara dos Deputados e o Senado são convocados por dez dias para se reunirem em sessão extraordinária para nova deliberação.
Caso os Orçamentos não tenham sido aprovados até ao final da sessão extraordinária, a Lei Orçamental é definitivamente estabelecida pelo Presidente da República.
Artigo 71
Se os Orçamentos não forem apresentados pelo Governo no decurso da segunda sessão ordinária da Câmara dos Deputados e do Senado, o Presidente da República convocará para o efeito uma sessão extraordinária.
Artigo 72
Antes de promulgar a Lei, o Presidente da República pode exigir uma segunda ou terceira leitura à Câmara dos Deputados e ao Senado.
Artigo 73
O Presidente da República pode dirigir-se por iniciativa própria à Câmara dos Deputados e ao Senado ou enviar mensagens escritas. Estas comunicações não podem suscitar qualquer debate na sua presença, salvo quando a sessão for especialmente dedicada a este efeito.
Artigo 74
A Ordem do Dia das Sessões da Câmara dos Deputados e do Senado é estabelecida pelas respectivas diretorias.
Artigo 75
O Presidente da República promulga e sanciona as leis aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Artigo 76
A Câmara dos Deputados e o Senado aprovam seus orçamentos de despesas e os comunicam ao Governo para sua consideração e inclusão nos Orçamentos Gerais do Estado.
Artigo 77
As Câmaras comunicam-se por escrito entre si e com os demais Poderes do Estado por meio de seus respectivos Presidentes.
Artigo 78
A lei estabelece o regime de incompatibilidade dos Deputados e Senadores no exercício de suas funções.
Artigo 79
As funções comuns da Câmara dos Deputados e do Senado são as seguintes:
Eleger de seus membros seus Presidentes, Vice-presidentes e demais membros das Diretorias de suas respectivas Câmaras.
Para ditar seus próprios regulamentos internos
Aprovar a Lei do Orçamento de Receitas, Despesas e Investimentos do Estado.
Legislar em matéria tributária, suprimir e criar impostos e outros gravames de acordo com cada caso.
Legislar sobre pesos e medidas.
Determinar as bases do Direito Civil, Comercial, Processual, Penal e Trabalhista.
Regular os direitos fundamentais e todos os relacionados com as matérias de reserva legal.
Quaisquer outras atribuições que lhes sejam conferidas pelas leis.
Da Câmara dos Deputados
Artigo 80
A Câmara dos Deputados, é o órgão legislativo do Estado e de representação popular da Nação. É composto por 100 membros eleitos para um mandato de cinco anos por sufrágio universal, direto e secreto em eleições gerais que se realizam um dia e nos sessenta dias anteriores ou posteriores ao termo do mandato.
Artigo 81
Compete à Câmara dos Deputados:
Aprovar os tratados de paz, os tratados comerciais, os tratados que afetem a Soberania Nacional e a integridade territorial e todos os tratados que se refiram a matéria de reserva legal, e submetê-los à ratificação do Presidente da República.
Autorizar o Presidente da República, no intervalo das Sessões, a expedir Decretos-Lei em matéria de reserva legal. Estes Decretos-Lei entram em vigor assim que publicados e não podem ser derrogados salvo por outra lei. O governo informará a Câmara dos Deputados e o Senado desses Decretos-Lei.
Interpretar aos Membros do Governo assuntos da sua competência e fazê-los comparecer perante a Câmara para prestar esclarecimentos sobre a sua política geral ou sobre assunto específico da sua competência.
Nomear de dentro de [,] comissões com o objetivo de investigar qualquer assunto que diga respeito ao interesse público. Essas comissões têm livre acesso a todos os Departamentos da Administração, exceto aos segredos do Estado.
Artigo 82
A lei determina as condições para a eleição dos Deputados.
Do Senado
Artigo 83
O Senado é o órgão de representação territorial e das corporações locais, na forma determinada pela lei.
