Constituição da Papua Nova Guiné de 1975 (revisada em 2016)
PREÂMBULO
NÓS, POVO DE PAPUA NOVA GUINÉ-
unidos em uma nação
prestar homenagem à memória dos nossos antepassados a fonte da nossa força e origem da nossa herança combinada
reconhecer os costumes dignos e sabedorias tradicionais de nosso povo que chegaram até nós de geração em geração
comprometemo-nos a guardar e transmitir aos que vierem depois de nós as nossas nobres tradições e os princípios cristãos que são nossos agora.
Pela autoridade de nosso direito inerente como povos antigos, livres e independentes
NÓS, O POVO, agora estabelecemos esta nação soberana e nos declaramos, sob a mão orientadora de Deus, como o Estado Independente de Papua Nova Guiné.
E AFIRMAMOS, em virtude dessa autoridade
que todo o poder pertence ao povo agindo por meio de seus representantes devidamente eleitos
que o respeito pela dignidade do indivíduo e a interdependência comunitária são princípios básicos da nossa sociedade
que guardamos com nossas vidas nossa identidade nacional, integridade e auto-respeito
que rejeitemos a violência e busquemos o consenso como meio de resolver nossos problemas comuns
que nossa riqueza nacional, conquistada com trabalho honesto e árduo, seja compartilhada de forma equitativa por todos.
NÓS AGORA, PORTANTO, DECLARAMOS
que nós, tendo resolvido promulgar uma Constituição para o Estado Independente de Papua Nova Guiné
E AGINDO por meio de nossa Assembléia Constituinte em 15 de agosto de 1975,
ESTABELECEMOS, ADOTAMOS E NOS ENTREGAMOS esta Constituição para entrar em vigor no Dia da Independência, ou seja, 16 de setembro de 1975
AO FAZER ASSIM NÓS, POVO DE PAPUA NOVA GUINÉ, ESTABELECEMOS ANTES DE NÓS ESTES OBJETIVOS NACIONAIS E PRINCÍPIOS DIRETIVOS QUE SUBSTITUEM A NOSSA CONSTITUIÇÃO:
Metas Nacionais e Princípios Diretivos.
NÓS NÓS PROCLAMAMOS os seguintes objetivos como nossos Objetivos Nacionais, e orientamos todas as pessoas e órgãos, corporativos e não corporativos, a serem guiados por estas nossas Diretrizes declaradas na prossecução e realização de nossos objetivos:-
1. DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL
Declaramos que nosso primeiro objetivo é que cada pessoa se envolva dinamicamente no processo de se libertar de toda forma de dominação ou opressão, para que cada homem ou mulher tenha a oportunidade de se desenvolver como pessoa integral no relacionamento com os outros.
NÓS SOLICITAMOS PARA-
que todos se envolvam em nossos esforços para alcançar o desenvolvimento humano integral de toda a pessoa para cada pessoa e buscar a realização por meio de sua contribuição para o bem comum; e
a educação seja baseada no respeito mútuo e no diálogo, e promova a conscientização do nosso potencial humano e a motivação para alcançar nossos Objetivos Nacionais por meio de um esforço autossuficiente; e
todas as formas de criatividade benéfica, incluindo ciências e culturas, devem ser ativamente encorajadas; e
melhoria do nível de nutrição e do padrão de saúde pública para permitir que nosso povo alcance a auto-realização; e
que a unidade familiar seja reconhecida como a base fundamental de nossa sociedade e que cada passo seja dado para promover a posição moral, cultural, econômica e social da família melanésia; e
desenvolvimento ocorra principalmente através do uso de formas de organização social e política da Papua-Nova Guiné.
2. IGUALDADE E PARTICIPAÇÃO
Declaramos que nosso segundo objetivo é que todos os cidadãos tenham oportunidades iguais de participar e se beneficiar do desenvolvimento de nosso país.
NÓS SOLICITAMOS PARA-
igualdade de oportunidades para todos os cidadãos participarem da vida política, econômica, social, religiosa e cultural do país; e
a criação de estruturas políticas que possibilitem a participação efetiva e significativa de nosso povo nessa vida e, em vista da rica diversidade cultural e étnica de nosso povo, que essas estruturas proporcionem uma substancial descentralização de todas as formas de atividade governamental; e
-
todo esforço a ser feito para alcançar uma distribuição equitativa de renda e outros benefícios do desenvolvimento entre os indivíduos e em todas as partes do país; e
a equalização dos serviços em todas as partes do país e para que todo cidadão tenha igual acesso aos processos legais e a todos os serviços, governamentais ou não, que sejam necessários para a satisfação de suas reais necessidades e aspirações; e
participação igualitária das mulheres cidadãs em todas as atividades políticas, econômicas, sociais e religiosas; e
a maximização do número de cidadãos participantes em todos os aspectos do desenvolvimento; e
medidas ativas a serem tomadas para facilitar a organização e o reconhecimento legal de todos os grupos envolvidos em atividades de desenvolvimento; e
meios a serem providos para que qualquer cidadão possa exercer sua criatividade e empreendimento pessoal na busca da realização condizente com o bem comum, e que nenhum cidadão seja privado dessa oportunidade em razão da posição predominante de outro; e
todo cidadão possa participar, diretamente ou por meio de representante, na consideração de qualquer assunto que afete seus interesses ou os interesses de sua comunidade; e
todas as pessoas e órgãos governamentais da Papua Nova Guiné para assegurar que, na medida do possível, os órgãos políticos e oficiais sejam compostos de modo a serem amplamente representativos dos cidadãos das várias áreas do país; e
todas as pessoas e órgãos governamentais que se esforcem para alcançar a alfabetização universal em Pisin, Hiri Motu ou Inglês, e em "tok ples" ou "ita eda tano gado"; e
reconhecimento dos princípios de que uma relação plena no casamento se baseia na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges, e que a paternidade responsável se baseia nessa igualdade.
3. SOBERANIA NACIONAL E AUTO-SUFICIÊNCIA
Declaramos que nosso terceiro objetivo é que a Papua Nova Guiné seja política e economicamente independente e nossa economia basicamente autossuficiente.
NÓS SOLICITAMOS PARA-
que nossos líderes se comprometam com esses Objetivos Nacionais e Princípios Diretivos, para garantir que sua liberdade de tomar decisões não seja restringida por obrigações ou relacionamento com outros, e para tomar todas as suas decisões no interesse nacional; e
que todos os órgãos governamentais baseiem seu planejamento para o desenvolvimento político, econômico e social nesses Objetivos e Princípios; e
a interdependência interna e a solidariedade entre os cidadãos e entre as províncias devem ser activamente promovidas; e
cidadãos e órgãos governamentais tenham o controle da maior parte do empreendimento econômico e da produção; e
controle estrito do capital de investimento estrangeiro e avaliação sábia de ideias e valores estrangeiros para que estes sejam subordinados ao objetivo de soberania e autoconfiança nacional e, em particular, para que a entrada de capital estrangeiro seja orientada para as políticas sociais e econômicas internas e à integridade da Nação e do Povo; e
que o Estado tome medidas efetivas para controlar e participar ativamente da economia nacional e, em particular, para controlar as grandes empresas envolvidas na exploração dos recursos naturais; e
o desenvolvimento econômico deve ocorrer principalmente pelo uso de habilidades e recursos disponíveis no país, seja dos cidadãos ou do Estado e não na dependência de habilidades e recursos importados; e
o reconhecimento constante de nossa soberania que não deve ser prejudicada pela dependência de assistência externa de qualquer tipo e, em particular, para que nenhum investimento, acordo ou entendimento militar ou de ajuda externa seja celebrado que ponha em perigo nossa autoconfiança e auto-respeito, ou nosso compromisso com esses Objetivos Nacionais e Princípios Diretivos, ou que possa levar a uma dependência substancial ou influência de qualquer país, investidor, credor ou doador.
4. RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE
Declaramos que nosso quarto objetivo é que os recursos naturais e o meio ambiente de Papua Nova Guiné sejam conservados e usados para o benefício coletivo de todos nós e reabastecidos para o benefício das gerações futuras.
NÓS SOLICITAMOS PARA-
-
uso sensato de nossos recursos naturais e do meio ambiente na terra ou no fundo do mar, no mar, sob a terra e no ar, no interesse de nosso desenvolvimento e em confiança para as gerações futuras; e
a conservação e recuperação, em benefício próprio e da posteridade, do meio ambiente e de suas qualidades sagradas, cênicas e históricas; e
todas as medidas necessárias a serem tomadas para dar proteção adequada aos nossos valiosos pássaros, animais, peixes, insetos, plantas e árvores.
5. PAPUA NOVAS MANEIRAS GUINÉIAS
Declaramos que nosso quinto objetivo é alcançar o desenvolvimento principalmente através do uso de formas de organizações sociais, políticas e econômicas da Papua Nova Guiné.
NÓS SOLICITAMOS PARA-
uma reorientação fundamental de nossas atitudes e das instituições de governo, comércio, educação e religião para as formas de participação, consulta e consenso da Papua Nova Guiné, e uma renovação contínua da capacidade de resposta dessas instituições às necessidades e atitudes do povo ; e
ênfase particular em nosso desenvolvimento econômico a ser colocada na atividade artesanal, de serviços e negócios de pequena escala; e
reconhecimento de que a diversidade cultural, comercial e étnica de nosso povo é uma força positiva, e para a promoção do respeito e valorização dos modos de vida e cultura tradicionais, incluindo a língua, em toda a sua riqueza e variedade, bem como para uma vontade de aplicar essas formas de forma dinâmica e criativa para as tarefas de desenvolvimento; e
aldeias e comunidades tradicionais permaneçam como unidades viáveis da sociedade da Papua-Nova Guiné e que medidas ativas sejam tomadas para melhorar sua qualidade cultural, social, econômica e ética.
Direitos básicos
RECONHECEMOS QUE, sujeito a quaisquer restrições impostas por lei aos não cidadãos, todas as pessoas em nosso país têm direito aos direitos e liberdades fundamentais do indivíduo, ou seja, o direito, qualquer que seja sua raça, tribo, local de origem, opinião política, cor, credo ou sexo, mas sujeito ao respeito pelos direitos e liberdades dos outros e pelo legítimo interesse público, a cada um dos seguintes:-
vida, liberdade, segurança da pessoa e proteção da lei; e
o direito de participar de atividades políticas; e
liberdade de tratamento desumano e trabalho forçado; e
liberdade de consciência, de expressão, de informação e de reunião e associação; e
liberdade de trabalho e liberdade de movimento; e
proteção para a privacidade de suas casas e outros bens e de privação injusta de propriedade,
e, por conseguinte, incluíram nesta Constituição disposições destinadas a proteger esses direitos e liberdades, sujeitas às limitações dessa proteção contidas nessas disposições, sendo as limitações destinadas principalmente a assegurar que o gozo dos direitos e liberdades reconhecidos por um indivíduo não prejudique os direitos e liberdades de terceiros ou o legítimo interesse público.
Obrigações Sociais Básicas
NÓS DECLARAMOS que todas as pessoas em nosso país têm as seguintes obrigações básicas para consigo mesmas e seus descendentes, entre si e com a Nação: -
respeitar e agir no espírito desta Constituição; e
reconhecer que eles podem desenvolver plenamente suas capacidades e promover seus verdadeiros interesses somente pela participação ativa no desenvolvimento da comunidade nacional como um todo; e
exercer os direitos garantidos ou conferidos por esta Constituição e aproveitar as oportunidades que lhe são disponibilizadas por ela para participar plenamente do governo da Nação; e
proteger Papua Nova Guiné e salvaguardar a riqueza nacional, os recursos e o meio ambiente no interesse não apenas da geração atual, mas também das gerações futuras; e
trabalhar de acordo com seus talentos em empregos socialmente úteis e, se necessário, criar para si oportunidades legítimas para tal emprego; e
respeitar os direitos e liberdades dos outros e cooperar plenamente com os outros no interesse da interdependência e da solidariedade; e
contribuir, conforme exigido por lei, de acordo com seus meios para as receitas necessárias para o avanço da Nação e os propósitos de Papua Nova Guiné; e
-
no caso dos pais, apoiar, assistir e educar os seus filhos (quer nascidos dentro ou fora do casamento) e, em particular, dar-lhes uma verdadeira compreensão dos seus direitos e obrigações básicos e dos Objetivos Nacionais e Princípios Diretivos; e
no caso dos filhos, respeitar os pais.
ALÉM DISSO, DECLARAMOS que todos os cidadãos têm a obrigação para consigo e com seus descendentes, uns com os outros e com a Nação de usar os lucros das atividades econômicas no desenvolvimento de nosso país e de nosso povo, e que a lei pode impor obrigação semelhante sobre não cidadãos que exerçam atividades econômicas em ou do nosso país.
PARTE I. INTRODUÇÃO
Divisão 1. A Nação
1. O ESTADO INDEPENDENTE DE PAPUA NOVA GUINÉ
Papua Nova Guiné é um Estado soberano e independente com o nome de Estado Independente de Papua Nova Guiné.
O nome do Estado Independente de Papua Nova Guiné e suas variantes serão protegidos por uma Lei do Parlamento.
2. A ÁREA DE PAPUA NOVA GUINÉ
A área da Papua Nova Guiné é constituída pela área que, imediatamente antes do Dia da Independência, constituía a então chamada Papua Nova Guiné, juntamente com todas as águas interiores e o mar territorial e terras subjacentes, e, sujeita a renúncia por resolução do Parlamento no final ou antes do final da sua próxima reunião, inclui as águas vizinhas e as terras subjacentes a essas águas, e as terras e águas adicionais, conforme declarado pelo Chefe de Estado, agindo com e de acordo com o conselho do Conselho Executivo Nacional, para fazer parte dessa área.
