Constituição do Panamá de 1972 (revisada em 2004)

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Constituição do Panamá de 1972 (revisada em 2004)

PREÂMBULO

Com o propósito final de fortalecer a Nação; para garantir a liberdade, assegurar a democracia e a estabilidade institucional, exaltar a dignidade humana, promover a justiça social, o bem-estar geral, a integração regional e invocando a proteção de Deus, decretamos a Constituição Política da República do Panamá.

TÍTULO I. O ESTADO PANAMÊNICO

Artigo 1

A Nação do Panamá está organizada como um Estado soberano e independente, e seu nome é República do Panamá. Seu Governo é unitário, republicano, democrático e representativo.

Artigo 2

O poder público emana unicamente do povo. É exercido pelo Estado, nos termos desta Constituição, por meio dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que atuam dentro de limites e separadamente, mas em cooperação harmoniosa.

Artigo 3

O território da República do Panamá compreende a superfície terrestre, o mar territorial, a plataforma continental submarina, o subsolo e o espaço aéreo entre a Colômbia e a Costa Rica, de acordo com os tratados de fronteira celebrados pelo Panamá com esses Estados.

O território nacional nunca poderá ser cedido, cedido ou transferido, nem temporariamente nem parcialmente, a outro Estado.

Artigo 4

A República do Panamá obedece às regras do Direito Internacional.

Artigo 5

O território do Estado panamenho é dividido politicamente em Províncias, estas, por sua vez, em Distritos e os Distritos em Municípios.

Outras divisões políticas podem ser criadas por lei, quer para estarem sujeitas a regras especiais, quer por razões de conveniência administrativa ou de serviço público.

Artigo 6

Os símbolos da República são o hino, a bandeira e o brasão adotado pela Lei nº 34 de 1949.

Artigo 7

O espanhol é a língua oficial da República.

TÍTULO II. CIDADANIA E STATUS DE ESTRANGEIRO

Artigo 8

A cidadania panamenha é adquirida por nascimento, por naturalização ou por disposição constitucional.

Artigo 9

Os seguintes são panamenhos de nascimento:

  1. Os nascidos em território Nacional;

  2. Os filhos de pais panamenhos de nascimento, nascidos fora do território da República, desde que estabeleçam domicílio no território nacional;

  3. Os filhos de pais panamenhos por naturalização, nascidos fora do território da República, desde que estabeleçam domicílio na República do Panamá e manifestem o desejo de eleger a cidadania panamenha, o mais tardar um ano após atingir a maioridade.

Artigo 10

Podem solicitar a cidadania panamenha por naturalização:

  1. Os estrangeiros com cinco anos de residência ininterrupta no território da República, se, após a maioridade, declararem a intenção de naturalizar-se, renunciarem expressamente à nacionalidade de origem ou a qualquer outra nacionalidade, e comprovarem que têm o comando da língua espanhola e conhecimentos elementares de geografia, história e organização política panamenhas;

  2. Estrangeiros com três anos de residência ininterrupta no território da República, que tenham filhos nascidos em território nacional de pai ou mãe panamenhos, ou que tenham cônjuge de nacionalidade panamenha, desde que apresentem a declaração e apresentem as provas a que o anterior seção se refere;

  3. Os nacionais de nascimento, da Espanha ou de qualquer nação latino-americana, desde que preencham os mesmos requisitos necessários em seu país de origem para a naturalização de panamenhos.

Artigo 11

As pessoas nascidas no exterior que antes do sétimo aniversário foram adotadas por cidadãos panamenhos são panamenhas por força da Constituição, sem necessidade de certificado de naturalização. Neste caso, a nacionalidade é adquirida a partir do momento em que a adoção é inscrita no Registro Civil do Panamá.

Artigo 12

Os regulamentos relativos à naturalização serão estabelecidos por lei. O Estado pode recusar o pedido de certidão de naturalização por motivos de moralidade, segurança, saúde e deficiência física ou mental.

Artigo 13

A nacionalidade panamenha de origem ou adquirida por nascimento não pode ser perdida, mas a renúncia expressa ou implícita a ela, suspende a cidadania.

A nacionalidade panamenha derivada ou adquirida por naturalização será perdida pelos mesmos motivos. Há renúncia expressa quando a pessoa declara por escrito ao Poder Executivo que deseja abandonar a cidadania panamenha; e renúncia implícita quando a pessoa adquire a cidadania de um Estado estrangeiro, ou entra ao serviço de um Estado inimigo.

Artigo 14

A imigração será regulamentada por lei, considerando os interesses sociais, econômicos e demográficos do país.

Artigo 15

Tanto os nacionais como os estrangeiros que se encontrem no território da República estão sujeitos à Constituição e à Lei.

Artigo 16

Os panamenhos por naturalização não serão obrigados a pegar em armas contra o país de seu nascimento.

TÍTULO III. DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E SOCIAIS

Capítulo 1. Garantias Fundamentais

Artigo 17

As autoridades da República são instituídas com a finalidade de proteger a vida, a honra e os bens de todos os nacionais, onde quer que se encontrem, e dos estrangeiros que se encontrem sob a jurisdição da República, de assegurar a eficácia dos direitos e deveres individuais e sociais, e de observar e fazer cumprir a Constituição e a Lei.

Os direitos e garantias reconhecidos por esta Constituição devem ser considerados como padrões mínimos que não excluem outros que se relacionem com os direitos fundamentais e a dignidade da pessoa.

Artigo 18

Os particulares são os únicos responsáveis perante as autoridades pela violação da Constituição ou da Lei. Os funcionários públicos são responsáveis, pelas mesmas razões, e também por excederem a sua autoridade, ou por negligência no exercício das suas funções.

Artigo 19

Não haverá privilégios públicos ou privados, nem discriminação em razão de raça, nascimento, classe social, deficiência, sexo, religião ou ideologia política.

Artigo 20

Todos os panamenhos e estrangeiros são iguais perante a Lei, mas a Lei, por motivos trabalhistas, de saúde, moralidade, segurança pública e economia nacional, pode sujeitar a condições especiais, ou pode negar o exercício de atividades específicas aos estrangeiros em geral. Da mesma forma, a Lei ou as Autoridades poderão, conforme as circunstâncias, adotar medidas que afetem exclusivamente os nacionais de determinados países, em caso de guerra, ou de acordo com o que estiver estabelecido em tratados internacionais.

Artigo 21

Ninguém pode ser privado de sua liberdade a não ser por mandado de autoridade competente, expedido de acordo com as formalidades legais, e por motivos previamente definidos em lei. Os executantes da referida ordem são obrigados a entregar uma cópia da mesma ao interessado, se este o solicitar.

O infrator surpreendido no ato de cometer um crime (flagrante delicto) pode ser apreendido por qualquer pessoa e deve ser entregue imediatamente às autoridades.

