Cada região e a província de Darién têm o direito de eleger o número de membros com os quais contam no momento em que esta disposição entrar em vigor;
Para a criação dos círculos eleitorais, a subdivisão político-administrativa do país, a proximidade geográfica, os núcleos populacionais, os laços de vizinhança, os canais de comunicação e os fatores históricos e culturais devem ser considerados como critérios básicos para o agrupamento dos eleitores nos círculos eleitorais.
Cada membro terá um suplente eleito com ele no mesmo dia que o substituirá em sua ausência.
Após consulta aos partidos legalmente reconhecidos, o Tribunal Eleitoral, no âmbito do órgão de consulta estabelecido, elabora e apresenta à Assembleia Nacional o projecto de lei de criação dos círculos eleitorais que servirá de base à eleição dos deputados à Assembleia, em de acordo com esta disposição.
Artigo 148
Os deputados à Assembleia Nacional são eleitos para um mandato de cinco anos no mesmo dia em que se realizam as eleições ordinárias para Presidente e Vice-Presidente da República.
Artigo 149
A Assembleia Nacional reunirá, de pleno direito, sem necessidade de convocação prévia, na capital para sessões que durem oito meses no período de um ano, divididas em duas sessões legislativas ordinárias de quatro meses de duração. Tais sessões se estenderão de 1º de setembro a 31 de dezembro e de 1º de março a 30 de junho. consideração dos membros.
Artigo 150
Os deputados actuam no interesse da nação e representam na Assembleia Nacional os respectivos partidos políticos e os eleitores do seu círculo eleitoral.
Artigo 151
Os partidos políticos podem extinguir o mandato dos membros titulares ou suplentes da Assembleia por eles designados nas seguintes condições e formalidades:
Os motivos da cessação do mandato e o procedimento aplicável devem ter sido estabelecidos nos estatutos do partido;
As razões devem referir-se a graves violações dos estatutos e da plataforma ideológica, política ou geral do partido, e devem ter sido aprovadas por meio de resolução escrita do Tribunal Eleitoral anterior à data da nomeação;
A condenação do membro titular ou suplente por crime premeditado a cinco anos ou mais de prisão por decisão executória de tribunal é também causa de cessação do mandato;
O interessado terá o direito de ser ouvido pela sua Parte e defender-se em duas instâncias diferentes;
Da decisão de extinção do mandato da Parte caberá recurso, que caberá apenas ao Tribunal Eleitoral, com efeito suspensivo;
Para a aplicação do procedimento de denúncia, as partes podem estabelecer mecanismo de consulta aos eleitores do respectivo círculo eleitoral antes de iniciar o processo.
Os partidos políticos podem também, por procedimento sumário, cessar o mandato dos membros titulares e suplentes que tenham deixado o seu partido.
Os eleitores do círculo eleitoral poderão requerer ao Tribunal Eleitoral a extinção do mandato dos membros independentes titulares e suplentes que tenham eleito, desde que cumpram os requisitos e formalidades estabelecidos em lei.
Artigo 152
As sessões dedicadas ao exercício dos poderes jurisdicionais da Assembleia Nacional são chamadas de sessões judiciais, independentemente da data em que se realizem ou da forma como tal Assembleia Nacional tenha sido convocada. Estas reuniões não alterarão a continuidade ou a duração de uma Sessão Legislativa e só terminarão quando a Assembleia decidir a questão pendente. Para o exercício das funções legislativas, a Assembleia Nacional tem o poder de reunir-se de pleno direito sem convocação prévia.
Artigo 153
Para ser elegível como membro da Assembleia Nacional é necessário:
Ser panamenho de nascimento, ou por naturalização, e ter residido por quinze anos no país após a naturalização;
Ser cidadão no exercício dos seus direitos legais;
Ter pelo menos vinte e um anos de idade no momento da eleição;
Não ter sido condenado por crime premeditado a cinco anos ou mais de prisão por decisão executória de um tribunal;
Ser residente do respectivo círculo eleitoral há pelo menos 1 (um) ano antes de ser nomeado para o cargo.
Artigo 154
Os deputados à Assembleia Nacional não são legalmente responsáveis pelas opiniões expressas ou votos emitidos no exercício das suas funções.
Artigo 155
Os deputados à Assembleia Nacional podem ser investigados e julgados pelo Supremo Tribunal de Justiça em pleno exercício pela presumível prática de infracção penal ou administrativa sem autorização da Assembleia Nacional. A prisão preventiva ou qualquer medida cautelar será determinada pelo Supremo Tribunal de Justiça em sessão plenária.
O membro titular ou suplente pode ser demandado na justiça cível, mas nenhuma apreensão ou outra medida cautelar sobre seus bens pode ser tomada sem prévia autorização do Supremo Tribunal em pleno exercício, com exceção das medidas destinadas a garantir o cumprimento de obrigações familiares e trabalhistas.
Artigo 156
Os membros titulares e suplentes (quando este último exerce a função) não podem aceitar qualquer emprego público remunerado. Caso isso ocorra, é produzida vaga definitiva no cargo de membro titular ou suplente, conforme o caso. São exceções as nomeações como Ministro, Vice-Ministro, Diretor Geral ou Gestor de Entidades Autónomas ou Semi-autónomas e Agente Diplomático. A aceitação de qualquer um desses cargos acarretará vacância temporária pelo tempo em que o cargo for exercido. O exercício do cargo de professor ou professor em centro de ensino oficial ou privado é compatível com o cargo de membro da Assembleia.
Artigo 157
Os parlamentares receberão os emolumentos previstos em lei, que serão pagos pelo Tesouro Nacional, mas o aumento de tais emolumentos só produzirá efeitos após o término do mandato da Assembleia Nacional em que foi aprovado.
Artigo 158
Os membros da Assembleia não podem, por si ou por terceiros, celebrar quaisquer contratos com entidades do Estado, ou com instituições ou negócios a eles relacionados, nem aceitar de quem quer que seja autoridade para conduzir negociações com essas entidades, instituições ou empresas.
Estão excluídos os seguintes casos:
Quando um membro faça uso pessoal ou profissional de serviços públicos ou realize operações correntes da mesma natureza com instituições ou entidades filiadas ao Estado;
Quando existam contratos celebrados por concurso público entre as instituições ou entidades referidas neste artigo e sociedades não sócias de que o sócio seja sócio, desde que se tenha tornado sócio antes da sua eleição;
Quando os contratos, adjudicados com ou sem concurso público, sejam celebrados com tais instituições ou entidades por sociedades accionistas em que um ou mais sócios não detenham mais de 20% (vinte por cento) do total das acções;
Quando um membro actue na qualidade de advogado perante um órgão judicial fora do período de sessões ou com autorização concedida pelo plenário da Assembleia Nacional durante o período de sessões.