A soberania de Papua Nova Guiné sobre seu território e sobre os recursos naturais de seu território é e permanecerá absoluta, sujeita apenas às obrigações do direito internacional que são livremente aceitas por Papua Nova Guiné de acordo com esta Constituição.
3. SÍMBOLOS NACIONAIS
-
Atos do Parlamento podem prever e em relação a:
uma Bandeira Nacional; e
um Emblema Nacional; e
um Lema Nacional; e
um Selo Nacional; e
um Hino Nacional.
Até que outra disposição seja feita de acordo com a Subseção (1), a Bandeira Nacional, o Emblema Nacional e o Selo Nacional são aqueles que estavam em uso imediatamente antes do Dia da Independência.
4. DISTRITO DA CAPITAL NACIONAL
Haverá um Distrito Capital Nacional.
A Sede do Governo será no Distrito Capital Nacional.
Os limites do Distrito Capital Nacional serão definidos por Lei Orgânica.
Uma Lei Orgânica ou um Ato do Parlamento disporá sobre o governo do Distrito Capital Nacional.
Ao calcular o número de eleitorados provinciais de acordo com o Artigo 125 (eleitorados), o Distrito Capital Nacional será considerado como se fosse uma província.
5. PROVÍNCIAS
Uma Lei Orgânica pode declarar ou prever a declaração de parte do país como províncias.
Uma Lei Orgânica pode prever ou prever a criação de novas províncias pela fusão ou divisão das províncias existentes ou pela variação dos limites de uma província.
6. DECLARAÇÃO DE FIDELIDADE
Quando uma lei exigir que seja feita uma Declaração de Lealdade, esta deverá ser feita da seguinte forma:
"Eu...compreendendo plenamente as responsabilidades com as quais estou me comprometendo e as consequências de não cumprir esta Declaração e essas responsabilidades, declaro livre e voluntariamente minha lealdade ao Estado Independente de Papua Nova Guiné e seu povo e à Constituição da Papua Nova Guiné adotada pela Assembléia Constituinte em 15 de agosto de 1975, alterada de tempos em tempos de acordo com suas disposições, e prometo que defenderei a Constituição e as leis de Papua Nova Guiné".
7. JURAMENTO DE FIDELIDADE
Quando uma lei exige que um Juramento de Fidelidade ou Afirmação de Fidelidade seja feito, deve ser feito da seguinte forma:
"Juramento de fidelidade.
Eu juro que servirei bem e verdadeiramente e prestarei verdadeira lealdade a Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Seus herdeiros e sucessores de acordo com a lei.
ENTÃO ME AJUDE DEUS!
Afirmação de Fidelidade.
Eu, ... prometo e afirmo que servirei bem e verdadeiramente a Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Seus herdeiros e sucessores de acordo com a lei."
Divisão 2. Interpretação
8. PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
Para efeitos de interpretação desta Constituição e das Leis Orgânicas, aplica-se o disposto no Anexo 1 (Regras de Encurtamento e Interpretação das Leis Constitucionais) e, sujeito a esse Anexo, aplica-se a lei subjacente.
PARTE II. O SISTEMA JURÍDICO NACIONAL
Divisão 1. As Leis da Papua Nova Guiné
9. AS LEIS
As leis da Papua Nova Guiné consistem em-
esta Constituição; e
as Leis Orgânicas; e
os Atos do Parlamento; e
Regulamentos de Emergência; e
as leis provinciais; e
-
leis feitas sob ou adotadas por ou sob esta Constituição ou qualquer uma dessas leis, incluindo promulgações legislativas subordinadas feitas sob esta Constituição ou qualquer uma dessas leis; e
a lei subjacente,
e nenhum outro.
10. CONSTRUÇÃO DE LEIS ESCRITAS
Todas as leis escritas (exceto esta Constituição) devem ser lidas e interpretadas sujeitas a:
em qualquer caso, esta Constituição; e
no caso de Atos do Parlamento - quaisquer Leis Orgânicas relevantes; e
no caso de leis adotadas ou atos legislativos subordinados - as Leis Orgânicas e as leis pelas quais foram promulgadas ou feitas,
e de modo a não exceder a autoridade para torná-los devidamente dados, com a intenção de que, onde qualquer lei, exceto para esta seção, tenha excedido a autoridade assim dada, será, no entanto, uma lei válida na medida em que não excede essa autoridade.
Divisão 2. Leis Constitucionais
Subdivisão A. Lei Suprema
11. CONSTITUIÇÃO, ETC., COMO LEI SUPREMA
Esta Constituição e as Leis Orgânicas são a Lei Suprema de Papua Nova Guiné e, sujeito à Seção 10 (construção de leis escritas) todos os atos (sejam legislativos, executivos ou judiciais) que sejam inconsistentes com eles são, na medida da inconsistência , inválido e ineficaz.
As disposições desta Constituição e das Leis Orgânicas são auto-executáveis na medida em que as suas respectivas naturezas e matérias o permitam.
12. LEIS ORGÂNICAS
-
Sujeito à Subseção (4), para os efeitos desta Constituição, uma Lei Orgânica é uma lei feita pelo Parlamento que é:
para ou a respeito de uma disposição de matéria para a qual por meio de uma Lei Orgânica seja autorizada por esta Constituição; e
não incompatível com esta Constituição; e
expressa como uma Lei Orgânica.
Uma Lei Orgânica só pode ser alterada por outra Lei Orgânica, ou por alteração desta Constituição.
-
Nada nesta seção impede uma Lei Orgânica de-
fazer qualquer disposição que possa ser feita por uma lei do Parlamento; ou
exigindo que qualquer disposição seja feita por uma lei do Parlamento que de outra forma poderia ser feita,
mas qualquer disposição pode ser alterada pela mesma maioria exigida para qualquer outra lei do Parlamento.
-
Quando esta Constituição autoriza uma Lei Orgânica a prever qualquer matéria, a Lei Orgânica pode:
prever integralmente todos os aspectos dessa matéria, sem prejuízo de que todos esses aspectos não tenham sido expressamente referidos no dispositivo que autoriza a Lei Orgânica, salvo se esta Constituição limitar expressamente os aspectos dessa matéria que possam ser previstos em Lei Orgânica; e
pode impor condições, restrições ou modificações em relação a esse assunto ou a qualquer aspecto dele, exceto quando esta Constituição declarar expressamente que não devem ser impostas condições, restrições ou modificações em relação a esse assunto.
Subdivisão B. Alteração Constitucional e Leis Orgânicas
13. ALTERAÇÕES DA CONSTITUIÇÃO
Esta Constituição só pode ser alterada por lei feita pelo Parlamento que-
é expressa como uma lei para alterar esta Constituição; e
é feito e certificado de acordo com o Artigo 14 (realização de alterações à Constituição e Leis Orgânicas).
14. REALIZAÇÃO DE ALTERAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO E LEIS ORGÂNICAS
Sujeito às Seções 12 (3) (Leis Orgânicas) e 15 (alterações urgentes), uma proposta de lei para alterar esta Constituição, ou uma proposta de Lei Orgânica, deve ser apoiada em uma divisão de acordo com as Ordens Permanentes do Parlamento pelo prescrito maioria de votos determinada de acordo com o Artigo 17 ("maioria de votos prescrita") expressa em pelo menos duas ocasiões após oportunidade de debate sobre o mérito.