Ninguém pode ser detido por mais de vinte e quatro horas sem ser levado perante uma autoridade competente. Os Agentes Públicos que infringirem este preceito sofrerão a perda imediata do emprego e estarão sujeitos a todas as demais penalidades previstas em lei, relativas a essa violação.

Não haverá prisão, detenção ou prisão por dívidas ou obrigações estritamente civis.

Artigo 22

Todas as pessoas presas devem ser informadas imediatamente, e de forma compreensível, das razões de sua prisão e de seus direitos constitucionais e legais correspondentes.

As pessoas acusadas de cometer um crime têm direito à presunção de inocência até prova em contrário, em julgamento público, sob o devido processo legal. Quem for preso terá direito, a partir desse momento, a assistência jurídica em todos os processos policiais e judiciários.

Esta matéria será regulamentada por lei.

Artigo 23

Todo indivíduo preso por motivos não especificados ou sem as formalidades legais previstas nesta Constituição ou em lei, será posto em liberdade a seu pedido ou de outra pessoa, por meio de habeas corpus, que poderá ser apresentado imediatamente após a prisão, independentemente do pena.

O mandado será processado com preferência sobre os demais processos pendentes, por meio de processo sumário, que não será postergado mesmo que o mandado seja apresentado fora do horário de expediente ou em feriados.

O recurso de habeas corpus também pode ser interposto se existir ameaça real ou efetiva à liberdade ou se a forma ou as condições da prisão ou o local onde o detido estiver detido colocarem em risco a sua integridade física, psíquica ou moral ou infringir o seu direito de defesa.

Artigo 24

O Estado não pode extraditar seus nacionais, nem extraditar estrangeiros, por crimes políticos.

Artigo 25

Ninguém é obrigado a testemunhar contra si mesmo, seu cônjuge, parentes até o quarto grau de consanguinidade ou segundo grau de relações conjugais em processos criminais, correcionais ou policiais.

Artigo 26

O domicílio, ou residência, é inviolável. Ninguém pode nele entrar sem o consentimento do proprietário, salvo por mandado de autoridade competente e para um fim específico, ou para socorrer as vítimas de um crime ou calamidade.

Os funcionários do trabalho, da segurança social e da saúde, mediante apresentação de documento de identificação válido, podem efectuar visitas domiciliárias, ou inspecções aos centros de trabalho, para verificar o cumprimento das leis sociais e de saúde pública.

Artigo 27

Toda pessoa pode circular livremente em todo o território nacional e mudar de domicílio ou residência, sem restrições, além das que as leis ou regulamentos de trânsito, fiscais, sanitários e de imigração possam prescrever.

Artigo 28

O sistema penitenciário é baseado em princípios de segurança, reabilitação e defesa social. É ilegal aplicar medidas que possam lesar a integridade física, psíquica ou moral de pessoas encarceradas.

Deve ser estabelecido um programa de treinamento de presos em uma ocupação, que deve permitir que eles sejam reintegrados de forma útil na sociedade.

Os presos menores serão regidos por um sistema especial de custódia, proteção e educação.

Artigo 29

Correspondências e demais documentos particulares são invioláveis e não poderão ser revistados ou apreendidos salvo mediante mandado de autoridade competente, para fins específicos e de acordo com as formalidades legais. Em qualquer caso, não se dará conhecimento de assuntos estranhos ao objeto da busca ou apreensão.

O registo de cartas e outros documentos ou papéis será sempre feito na presença do interessado ou de um membro da sua família ou, na sua falta, de dois ilustres vizinhos que residam nas proximidades do local.

Todas as comunicações privadas são invioláveis e não podem ser interceptadas ou gravadas sem autorização judicial.

O incumprimento desta disposição impede que os resultados [da interceção] sejam utilizados como prova, sem prejuízo da responsabilidade penal dos seus autores.

Artigo 30

A pena de morte, expatriação e confisco de propriedade são abolidas.

Artigo 31

Só serão punidos os actos que tenham sido declarados puníveis por lei anterior à sua perpetração e que seja exactamente aplicável ao acto imputado.

Artigo 32

Ninguém será julgado senão por autoridade competente e de acordo com os procedimentos legais, e não mais de uma vez pela mesma causa criminal, administrativa, policial ou disciplinar.

Artigo 33

As seguintes autoridades podem impor penalidades sem julgamento prévio nos casos e nas condições definidas por lei:

  1. Os chefes das forças de segurança que podem impor penalidades a seus subordinados para reprimir insubordinação, motim ou falta de disciplina;

  2. Os capitães de navios ou aeronaves fora do porto ou do aeroporto estão autorizados a reprimir a insubordinação ou o motim, ou a manter a ordem a bordo, ou a deter provisoriamente qualquer infrator real ou presumido.

Artigo 34

Em caso de violação manifesta de preceito constitucional ou legal, em prejuízo de qualquer pessoa, a ordem do superior não exime de responsabilidade o agente que a executou. Excetuam-se os indivíduos das Forças Públicas quando estiverem em efetivo serviço, caso em que a responsabilidade recai exclusivamente sobre o superior imediato que deu a ordem.

Artigo 35

Todas as religiões podem ser professadas e todas as formas de culto praticadas livremente, sem qualquer outra limitação além do respeito à moral cristã e à ordem pública. É reconhecido que a religião católica é praticada pela maioria dos panamenhos.

Artigo 36

As organizações religiosas têm capacidade jurídica e administram e administram seus bens dentro dos limites prescritos por lei, da mesma forma que as demais pessoas jurídicas.

Artigo 37

Toda pessoa pode expressar sua opinião livremente, seja oralmente, por escrito ou por qualquer outro meio, sem estar sujeita a censura prévia. A responsabilidade legal será, no entanto, incorrida quando, por qualquer um desses meios, a reputação ou a honra das pessoas for atacada, ou quando a segurança social ou a ordem pública forem atacadas.

Artigo 38

Todos os habitantes da República têm o direito de se reunir pacificamente, sem armas, para fins lícitos. Manifestações públicas ou reuniões ao ar livre não estão sujeitas a permissão. Apenas é necessária a notificação prévia das Autoridades Administrativas locais, com vinte e quatro horas de antecedência, para a realização de tais ajuntamentos.

As autoridades podem tomar medidas policiais para prevenir ou coibir o abuso deste direito, quando a forma em que é exercido causa, ou pode causar, distúrbios de trânsito, violação da paz ou violação de direitos de terceiros.

Artigo 39

É permitida a constituição de empresas, associações ou fundações que não contrariem a moral ou a ordem jurídica. Estes podem obter o reconhecimento como pessoas jurídicas. Não será concedido reconhecimento a associações cujas ideologias se baseiem na suposta superioridade de qualquer raça ou etnia ou que defendam ou promovam a discriminação racial. A capacidade, reconhecimento e regulamentação dessas empresas e outras pessoas jurídicas serão determinadas pela lei panamenha.

Artigo 40

Toda pessoa é livre para exercer qualquer profissão ou ofício, observadas as normas estabelecidas por lei em matéria de competência, moralidade, bem-estar e segurança social, filiação profissional, saúde pública, sindicalização e contribuições obrigatórias.