Artigo 84
O Senado é composto por setenta senadores eleitos para um mandato de cinco anos por sufrágio universal, direto e secreto em eleições gerais que se realizam em um dia e nos sessenta dias anteriores ou posteriores ao término de seu mandato.
A lei determina o número de senadores de livre nomeação pelo Presidente da República entre os setenta senadores.
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A Lei Eleitoral define as circunscrições eleitorais e determina o número de cadeiras correspondentes a cada uma, o regime de elegibilidade e inelegibilidade e de compatibilidade e incompatibilidade dos senadores e desenvolve outros aspectos do processo eleitoral.
As cadeiras são atribuídas a cada representação territorial e às corporações locais.
Artigo 85
Os Ex-Presidentes da República, os Ex-Vice-Presidentes da República, os Ex-Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, são senadores naturais com todos os direitos, prerrogativas e imunidades, quando conservadas sua dignidade política e social e reputação.
Artigo 86
Só poderão ser incluídos na ordem do dia das sessões do Senado os assuntos que se enquadrem nas suas competências específicas e os que o Presidente da República e a Câmara dos Deputados solicitarem expressamente para intervenção.
Artigo 87
Em caso de vacância simultânea da Presidência e da Vice-presidência da República, o Presidente do Senado assume interinamente a função de Presidente da República e convocará novas eleições presidenciais no prazo de noventa dias.
Nas eleições convocadas nos termos do número anterior, o Presidente da República interino não pode apresentar-se como candidato.
Durante o período de transição até à eleição do novo Presidente da República, a Lei Fundamental não pode ser alterada e nenhum órgão do Estado pode ser dissolvido.
Artigo 88
São funções do Senado:
Adotar em segunda leitura o projeto de lei e demais dispositivos submetidos à sua análise e aprovação pela Câmara dos Deputados.
Aceitar ou não a renúncia do Presidente da República.
Quaisquer outros que a lei determinar.
Capítulo V. Do Poder Judiciário
Disposições Gerais
Artigo 89
O Poder Judiciário é independente do Poder Legislativo e do Poder Executivo. Exerce a função jurisdicional do Estado.
Artigo 90
A justiça emana do Povo e é administrada em nome do Chefe de Estado.
A Lei Orgânica do Poder Judiciário determina a organização e as atribuições dos tribunais e dos tribunais necessários ao bom funcionamento da Administração da Justiça. A mesma Lei estabelece o estatuto da Magistratura.
Artigo 91
O exercício do poder jurisdicional em qualquer tipo de processo, julgando e executando o que foi julgado [,] corresponde exclusivamente aos tribunais e tribunais determinados pela lei.
Artigo 92
O Chefe de Estado é o Primeiro Magistrado da Nação e garante a independência da função jurisdicional.
Artigo 93
Os Juízes e Magistrados submetem-se apenas às disposições da Lei no exercício das suas funções.
Artigo 94
O princípio da unidade jurisdicional é a base da organização e funcionamento dos tribunais. A Lei estabelece o regime jurídico aplicável à Jurisdição Militar.
Artigo 95
Os julgamentos são públicos, salvo os casos que a lei estabeleça, mas os tribunais de justiça deliberam em segredo.
Do Conselho Superior do Poder Judiciário
Artigo 96
O Conselho Superior do Poder Judiciário é o órgão de governo do mesmo. É composto por um Presidente da República e seis membros nomeados pelo Chefe de Estado entre personalidades de reconhecida competência e solvência moral, por um período de cinco anos.
Uma lei orgânica regulará a estrutura do Conselho Superior do Poder Judiciário, o seu funcionamento e o estatuto jurídico dos seus membros.
Do Supremo Tribunal de Justiça
Artigo 97
O Supremo Tribunal de Justiça é o órgão jurisdicional máximo de todas as ordens, salvo o previsto em matéria de garantias constitucionais, [e] é composto por um Presidente e oito Magistrados.