-
Sujeito ao artigo 15 (alterações urgentes), as oportunidades de debate referidas no subitem (1) devem ter sido-
durante as diferentes reuniões do Parlamento; e
separados no tempo por pelo menos dois meses,
e a proposta de lei deve ser publicada integralmente pelo Presidente da República no Diário da República, e distribuída, de acordo com o Regimento da Assembleia da República, a todos os deputados, pelo menos um mês antes da sua formalização na Assembleia da República.
As emendas a uma proposta de lei para emendar esta Constituição ou a uma proposta de Lei Orgânica não serão propostas a menos que tenham sido distribuídas aos membros do Parlamento antes do final da reunião do Parlamento em que a primeira oportunidade de debate referida na Subseção (1) ) ocorre.
-
Sujeito à Subseção (6), em seu certificado fornecido sob a Seção 110 (certificação quanto à elaboração de leis), o Orador deve certificar que os requisitos das Subseções (1), (2) e (3) ou Seção 15 (alterações urgentes) , conforme o caso, foram cumpridas.
-
O certificado referido na Subseção (4) deve declarar
a data em que cada votação foi realizada; e
-
em relação a cada voto-
o número de assentos no Parlamento na época; e
o respectivo número de membros do Parlamento votando a favor e contra a proposta, e onde os requisitos da Subseção (2) foram dispensados nos termos da Seção 15 (alterações urgentes) a favor e contra a moção para a renúncia,
e é, na ausência de prova em contrário, prova conclusiva do assunto assim declarado.
-
A menos que o Parlamento decida de outra forma em qualquer caso particular, a Subseção (1) não se aplica quando o Presidente, após consulta com o Presidente do Tribunal ou um Juiz nomeado pelo Presidente do Tribunal para o efeito, certifica que a lei proposta-
não afeta a substância de qualquer disposição a ser alterada por ela; ou
é projetado para corrigir um erro ou omissão evidente; ou
é meramente incidental ou conseqüente a alguma outra alteração desta Constituição ou de qualquer outra lei,
e tal lei pode ser feita da mesma forma que os Atos do Parlamento.
O Supremo Tribunal pode, a pedido de qualquer pessoa feito dentro de quatro semanas após a data de uma certidão nos termos da Subseção (6) ou outro tempo que um Juiz, a pedido feito dentro desse prazo, considere razoável nas circunstâncias particulares, negar a certificado, mas de outra forma o certificado é conclusivo.
15. ALTERAÇÕES URGENTES
As disposições desta seção deixam de vigorar no primeiro momento do quarto aniversário do Dia da Independência.
Sem prejuízo do disposto no n.º 5, os requisitos do n.º 2 do artigo 14.º (alterações à Constituição e às Leis Orgânicas) podem ser dispensados, por motivo de urgência, pelo Parlamento por divisão de acordo com o Regimento do Parlamento por maioria absoluta de dois terços.
-
Os requisitos da Seção 14 (2) (fazer alterações na Constituição e nas Leis Orgânicas) não serão dispensados sob a Subseção (2), a menos que-
pelo menos quatro dias de aviso da intenção de acordo com as Ordens Permanentes do Parlamento para invocar a Subseção (2); e
a proposta de lei foi distribuída, de acordo com o Regimento do Parlamento, a todos os membros do Parlamento e publicada na íntegra pelo Presidente no Diário da República pelo menos quatro dias antes da moção para invocar a Subsecção (2); e
as oportunidades de debate referidas no n.º 1 do artigo 14.º (fazer alterações à Constituição e às Leis Orgânicas) foram separadas no tempo por pelo menos duas semanas, mas não necessariamente durante as diferentes reuniões do Parlamento.
As emendas a uma proposta de lei para emendar esta Constituição ou a uma proposta de Lei Orgânica à qual esta seção se aplica não serão movidas a menos que tenham sido distribuídas aos membros do Parlamento antes do final do primeiro debate sobre o assunto.
-
Esta seção não se aplica a leis propostas para alterar as seguintes disposições desta Constituição, ou Leis Orgânicas feitas para os fins de qualquer disposição:-
esta seção;
o Preâmbulo;
Divisão II.2. (Leis Constitucionais);
Divisão III.1. (Metas Nacionais e Princípios Diretivos);
Divisão III.2. (código de liderança);
Divisão III.3. (direitos básicos);
Divisão III.5. (obrigações sociais básicas);
Parte IV. (cidadania);
Divisão VI.2. (o Parlamento Nacional);
Divisão VI.3. (instâncias especiais dos poderes legislativos);
Divisão VI.5. (a administração da justiça);
Parte VIA. (governo provincial e governo local);
Divisão VII.2. (a Comissão de Serviços Públicos);
Divisão VII.4. (disposições especiais em relação à Polícia);
Divisão VII.5. (disposições especiais em relação à Força de Defesa);
Parte VIII. (supervisão e controle);
Parte IX. (titulares de cargos constitucionais e instituições constitucionais);
Parte X. (poderes de emergência).
16. ALTERAÇÕES INDIRETAS
-
Nenhuma Lei Constitucional entra em vigor de modo a afetar o funcionamento de qualquer disposição de tal lei em vigor imediatamente antes do início da primeira lei mencionada, a menos que tenha sido feita na forma e na forma exigidas para a alteração daquela disposição.
Para evitar dúvidas, declara-se que a Subseção (1) se estende ao Anexo 1 (Regras para Encurtamento e Interpretação das Leis Constitucionais) em sua aplicação a qualquer disposição desta Constituição.
17. MAIORIA DE VOTOS PRESCRITA"
Sujeito a esta seção, em relação a uma proposta de lei para alterar qualquer disposição desta Constituição, a maioria de votos prescrita para os fins da Seção 14 (fazer alterações à Constituição e Leis Orgânicas) é a maioria dos votos prescritos por esta Constituição em em relação a essa disposição, ou se nenhuma maioria for prescrita, uma maioria absoluta de dois terços dos votos.
Para os fins da Subseção (1) a maioria prescrita de votos para esta subseção, Seções 3, 6, 8, 20, 21, 23, 24, 26 a 31 (inclusive), 63, 68, 69, 73, 77 a 98 (inclusive), 101, 103, 104, 110, 117, 138, 139, 150, 156, 165, 167, 171, 184 a 187 (inclusive), 206, 248 a 252 (inclusive), 264 a 268 (inclusive) , Sch. 1.21, Sch. 2.1 a Sch. 2.14 (inclusive), os Anexos 3, 4 e 5 são maioria absoluta.
Para os fins da Subseção (1) a maioria prescrita de votos para esta subseção, Seções 35, 36, 50, 57, 105, 106, 109, 113, 125, 126, 155, 157, 160, 163, 217, 235, 239, 243, 244, 245 e 269 é uma maioria absoluta de três quartos.