Não serão estabelecidos quaisquer impostos ou contribuições para o exercício de profissões liberais, ofícios e artes.

Artigo 41

Toda pessoa terá o direito de apresentar petições e reclamações respeitosas a funcionários públicos por motivos de interesse social ou privado e obter uma decisão imediata.

O funcionário público a quem for apresentada tal petição, inquérito ou reclamação, deve tomar uma decisão sobre ela no prazo de trinta dias.

As penalidades aplicáveis à violação desta disposição serão determinadas por lei.

Artigo 42

Toda pessoa tem o direito de acessar suas informações pessoais contidas em bancos de dados ou registros públicos ou privados e solicitar sua correção e proteção, bem como sua exclusão de acordo com as disposições da lei.

Esta informação só pode ser recolhida para fins específicos, mediante consentimento da pessoa em causa ou por ordem de autoridade competente com base nas disposições da lei.

Artigo 43

Toda pessoa tem o direito de solicitar informações acessíveis ou de interesse geral armazenadas em bancos de dados ou registros administrados por funcionários públicos ou por particulares que prestem serviços públicos, a menos que o acesso tenha sido limitado por regulamento escrito ou por mandato legal, e solicitar sua processamento e correção legais.

Artigo 44

Qualquer pessoa pode apresentar um pedido de habeas data para fazer valer o direito de acesso aos seus dados pessoais armazenados em bancos de dados ou registos oficiais ou privados, se neste último caso o banco de dados ou registo for gerido por uma empresa que preste um serviço ao público ou trata de informações.

Da mesma forma, também poderá ser impetrado mandado de segurança para fazer valer o direito de acesso à informação pública ou de livre acesso, observado o disposto nesta Constituição.

O pedido de habeas data pode ser utilizado para solicitar a correção, atualização, retificação, exclusão ou proteção do sigilo de informações e dados de caráter pessoal.

A lei determinará quais tribunais são competentes para decidir sobre os pedidos de habeas data que são apreciados em processo sumário sem necessidade de representação por advogado.

Artigo 45

Os ministros de confissões religiosas e os membros de ordens religiosas, para além do exercício de funções inerentes à sua missão, só podem exercer cargos públicos quando se trate de cargos relacionados com a assistência social, educação pública ou investigação científica.

Artigo 46

As leis não têm efeito retroativo, exceto as de ordem pública ou de interesse social quando expressas. Em matéria penal, a lei favorável ao acusado tem sempre preferência e retroatividade, ainda que a sentença tenha transitado em julgado.

Artigo 47

A propriedade privada adquirida por pessoas físicas ou jurídicas é garantida nos termos da lei.

Artigo 48

A propriedade privada implica obrigações por parte de seus proprietários pela função social que deve cumprir.

Por motivos de utilidade pública ou interesse social definidos em lei, pode haver desapropriação mediante processo especial e indenização.

Artigo 49

O Estado reconhece e garante o direito de toda pessoa a obter bens e serviços de qualidade, informação verdadeira, clara e suficiente sobre as características e a substância dos bens e serviços que adquire, bem como a liberdade de escolha e o direito condições de tratamento justo e equitativo.

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A lei estabelecerá os mecanismos necessários para garantir esses direitos, a educação e os meios de defesa do consumidor e usuário, a reparação dos danos causados e as sanções aplicáveis à violação desses direitos.

Artigo 50

Quando a aplicação de uma lei promulgada por razões de utilidade pública ou interesse social resulte em conflito entre os direitos privados e a necessidade reconhecida pela própria lei, o interesse privado deve ceder ao interesse público ou social.

Artigo 51

Em caso de guerra, graves perturbações da ordem pública ou urgente interesse social que exijam pronta actuação, o Poder Executivo pode decretar a expropriação ou a apreensão de bens privados.

Quando for viável a devolução do objeto apreendido, a apreensão será apenas enquanto durarem as circunstâncias que possam causá-la.

O Estado é sempre responsável por todas as expropriações que o Poder Executivo assim proceder, e pelas perdas e danos causados pela apreensão, e pagará o seu valor logo que termine a causa determinante da expropriação ou apreensão.

Artigo 52

Nenhuma pessoa é obrigada a pagar um imposto ou imposto que não tenha sido legalmente estabelecido e sua forma de cobrança prescrita por lei.

Artigo 53

Todo autor, artista ou inventor goza da propriedade exclusiva de sua obra ou invenção durante o tempo e da forma prescrita por lei.

Artigo 54

Toda pessoa contra a qual um Agente Público expedir ou executar ordem mandatória ou liminar que viole os direitos e garantias estabelecidos nesta Constituição, terá o direito de revogar a ordem a seu pedido ou a petição de qualquer outra pessoa.

O mandado de proteção da garantia constitucional (amparo de garantías constitucionais), a que se refere este artigo, estará sujeito ao processo sumário e ao conhecimento dos tribunais.

Artigo 55

Em caso de guerra externa ou perturbação interna que ameace a paz ou a ordem pública, a totalidade ou parte da República pode ser declarada em Estado de Emergência, e as garantias dos artigos 21.º, 22.º, 23.º, 26.º, 27.º, 29.º, 37, 38 e 44 desta Constituição, poderão ser suspensas temporariamente, parcial ou totalmente.

O Estado de Emergência e a suspensão das garantias constitucionais acima mencionadas serão declarados pelo Poder Executivo por meio de Decreto, acordado em Conselho de Ministros. O Poder Legislativo, por si só, ou a pedido do Presidente da República, tomará conhecimento do Estado de Emergência se durar mais de dez dias, e confirmará ou revogará, total ou parcialmente, as medidas adotadas pelo Poder Legislativo. Conselho do Gabinete relativo ao referido Estado de Emergência.

Deixadas de existir as condições que motivaram o Decreto do Estado de Emergência, o Poder Legislativo, se estiver em sessão, ou, se não, o Conselho de Ministros, rescindirá o Decreto e extinguirá o Estado de Emergência.

Capítulo 2. A Família

Artigo 56

O Estado protege o casamento, a maternidade e a família. O que é relativo ao estado civil será determinado por lei.

O Estado protege a saúde física, mental e moral dos menores e garante os seus direitos ao sustento, saúde, educação e segurança social. De igual modo, os idosos e os doentes indigentes terão direito a esta protecção.

Artigo 57

O casamento é a base legal da família. Baseia-se na igualdade de direitos de ambos os cônjuges e pode ser dissolvida nos termos da lei.

Artigo 58

A união de facto de pessoas de sexo diferente com capacidade legal para contrair matrimónio que se mantenha durante cinco anos consecutivos em condições de união estável e de união estável produz os plenos efeitos do casamento civil.