Artigo 98
O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e os Magistrados que o compõem são nomeados pelo Presidente da República por um período de cinco anos.
Os Magistrados de carreira e os funcionários da Administração da Justiça são nomeados e exonerados nos termos da lei.
Da Procuradoria Geral da República
Artigo 99
A Procuradoria-Geral da República tem como principal missão zelar pelo estrito cumprimento da legalidade e demais disposições por parte de todos os órgãos do Estado, das regiões, províncias, distritos e municípios, bem como dos cidadãos e estrangeiros residentes no país.
Artigo 100
O Procurador-Geral da República e os Procuradores-Gerais Adjuntos são nomeados e exonerados pelo Presidente da República.
A Procuradoria-Geral da República rege-se por estatuto orgânico.
Capítulo VI. Do Tribunal Constitucional
Artigo 101
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O Tribunal Constitucional é composto por um Presidente e quatro vogais nomeados pelo Presidente da República; dois deles por proposta da Câmara dos Deputados e do Senado, respectivamente. O período dos Membros do Tribunal Constitucional será de sete anos.
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Compete ao Tribunal Constitucional:
Rever os recursos de inconstitucionalidade das leis.
Examinar os recursos de amparo constitucional contra as disposições e atos que violem os direitos e liberdades reconhecidos na Lei Fundamental.
Proclamar os resultados definitivos das Eleições Presidenciais, Legislativas, Municipais e das Operações de Referendo.
Declarar a incapacidade permanente física ou mental que constitua impedimento legal para o exercício das funções do Presidente da República, do Vice-Presidente da República, do Presidente da Câmara dos Deputados e do Presidente do Senado .
Tomar decisões de caráter vinculante, em relação à legalidade constitucional do desenvolvimento normativo das leis institucionais.
Rever os conflitos entre os órgãos constitucionais.
Rever a declaração de inconstitucionalidade de tratados internacionais.
Para quaisquer outros assuntos que as leis lhe atribuam.
Artigo 102
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Os órgãos legítimos para interpor recurso de inconstitucionalidade são:
O Presidente da República-Chefe de Estado.
O vice-presidente da República e o primeiro-ministro
A Câmara dos Deputados e o Senado com maioria qualificada de três quartos de seus membros
O Procurador-Geral da República.
Qualquer pessoa singular ou sucessores com interesse legítimo tem o direito de interpor recurso de amparo.
Artigo 103
Os membros do Tribunal Constitucional não podem ser membros do Governo, da Câmara dos Deputados, do Senado, da Carreira Judicial ou Fiscal, nem podem ocupar qualquer cargo de eleição pública.
Artigo 104
Qualquer lei orgânica regulará o funcionamento do Tribunal Constitucional, o estatuto dos seus membros e o procedimento para o exercício dos actos perante ele.
Capítulo VII. Do Conselho da República
Artigo 105
O Conselho da República é um Órgão Estadual consultivo de caráter político, encarregado de assessorar o Presidente da República na sua gestão durante o seu mandato e nos demais poderes do Estado.
Artigo 106
As matérias que são objeto de parecer do Conselho da República são:
A defesa e a salvaguarda da Lei Fundamental da Guiné Equatorial e dos valores supremos do Estado.
A manutenção da segurança interna e externa do Estado.
A defesa e a manutenção da unidade nacional, a integridade territorial e a soberania do Estado da República da Guiné Equatorial.
A defesa dos valores das culturas autóctones, da identidade banta e africana, bem como da civilização universal.
A defesa e manutenção do Estado de Direito e do sistema democrático da República da Guiné Equatorial.
Quaisquer outras questões submetidas a ele.