Artigo 159
As funções legislativas da Nação são atribuídas à Assembleia Nacional e consistem em expedir as leis necessárias ao cumprimento das finalidades das funções de exercício, do Estado declaradas nesta Constituição, e especialmente para o seguinte:
Emitir, modificar, alterar ou revogar códigos nacionais;
expedir lei geral de remuneração proposta pelo Poder Executivo;
Aprovar ou desaprovar, antes da ratificação, tratados e acordos internacionais negociados pelo Poder Executivo;
Participar na aprovação de um Orçamento Nacional de acordo com o estabelecido no Título IX desta Constituição;
Declarar a guerra e dar poderes ao Poder Executivo para negociar a paz;
Declarar anistia por crimes políticos;
-
Estabelecer ou reafirmar a divisão política do território nacional;
Determinar o padrão, valor de peso, forma, tipo e denominação da moeda nacional;
Decidir sobre o uso do bem nacional para fins públicos;
Estabelecer impostos, taxas, receitas e monopólios oficiais para pagamento de serviços públicos;
Emitir normas gerais ou específicas aplicáveis ao Poder Executivo, Entidades Autónomas e Semi-autónomas, Estatais e Empresas Mistas, quando, relativamente a estas últimas, o Estado detenha o controlo administrativo, financeiro ou de investimento, para os seguintes fins: negociar e contrair empréstimos do Governo, para organizar o crédito público; reconhecer (reconhecer) a dívida nacional e providenciar o seu serviço; fixar e modificar tarifas, taxas e outras disposições relativas à gestão das alfândegas;
Determinar, por proposta do Poder Executivo, a estrutura da administração nacional, mediante a criação de Ministérios, Entidades Autônomas e Semi-autônomas, Empresas Estatais e demais instituições públicas, e distribuir entre eles as funções e transações da Administração com o objetivo de assegurar a eficácia da atuação administrativa;
Organizar os serviços públicos previstos nesta Constituição, expedir ou autorizar os estatutos e as leis das sociedades de economia mista e as leis orgânicas das empresas estatais industriais ou comerciais, bem como expedir normas correspondentes às carreiras descritas no Título XI;
Emitir normas relativas à execução de contratos em que o Estado, ou qualquer uma das suas Entidades ou Empresas, faça parte ou tenha interesse;
Aprovar ou desaprovar contratos em que o Estado ou uma das suas Entidades participe, ou tenha interesse, se a negociação de tais contratos não tiver sido previamente regulamentada de acordo com o número 14 do presente documento ou se alguma estipulação contratual não corresponder à respectiva autorização lei;
Conceder ao Poder Executivo, quando assim o solicitar e quando houver necessidade, poderes extraordinários precisos que serão exercidos durante o recesso da Assembleia Nacional por meio de Decretos-Lei.
A lei que confere esses poderes deve expressar especificamente as matérias e finalidades que serão objeto dos Decretos-Lei e não incluirá as matérias mencionadas nos números 3, 4 e 10 deste artigo, nem o desenvolvimento de garantias fundamentais, sufrágio, regulamentos partidários e especificação de crimes e punições. A lei dos poderes extraordinários caduca com o início da próxima sessão ordinária da Assembleia Nacional.
Todo Decreto-Lei que o Poder Executivo emitir no exercício das atribuições que lhe são conferidas, deve ser submetido ao Poder Legislativo, para que este legislar sobre a matéria, em sessão ordinária, imediatamente após a promulgação do respectivo Decreto-Lei. . O Poder Legislativo terá a todo o tempo, e por iniciativa própria, a faculdade de revogar, alterar ou acrescentar, sem limitação à matéria, os Decretos-Lei expedidos;
Determinar e aprovar as regras básicas de seus procedimentos.
Artigo 160
Compete judiciária à Assembleia Nacional apreciar as acusações ou acusações formuladas contra o Presidente da República e os Ministros do Supremo Tribunal, e julgá-las, se for o caso, por actos que prejudiquem o bom funcionamento do Tribunal. autoridades públicas (libre funcionariento del poder público) ou violar esta Constituição ou as leis realizadas no exercício de suas funções.
Artigo 161
A Assembleia Nacional tem as seguintes funções administrativas:
Examinar as credenciais de seus próprios membros e decidir se as credenciais estão ou não na forma prescrita por lei;
Aceitar ou rejeitar a renúncia do Presidente e do Vice-Presidente da República;
Autorizar o Presidente da República, quando o solicitar, a sair do território nacional nos termos desta Constituição;
Aprovar ou reprovar as nomeações de Ministros para o Supremo Tribunal Federal, do Procurador-Geral da Nação, do Procurador-Geral da Administração e de outras que sejam feitas pelo Poder Executivo e que, por esta Constituição ou pela lei, requeiram aprovação do a Assembleia Nacional. Os funcionários que necessitem de aprovação não podem assumir suas funções antes de serem aprovados;
Nomear o Controlador-Geral da República, o Controlador Adjunto, o Ouvidor, o Juiz do Tribunal Eleitoral e seu suplente, nos termos desta Constituição;
Nomear as comissões permanentes da Assembleia Nacional e as comissões de inquérito sobre qualquer assunto de interesse público, nos termos da presente Constituição e do seu regulamento interno, para informação do plenário, para que este tome as medidas que considere convenientes;
Adotar votos de censura aos Ministros de Estado quando estes, a juízo da Assembleia Nacional, forem responsáveis por infrações ou atos ilícitos, ou por erros graves que tenham causado dano aos interesses do Estado. Para que o voto de censura possa ser realizado, deve ser proposto por escrito seis dias antes de sua discussão por não menos da metade dos membros e aprovado pelo voto de dois terços da Assembléia. A lei estabelecerá a sanção apropriada;
Examinar e aprovar ou determinar as atribuições da conta geral do orçamento que o Executivo lhe submeta, com a anuência da Controladoria-Geral da República. Para o efeito, o ministro competente apresentará pessoalmente a conta geral do Orçamento em março de cada ano. O regimento interno da Assembleia Nacional estabelecerá as disposições relativas ao comparecimento do ministro e à votação da conta Orçamentária apresentada pelo Poder Executivo;
Solicitar ou solicitar funcionários que o Poder Legislativo nomeie ou confirme, os Ministros de Estado, os diretores gerais ou gerentes de todas as entidades autônomas e semiautônomas, organizações descentralizadas, empresas estatais industriais ou comerciais, bem como as empresas mistas referidas no número 11 do art. Artigo 153.º A apresentação de relatórios escritos ou orais sobre assuntos da sua competência que a Assembleia Nacional requeira para o melhor desempenho das suas funções ou para obter informação sobre os actos da administração, observado o disposto no número do artigo 157.º. sejam orais, a solicitação deverá ser feita com pelo menos quarenta e oito horas de antecedência na forma de questionário escrito específico. Os funcionários a quem sejam solicitados relatórios devem estar presentes e ser ouvidos durante a sessão para a qual foram convocados, podendo o debate prosseguir nas sessões subsequentes por decisão da Assembleia Nacional. O debate não se estenderá a assuntos alheios ao questionário específico;
Reabilitar aqueles que perderam direitos inerentes à cidadania;
Aprovar, alterar ou revogar o decreto sobre o estado de emergência e a suspensão das garantias constitucionais nos termos desta Constituição.
Artigo 162
Todos os membros das comissões da Assembleia Nacional são eleitos por meio de um sistema que garanta a representação proporcional da minoria.
Artigo 163
A Assembleia Nacional é proibida:
Promulgar leis que sejam contrárias à letra ou ao espírito desta Constituição;
Interferir por deliberação em assuntos de competência exclusiva dos demais Poderes do Governo;
Reconhecer em nome do Tesouro Público as indemnizações que não tenham sido previamente declaradas pelas autoridades competentes, e votar verbas para pagamento de bolsas, pensões, fundos de pensões, subsídios ou despesas que não tenham sido decretadas nos termos das leis gerais preexistentes;
Decretar atos de proscrição (contas de cobrança) ou perseguição contra pessoas ou empresas;
Incitar ou obrigar os funcionários públicos a adotar determinadas medidas;
-
Fazer outras designações além das que lhe competem nos termos desta Constituição e da lei;
Exigir do Poder Executivo a comunicação de instruções dadas aos Agentes Diplomáticos, ou relatórios de negociações sigilosas;
Ordenar e autorizar outras despesas e programas não previstos no Orçamento Geral, salvo em casos de emergência, expressamente declarados como tais, pelo Poder Executivo;
Delegar qualquer das suas funções, salvo o disposto no n.º 16 do artigo 153.º;
Adotar votos de confiança ou censura aos atos do Presidente da República.
Capítulo 2. Formação de Leis
Artigo 164
As leis têm origem na Assembleia Nacional e estão divididas da seguinte forma:
Leis orgânicas, que são as emitidas em cumprimento dos artigos 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º, 13.º, 14.º, 15.º e 16.º do artigo 159.º;
Leis ordinárias, que são aquelas emitidas de acordo com as demais seções do referido artigo.