Para o efeito, bastará os interessados requererem conjuntamente ao Registo Civil o registo da união de facto. Enquanto este pedido não for feito, o casamento pode ser provado, para efeitos de reclamação dos direitos que lhe são inerentes, por qualquer dos cônjuges interessados, nos termos da lei. No entanto, o Ministério Público, no interesse da moral e da lei, ou de terceiros que façam valer direitos susceptíveis de serem afectados pelo registo, podem opor-se ao registo ou impugná-lo posteriormente com fundamento em que a declaração é contrária aos factos. .

Artigo 59

A autoridade parental (patria potestad) é o conjunto de direitos e deveres que os pais têm em relação aos filhos.

Os pais são obrigados a apoiar, educar e proteger os filhos para assegurar a sua adequada formação e desenvolvimento físico e espiritual, e estes são obrigados a respeitar e ajudar os pais.

O exercício do poder paternal é regulado por lei de acordo com os interesses sociais e o bem-estar dos filhos.

Artigo 60

Os pais têm, em relação aos filhos nascidos fora do casamento, os mesmos deveres que têm para com os filhos nascidos do casamento. Todos os filhos são iguais de acordo com a lei e têm os mesmos direitos de herança nas sucessões intestadas. Os direitos dos menores ou incapazes e dos pais indigentes nas sucessões testamentárias são reconhecidos por lei.

Artigo 61

A investigação de paternidade será regulamentada por lei. As classificações quanto à natureza da relação são abolidas. Não deve constar qualquer declaração que estabeleça diferenças de nascimento, ou, sobre o estado civil dos pais, nos registos, nem em qualquer atestado, registo de baptismo ou baptizado, ou certidão referente ao parentesco.

É concedida autoridade ao pai de criança nascida antes da data de vigência desta Constituição para proteger a criança pelas disposições deste artigo, por meio da retificação de qualquer registro ou atestado em que qualquer classificação possa ter sido estabelecida em relação a essa criança . Não é necessário o consentimento da mãe, mas se a criança for maior de idade, deve dar o seu consentimento. Nos actos de reconhecimento de paternidade, pode opor-se a esta medida quem for legalmente afectado por esse acto.

Os procedimentos serão estabelecidos por lei.

Artigo 62

O Estado protege o desenvolvimento social e económico da família e organiza o bem familiar, determinando a natureza e a quantidade de bens que o deve constituir, por ser inalienável e inalienável.

Artigo 63

O Estado deve criar uma Entidade para a proteção da família, com a finalidade de:

  1. Promover a paternidade responsável por meio de programas educacionais familiares;

  2. Estabelecer programas educativos para crianças em idade pré-escolar, em centros especializados, a que as crianças possam frequentar a pedido dos pais ou encarregados de educação;

  3. Proteger os menores e os idosos e realizar o reajustamento social dos abandonados, desamparados, moralmente desorientados ou com problemas de desajuste de comportamento.

O funcionamento de um foro especial para menores, que entre outras atribuições, conhecerá processos relativos à investigação de paternidade, deserção familiar e problemas de comportamento juvenil, será organizado e determinado por lei.

Capítulo 3. Trabalho

Artigo 64

O trabalho é um direito e dever do indivíduo e, portanto, o Estado é obrigado a elaborar políticas econômicas que promovam o pleno emprego e assegurem a todo trabalhador as condições necessárias para uma existência digna.

Artigo 65

A todo trabalhador ao serviço do Estado, de empresas públicas ou privadas ou de particulares, é garantido um salário mínimo ou salário. Os trabalhadores das empresas especificadas por lei participarão dos lucros das mesmas de acordo com as condições econômicas do país.

Artigo 66

As regras de reajuste periódico do salário mínimo ou salário do trabalhador devem ser estabelecidas por lei, para atender às necessidades normais de sua família, para melhorar o padrão de vida do trabalhador de acordo com as condições específicas de cada região econômica e atividade. A lei também pode determinar o método de fixação de salários mínimos ou salários para profissões ou ofícios.

Sempre que se efectue um trabalho ou trabalho à peça, é obrigatório que seja assegurado o salário mínimo por cada dia de trabalho.

O mínimo de todos os salários ou vencimentos é inacessível, exceto para obrigações de apoio conforme estabelecido por lei. As ferramentas de trabalho dos trabalhadores também são inacessíveis.

Artigo 67

Igual salário ou salário será sempre pago por igual trabalho em idênticas condições, independentemente de quem o realize, sem levar em conta sexo, nacionalidade, idade, raça, posição social, ideologias políticas ou religiosas.

Artigo 68

O direito de associação é reconhecido aos empregadores, empregados, trabalhadores e profissionais de todas as classes, para fins de atividades econômicas e sociais.

O Poder Executivo terá um prazo improrrogável de trinta dias para conceder ou rejeitar o registro de sindicato.

O reconhecimento pelo Poder Executivo dos sindicatos, cuja natureza jurídica será determinada por registro, será regulamentado por lei.

O Poder Executivo não poderá dissolver um sindicato, exceto quando este se desviar de seus fins exclusivos, e assim for declarado pelo tribunal competente, por meio de sentença transitada em julgado.

Os Conselhos de Administração destas associações serão constituídos exclusivamente por panamenhos.

Artigo 69

Fica reconhecido o direito de greve. As regras relativas ao exercício deste direito, incluindo restrições especiais ao serviço público, serão estabelecidas por lei.

Artigo 70

A jornada máxima de trabalho será de oito horas, e a semana de trabalho até quarenta e oito horas. O trabalho noturno máximo não deve ser superior a sete horas. As horas extras serão pagas com sobretaxa.

A jornada máxima de trabalho pode ser reduzida para seis horas diárias para maiores de quatorze e menores de dezoito anos. O emprego de menores de 14 anos e o trabalho noturno de menores de 16 anos é ilegal, salvo as exceções estabelecidas por lei. Da mesma forma, é ilegal empregar crianças menores de 14 anos como empregadas domésticas e empregar crianças e mulheres em ocupações insalubres.

Além de um dia de descanso semanal, todos os trabalhadores terão direito a férias remuneradas.

O dia de descanso semanal remunerado pode ser estabelecido por lei de acordo com as condições sociais e económicas do país, e em benefício dos trabalhadores.

Artigo 71

São nulas todas as estipulações que impliquem renúncia, diminuição, modificação ou renúncia de qualquer direito reconhecido em favor do trabalhador e, como tal, não vinculam os contratantes, ainda que expressas em contrato de trabalho ou em qualquer outro pacto. Tudo o que diga respeito a contratos de trabalho será regulado por lei.

Artigo 72

A maternidade da mulher trabalhadora é protegida. A gestante não pode ser separada de seu emprego público ou privado por esse motivo. Por um período mínimo de seis semanas antes do parto e oito semanas depois, tem direito ao descanso com a mesma remuneração que recebia, sendo-lhe mantido o emprego, bem como todos os direitos inerentes ao seu contrato. Ao retornar ao trabalho, a mãe não poderá ser dispensada por um ano, salvo em casos especiais previstos em lei, que deverá, além disso, regular as condições especiais de trabalho da gestante.