Artigo 107
O Conselho da República é composto por nove membros eleitos entre os Ex-Presidentes da República, os Ex-Presidentes da Câmara dos Deputados, os Ex-Presidentes do Senado, os Ex-Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e o Ex-Presidentes do Tribunal Constitucional, que tenham exercido os seus cargos com reconhecida honra e dignidade, bem como outras personalidades que, pela sua comprovada honestidade e dignidade, mereçam tal designação.
Artigo 108
Os membros do Conselho da República serão nomeados pelo Presidente da República e terão um mandato de cinco anos, renovável.
Os Ex-Presidentes da República serão membros vitalícios do Conselho da República.
Artigo 109
A condição de Membro do Conselho da República é incompatível com os cargos de membros de outros órgãos previstos nesta Lei Fundamental, com exceção dos Ex-Presidentes da República.
Artigo 110
Os membros do Conselho da República deixam de exercer as suas funções nos seguintes casos:
Devido ao término de seu mandato.
Devido à morte
Por incapacidade mental permanente.
Artigo 111
O Conselho da República será estruturado por:
Um Presidente, que será preferencialmente um dos Ex-Presidentes da República.
Um vice-presidente
Uma secretária.
Porta-vozes.
Artigo 112
A lei desenvolve as funções e competências do Conselho da República, bem como as imunidades dos seus membros.
Capítulo VIII. Do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Artigo 113
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O Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é o órgão técnico-consultivo sobre os planos e programas econômicos e sociais, bem como qualquer disposição legislativa ou normativa de caráter fiscal; pode também proceder com base numa economia de mercado à análise dos problemas de desenvolvimento da Guiné Equatorial.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Económico e Social emite os seus critérios e apresenta as suas conclusões sobre todas as questões relativas às matérias que lhe tenham sido submetidas à apreciação do Presidente da República, da Câmara dos Deputados, do Senado e demais órgãos da Administração da República Estado.
Acompanha a execução das decisões do Governo relativas à organização económica e social.
Artigo 114
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é composto por técnicos, especialistas e responsáveis em questões de desenvolvimento econômico e social. É composto por 30 membros, nomeados pelo Presidente da República por um período de cinco anos.
A organização interna e as normas de funcionamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social são previstas em lei.
Capítulo IX. Do Tribunal de Contas
Artigo 115
O controle fiscal é função pública que o Tribunal de Contas da República exercerá, que zela pela transparência da gestão fiscal da Administração e das pessoas físicas das entidades que movimentam fundos ou bens da Nação. Tal controle será exercido com posterior seletividade de acordo com os procedimentos, sistemas e princípios que a lei estabeleça.
O Tribunal de Contas é uma entidade de caráter técnico com autonomia administrativa e orçamentária. Não tem funções administrativas distintas das inerentes à sua própria organização.
Artigo 116
Todos os notáveis funcionários do Estado, as pessoas públicas assalariadas e as pessoas parapúblicas devem fazer a declaração dos seus bens patrimoniais antes de exercerem as funções para as quais são designados.
Artigo 117
O Presidente e os membros do Tribunal de Contas serão nomeados pelo Presidente da República.
A lei estabelece o número, a duração do mandato e as condições de nomeação do Presidente e dos Membros do Tribunal de Contas.
Artigo 118
O Tribunal de Contas terá as seguintes atribuições:
Prescrever os métodos e a forma de responsabilização dos responsáveis pela movimentação dos fundos ou bens da Nação e estabelecer os critérios de avaliação financeira, operacional e de resultados que devem ser objeto de monitoramento permanente.
Rever e controlar as contas dos responsáveis do erário público e determinar o grau de eficácia e eficiência demonstrado pela sua conduta.
Manter um registo da dívida pública da Nação e das entidades locais.
Exigir relatórios relativos à gestão fiscal dos funcionários públicos de qualquer ordem e de qualquer pessoa ou entidade pública ou privada que administre fundos ou bens da Nação.
Estabelecer a responsabilidade derivada da gestão fiscal, propor as sanções pecuniárias correspondentes e exercer a jurisdição coativa sobre a extensão deduzida delas.