Artigo 165
As leis devem ser propostas:
-
se são leis orgânicas:
por comissões permanentes da Assembleia Nacional;
pelos Ministros de Estado, conforme autorizado pelo Conselho de Ministros;
pelo Supremo Tribunal, Procurador-Geral da República e Procurador-Geral da Administração, se se referirem à promulgação ou alteração de códigos nacionais;
pelo Tribunal Eleitoral em assuntos de sua competência;
-
se são leis ordinárias
por qualquer membro da Assembleia Nacional;
pelos Ministros de Estado mediante autorização do Conselho de Ministros;
pelos Presidentes dos Conselhos Provinciais mediante autorização do Conselho Provincial.
Todos os funcionários acima mencionados terão o direito de falar nas sessões da Assembleia Nacional. Os Presidentes dos Conselhos Provinciais e os membros do Tribunal Eleitoral têm o direito de falar quando forem discutidos os projetos de lei por eles apresentados.
As leis orgânicas exigem para a sua promulgação o voto favorável da maioria absoluta dos membros da Assembleia Nacional em segunda e terceira leitura. As leis ordinárias precisam apenas da aprovação da maioria dos membros da Assembleia Nacional presentes nas sessões correspondentes.
Artigo 166
Nenhum projecto de lei torna-se Lei se não tiver sido aprovado pela Assembleia Nacional, em três leituras em dias diferentes, e aprovado pelo Poder Executivo na forma prevista nesta Constituição.
A primeira leitura de qualquer projeto de lei é a da Comissão, de que trata o artigo anterior.
Um projecto de lei em comissão pode seguir para segunda leitura quando a maioria da Assembleia Nacional, a pedido de um dos seus membros, revogar o parecer da comissão e der a sua aprovação.
Artigo 167
Todo projeto de lei que não tenha sido apresentado por uma das Comissões será entregue pelo Presidente da Assembleia Nacional, a uma Comissão Ad Hoc, para estudo e discussão em prazo razoável.
Artigo 168
Aprovado, o projeto segue para o Poder Executivo e, se aprovado, ordena que seja promulgado como lei. Em caso contrário, deverá devolvê-lo com uma comunicação de objecções, à Assembleia Nacional.
Artigo 169
O Poder Executivo terá um prazo não superior a trinta dias úteis para devolver um projeto de lei com objeções.
Se o Poder Executivo não devolver o projeto de lei com suas objeções nos prazos acima, deverá aprová-lo e ordenar sua promulgação.
Artigo 170
Um projeto de lei vetado na íntegra pelo Poder Executivo será devolvido à Assembleia Nacional para uma terceira leitura. Se tiver sido vetado apenas em parte, será devolvido para segunda leitura com o único propósito de apreciar as objeções.
Se, após consideração das objeções da Assembleia Nacional, o projeto de lei for aprovado por dois terços dos membros que a compõem, o Poder Executivo o aprovará e o promulgará, sem direito a novas objeções. Se não obtiver a aprovação do número necessário de membros, o projeto é definitivamente rejeitado.
Artigo 171
Quando o Poder Executivo vetar um projeto de lei como inconstitucional e a Assembleia Nacional por maioria de votos insistir na sua aprovação, o projeto será enviado ao Supremo Tribunal para decisão sobre a sua constitucionalidade. Se a sentença do STF declarar o projeto de lei constitucional, o Poder Executivo é obrigado a aprová-lo e promulgá-lo.
Artigo 172
Se o Poder Executivo não cumprir com o dever de aprovar e mandar promulgar as leis nos prazos e nos termos estabelecidos neste Título, serão aprovadas e mandadas promulgar pelo Presidente da Assembleia Nacional.
Artigo 173
Toda lei deve ser promulgada no prazo de seis dias úteis após sua aprovação, e vigorará a partir de sua promulgação, salvo quando a própria lei estabeleça data posterior para sua entrada em vigor. A demora na promulgação de uma lei não afeta sua constitucionalidade.
Artigo 174
As leis podem ser acompanhadas de uma exposição de motivos, devendo o seu texto iniciar-se com o seguinte preâmbulo: "A Assembleia Nacional DECRETA:"
TÍTULO VI. O FILIAL EXECUTIVO
Capítulo 1. O Presidente e os Vice-Presidentes da República
Artigo 175
O Poder Executivo é composto pelo Presidente da República e pelos Ministros de Estado, conforme o disposto nesta Constituição.
Artigo 176
O Presidente da República exerce os seus poderes sozinho, ou com a participação do respectivo Ministro, ou com todos os Ministros do Conselho de Ministros, ou de qualquer outra forma determinada por esta Constituição.
Artigo 177
O Presidente da República será eleito em eleição popular direta por maioria de votos para um mandato de cinco anos. Juntamente com o Presidente será eleito, da mesma forma e para o mesmo mandato, um Vice-Presidente que substituirá o Presidente em sua ausência, de acordo com o disposto nesta Constituição.
Artigo 178
O cidadão eleito Presidente ou Vice-Presidente da República não pode ser eleito para o mesmo cargo nos dois mandatos presidenciais imediatamente seguintes.
Artigo 179
Para ser elegível como Presidente ou Vice-Presidente da República é necessário:
Ser panamenho de nascimento;
Ter completado trinta e cinco anos de idade.
Artigo 180
Ninguém que tenha sido condenado por decisão executória de um tribunal a cinco anos ou mais de prisão por crime premeditado pode ser eleito Presidente ou Vice-Presidente da República.
Artigo 181
O Presidente e o Vice-Presidente da República tomarão posse perante a Assembleia Nacional no primeiro dia de julho seguinte às eleições e prestarão juramento com as seguintes palavras: "Juro por Deus e pelo País cumprir fielmente a Constituição e as leis da República.
O cidadão que não professa nenhuma crença religiosa pode dispensar a invocação a Deus no juramento.
Artigo 182
Se por qualquer motivo o Presidente ou o Vice-Presidente da República não puderem tomar posse perante a Assembleia Nacional, devem fazê-lo perante o Supremo Tribunal de Justiça; se isso não for possível, perante um Notário-Público, na sua falta, perante duas testemunhas competentes.
Artigo 183
O Presidente da República pode exercer por si próprio as seguintes funções:
Nomear e destituir livremente os Ministros de Estado;
Coordenar o trabalho da Administração e dos Estabelecimentos Públicos;
Fiscalizar a preservação da ordem pública;
Adoptar os meios necessários para que a Assembleia Nacional se reúna no dia designado por esta Constituição, ou por Decreto que convoque a Assembleia para sessões extraordinárias;
Apresentar, no início de cada Legislatura, no primeiro dia de sessões ordinárias, mensagem relativa aos assuntos da Administração;
Vetar projetos de lei que considere impróprios ou inconstitucionais;
Para invalidar ordens ou disposições emitidas por um Ministro de Estado nos termos do artigo 186.º;
Exercer todos os demais poderes que lhe sejam conferidos por esta Constituição ou por lei.
Artigo 184
As seguintes funções são exercidas pelo Presidente da República com a participação do respectivo Ministro:
Aprovar e promulgar as Leis, obedecê-las e fazer com que sejam fielmente executadas;
Nomear e destituir os Diretores e demais membros dos serviços de polícia e fazer uso deste serviço;
-
Nomear e destituir livremente os Governadores das Províncias;
Comunicar ao Poder Legislativo as vagas produzidas nos cargos que este deva preencher;
Supervisionar a arrecadação e administração das receitas nacionais;
Nomear, de acordo com o disposto no Título XI, as pessoas que devam ocupar cargos ou cargos nacionais, cuja prestação não corresponda a outro cargo ou entidade;
Enviar ao Poder Legislativo, no primeiro mês da primeira sessão anual, a minuta do Orçamento Geral, salvo se a data de sua posse coincidir com o início da referida sessão. Nesse caso, o Presidente da República cumprirá essa tarefa nos primeiros quarenta dias da mesma sessão;
Celebrar contratos administrativos de prestação de serviços e de execução de obras públicas, nos termos desta Constituição e da Lei;
Dirigir as relações exteriores, negociar Tratados e Acordos internacionais, que serão submetidos à consideração do Poder Legislativo e autorizar e designar e receber agentes diplomáticos e consulares;
Dirigir, regular e fiscalizar os serviços de acordo com o estabelecido nesta Constituição;
Nomear os Chefes, Gestores e Administradores das entidades públicas autónomas, semiautónomas e entidades dos Estados, nos termos das respectivas Leis;
Decretar indultos por crimes políticos, reduzir penas e conceder liberdade condicional aos condenados por crimes comuns;
Conceder promoções aos membros do serviço policial nos termos do rol e das disposições legais correspondentes;
Regular as Leis que o exijam para o seu melhor cumprimento, sem desviar, em qualquer caso, do seu texto nem do seu espírito;
Conceder aos nacionais que o solicitem, autorização para aceitar cargos em governos estrangeiros, no caso em que tal seja necessário nos termos da Lei;
Exercer as demais funções conferidas por esta Constituição e por Lei.