Artigo 73

É ilegal contratar trabalhadores estrangeiros que possam diminuir as condições de trabalho ou padrões de vida do trabalhador nacional. A contratação de gerentes, diretores administrativos e executivos, técnicos e profissionais estrangeiros para o serviço público e privado será regulamentada por lei, sempre assegurando os direitos do panamenho em relação ao interesse nacional.

Artigo 74

Nenhum trabalhador pode ser despedido sem justa causa e sem as formalidades previstas na lei. Estes especificarão os motivos justos da demissão, suas exceções especiais e a indenização correspondente.

Artigo 75

A educação profissional gratuita para o trabalhador é instituída, ministrada pelo Estado ou empresa privada, e regulamentada por lei.

Artigo 76

O treinamento dos membros do sindicato é estabelecido. Será transmitido exclusivamente pelo Estado e por organizações sindicais panamenhas.

Artigo 77

Todas as controvérsias decorrentes das relações entre capital e trabalho serão submetidas à jurisdição trabalhista, que será exercida na forma da lei.

Artigo 78

As relações entre capital e trabalho serão regulamentadas por lei, colocando-as numa base de justiça social, e estabelecendo proteção estatal especial em benefício dos trabalhadores.

Artigo 79

Os direitos e garantias estabelecidos neste capítulo serão considerados como benefícios mínimos para os trabalhadores.

Capítulo 4. Cultura Nacional

Artigo 80

O Estado reconhece o direito de cada indivíduo de participar da Cultura da Nação e promoverá a participação de todos os habitantes da República na Cultura Nacional.

Artigo 81

A Cultura Nacional consiste nas manifestações artísticas, filosóficas e científicas produzidas pelo homem no Panamá ao longo dos tempos.

O Estado deve promover, desenvolver e salvaguardar este património cultural.

Artigo 82

O Estado supervisionará a defesa, difusão e pureza da língua espanhola.

Artigo 83

O Estado formulará a política científica nacional destinada a promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Artigo 84

O Estado reconhece a individualidade e o valor universal do trabalho artístico; patrocinará e incentivará os artistas panamenhos, dando a conhecer suas obras por meio de canais de comunicação cultural, e promoverá, em nível nacional, o desenvolvimento da arte em todas as suas manifestações, por meio de instituições acadêmicas de informação e recreação.

Artigo 85

O patrimônio histórico da Nação é composto por seus objetos e sítios arqueológicos, documentos históricos, monumentos e bens pessoais ou imóveis que testemunham o passado da Nação. O Estado decretará a expropriação dos bens que se encontrem nas mãos de particulares. A regulamentação da guarda desses bens será estabelecida por lei, com base na primazia histórica dos mesmos. As medidas necessárias para a adequação do patrimônio histórico aos programas comerciais, turísticos, industriais e tecnológicos serão regulamentadas por lei.

Artigo 86

O Estado promoverá o desenvolvimento da cultura física, por meio de centros de esporte, educação e recreação que serão regulamentados por lei.

Artigo 87

O Estado reconhece que a tradição folclórica constitui elemento essencial da cultura nacional e promoverá seu estudo, preservação e publicação, estabelecendo sua primazia sobre manifestações ou tendências que a adulterem.

Artigo 88

As línguas aborígenes serão objeto de especial estudo, conservação e divulgação. O Estado promoverá programas de alfabetização bilíngue nas comunidades indígenas.

Artigo 89

Os meios de comunicação social são instrumentos de informação, educação, recreação e divulgação cultural e científica. Quando utilizados para divulgação de publicidade e propaganda, não devem ser contrários à saúde, à moral, à educação, à formação cultural da consciência local e nacional. A operação dos meios acima mencionados será regulamentada por lei.

Artigo 90

O Estado reconhece e respeita a identidade étnica das comunidades indígenas nacionais e estabelecerá programas para desenvolver os valores materiais, sociais e espirituais de cada uma de suas culturas. Estabelecerá uma instituição para o estudo, preservação e publicação dessas culturas e suas línguas, e para a promoção do pleno desenvolvimento desses grupos humanos.

Capítulo 5. Educação

Artigo 91

Todos têm o direito à educação e a responsabilidade de se tornarem educados. O Estado organiza e dirige a educação nacional como serviço público e garante aos pais o direito de participar do processo de educação de seus filhos.

A educação baseia-se na ciência, utiliza seus métodos, promove seu crescimento e difusão e aplica seus resultados para assegurar o desenvolvimento da pessoa humana e da família, e igualmente para assegurar a afirmação e o fortalecimento da nação panamenha como comunidade cultural e política.

A educação é democrática e se baseia em princípios de solidariedade humana e justiça social.

Artigo 92

A educação deve realizar o desenvolvimento harmonioso e integral do educando, dentro dos padrões físicos, intelectuais, morais, estéticos e civis da sociedade, e deve proporcionar ao aluno a capacidade para o trabalho útil, em seu próprio interesse, e para o bem de todos.

Artigo 93

Reconhece-se que o objetivo da educação panamenha é estimular no aluno a formação de uma consciência nacional baseada no conhecimento da história e dos problemas do país.

Artigo 94

É garantida a liberdade de ensino e reconhecido o direito de criar escolas particulares, sujeitas à lei. O Estado tem o poder de intervir no ensino dos estabelecimentos de ensino privado para que se cumpram os fins nacionais e sociais da cultura, bem como a formação intelectual, moral, cívica e física dos alunos.

A educação pública é aquela ensinada nas escolas públicas oficiais e a educação privada, aquela ensinada nas escolas particulares.

As instituições de ensino, públicas ou privadas, estão abertas a todos os alunos, sem distinção de raça, posição social, ideologia política, religião ou natureza do relacionamento dos pais ou responsáveis pelo aluno.

O ensino oficial e privado será regulamentado por lei.

Artigo 95

A educação oficial é gratuita em todos os níveis pré-universitários. O nível primário ou o ensino básico geral são obrigatórios.

A educação gratuita obriga o Estado a fornecer aos alunos todos os materiais necessários à sua instrução até que completem a educação básica geral.

A educação gratuita não impede uma taxa de matrícula no nível não obrigatório.

Artigo 96

O órgão do Estado que deve formular e aprovar planos de estudos, programas e níveis educacionais, bem como a organização de um sistema nacional de orientação educacional, de acordo com as necessidades nacionais, será determinado por lei.

Artigo 97

A educação ocupacional se estabelece como um elemento especial do sistema educacional, com educação básica e programas de treinamento especial.

Artigo 98

As empresas privadas cujas operações alterem significativamente a população escolar de uma determinada área, devem contribuir para atender às necessidades educacionais dos filhos de seus trabalhadores de acordo com os regulamentos oficiais. As empresas de desenvolvimento urbano terão as mesmas responsabilidades em relação às áreas em que operam.