Avaliar quanto à qualidade e eficiência do controlo fiscal interno das entidades e órgãos do Estado.
Apresentar ao Presidente da República e ao Parlamento um relatório anual sobre o cumprimento das suas funções e certificar a situação das finanças e contas do Estado.
Promover junto das autoridades competentes, fornecendo as respectivas provas, investigações criminais ou disciplinares contra aqueles que tenham causado prejuízo aos interesses patrimoniais do Estado. Sob sua responsabilidade, o Tribunal de Contas pode requerer, com sábia verdade e boa fé, a suspensão temporária de funcionários até que culminem as investigações ou os respectivos processos penais ou disciplinares.
Apresentar projetos de leis sobre o regime de controle fiscal, a organização e o funcionamento do Tribunal de Contas.
Quaisquer outras funções que a lei lhe atribua.
Artigo 119
Os resultados das investigações preliminares promovidas pelo Tribunal de Contas terão valor probatório perante a Procuradoria Geral da República e perante o juiz competente.
Artigo 120
A lei desenvolverá a estrutura e o funcionamento do Tribunal de Contas.
Artigo 121
A lei determinará a forma de exercer o controle e a vigilância sobre a gestão do Tribunal de Contas.
Capítulo X. Do Defensor do Povo
Artigo 122
O Defensor do Povo é o alto comissionado da Câmara dos Deputados e do Senado, por eles designado para a defesa dos direitos dos cidadãos incluídos nesta Lei Fundamental, para o que pode fiscalizar a actividade da Administração, notificando à Câmara dos Deputados e ao Senado.
Artigo 123
O Defensor do Povo será eleito pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, e será ratificado pelo Presidente da República, por um período de cinco anos.
Artigo 124
No Parlamento será designada uma Câmara mista dos Deputados-Senado, encarregada de fazer as relações com o Defensor do Povo e reportar-se aos respectivos plenários quantas vezes forem necessárias.
Artigo 125
Qualquer pessoa física ou jurídica que, em matéria que lhe diga respeito, considere que um órgão público não funcionou ou agiu de acordo com a missão de serviço público que lhe foi atribuída, poderá interpor recurso de amparo perante o Defensor do Pessoas.
Artigo 126
As funções do Defensor do Povo são:
Verificar e mediar qualquer conduta irregular nas relações entre a administração pública ou privada e os cidadãos.
Informar e denunciar perante os órgãos competentes sobre condutas em desacordo com as leis.
Mediar os conflitos que possam surgir entre a Administração e os administrados, propondo as soluções correspondentes aos órgãos competentes, conforme os casos.
Examinar os recursos de amparo e proteção contra as disposições e atos que violem os direitos e liberdades reconhecidos nesta Lei Fundamental.
Artigo 127
O Defensor do Povo é acessível a todas as pessoas.
O relatório emitido pelo Defensor do Povo deve ser acessível ao público salvo em circunstâncias excecionais determinadas pela lei que exijam o caráter confidencial dos mesmos.
Artigo 128
A lei estabelece a estrutura orgânica e funcional do Defensor do Povo.
TERCEIRO TÍTULO. DAS FORÇAS ARMADAS, DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DO ESTADO, E DA DEFESA NACIONAL
Artigo 129
As Forças Armadas e as Forças de Segurança do Estado constituem a instituição nacional que tem como principal missão, manter a Independência Nacional e a Integridade Territorial, defender a Soberania Nacional, salvaguardar os valores supremos da Pátria, a Segurança do Estado , a Ordem Pública e o normal funcionamento dos Poderes Públicos. As Forças Armadas e as Forças de Segurança do Estado são regidas por regulamentos próprios.
Artigo 130
A Defesa Nacional é a organização e participação de todas as forças vivas e os recursos morais e materiais da Nação quando as circunstâncias assim o exigirem.
Um regulamento orgânico rege a Defesa Nacional.