Artigo 185
São atribuições do Vice-Presidente da República:
Substituir o Presidente da República nas suas ausências temporárias;
Participar com direito a palavra, mas não a voto, nas reuniões do Conselho de Ministros;
Assessorar o Presidente da República nas matérias que este determinar;
Assistir e representar o Presidente da República em atos públicos e congressos nacionais ou internacionais, ou em missões especiais por ele atribuídas.
Artigo 186
Nenhum ato do Presidente da República, salvo os que possam ser exercidos por ele sozinho, terá qualquer validade ou efeito, a menos que seja referendado pelo respectivo Ministro de Estado, que por este ato se torna responsável.
As ordens e resoluções que um Ministro de Estado emite por ordem do Presidente da República são obrigatórias, só sendo por este invalidadas quando contrariem a Constituição ou a lei, sem prejuízo das vias de recurso.
Artigo 187
O Presidente e o Vice-Presidente da República podem ausentar-se dos seus cargos com autorização do Conselho de Ministros por um período não superior a noventa dias. Para uma ausência superior a noventa dias é necessária autorização da Assembleia Nacional.
Durante a licença do Presidente, o Vice-Presidente assumirá seu lugar e terá o título de Presidente em exercício.
Quando, por qualquer motivo, o Vice-Presidente não puder exercer as funções do Presidente ausente, as funções de Presidente serão desempenhadas por um dos Ministros de Estado que será eleito por este por maioria de votos; ele/ela deve ser qualificado para se tornar Presidente e será chamado de Ministro em exercício como Presidente da República.
Nos atrasos definidos neste e nos artigos seguintes serão incluídos os feriados.
Artigo 188
O Presidente da República pode ausentar-se do território nacional, em cada ocasião, sem ter de pedir licença:
Por um período de até dez dias sem necessidade de qualquer autorização;
Por um período superior a dez mas não trinta dias com autorização do Conselho de Ministros;
Por um período superior a trinta dias, conforme autorizado com autorização da Assembleia Nacional.
Se o Presidente estiver ausente por mais de dez dias, o Primeiro Vice-Presidente assumirá as funções presidenciais; na falta deste, assumirá o cargo um Ministro de Estado, nos termos da Constituição. Quem assumir o cargo será chamado de Presidente da República em exercício.
Artigo 189
Em caso de ausência definitiva do Presidente da República, o Vice-Presidente assumirá as funções presidenciais pelo resto do mandato.
Quando o Vice-Presidente assumir o cargo de Presidente, assumirá a Vice-Presidência um dos Ministros de Estado que deverá possuir as qualificações necessárias para o cargo de Vice-Presidente e será eleito por maioria de votos.
Quando, por qualquer motivo, a ausência definitiva do Presidente não puder ser preenchida pelo Vice-Presidente, assumirá o cargo um dos Ministros de Estado que deva possuir as qualificações necessárias para o cargo de Presidente, depois de eleito por maioria de votos dos demais. Ele/ela será chamado de Ministro em exercício como Presidente da República.
Quando a ausência definitiva do Presidente e do Vice-Presidente ocorrer pelo menos dois anos antes do término do mandato presidencial, o Ministro que exerce a Presidência convocará a eleição do Presidente e do Vice-Presidente no prazo de quatro meses, de forma a permitir que os eleitos assumir suas funções pelo restante do mandato dentro de seis meses após a convocação da eleição. O decreto pertinente será emitido o mais tardar oito dias após a posse do Ministro em exercício da Presidência.
Artigo 190
Os emolumentos atribuídos por lei ao Presidente e aos Vice-Presidentes da República podem ser modificados, mas a alteração entrará em vigor no mandato presidencial seguinte.
Artigo 191
O Presidente e o Vice-Presidente da República são responsáveis apenas nos seguintes casos:
Por excederem seus poderes constitucionais;
Por atos de violência ou coação durante o processo eleitoral; por impedir a reunião da Assembleia Nacional, por bloquear o exercício das suas funções ou das funções de outros organismos ou autoridades públicas que esta Constituição estabeleça;
Por ofensas contra a personalidade internacional do Estado ou contra a administração pública.
No primeiro e no segundo caso, a pena será a destituição do cargo e a inabilitação para o exercício de cargos públicos pelo prazo fixado em lei. No terceiro caso, aplicar-se-á a lei ordinária.
Artigo 192
Não pode ser eleito Presidente da República:
O cidadão que, chamado a exercer a Presidência por motivo de ausência permanente do Presidente, tenha exercido o cargo em qualquer momento dos três anos imediatamente anteriores ao mandato para o qual se realiza a eleição;
Os parentes até o quarto grau de consanguinidade ou segundo grau das relações conjugais de um Presidente da República que tenha exercido o cargo no mandato imediatamente anterior, ou os parentes do cidadão referido no número 1 deste artigo.
Artigo 193
Não podem ser eleitos Vice-Presidentes da República as seguintes pessoas:
O Presidente da República em exercício do seu mandato quando a eleição para Vice-Presidente da República for para o mandato imediatamente subsequente;
Parentes até o quarto grau de consanguinidade ou até o segundo grau de parentesco do Presidente da República, para o mandato seguinte àquele em que o Presidente tiver exercido o cargo;
O cidadão que, na qualidade de Vice-Presidente da República, tenha exercido a Presidência de forma permanente em qualquer momento dos três anos anteriores ao mandato para o qual se realiza a eleição;
Parentes até o quarto grau de consanguinidade ou segundo grau de parentesco do cidadão referido no número anterior, pelo mandato imediatamente posterior àquele em que aquele cidadão tenha exercido a Presidência da República;
-
Parentes até o quarto grau de consanguinidade ou o segundo grau de parentesco do Presidente da República.
Capítulo 2. Os Ministros de Estado
Artigo 194
Os Ministros de Estado são Chefes dos seus respectivos ramos e cooperam com o Presidente da República no exercício das suas funções nos termos desta Constituição e da lei.
Artigo 195
A distribuição dos negócios de Estado, segundo suas afinidades, entre os Ministros de Estado será efetuada na forma da Lei.
Artigo 196
Os Ministros de Estado devem ser panamenhos de nascimento, ter completado vinte e cinco anos de idade e não ter sido condenados a uma pena de prisão de cinco ou mais anos por delito premeditado por decisão executória de um tribunal.
Artigo 197
Não pode ser nomeado Ministro de Estado quem seja parente do Presidente da República no quarto grau de consanguinidade ou no segundo grau das relações conjugais, ou por pessoa dessas relações ser membro do mesmo Conselho de Ministros.
Artigo 198
Cada Ministro de Estado deve apresentar pessoalmente à Assembleia Nacional um relatório ou declaração anual sobre a situação do seu Ministério e as reformas que considere convenientes introduzir.
Capítulo 3. O Conselho do Gabinete
Artigo 199
O Conselho do Gabinete é a reunião do Presidente da República, que o preside, ou do Presidente em exercício com o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.