Artigo 99

Só são reconhecidos os títulos académicos e profissionais emitidos pelo Estado, ou por ele autorizados, nos termos da lei.

A Universidade Oficial do Estado supervisionará os graus das Universidades privadas oficialmente aprovadas, para garantir os graus que utilizam, e revalidará os das Universidades estrangeiras nos casos previstos em lei.

Artigo 100

A educação deve ser ministrada na língua oficial. Só em casos especialmente qualificados de interesse público pode um estabelecimento de ensino ser autorizado por lei a ensinar em língua estrangeira.

A história do Panamá e a educação cívica serão sempre ensinadas por panamenhos.

Artigo 101

A lei pode estabelecer incentivos econômicos que beneficiem o ensino público e privado, bem como a publicação de obras didáticas nacionais.

Artigo 102

O Estado estabelecerá um sistema de benefícios econômicos por meio de bolsas, suplementos ou qualquer assistência econômica aos estudantes que o mereçam ou necessitem.

Em igualdade de circunstâncias, será dada preferência àqueles que estejam financeiramente necessitados.

Artigo 103

A Universidade Oficial da República é autónoma. Ficam reconhecidos o estatuto jurídico, o patrimônio próprio e o direito de administrá-lo. Tem poderes para organizar seus próprios programas de estudo e para nomear e demitir pessoal na forma determinada por lei. Incluirá em suas atividades o estudo dos problemas nacionais e a difusão da Cultura Nacional. Igual importância será dada à educação universitária ministrada nos Centros Regionais que a ministrada na capital.

Artigo 104

Para que se efetive a autonomia econômica da Universidade, o Estado deverá dotá-la do essencial para seu estabelecimento, funcionamento e desenvolvimento futuro, bem como a dotação de que trata o artigo anterior, e os recursos necessários para aumentar isto.

Artigo 105

A liberdade de ensino é reconhecida sem outras limitações que as que por razões de ordem pública possam ser estabelecidas no estatuto da Universidade.

Artigo 106

Alunos excepcionais de todos os tipos devem receber educação especial, baseada em pesquisas científicas e orientação educacional.

Artigo 107

A religião católica será ensinada em escolas públicas, mas, a pedido dos pais ou responsáveis, alguns alunos não serão obrigados a frequentar aulas de religião, nem a participar de cultos religiosos.

Artigo 108

O Estado desenvolverá programas de educação e promoção para grupos indígenas que possuam costumes culturais próprios, a fim de assegurar sua participação ativa na vida pública.

Capítulo 6. Saúde, Previdência Social e Previdência Social

Artigo 109

É função essencial do Estado proteger a saúde de todo o povo da República. O indivíduo, como parte da comunidade nacional, tem direito à promoção, proteção, conservação, recuperação e reabilitação de sua saúde e a obrigação de preservá-la, entendendo-se por saúde o completo bem-estar físico, mental e social.

Artigo 110

Em matéria de saúde, o Estado tem a obrigação primordial de desenvolver as seguintes atividades, integrando as funções de prevenção, cura e reabilitação no:

  1. Estabelecimento de uma política nacional de alimentação e nutrição, garantindo condições nutricionais ótimas para toda a população, promovendo a disponibilidade, consumo e benefício biológico de alimentos adequados;

  2. Capacitação de indivíduos e grupos sociais por meio de ações educativas sobre direitos e responsabilidades individuais e coletivas, com respeito à saúde pessoal e ambiental;

  3. Proteção da saúde da mãe, da criança pequena e do adolescente, garantindo cuidados de saúde durante os períodos de gravidez, lactação, infância e adolescência;

  4. Combate às doenças contagiosas por meio da saúde ambiental, desenvolvimento da disponibilidade de água potável e adoção de métodos de imunização, profilaxia e tratamento a serem prestados coletiva e individualmente a toda a população;

  5. Estabelecimento, de acordo com as necessidades de cada região, de centros que prestem serviços de saúde integral e forneçam medicamentos a toda a população. Esses serviços e medicamentos serão fornecidos gratuitamente a quem não tiver meios econômicos para comprá-los;

  6. Regulação e fiscalização do cumprimento das condições de saúde e segurança nos locais de trabalho, estabelecendo uma política nacional de medicina e higiene para a Indústria e o Trabalho.

Artigo 111

O Estado desenvolverá uma política nacional de produtos médicos que promova a produção, disponibilidade, obtenibilidade, qualidade e controle dos mesmos em todo o país.

Artigo 112

O Estado é obrigado a estabelecer uma política populacional que responda às necessidades de desenvolvimento social e económico do país.

Artigo 113

Todos os indivíduos têm direito à segurança dos seus meios económicos de subsistência em caso de invalidez ou impossibilidade de obter trabalho remunerado. Os serviços da Segurança Social são concedidos ou administrados por Entidades Autónomas e abrangem doença, maternidade, invalidez, subsídios familiares, velhice, viuvez, orfandade, lay off compulsório, acidentes de trabalho e doenças profissionais, e todas as outras contingências que possam ser incluídas na segurança social. O estabelecimento de tais serviços, conforme e quando exigido pelas exigências sociais, será previsto em lei.

O Estado deve criar instituições assistenciais e de assistência social. As tarefas fundamentais destes são a reabilitação económica e social dos sectores dependentes ou desprovidos de meios económicos, a assistência aos doentes mentais e crónicos, aos inválidos indigentes e aos grupos não integrados no Sistema de Segurança Social.

Artigo 114

O Estado pode estabelecer fundos complementares, com o apoio e participação dos trabalhadores dos setores público e privado, para melhorar os serviços da Previdência Social relativos às aposentadorias. Isso será regulamentado por lei.

Artigo 115

As Agências Governamentais de Saúde, incluindo Instituições Autônomas e Semi-autônomas, devem ser integradas orgânica e funcionalmente. Isso será regulamentado por lei.

Artigo 116

As comunidades têm o dever e o direito de participar do planejamento, execução e avaliação dos diferentes Programas de Saúde.

Artigo 117

O Estado estabelecerá uma Política Nacional de Habitação para prover moradia para todas as pessoas, especialmente aquelas de menor renda.

Capítulo 7. A Ecologia

Artigo 118

O Estado tem a obrigação fundamental de garantir que sua população viva em um ambiente saudável, livre de contaminação (poluição), e onde o ar, a água e os alimentos satisfaçam os requisitos para o bom desenvolvimento da vida humana.

Artigo 119

O Estado e todos os habitantes do território nacional têm a obrigação de promover o desenvolvimento econômico e social que previna a contaminação ambiental, mantenha o equilíbrio ecológico e evite a destruição dos ecossistemas.

Artigo 120

O Estado regulará, supervisionará e aplicará, oportunamente, as medidas necessárias para garantir o uso racional e o aproveitamento da vida terrestre, fluvial e marinha, bem como das florestas, terras e águas, para evitar seu uso indevido, e para garantir sua preservação, renovação e permanência.