Sujeito a esta seção, para os propósitos de uma proposta de lei para adicionar uma nova disposição a esta Constituição, a maioria prescrita de votos é a mesma que a maioria prescrita de votos que seria necessária para alterar essa disposição se já estivesse promulgada.
-
Sujeito à Seção 12(3) (Leis Orgânicas), em relação a uma Lei Orgânica proposta, a maioria prescrita de votos é-
no caso de proposta de Lei Orgânica para alteração de dispositivo de Lei Orgânica - a mesma que seria necessária para a elaboração do dispositivo proposto a ser alterado; e
-
em qualquer outro caso-
a maioria de votos (não inferior à maioria absoluta) prescrita por esta Constituição para a elaboração da Lei Orgânica; e
se nenhuma maioria for prescrita, uma maioria absoluta de dois terços.
Quando, em virtude da aplicação das disposições anteriores desta seção, houver diferentes maiorias prescritas em relação a diferentes disposições de uma proposta de lei, a maioria prescrita de votos em relação à lei como um todo é a maior dessas maiorias.
Nada nesta seção impede que diferentes maiorias sejam prescritas em relação a diferentes aspectos ou objetos de uma disposição.
Nenhuma Lei Orgânica pode exigir maioria de votos para a alteração de disposição de Lei Orgânica superior àquela pela qual foi elaborada a primeira lei.
-
Não obstante qualquer coisa nesta seção, até 16 de setembro de 1980-
para efeitos de uma proposta de lei para acrescentar uma nova disposição a esta Constituição, a maioria prescrita de votos é a maioria absoluta; e
para efeitos de elaboração de uma Lei Orgânica prevista nesta Constituição quando adoptada a maioria prescrita é a maioria absoluta.
Subdivisão C. Interpretação Constitucional
18. JURISDIÇÃO INTERPRETATIVA ORIGINAL DO SUPREMO TRIBUNAL
Sujeito a esta Constituição, o Supremo Tribunal tem competência originária, com exclusão de outros tribunais, para qualquer questão relativa à interpretação ou aplicação de qualquer disposição de uma Lei Constitucional.
Sujeito a esta Constituição, quando qualquer questão relativa à interpretação ou aplicação de qualquer disposição de uma Lei Constitucional surgir em qualquer tribunal ou tribunal que não seja o Supremo Tribunal, o tribunal ou tribunal deve, a menos que a questão seja trivial, vexatória ou irrelevante, encaminhar o assunto ao Supremo Tribunal e tomar qualquer outra medida (incluindo o adiamento do processo) que seja apropriada.
19. REFERÊNCIAS ESPECIAIS AO SUPREMO TRIBUNAL
Sujeito à Subseção (4), o Supremo Tribunal deverá, a pedido de uma autoridade referida na Subseção (3), dar sua opinião sobre qualquer questão relacionada à interpretação ou aplicação de qualquer disposição de uma Lei Constitucional, incluindo (mas sem limitar a generalidade dessa expressão) qualquer questão quanto à validade de uma lei ou lei proposta.
-
Uma opinião emitida ao abrigo da Subsecção (1) tem o mesmo efeito vinculativo que qualquer outra decisão do Supremo Tribunal.
-
As seguintes autoridades apenas têm o direito de fazer o pedido de acordo com a Subseção (1): -
o Parlamento; e
o Chefe de Estado, agindo com e de acordo com o conselho do Conselho Executivo Nacional; e
os Oficiais Jurídicos de Papua Nova Guiné; e
a Comissão de Reforma Jurídica; e
a Comissão de Ouvidoria; e
uma Assembleia Provincial ou um Governo Local; e
um executivo provincial; e
um órgão estabelecido por uma Lei Constitucional ou um Acto do Parlamento especificamente para a resolução de litígios entre o Governo Nacional e Governos Provinciais ou Governos Locais, ou entre Governos Provinciais, ou entre Governos Provinciais e Governos Locais, ou Local- governos de nível; e
o Orador, de acordo com a Seção 137(3) (Atos de Indenização).
-
Sujeito a qualquer ato do Parlamento, as Regras do Tribunal da Suprema Corte podem fazer disposições em relação a questões relacionadas à jurisdição da Suprema Corte sob esta seção, e em particular quanto a:
a forma e o conteúdo das questões a serem decididas pela Corte; e
a provisão de advogado adequado para permitir a argumentação completa perante o Tribunal de qualquer questão; e
casos e circunstâncias em que o Tribunal pode recusar-se a emitir um parecer.
Nesta seção, "proposta de lei" significa uma lei que foi formalmente apresentada ao órgão legislativo relevante.
Divisão 3. Adoção, Recepção e Desenvolvimento de Certas Leis
20. LEI SUBJACENTE E ESTATUTOS DE PRÉ-INDEPENDÊNCIA
-
Uma lei do Parlamento deve-
declarar a lei subjacente de Papua Nova Guiné; e
prever o desenvolvimento da lei subjacente de Papua Nova Guiné.
-
Até que uma Lei do Parlamento disponha de outra forma,
a lei subjacente de Papua-Nova Guiné será conforme prescrito no Anexo 2 (adoção, etc., de certas leis); e
a forma de desenvolvimento da lei subjacente deve ser conforme prescrito pelo Anexo 2 (adoção, etc., de certas leis).
Certos estatutos pré-independência são adotados e serão adotados, como Atos do Parlamento e decretos subordinados de Papua Nova Guiné, conforme prescrito no Anexo 2 (adoção, etc., de certas leis).
21. OBJETIVO DO ANEXO 2
O objetivo do Anexo 2 (adoção, etc., de certas leis) e do Ato do Parlamento referido na Seção 20 (lei subjacente e estatutos pré-independência) é ajudar no desenvolvimento de nossa jurisprudência indígena, adaptada às circunstâncias de mudança de Papua Nova Guiné.
Para os fins estabelecidos na Subseção (1), uma Comissão de Reforma da Lei será estabelecida de acordo com o Anexo 2 (adoção, etc., de certas leis), e certas responsabilidades especiais são impostas por esse Anexo ao Sistema Judicial Nacional (e em particular no Supremo Tribunal e no Tribunal Nacional) e na Comissão de Reforma da Lei.
Divisão 4. Geral
22. EXECUÇÃO DA CONSTITUIÇÃO
As disposições desta Constituição que reconhecem direitos das pessoas singulares (incluindo as sociedades e associações), bem como as que conferem poderes ou impõem deveres às autoridades públicas, não ficarão sem efeito por falta de legislação de amparo, maquinaria ou processual, mas a a falta deverá, na medida do possível, ser suprida pelo Tribunal Nacional à luz das Metas Nacionais e Princípios Diretivos, e por analogia com outras leis, princípios gerais de justiça e doutrina geralmente aceita.