Artigo 200
O Conselho de Ministros tem as seguintes funções:
Atuar como órgão consultivo nas matérias que lhe forem submetidas pelo Presidente da República, e nas matérias em que deva ouvir por força da Constituição ou da lei;
Aprovar, com o Presidente da República, as nomeações dos Ministros do Tribunal Supremo, do Procurador-Geral da Nação, do Procurador-Geral da Administração e seus suplentes, mediante aprovação da Assembleia Nacional;
Aprovar a celebração de contratos, a negociação de empréstimos e a transmissão de bens móveis ou imóveis nacionais na forma prevista na lei;
Aprovar conjuntamente com o Presidente a transferência ou submissão por este de controvérsias nas quais o Estado seja parte na arbitragem; isso requer o parecer favorável do Procurador-Geral da Nação. Esta disposição não se aplica às convenções de arbitragem às quais o Estado aderiu por convenção contratual; são auto-executáveis;
Emitir decreto, sob a responsabilidade conjunta de todos os seus membros, declarando o Estado de Emergência e a suspensão das garantias Constitucionais pertinentes, nos termos do artigo 51 desta Constituição;
Solicitar aos funcionários públicos, entidades governamentais e empresas mistas os relatórios que julgar necessários ou apropriados para a tramitação dos assuntos que deva considerar, e convocar os referidos funcionários e representantes das referidas entidades e empresas, para prestarem pareceres verbais;
Negociar e contratar empréstimos, organizar o crédito público, reconhecer a Dívida Nacional e providenciar o seu serviço, fixar e modificar as tarifas, taxas e demais disposições relativas ao Regulamento Aduaneiro, observadas as normas estabelecidas por lei, de acordo com o numeral 11 do artigo 153 desta Constituição. Considerando que o Poder Legislativo não editou lei ou leis que contenham as normas gerais correspondentes, o Poder Executivo poderá exercer esses poderes e enviará ao Poder Legislativo, cópias de todos os Decretos expedidos no exercício desse poder;
Emitir regulamentos para seu governo interno e exercer as demais funções que lhe forem estabelecidas por esta Constituição ou por lei.
Capítulo 4. O Conselho Geral de Estado
[revogado]
TÍTULO VII. A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA
Capítulo 1. O Poder Judiciário
Artigo 201
A Administração da Justiça é gratuita, célere e ininterrupta. As petições e ações de todos os processos do Tribunal serão registradas em papel simples, e não estarão sujeitas a qualquer imposto.
As férias dos Ministros, Juízes ou funcionários do Poder Judiciário não interromperão o funcionamento contínuo dos respectivos Tribunais.
Artigo 202
O Poder Judiciário é composto pelo Supremo Tribunal de Justiça, tribunais e outros tribunais inferiores que a lei estabelecer. A justiça também pode ser administrada por jurisdição arbitral de acordo com as disposições da lei. Os tribunais arbitrais têm o direito de considerar e decidir questões relativas à sua própria jurisdição.
Artigo 203
O Supremo Tribunal de Justiça será composto pelo número de Ministros determinado em lei, a ser nomeado por deliberação do Conselho de Ministros, mediante aprovação do Poder Legislativo, para mandato de dez anos. Se o cargo de Ministro ficar permanentemente vago no decorrer de um mandato, será nomeado um novo Ministro para exercer o restante do mandato.
Cada Juiz tem um suplente (suplente), nomeado da mesma forma que o Juiz titular e pelo mesmo mandato que o substituirá nas suas ausências nos termos da lei. Somente juízes de carreira atuantes no Poder Judiciário podem ser designados como suplentes.
De dois em dois anos serão nomeados dois Ministros, excepto nos casos em que, tendo em conta o número de Ministros actualmente a exercer funções no Tribunal, sejam nomeados mais de dois ou menos de dois Ministros. Quando o número de Ministros for aumentado, serão feitas as nomeações necessárias para o efeito e a respectiva lei tomará as providências cabíveis para manter o princípio das nomeações sucessivas.
Não pode ser nomeado Juiz do Supremo Tribunal:
As pessoas que exerçam ou tenham exercido as funções de membro titular ou suplente da Assembleia Nacional durante o mandato constitucional em curso;
Pessoas que estejam exercendo ou tenham exercido funções de comando e jurisdição no Poder Executivo durante o período constitucional em curso.
O Tribunal será dividido em Câmaras, cada uma com três juízes permanentes.
Artigo 204
Para ser elegível como juiz do Supremo Tribunal é necessário:
Ser panamenho de nascimento;
Ter completado trinta e cinco anos de idade;
Estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
Ser titular de um diploma universitário em Direito e ter o diploma registado em cartório previsto na lei;
Ter completado dez anos de serviço na profissão de advogado ou em cargo no Poder Judiciário, no Ministério Público, no Tribunal Eleitoral ou na Ouvidoria que exija graduação em Direito, ou ter foi professor de direito em nível universitário.
É reconhecida a validade das credenciais dos Ministros do Supremo Tribunal emitidas em conformidade com as disposições constitucionais anteriores.
Artigo 205
A pessoa condenada por crime em sentença transitada em julgado pelo Tribunal de Justiça não poderá exercer funções no Poder Judiciário.
Artigo 206
Entre as funções constitucionais e legais do Supremo Tribunal de Justiça estão as seguintes:
Zelar pela integridade da Constituição. Para o efeito, e ouvido o Procurador-Geral da Nação ou o Procurador-Geral da Administração, o Tribunal, em sessão plenária, julgará os casos de inconstitucionalidade de leis, decretos, decisões, resoluções e outros actos que por razões de substância ou forma são contestadas perante ela, por qualquer pessoa.
Quando, durante a tramitação de um processo, o funcionário encarregado da administração da Justiça considerar, ou for observado por uma das partes, que a disposição legal ou regulamentar aplicável ao caso é inconstitucional, deverá submeter a questão ao conhecimento do Tribunal em sessão plenária, salvo quando a disposição já tiver sido objecto de decisão, e ordenará a arquivamento do processo, até que seja decidida a questão da constitucionalidade.
As partes só poderão formular tais observações uma vez durante o processo de um caso;
-
Exercer a jurisdição contencioso-administrativa (contencioso administrativo) sobre atos, omissões, serviços públicos faltosos ou deficientes, resoluções e ordens ou disposições que sejam executadas, adotadas, emitidas ou cometidas no exercício de suas funções, ou a pretexto de cumpri-las, por Funcionários do Governo Nacional, Provincial e Municipal, bem como de Entidades Públicas Autónomas e Semi-autónomas. Nesses casos, o Supremo Tribunal de Justiça, ouvido o Procurador-Geral da Administração, terá o poder de anular os factos que tenham sido acusados de ilicitude, restabelecer os direitos privados violados, promulgar novas disposições em substituição daquelas se opuser e proferir sentença quanto ao sentido, aplicabilidade ou validade jurídica do ato administrativo.
As pessoas afectadas pelo acto, resolução, despacho ou decisão em causa podem recorrer à jurisdição contencioso-administrativa; e qualquer pessoa física ou jurídica, domiciliada no país, pode exercer ação popular.
As decisões proferidas pelo Supremo Tribunal no exercício das atribuições que lhe são conferidas por este artigo são definitivas, definitivas e vinculativas, devendo ser publicadas no Diário da República;
Investigar e julgar os membros da Assembleia Nacional. Para a realização do inquérito, o plenário do Supremo Tribunal de Justiça designará um investigador.
Artigo 207
Não serão admitidos mandados de inconstitucionalidade nem de garantias constitucionais (amparo) contra as sentenças da Corte Suprema de Justiça ou de suas Câmaras.
Artigo 208
Os Ministros e Juízes em exercício não poderão ocupar qualquer outro cargo público, exceto o de Professor de Direito em instituição de ensino de nível universitário.
Artigo 209
No Tribunal de Justiça e nos Tribunais de Primeira Instância instituídos por lei, os Ministros serão nomeados pelo Supremo Tribunal de Justiça e os Juízes pelos superiores imediatos. O pessoal subordinado será nomeado pelo respectivo Tribunal ou Juiz. Todas essas nomeações serão feitas de acordo com a Carreira Judicial, nos termos do Título XI deste Estatuto.