Artigo 121

Os benefícios obtidos com recursos naturais não renováveis devem ser regulamentados por lei, para evitar abusos sociais, econômicos e ambientais que possam resultar.

Capítulo 8. Sistema Agrário

Artigo 122

O Estado prestará especial atenção a todos os aspectos do desenvolvimento pecuário e agropecuário, promovendo o uso ótimo da terra, zelando pela sua distribuição razoável e seu uso e conservação adequados, para que se mantenha em condições produtivas. O Estado garantirá a cada agricultor o direito de viver com dignidade.

Artigo 123

O Estado não permitirá a existência de terras incultas, improdutivas ou ociosas, e regulará as relações de trabalho nas fazendas, promovendo a máxima produtividade e a justa distribuição dos benefícios das mesmas.

Artigo 124

O Estado dará atenção especial às comunidades agrícolas indígenas, com o objetivo de promover sua participação econômica, social e política na vida nacional.

Artigo 125

O uso adequado das terras agrícolas é dever do proprietário para com a comunidade, devendo ser regulamentado por lei de acordo com a sua classificação ecológica, para evitar a subutilização e a diminuição do seu potencial produtivo.

Artigo 126

Para cumprir os objetivos da Política Agrária, o Estado deve realizar as seguintes atividades:

  1. Conceder as terras agrícolas necessárias aos moradores rurais e regular o uso da água. Poderá ser estabelecido por lei um regime especial de propriedade colectiva para as comunidades rurais que o solicitem;

  2. Organizar a assistência creditícia para atender às necessidades financeiras das operações agropecuárias, especialmente de pessoas e grupos de baixa renda, e dar atenção especial aos pequenos e médios produtores;

  3. Tomar medidas para assegurar mercados estáveis e preços justos para os produtos e fomentar a criação de Agências, Corporações e Cooperativas de produção, processamento, distribuição e consumo;

  4. Estabelecer meios de comunicação e transporte para conectar comunidades rurais e indígenas com centros de armazenamento, distribuição e consumo;

  5. Estabelecer novas terras e regular a posse e uso de tais terras e daquelas incorporadas à economia em decorrência da construção de novas rodovias;

  6. Fomentar o desenvolvimento do Setor Agrário por meio da assistência técnica e promoção da organização, capacitação, proteção, mecanização e demais atividades previstas em lei; e

  7. Realizar estudos da terra para estabelecer a classificação agrológica das terras panamenhas. A política estabelecida para a implementação deste Capítulo será aplicável às Comunidades Indígenas de acordo com os métodos científicos de mudanças culturais.

Artigo 127

O Estado garante às comunidades indígenas a reserva de terras necessárias e a propriedade coletiva das mesmas, para garantir seu bem-estar econômico e social. Os procedimentos a seguir para a obtenção deste fim e a definição dos limites dentro dos quais é proibida a apropriação privada da terra são regulados por lei.

Artigo 128

A jurisdição agrária é estabelecida. A organização e as funções dos Tribunais Agrários serão determinadas por lei.

Capítulo 9. Gabinete do Ombudsman (Defensoría del Pueblo

Artigo 129

A Ouvidoria fiscaliza a proteção dos direitos e garantias fundamentais reconhecidos nesta Constituição, bem como aqueles previstos em convenções internacionais de direitos humanos e na lei, por meio do controle extrajudicial de fatos, atos e omissões de direitos servidores e prestadores de serviços públicos e zela pelo seu cumprimento.

A Ouvidoria atua sob a direção e responsabilidade do Ouvidor, nomeado pelo Poder Legislativo por um período de cinco anos, durante o qual não poderá ser suspenso nem destituído, salvo pelo voto de dois terços dos membros a Assembleia Nacional por um dos fundamentos previamente determinados por lei.

Artigo 130

Para ser elegível como Ouvidor é necessário:

  1. Ser panamenho de nascimento;

  2. Desfrutar plenamente dos direitos civis e políticos;

  3. Ter pelo menos trinta e cinco anos de idade;

  4. Não ter sido condenado a cinco anos de prisão ou mais por crime premeditado;

  5. Ter integridade moral e boa reputação;

  6. Não estar vinculado por laços familiares, no quarto grau de consanguinidade e no segundo grau das relações conjugais, com o Presidente da República, qualquer outro membro do Conselho de Ministros, Ministros do Supremo Tribunal de Justiça ou membro da Assembleia Nacional.

TÍTULO IV. DIREITOS POLÍTICOS

Capítulo 1. Cidadania

Artigo 131

Todos os panamenhos maiores de dezoito anos são cidadãos da República, independentemente do sexo.

Artigo 132

Os direitos políticos e a capacidade de desempenhar funções públicas com poder e jurisdição são reservados às culturas naturais do Panamá.

Artigo 133

Fica suspenso o exercício dos direitos do cidadão:

  1. Nos casos expressamente mencionados no artigo 13 desta Constituição;

  2. Para penalidades de acordo com a lei.

Artigo 134

A suspensão e a recuperação da cidadania serão reguladas por lei.

Capítulo 2. Sufrágio

Artigo 135

Votar é um direito e um dever de todos os cidadãos. O voto é livre, igual, universal, secreto e direto.

Artigo 136

As autoridades são obrigadas a garantir a liberdade e a justiça das eleições. É proibido:

  1. Dar apoio oficial, direto ou indireto, a qualquer candidato a cargo em eleição popular, ainda que os meios utilizados para esse fim estejam sujeitos ao controle público;

  2. Permitir propaganda partidária ou atividades de apoio em repartições públicas;

  3. Extrair fundos ou contribuições de funcionários públicos para fins políticos, mesmo sob o pretexto de que sejam voluntários;

  4. Impedir ou impedir que um cidadão obtenha, guarde ou mostre pessoalmente sua cédula.

Da mesma forma, é proibido extrair fundos, contribuições, taxas ou descontos de trabalhadores do setor privado para fins políticos, ainda que sob pretexto de que sejam voluntários.

As infrações eleitorais serão tipificadas e suas penas fixadas por lei.

Artigo 137

Os requisitos a cumprir pelos funcionários públicos que pretendam concorrer a cargos eletivos são definidos por lei.

Artigo 138

Os partidos políticos expressam o pluralismo político, contribuem para a formação e manifestação da vontade popular e são instrumentos fundamentais de participação política, sem prejuízo da liberdade de nomeação eleitoral na forma prevista nesta Constituição e na lei. A estrutura interna e o funcionamento dos partidos políticos devem basear-se em princípios democráticos.

A lei regulará o registro e a permanência dos partidos políticos, mas em nenhum caso poderá estabelecer que o número mínimo de votos necessários à sobrevivência seja superior a 5% (cinco por cento) dos votos válidos emitidos nas eleições para Presidente, membros do Assembleia Nacional, Presidentes de Câmara ou Representantes de Delegacias, consoante a votação em que o partido em causa tenha tido mais sucesso.

Artigo 139

É ilegal formar partidos políticos baseados em sexo, raça ou religião, ou que tenham como objetivo a destruição da forma democrática de governo.