23. SANÇÕES
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Quando qualquer disposição de uma Lei Constitucional proíba ou restrinja um ato, ou imponha um dever, a menos que uma Lei Constitucional ou um Ato do Parlamento preveja a aplicação dessa disposição, o Tribunal Nacional pode-
impor uma pena de prisão por um período não superior a 10 anos ou uma multa não superior a K10 000,00; ou
na ausência de qualquer outro recurso igualmente eficaz de acordo com as leis de Papua Nova Guiné, ordenar a compensação por uma pessoa (incluindo um órgão governamental) que esteja em falta,
ou ambos, por violação da proibição, restrição ou dever, e pode fazer tal ordem adicional nas circunstâncias que julgar apropriadas.
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Quando uma disposição de uma Lei Constitucional proíba ou restrinja um acto ou imponha um dever, o Tribunal Nacional pode, se o julgar conveniente, ordenar qualquer ordem que considere conveniente para prevenir ou remediar a violação da proibição, restrição ou dever, e a Subseção (1) se aplica ao descumprimento da ordem como se fosse uma violação de uma disposição desta Constituição.
Quando o Tribunal Nacional considerar apropriado, poderá incluir em um despacho sob a Subseção (2) uma ordem antecipada sob a Subseção (1).
24. USO DE CERTOS MATERIAIS COMO AUXÍLIO À INTERPRETAÇÃO
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Os registros oficiais de debates e de votações e procedimentos -
na Assembleia da República pré-independência sobre o relatório da Comissão de Planeamento Constitucional; e
na Assembleia Constituinte sobre o projeto desta Constituição, juntamente com o referido relatório e quaisquer outros documentos ou documentos apresentados para fins ou em conexão com esses debates, podem ser usados, na medida em que sejam relevantes, como auxiliares de interpretação, quando surge a questão relativa à interpretação ou aplicação de qualquer disposição de uma Lei Constitucional.
Uma Lei do Parlamento pode prever a forma de prova dos registos e documentos referidos na Subsecção (1).
Na Subsecção (1), "o relatório da Comissão de Planeamento Constitucional" significa o Relatório Final da Comissão de Planificação Constitucional pré-independência datado de 13 de agosto de 1974 e apresentado à Assembleia da Assembleia pré-independência em 16 de agosto de 1974.
PARTE III. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE GOVERNO
Divisão 1. Metas Nacionais e Princípios Diretivos
25. IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS NACIONAIS E PRINCÍPIOS DIRETIVOS
Exceto na medida prevista nas Subseções (3) e (4), as Metas Nacionais e os Princípios Diretivos não são passíveis de justiça.
Não obstante, é dever de todos os órgãos governamentais aplicá-los e executá-los dentro de suas respectivas competências.
Quando qualquer lei, ou qualquer poder conferido por qualquer lei (seja o poder legislativo, judicial, executivo, administrativo ou de outro tipo), possa ser razoavelmente entendido, aplicado, exercido ou executado, sem deixar de dar efeito à intenção de Parlamento ou a esta Constituição, de forma a dar cumprimento aos Objectivos Nacionais e aos Princípios Directivos, ou pelo menos não os derrogar, deve ser entendido, aplicado ou exercido, e deve ser cumprido, dessa forma.
A subseção (1) não se aplica à jurisdição da Comissão de Ouvidoria ou de qualquer outro órgão prescrito para os fins da Divisão III.2 (código de liderança), que deve levar em consideração os Objetivos Nacionais e os Princípios Diretivos em todos os casos, conforme apropriado .
Divisão 2. Código de Liderança
26. APLICAÇÃO DA DIVISÃO 2
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As disposições desta Divisão aplicam-se a e em relação a-
o Primeiro-Ministro, o Vice-Primeiro-Ministro e os demais Ministros; e
o Líder e Vice-Líder da Oposição; e
todos os outros membros do Parlamento; e
membros das Assembleias Provinciais e Governos Locais; e
todos os titulares de cargos constitucionais na acepção da Seção 221 (definições); e
todos os chefes de Departamentos do Serviço Público Nacional; e
todos os chefes ou membros dos conselhos ou outros órgãos de controle das autoridades estatutárias; e
o Comissário de Polícia; e
o Comandante da Força de Defesa; e
todos os embaixadores e outros altos funcionários diplomáticos e consulares prescritos por uma Lei Orgânica ou um Ato do Parlamento; e
o administrador público; e
o pessoal pessoal do Governador-Geral, dos Ministros e do Líder e Vice-Líder da Oposição; e
diretores executivos de partidos políticos registrados conforme definido pela Seção 128 ("partido político registrado"); e
pessoas que detenham os cargos públicos declarados na Subseção (3) como cargos para e em relação aos quais esta Divisão se aplica.
Esta Divisão se aplica a e em relação a uma pessoa mencionada na Subseção (1) não apenas no cargo referido nessa subseção, mas também em qualquer outro cargo ou cargo que ele detenha sob qualquer lei em virtude desse cargo.
Uma Lei Orgânica ou um Ato do Parlamento pode declarar qualquer cargo público (incluindo um cargo em um governo provincial ou um órgão do governo local) como um cargo para e em relação ao qual esta Divisão se aplica.
Em caso de dúvida sobre se uma pessoa é uma pessoa a quem esta Divisão se aplica, a decisão da Comissão de Ouvidoria é final.
27. RESPONSABILIDADES DO ESCRITÓRIO
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A pessoa a quem esta Divisão se aplica tem o dever de se comportar de tal maneira, tanto em sua vida pública ou oficial quanto em sua vida privada, e em sua associação com outras pessoas, como não
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colocar-se em situação em que tenha ou possa ter conflito de interesses ou possa ser comprometido no exercício de suas funções públicas ou oficiais; ou
rebaixar seu cargo ou posição; ou
permitir que sua integridade pública ou oficial, ou sua integridade pessoal, seja questionada; ou
pôr em perigo ou diminuir o respeito e a confiança na integridade do governo em Papua Nova Guiné.
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Em particular, uma pessoa a quem esta Divisão se aplica não deve usar seu cargo para ganho pessoal ou entrar em qualquer transação ou se envolver em qualquer empreendimento ou atividade que possa dar origem a dúvidas na mente do público sobre se ele está realizando ou tenha cumprido o dever imposto pela Subseção (1).
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É o dever adicional de uma pessoa a quem esta Divisão se aplica -
assegurar, na medida do seu poder legal, que seu cônjuge e filhos e quaisquer outras pessoas por quem ele seja responsável (seja moralmente, legalmente ou por uso), incluindo nomeados, curadores e agentes, não se comportem de maneira que possa dar origem a dúvidas na mente do público quanto ao cumprimento de seus deveres sob esta seção; e
se necessário, desvincular-se publicamente de qualquer atividade ou empreendimento de qualquer um de seus associados, ou de uma pessoa referida no parágrafo (a), que possa dar origem a tal dúvida; e
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em particular, um chefe de departamento que tenha controle do gasto de fundos públicos, deve assegurar que ele ou seus funcionários, autorizados a gastar fundos públicos -
gastar adequadamente os fundos públicos para implementar as políticas e diretrizes do Governo Nacional; ou
exercer suas respectivas atribuições legislativas em relação à aplicação de recursos públicos; ou
implementar a dotação orçamental do Governo Nacional; ou
não aplicar indevidamente ou fazer mau uso de fundos públicos,
A Comissão de Ouvidoria ou outra autoridade prescrita para o efeito sob a Seção 28 (disposições adicionais) pode, sujeito a esta Divisão e a qualquer Lei Orgânica feita para os fins desta Divisão, dar instruções, em geral ou em um caso particular, para garantir a obtenção dos objetos desta seção.