Artigo 210
Juízes e Juízes são independentes no desempenho de suas funções e estão sujeitos apenas à Constituição e à lei. Mas, os tribunais inferiores são obrigados a acatar e cumprir as decisões que os tribunais superiores possam emitir para revogar ou reverter, por força de processo judicial, as decisões proferidas pelos primeiros.
Artigo 211
Os Ministros e Juízes não serão exonerados, nem suspensos ou transferidos do exercício de suas funções, salvo nos casos e com as formalidades estabelecidas em lei.
Artigo 212
Os funcionários do Poder Judiciário não poderão participar da política, exceto para votar nas eleições, nem exercer a advocacia, nem o comércio, nem exercer qualquer outro cargo remunerado, exceto o previsto no artigo 208 deste Estatuto Social.
Artigo 213
Os vencimentos e subsídios dos Ministros do Supremo Tribunal não serão inferiores aos dos Ministros de Estado. Todas as eliminações de cargos no Poder Judiciário serão realizadas ao término do prazo correspondente.
Artigo 214
O Supremo Tribunal de Justiça e o Procurador-Geral da Nação formularão os respectivos Orçamentos do Poder Judiciário e do Ministério Público, e os encaminharão, oportunamente, ao Poder Executivo, para serem incluídos no projeto de Orçamento Geral de o setor público. O Presidente do Tribunal e o Procurador-Geral apoiarão todas as etapas de seus respectivos Orçamentos projetados.
Os Orçamentos do Poder Judiciário e do Ministério Público não poderão, em conjunto, ser inferiores a 2% (dois por cento) das receitas correntes do Governo Central.
No entanto, quando esse valor for superior ao necessário para cobrir necessidades fundamentais propostas pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, o Poder Executivo incluirá o excedente em outras áreas de gastos ou investimentos no Orçamento projetado do Governo Central, a fim de que o Assembleia Nacional determina o que for apropriado.
Artigo 215
As leis processuais aprovadas devem basear-se, entre outros, nos seguintes princípios:
Simplificação de procedimentos, celeridade e ausência de formalismo;
O objeto do procedimento é reconhecer os direitos conferidos pelo direito material.
Artigo 216
Juízes e Juízes não podem ser detidos nem presos, salvo em virtude de ordem escrita de Autoridade Judiciária competente para julgá-los.
Artigo 217
Os meios de aconselhamento e defesa legal a quem, pela sua situação económica, não os possam pagar, serão estabelecidos por lei, quer através de organismo oficial criado para o efeito, quer através de associações profissionais de advogados reconhecidas pelo Estado.
Artigo 218
O julgamento por júri é [por este meio] estabelecido. Os casos a serem julgados por este sistema serão determinados por lei.
Capítulo 2. O Ministério Público
Artigo 219
O Ministério Público é dirigido pelo Procurador-Geral da República, pelo Procurador-Geral da Administração, pelos Procuradores Distritais e Municipais e pelos demais funcionários que a lei designar. Os funcionários do Ministério Público podem exercer por delegação as funções de Procurador-Geral, nos termos da lei.
Artigo 220
São funções dos funcionários do Ministério Público:
Defender o interesse da Nação, ou do Município;
Promover o cumprimento ou execução de leis, decisões judiciais e ordens administrativas;
Fiscalizar a conduta oficial dos funcionários e funcionários públicos e zelar para que todos cumpram integralmente suas funções;
Processar crimes e violações de disposições constitucionais ou legais;
Prestar assessoria jurídica aos Diretores Administrativos; e
Exercer as demais funções estabelecidas por lei.
Artigo 221
Para os cargos de Procurador-Geral da Nação e Procurador-Geral da Administração, são exigidas as mesmas qualificações para o de Juiz do Supremo Tribunal, e ambos serão nomeados para um mandato de dez anos.
Artigo 222
As funções especiais do Procurador-Geral da República são:
Denunciar perante o Supremo Tribunal de Justiça os funcionários cujos julgamentos correspondam a esse órgão;
Cuidar para que os demais Oficiais do Ministério Público cumpram fielmente suas funções e tomar as medidas cabíveis para responsabilizá-los pelos delitos ou crimes por eles cometidos.
Artigo 223
Para os Oficiais do Ministério Público são aplicáveis as mesmas disposições estabelecidas para os Oficiais de Justiça pelos artigos 202.º, 205.º, 207.º, 208.º, 209.º e 213.º.
Artigo 224
O Procurador-Geral da Nação e o Procurador-Geral da Administração serão nomeados segundo os mesmos procedimentos e sujeitos às mesmas proibições que se aplicam aos Ministros do Supremo Tribunal.
A ausência temporária de qualquer dos procuradores será preenchida por um funcionário do Ministério Público como Procurador em exercício que possua as mesmas qualificações do respetivo Procurador e por este designado como substituto temporário.
Os Procuradores Distritais e Municipais serão nomeados pelo seu superior imediato. Os funcionários subordinados serão nomeados pelo respectivo Procurador Distrital ou Municipal. Todas estas nomeações serão feitas em conformidade com as disposições que regem as carreiras judiciárias.
TÍTULO VIII. SISTEMAS MUNICIPAIS E PROVINCIAIS
Capítulo 1. Representantes do Município
Artigo 225
Cada Município elegerá um Representante e seu suplente, por voto popular direto, para um mandato de cinco anos. Os Representantes Distritais podem ser reeleitos indefinidamente.
Artigo 226
Para ser elegível como Representante Municipal é necessário:
Ser panamenho de nascimento ou ter adquirido definitivamente a nacionalidade panamenha dez anos antes da data da eleição;
Ter dezoito anos;
Não ter sido condenado por crime premeditado a pena de prisão igual ou superior a cinco anos por decisão executória de um tribunal:
Ser residente na Comunidade que represente pelo menos no ano imediatamente anterior à eleição.
Artigo 227
O Representante do Município perderá o cargo pelos seguintes motivos:
Uma mudança voluntária de residência para outra Comunidade;
Condenação por um Tribunal de Justiça por um ato criminoso;
Cessação do mandato (recall), de acordo com os regulamentos estabelecidos por lei.
Artigo 228
No caso de ausência temporária ou permanente do Representante do Município titular, assumirá o cargo o seu suplente. Em caso de ausência permanente dos Representantes Municipais titulares e suplentes, deverá ser realizada, nos próximos seis meses, a eleição do novo Representante Municipal e seu respectivo suplente.
Artigo 229
Os Representantes dos Municípios não poderão ser indicados para cargos públicos remunerados em seus respectivos municípios. A infração deste preceito anulará a nomeação.
A nomeação para o Poder Judiciário, Ministério Público ou Tribunal Eleitoral enseja vacância permanente nas funções de Representante Municipal, e a designação de Ministro de Estado, Chefe de instituição ou missão diplomática autônoma ou semi-autônoma, ou Governador de uma Província temporária.
Artigo 230
Os Representantes Municipais não são legalmente responsáveis pelas opiniões expressas no exercício das suas funções enquanto membros do Conselho Provincial.
Artigo 231
Os Representantes Municipais receberão as remunerações pagas pelo erário nacional ou municipal, nos termos da lei.
Capítulo 2. O Sistema Municipal
Artigo 232
O município é a organização política autônoma estabelecida dentro de um distrito.
A organização municipal deve ser democrática e responderá ao caráter essencialmente administrativo do governo local.
Artigo 233
Como entidade fundamental da estrutura político-administrativa do Estado, com governo próprio, democrático e autônomo, é dever do município prestar os serviços e realizar as obras públicas determinadas por lei, estruturar o desenvolvimento de seu território, promover a participação cidadã, bem como o aprimoramento cultural e social de seus habitantes e cumprir as demais funções que lhe são atribuídas pela Constituição e pela lei.
O Poder Executivo garante a consecução desses propósitos, no marco do processo de descentralização das competências e funções públicas que o Estado panamenho promoverá e executará com base nos princípios de autonomia, subsidiariedade (subsidiaridad), equidade, igualdade, sustentabilidade e eficiência, tendo em conta a dimensão territorial, a população e as necessidades básicas dos municípios.