Artigo 140

Os partidos políticos terão o direito, em igualdade de condições, ao uso dos meios de comunicação administrados pelo Governo Central e de solicitar e receber informações de todos os funcionários do governo sobre qualquer assunto sob sua jurisdição, exceto as informações relativas a as relações diplomáticas secretas do país.

Artigo 141

O Estado pode fiscalizar e contribuir para o pagamento das despesas efectuadas por pessoas singulares e partidos políticos no processo eleitoral. Tal fiscalização e pagamento serão determinados e regulamentados por lei, assegurando a igualdade de gastos a todos os partidos e candidatos.

Capítulo 3. O Tribunal Eleitoral

Artigo 142

Para garantir a liberdade, a equidade e a eficácia das eleições populares, é estabelecido um tribunal autônomo e independente, denominado Tribunal Eleitoral, que terá personalidade jurídica, fundos próprios e o direito de administrá-los. Este Tribunal será o único responsável pela interpretação e aplicação da Lei Eleitoral e dirigirá, supervisionará e controlará o registro de fatos importantes, óbitos, naturalizações e todos os demais fatos e atos jurídicos relativos à situação civil das pessoas, emissão de bilhetes de identidade pessoais e as diferentes fases do processo eleitoral.

O Tribunal terá jurisdição em toda a República e será composto por três ministros que deverão possuir as mesmas qualificações exigidas para os ministros do Supremo Tribunal. Serão designados, separados por intervalos, por mandatos de dez anos, da seguinte forma: um pelo Poder Legislativo, um pelo Poder Executivo e um pelo Supremo Tribunal de Justiça, dentre os candidatos que não sejam membros da autoridade de nomeação. Para cada juiz, um suplente será nomeado da mesma forma.

Os Ministros do Tribunal Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral respondem perante o Supremo Tribunal Federal por quaisquer delitos ou crimes cometidos no exercício de suas funções; aplicam-se também a eles as proibições e prerrogativas estabelecidas por esta Constituição para os Ministros do Supremo Tribunal de Justiça.

Artigo 143

Além das funções que lhe são conferidas por lei, o Tribunal Eleitoral terá as seguintes funções que exercerá exclusivamente, com exceção das mencionadas nos números 5 e 7:

  1. Registrar nascimentos, casamentos, óbitos, naturalizações e demais fatos e atos jurídicos relativos ao estado civil das pessoas, e incluir as notas explicativas necessárias nos respectivos registros;

  2. Emitir carteiras de identidade pessoais;

  3. Regular, interpretar e aplicar a Lei Eleitoral e decidir sobre os litígios causados pela sua aplicação;

  4. Punir as ofensas e crimes contra eleições livres e justas nos termos da lei, concedendo segunda instância;

  5. Manter o registo eleitoral;

  6. Organizar, dirigir e supervisionar o recenseamento eleitoral, bem como resolver os litígios, requerimentos e reclamações que possam surgir a este respeito;

  7. Processar os registros de pedidos de imigração e naturalização;

  8. Nomear os membros das Juntas Eleitorais nas quais deve ser garantida a representação dos partidos políticos legalmente constituídos. A lei regulará esta matéria;

  9. Elaborar seu orçamento e apresentá-lo tempestivamente ao Poder Executivo para inclusão no projeto de Orçamento Geral do Estado. O Tribunal Eleitoral defenderá, em todas as etapas, seu projeto de orçamento. O orçamento finalmente aprovado fornecerá os recursos necessários para o cumprimento de suas funções. No orçamento estarão incluídos os custos de funcionamento do Tribunal Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral, os investimentos e custos necessários à condução dos processos eleitorais e demais consultas populares, bem como os subsídios aos partidos políticos e aos órgãos independentes candidatos a cargos eletivos. No ano imediatamente anterior às eleições gerais e até ao final do período eleitoral o Tribunal Eleitoral estará sujeito apenas à fiscalização posterior da Controladoria-Geral;

  10. Apresentar legislação em matérias da sua competência;

  11. Considerar como único órgão competente os requerimentos e ações interpostos contra as decisões dos tribunais criminais eleitorais inferiores e do Ministério Público Eleitoral.

As decisões do Tribunal Eleitoral em matéria eleitoral só podem ser impugnadas perante este e, findo o processo judicial, serão definitivas, irrevogáveis e vinculativas.

Apenas o pedido de revisão constitucional será admissível contra essas decisões.

Artigo 144

O Gabinete do Procurador Eleitoral é um órgão independente de investigação anexo ao Tribunal Eleitoral que tem o direito de administrar o seu orçamento.

O Procurador Eleitoral será nomeado pelo Poder Executivo, sujeito à aprovação do Poder Legislativo, para um mandato de dez anos. Ele deve ter as mesmas qualificações exigidas para um juiz do Supremo Tribunal Federal, e estará sujeito às mesmas restrições. Suas funções são:

  1. Salvaguardar os direitos políticos dos cidadãos;

  2. Zelar pela conduta oficial dos funcionários públicos, no que diz respeito aos direitos e responsabilidades políticas e eleitorais;

  3. Processar as violações e ofensas eleitorais;

  4. Exercer todos os demais poderes determinados por lei.

Artigo 145

As autoridades públicas são obrigadas a seguir e cumprir as ordens e decisões emanadas dos funcionários da jurisdição eleitoral, prestando a obediência, a cooperação e a assistência necessárias ao exercício dos seus poderes. A omissão ou negligência no cumprimento de tais obrigações será punida com as penalidades previstas em lei.

TÍTULO V. O PODER LEGISLATIVO

Capítulo 1. A Assembleia Nacional

Artigo 146

O Poder Legislativo será composto por um órgão denominado Assembleia Nacional, cujos membros serão eleitos por indicação partidária ou por indicação independente, por voto popular direto, de acordo com o disposto nesta Constituição.

Os requisitos e procedimentos estabelecidos pela lei para a formalização de candidaturas independentes serão equivalentes e proporcionais aos exigidos para o registo dos partidos políticos e para a apresentação de candidaturas partidárias, na medida do aplicável.

Artigo 147

A Assembleia Nacional é composta por setenta e um membros (Diputados) eleitos nos termos da lei e sujeitos às seguintes regras:

  1. Haverá círculos eleitorais de um só membro e círculos eleitorais com vários membros (circuitos uninominales y plurinominales). Cada distrito em que mais de um membro for eleito formará um círculo eleitoral, com exceção do distrito do Panamá, onde serão estabelecidos círculos eleitorais com três ou mais membros;

  2. Os círculos eleitorais são constituídos proporcionalmente ao número de eleitores que constam do atual Cadastro Eleitoral;

Sobre o autor
Icaro Aron Paulino Soares de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Acadêmico de Administração na Universidade Federal do Ceará - UFC. Pix: [email protected] WhatsApp: (85) 99266-1355. Instagram: @icaroaronsoares

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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