Não obstante a Subseção (4), os poderes conferidos à Comissão nesta seção, não incluem o poder de dar diretivas que impeçam a implementação de políticas, diretivas, poderes e funções do Governo, incluindo os Governos Provinciais e Locais, diretivas, poderes e funções destinadas a alcançar os objetivos econômicos, desenvolvimento social, cultural e infra-estrutural do país, incluindo a implementação da dotação orçamental anual do Governo, incluindo os Governos Provinciais e Locais.
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Uma pessoa a quem esta Divisão se aplica que-
for condenado por um delito em relação ao seu cargo ou cargo ou em relação ao desempenho de suas funções ou deveres; ou
deixar de cumprir uma orientação sob a Subseção (4) ou de outra forma não cumprir as obrigações impostas pelas Subseções (1), (2) ou (3),
é culpado de má conduta no cargo.
28. DISPOSIÇÕES ADICIONAIS
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Para efeitos desta Divisão, uma Lei Orgânica-
poderá conferir à Comissão de Ouvidoria ou a outra autoridade quaisquer poderes que sejam necessários ou convenientes para a consecução dos objetos desta Divisão e da Lei Orgânica; e
deverá prever a divulgação à Comissão de Ouvidoria ou a alguma outra autoridade dos rendimentos pessoais e comerciais e assuntos financeiros das pessoas a quem esta Divisão se aplica, e de seus familiares e associados, e em particular de interesses em contratos com órgãos governamentais e de cargos de administração e cargos semelhantes por eles ocupados (incluindo poderes para nomear diretores, fiduciários ou agentes, ou diretores semelhantes); e
deve autorizar a Comissão de Ouvidoria ou alguma outra autoridade a exigir que uma pessoa a quem esta Divisão se aplique a alienar ou colocar sob o controle do administrador público quaisquer ativos ou renda quando isso parecer desejável para atingir os objetivos desta Divisão; e
pode prescrever atos específicos que constituam faltas no exercício do cargo; e
pode criar ofensas (incluindo ofensas por pessoas a quem esta Divisão se aplica e ofensas por outras pessoas); e
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providenciará a apuração pela Comissão de Ouvidoria ou outra autoridade dos casos de suposta ou suspeita de má conduta no exercício do cargo, e conferirá à Comissão ou autoridade os poderes necessários ou convenientes para esse fim; e
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estabelecerá tribunais independentes que-
investigará e determinará quaisquer casos de alegada ou suspeita de má conduta no cargo que lhes sejam encaminhados de acordo com a Lei Orgânica; e
são obrigados, sujeitos à Subseção (1A), a recomendar à autoridade competente que uma pessoa considerada culpada de má conduta no cargo seja demitida do cargo ou cargo; e
poderá fazer qualquer outra disposição que seja necessária ou conveniente para a consecução dos objetivos desta Divisão.
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Uma Lei Orgânica pode estabelecer que, quando o tribunal independente referido na Subseção (1)(g) considerar que-
não houve culpa grave por parte de uma pessoa considerada culpada de má conduta no cargo; e
a ordem pública e o bem público não exijam demissão, poderá recomendar à autoridade competente que lhe seja imposta alguma outra sanção prevista em lei ou fazer tal diretiva que seja necessária ou conveniente para a consecução dos objetivos desta Divisão, a essa pessoa.
Quando um tribunal independente referido na Subseção (1)(g) fizer uma recomendação à autoridade competente de acordo com esse parágrafo ou com a Subseção (1A), a autoridade competente deverá agir de acordo com a recomendação.
-
Para os fins das Subseções (1)(g), (1A) e (2), "a autoridade apropriada"-
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em relação a-
uma pessoa que exerça um cargo referido na Seção 26(1)(a), (b), (c) ou (d) (aplicação da Divisão 2); e
uma pessoa que detenha um cargo eletivo declarado nos termos da Seção 26(3) como um cargo para e em relação ao qual esta Divisão se aplica,
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significa o Chefe de Estado; e
em relação a uma pessoa que detenha qualquer outro cargo ao qual esta Divisão se aplique significa a autoridade de nomeação apropriada.
Uma Lei Orgânica pode prever a suspensão do cargo de uma pessoa a quem esta Divisão se aplica enquanto se aguarda a investigação de qualquer caso de má conduta alegada ou suspeita por ele no cargo.
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Os processos sob a Subseção (1)(g) não são processos judiciais, mas estão sujeitos aos princípios da justiça natural, e uma Lei Orgânica pode fornecer-
para que tais processos para os fins desta Divisão sejam um impedimento para um procedimento sob outra lei; ou
para que um processo de acordo com uma lei seja um impedimento para um processo para os fins desta Divisão.
29. ACUSAÇÃO DE MÁ CONDUTA NO ESCRITÓRIO
Quando a Comissão do Ombudsman ou outra autoridade mencionada na Seção 28(1)(f) (disposições adicionais) for de opinião que há evidência de má conduta no cargo por uma pessoa a quem esta Divisão se aplica, ela pode encaminhar o assunto para o Procurador Público para acusação perante um tribunal estabelecido ao abrigo da Secção 28(1)(g) (disposições adicionais).
Se o Ministério Público não processar a questão dentro de um prazo razoável, a Comissão poderá processá-la em seu lugar.
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Não obstante a Subseção (1), se a Comissão de Ouvidoria ou outra autoridade referida na Seção 28(f) (disposições adicionais) for de opinião que-
inexistência de culpa grave por parte do alegado culpado de má conduta e de ordem pública e de bem público não carecem de despedimento; ou
a evidência de má conduta no cargo por uma pessoa a quem esta Divisão se aplica, é trivial ou na natureza de um delito menor e os objetivos desta Divisão podem ser alcançados sem processo judicial,
pode dar a essa pessoa uma diretiva que seja necessária ou conveniente para atingir os objetivos desta Divisão.
30. OUTRAS AUTORIDADES
Quando outra autoridade é prescrita na Seção 28 (disposições adicionais), essa autoridade-
será composto por uma pessoa ou pessoas que são declaradas sob a Seção 22(1) (definições) como titular de um cargo constitucional; e
não está sujeito a direção ou controle por qualquer pessoa ou autoridade.
31. DESQUALIFICAÇÕES NA DEMISSÃO
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Uma pessoa que foi demitida do cargo sob esta Divisão por má conduta no cargo não é elegível -
à eleição para qualquer cargo público eletivo; ou
para nomeação como Chefe de Estado ou como membro nomeado do Parlamento; ou
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para nomeação para uma legislatura provincial ou executivo provincial (incluindo o cargo de chefe de um executivo provincial), ou para um órgão do governo local,
por um período de três anos após a data de sua demissão.