A lei determinará a forma de descentralização da administração pública e a transferência de poderes e recursos para a execução desta disposição.
Artigo 234
As autoridades municipais têm o dever de cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis da República, os decretos e despachos do Poder Executivo e as decisões dos Tribunais de Justiça ordinários ou administrativos.
Artigo 235
Nenhum Funcionário Municipal pode ser suspenso ou exonerado pelas Autoridades Administrativas Nacionais.
Artigo 236
O Estado fornecerá a gestão municipal quando esta se mostrar insuficiente em casos de epidemia, grave perturbação da ordem pública ou outros motivos de interesse geral, na forma da lei.
Artigo 237
Em cada distrito existirá um órgão denominado Conselho Municipal, composto por todos os Representantes Municipais que tenham sido eleitos no referido Distrito.
Se em qualquer distrito existirem menos de cinco Câmaras, os Conselheiros serão eleitos por voto popular direto, segundo o procedimento e os sistemas de representação proporcional estabelecidos na lei, de modo que o Conselho Municipal tenha cinco membros.
O Conselho designará um Presidente e um Vice-Presidente dentre seus membros. Este último substituirá o primeiro, na sua ausência.
Artigo 238
Por iniciativa popular e pelo voto dos respectivos Conselhos, dois ou mais municípios podem requerer a sua incorporação num único, ou em associação, por motivos de benefício comum. Os procedimentos correspondentes serão estabelecidos por lei.
Os municípios de uma província com requisitos semelhantes podem unificar o seu regime, estabelecendo uma administração comum do tesouro e fiscal. Neste caso poderá ser criado um Conselho Intermunicipal cuja composição será determinada por lei.
Artigo 239
Os cidadãos têm direito de iniciativa e referendo nas matérias confiadas aos Conselhos.
Artigo 240
A lei poderá estabelecer, de acordo com a capacidade econômica e recursos humanos dos municípios, quais deles serão regidos por um sistema de comissários especializados para prestar os serviços que a própria lei estabelecer.
Artigo 241
Em cada Distrito haverá um Prefeito, que é o Chefe da Administração Municipal, e um Vice-Prefeito, eleitos por voto popular direto para mandatos de cinco anos.
Artigo 242
Sem prejuízo de outras funções que a lei lhe venha a atribuir, compete à Câmara Municipal implementar, modificar, alterar e revogar as decisões e deliberações municipais relativas:
A aprovação ou rejeição do orçamento municipal para receitas e despesas elaboradas pelo Gabinete do Prefeito;
A determinação da estrutura da administração municipal mediante proposta do Prefeito;
O controle da administração municipal;
A aprovação ou rejeição da celebração de contratos de concessões e outras formas de prestação de serviços públicos, e os relativos à construção de obras públicas municipais;
A aprovação ou eliminação de impostos, contribuições, taxas e tributos na forma da lei;
A criação ou extinção de serviços públicos do município;
A nomeação, suspensão ou destituição de funcionários municipais que exercem funções na Câmara Municipal;
A aprovação da nomeação para o cargo de Tesoureiro Municipal feita pelo Prefeito;
Matérias relacionadas com os poderes do município de acordo com a lei.
As decisões municipais têm força de lei dentro do município em perspectiva.
Artigo 243
Os Prefeitos terão as seguintes funções:
Apresentar projetos de lei, especialmente do orçamento de receitas e despesas;
Ordenar as despesas da administração local, adequando-as ao orçamento e aos regulamentos contabilísticos;
Nomear e exonerar os funcionários municipais cuja nomeação não corresponda a outra autoridade, observado o disposto no Título XI;
Promover o progresso da comunidade municipal e fiscalizar o cumprimento dos deveres dos seus funcionários;
Desempenhar as demais funções que lhe sejam atribuídas por lei.
Artigo 244
Os prefeitos receberão pelos seus serviços uma remuneração que será paga do Tesouro nacional ou municipal, nos termos da lei.
Artigo 245
Os impostos municipais são os que não têm efeito fora do Distrito, mas as excepções devem ser estabelecidas por lei que especifique os impostos como municipais sem que tenham origem. Nesta base, será estabelecida por lei a devida separação das receitas e despesas Nacionais e Municipais.
Artigo 246
Constituem fontes de receitas municipais além das previstas na lei nos termos do artigo anterior:
Rendimentos de terrenos ou propriedades públicas ou de bens do Município;
Taxas de uso de bens ou serviços;
Deveres em espectáculos públicos;
Impostos sobre a venda de bebidas alcoólicas;
Deveres de extração de areias, pedras de pedreiras, rochas, argilas, corais, cascalhos e calcários;
Multas aplicadas pelas Autoridades Municipais;
Subsídios e subvenções estatais;
Deveres, na extração de madeiras e na madeira serrada;
Imposto sobre o abate de bovinos e suínos que será pago no Município de origem do animal.
Artigo 247
Os Municípios poderão criar empresas municipais e/ou mistas para o desenvolvimento de propriedades ou serviços.
Artigo 248
O Estado não concederá isenções de taxas, encargos ou impostos municipais. Somente os Municípios poderão fazê-lo por meio de Resolução Municipal.
Artigo 249
Os municípios contratam empréstimos mediante prévia autorização do Poder Executivo. O procedimento será determinado por lei.
Artigo 250
Haverá em cada município uma Junta Comunitária que promoverá o desenvolvimento da comunidade e acompanhará a solução de seus problemas.
As Juntas Municipais exercerão funções de conciliação voluntária e outras designadas por lei.
Artigo 251
A Junta de Freguesia será composta pelo Representante da Freguesia que a presidirá e por quatro outros residentes de Freguesia escolhidos na forma determinada por lei.
As Juntas Municipais poderão solicitar a cooperação e aconselhamento de funcionários nacionais ou municipais e de particulares.
A lei estabelece regras especiais para as Juntas Comunitárias que funcionarão em comunidades não constituídas administrativamente em Municípios ou Freguesias.
Capítulo 3. O Sistema Provincial
Artigo 252
Haverá em cada Província um Governador cuja livre nomeação e destituição se dará por despacho do Poder Executivo, e que o representará dentro de sua jurisdição. Cada Governador terá um suplente, também designado pelo Poder Executivo.
As funções e deveres dos Governadores serão determinados por lei.
Artigo 253
Cada Província incluirá o número de distritos previsto por lei.
Artigo 254
Em cada Província funcionará um Conselho Provincial, composto por todos os Representantes de Delegacia da respectiva Província, e demais membros determinados pela lei que regula a organização e funcionamento do Conselho. Esses membros terão apenas o direito de voz. Cada Conselho Provincial elegerá um Presidente e um Conselho de Administração dentre os respectivos Representantes de Delegacia, e expedirá as regras de seus procedimentos internos. O Governador da Província e os Prefeitos dos Distritos podem participar com direito de voz nas reuniões do Conselho Provincial.
Artigo 255
Juntamente com outros designados por lei, o Conselho Provincial tem as seguintes atribuições:
Atuar como órgão consultivo do Governador da Província, das Autoridades Provinciais e das Autoridades Nacionais em geral;
Solicitar aos funcionários nacionais, provinciais e municipais relatórios sobre assuntos relativos à Província. Para estes efeitos, os funcionários provinciais e municipais são obrigados, quando o Conselho Provincial assim o solicitar, a comparecer pessoalmente perante ele e a dar relatórios orais.
Os Oficiais Nacionais podem apresentar relatórios escritos;
Preparar anualmente para consideração do Poder Executivo o plano de obras públicas, investimentos e serviços da Província e supervisionar sua execução;
Supervisionar a execução dos serviços públicos oferecidos na respectiva Província;
Recomendar à Assembleia Nacional as alterações que considere oportunas nas divisões políticas da Província;
Solicitar às Autoridades Nacionais e Provinciais estudos e programas de interesse da Província.
Artigo 256
O Conselho Provincial reunir-se-á uma vez por mês, em sessão ordinária, na Capital da Província ou em local da Província determinado pelo Conselho, e em sessões extraordinárias quando convocado pelo Presidente, ou a pedido de, pelo menos, mais de um terço de seus membros.