Em caso de dúvida se um cargo ou cargo é um cargo ou cargo ao qual se aplica a Subseção (1)(a), (b) ou (c), a decisão da Comissão de Ouvidoria é final.
Divisão 3. Direitos Básicos
Subdivisão A. Introdutória
32. DIREITO À LIBERDADE
A liberdade baseada na lei consiste na menor restrição às atividades dos indivíduos que seja consistente com a manutenção e o desenvolvimento de Papua Nova Guiné e da sociedade de acordo com esta Constituição e, em particular, com os Objetivos e Princípios Diretivos Nacionais e o Obrigações Sociais Básicas.
-
Toda pessoa tem o direito à liberdade com base na lei e, portanto, tem o direito legal de fazer qualquer coisa que-
não fere ou interfere nos direitos e liberdades de terceiros; e
não é proibido por lei,
e nenhuma pessoa-
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é obrigado a fazer tudo o que não é exigido por lei; e
pode ser impedido de fazer qualquer coisa que esteja em conformidade com as disposições dos parágrafos (a) e (b).
Esta seção não pretende refletir sobre a existência extralegal, natureza ou efeito de obrigações sociais, cívicas, familiares ou religiosas, ou outras obrigações de natureza extralegal, ou impedir que tais obrigações sejam efetivadas por lei.
33. OUTROS DIREITOS E LIBERDADES, ETC
Nada nesta Divisão derroga os direitos e liberdades do indivíduo sob qualquer outra lei e, em particular, uma Lei Orgânica ou um Ato do Parlamento pode fornecer garantias adicionais de direitos e liberdades e restringir ainda mais as limitações que podem ser impostas, ou no exercício de qualquer direito ou liberdade (incluindo as limitações que podem ser impostas pela Seção 38 (qualificações gerais sobre direitos qualificados)).
34. APLICAÇÃO DA DIVISÃO 3
Sujeito a esta Constituição, cada disposição desta Divisão se aplica, na medida do possível
tanto entre indivíduos quanto entre órgãos governamentais e indivíduos; e
para e em relação a corporações e associações (exceto órgãos governamentais) da mesma forma que se aplica a e em relação a indivíduos,
salvo quando, ou na medida em que, a intenção contrária conste nesta Constituição.
Subdivisão B. Direitos Fundamentais
35. DIREITO À VIDA
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Nenhuma pessoa será privada de sua vida intencionalmente, exceto:
na execução de uma sentença de um tribunal após a sua condenação por um crime para o qual a pena de morte é prescrita por lei; ou
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como resultado do uso da força na medida em que seja razoável nas circunstâncias do caso e seja permitido por qualquer outra lei.
para a defesa de qualquer pessoa da violência; ou
para efetuar uma prisão legal ou impedir a fuga de uma pessoa legalmente detida; ou
para reprimir um motim, uma insurreição ou um motim; ou
para impedi-lo de cometer um delito; ou
com o objetivo de reprimir a pirataria ou terrorismo ou atos similares; ou
como resultado de um ato legítimo de guerra.
Nada na Subseção (1)(b) isenta qualquer pessoa de qualquer responsabilidade legal em relação ao assassinato de outra pessoa.
36. LIBERDADE DE TRATAMENTO DESUMANO
Nenhuma pessoa será submetida a tortura (física ou mental), nem a tratamento ou castigo cruel ou desumano, ou incompatível com o respeito pela dignidade inerente à pessoa humana.
O assassinato de uma pessoa em circunstâncias nas quais a Seção 35(1)(a) (direito à vida) não infringe, por si só, a Subseção (1), embora a forma ou as circunstâncias do assassinato possam infringi-la.
37. PROTEÇÃO DA LEI
Toda pessoa tem direito à plena proteção da lei, e as disposições seguintes desta seção destinam-se a garantir que esse direito esteja plenamente disponível, especialmente para pessoas sob custódia ou acusadas de delitos.
Excepto, salvo disposição em contrário do Parlamento, no caso do crime vulgarmente conhecido como desobediência ao tribunal, ninguém pode ser condenado por um crime que não seja definido por, e cuja pena não seja prescrita por, um lei escrita.
Uma pessoa acusada de um delito deve, a menos que a acusação seja retirada, de uma audiência justa dentro de um prazo razoável, por um tribunal independente e imparcial.
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Uma pessoa acusada de um crime -
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será presumida inocente até que se prove sua culpa de acordo com a lei, mas uma lei pode colocar sobre uma pessoa acusada de um delito o ônus de provar fatos particulares que são, ou seriam, peculiarmente de seu conhecimento; e
deve ser informado prontamente, numa língua que compreenda, e em pormenor, sobre a natureza da infracção de que é acusado; e
deve dispor de tempo e meios adequados para a preparação de sua defesa; e
será permitida a assistência gratuita de um intérprete se não compreender ou não falar a língua utilizada no julgamento da acusação; e
poderá defender-se perante o tribunal pessoalmente ou, a expensas suas, por representante legal da sua escolha, ou se for titular de apoio judiciário, pelo Procurador ou por outro representante legal que lhe tenha sido designado em de acordo com a lei; e
terá a possibilidade de ouvir pessoalmente ou pelo seu representante legal as testemunhas convocadas pelo Ministério Público, obter a comparência e proceder à inquirição das testemunhas e depor perante o tribunal em seu próprio nome, nas mesmas condições como as que se aplicam às testemunhas convocadas pela acusação.
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Salvo com o seu próprio consentimento, o julgamento não terá lugar na sua ausência, a menos que ele se comporte de modo a tornar impraticável a continuação do processo na sua presença e o tribunal ordene que seja removido e que o julgamento prossiga na sua ausência, mas pode prever-se por lei a acusação de que uma pessoa cometeu um crime cuja pena máxima não inclui prisão (exceto em caso de falta de pagamento de multa), a ser ouvido sumariamente na sua ausência, se for estabelecido que ele foi devidamente notificada em relação ao alegado delito.
Nada na Subseção (4)(f) invalida uma lei que impõe condições razoáveis que devem ser satisfeitas se testemunhas chamadas para depor em nome de uma pessoa acusada de um delito devem receber suas despesas com fundos públicos.
Nenhuma pessoa será condenada por um delito por qualquer ato que, no momento em que ocorreu, não constituísse um delito, e nenhuma penalidade será imposta por um delito que seja mais grave em grau ou descrição do que a pena máxima. que poderia ter sido imposta pelo delito no momento em que foi cometido.
Ninguém que demonstre ter sido julgado por um tribunal competente por um delito e ter sido condenado ou absolvido poderá ser novamente julgado por esse delito ou por qualquer outro delito pelo qual possa ter sido condenado no julgamento por esse delito, exceto por a ordem de um tribunal superior proferida no curso de recurso ou processo de revisão relativo à condenação ou absolvição.
Ninguém será julgado por um delito pelo qual foi perdoado.
Ninguém será obrigado, no julgamento de um crime, a servir de testemunha contra si mesmo.