TÍTULO IX. FINANÇAS PUBLICAS
Capítulo 1. Propriedades e Direitos do Estado
Artigo 257
Pertencem ao Estado:
Propriedades existentes no território que pertencia à República da Colômbia;
Direitos e ações que a República da Colômbia possuía como titular, dentro ou fora do País, em razão da soberania que exerceu sobre o território do Istmo do Panamá;
Propriedades, receitas, bens, títulos, direitos e ações pertencentes ao extinto Departamento do Panamá;
Terrenos vagos e livres;
O subsolo, que pode ser explorado por empresas estatais ou mistas ou pode ser objeto de concessões ou contratos para a exploração de seus recursos, conforme estabelecido por lei.
Os direitos mineiros concedidos e não exercidos no prazo e nas condições fixados na lei reverterão para o Estado;
Salinas, minas, águas subterrâneas e termais, hidrocarbonetos, pedreiras e jazidas de todo o tipo, que não podem ser objecto de apropriação privada, mas podem ser explorados directamente pelo Estado, através de empresas estatais ou mistas, ou ser objecto de concessões, ou outros contratos para operação por empresas privadas. A regulamentação de todos os assuntos relativos às diversas formas de exploração será determinada por lei;
Monumentos históricos, documentos e outros bens que evidenciem a história passada da República. O procedimento pelo qual reverterão ao Estado quando detidos por particulares a qualquer título será determinado por lei;
Sítios e objectos arqueológicos cuja exploração, estudo e restauro são regulados por lei.
Artigo 258
Pertencem ao Estado e são de uso público, pelo que não podem ser objecto de apropriação privada:
Mar territorial, águas lacustres e fluviais, as margens e margens das mesmas e de rios navegáveis e portos e estuários. Todos estes imóveis são de utilidade gratuita e comum, sujeitos aos regulamentos estabelecidos por lei;
Terras e águas destinadas a serviços públicos e todo o tipo de comunicações;
Terras e águas designadas, ou que o Estado possa designar, para serviços públicos de rega, produção hidroeléctrica, drenagem e aquedutos;
Espaço aéreo, plataforma continental submarina, leito e subsolo do mar territorial;
Todas as outras propriedades definidas por lei para uso público.
Em todos os casos em que os bens de propriedade privada sejam convertidos por lei em bens de uso público, o seu proprietário será indemnizado.
Artigo 259
As concessões para exploração do solo, subsolo, florestas e utilização das águas, meios de comunicação ou transporte, e para outros empreendimentos de serviço público, devem ser inspiradas no bem-estar social e no interesse público.
Artigo 260
Toda a riqueza artística e histórica do país constitui Património Cultural da República e ficará sob a tutela do Estado que pode proibir a sua destruição, exportação ou transmissão.
Artigo 261
O poder de emitir dinheiro pertence ao Estado, que pode transferi-lo para os bancos oficiais de emissão na forma determinada por lei.
Artigo 262
Não haverá na República papel-moeda com curso legal.
Artigo 263
Serão criados e regulamentados por lei bancos oficiais ou semi-oficiais que funcionem como Entidades Autónomas supervisionadas pelo Estado. As responsabilidades subsidiárias do Estado serão estabelecidas por lei relativamente às obrigações assumidas por esses bancos. O regime bancário é regulado por lei.
Artigo 264
Por lei, todos os impostos cobrados do contribuinte devem ser, na medida do possível, diretamente proporcionais à sua capacidade econômica, sujeitos à necessidade de recebimento de recursos públicos e proteção da produção nacional.
Artigo 265
Poderão ser estabelecidos por lei, para fins de receita, monopólios oficiais sobre artigos importados ou não produzidos no país.
Com o estabelecimento de um monopólio em virtude do qual qualquer pessoa seja privada do direito de exercer um negócio ou indústria lícita, o Estado indenizará antecipadamente as pessoas ou empresas cujos negócios tenham sido expropriados nos termos deste artigo.
Artigo 266
A execução ou reparação de obras Nacionais, as compras efectuadas a fundos do Estado ou fundos das suas Entidades Autónomas ou Semi-autónomas ou dos Municípios, e a venda ou arrendamento de bens pertencentes às mesmas, serão efectuadas por concurso público, salvo nos casos previstos no art. lei.
Medidas serão estabelecidas por lei para assegurar em todas as licitações o máximo benefício ao Estado e plena justiça na adjudicação.
Capítulo 2. O Orçamento Geral do Estado
Artigo 267
O Poder Executivo é responsável pelo planejamento do Orçamento do Estado projetado e a Assembleia Nacional é responsável pelo seu exame, modificação, rejeição ou aprovação.
Artigo 268
O Orçamento será anual e conterá o total de investimentos, receitas e despesas do Público, que inclui Entidades Autónomas e Semi-autónomas e Empresas Estatais.
Artigo 269
O Poder Executivo realizará consultas orçamentárias com diferentes dependências e entidades do Estado. A Comissão de Orçamento da Assembleia Nacional participará nessas consultas.
Artigo 270
No Orçamento previsto pelo Poder Executivo, as despesas devem ser equilibradas com as receitas
Artigo 271
A Assembleia Nacional pode eliminar ou reduzir os montantes das despesas previstas no Orçamento projectado, excepto as destinadas ao pagamento da dívida pública, ao cumprimento de outras obrigações contratuais do Estado e ao financiamento de investimentos públicos previamente autorizados por lei.
A Assembleia Nacional não pode aumentar as despesas descritas no Orçamento projectado, nem incluir uma nova despesa sem a aprovação do Conselho de Ministros, nem aumentar as receitas totais sem o acordo da Controladoria-Geral da República.
Se, de acordo com o estabelecido neste artigo, forem aumentadas as receitas totais ou eliminadas ou reduzidas parcelas das despesas, a Assembleia Nacional utilizará as verbas disponíveis para outras despesas ou investimentos, após aprovação do Conselho de Ministros.
Artigo 272
Se o projecto de Orçamento Geral do Estado não for aprovado definitivamente (pela Assembleia Nacional) até ao primeiro dia do novo ano fiscal, entrará em vigor o Orçamento proposto pelo Poder Executivo, adoptado por decisão do Conselho de Ministros.
Artigo 273
Se a Assembleia Nacional rejeitar o projecto de Orçamento Geral do Estado, o Orçamento imediatamente anterior é automaticamente prorrogado até à aprovação de um novo Orçamento, e ainda, os montantes do Orçamento rejeitado, destinados ao pagamento da dívida pública, cumprimento de outro Estado obrigações contratuais, e financiamento de investimentos públicos previamente autorizados por lei, serão automaticamente aprovados.
Artigo 274
Quaisquer dotações suplementares ou extraordinárias, referentes ao presente Orçamento, podem ser solicitadas pelo Poder Executivo e aprovadas pela Assembleia Nacional na forma designada por lei.
Artigo 275
Se em qualquer altura do ano [orçamental] o Poder Executivo tiver motivos para considerar que o montante total das receitas disponíveis é inferior ao montante total das despesas autorizadas no Orçamento Geral do Estado, deve adoptar um plano de ajustamento das despesas, a aprovar de acordo com as disposições da lei.
Os reajustes orçamentários dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal Eleitoral, Ouvidoria e Controladoria-Geral da República não serão superiores em pontos percentuais ao reajuste do Orçamento Geral de qualquer um dos essas instituições, e afetam as rubricas de despesas por elas indicadas.
Artigo 276
A Assembleia Nacional não pode editar leis que eliminem ou modifiquem as que estabelecem receitas incluídas no Orçamento sem, ao mesmo tempo, estabelecer novas receitas em seu lugar ou aumentar as existentes, com prévia informação à Controladoria-Geral da República sobre a eficiência fiscal das referidas Leis.
Artigo 277
Nenhum pagamento público pode ser feito que não tenha sido autorizado nos termos da Constituição ou da Lei. Também nenhum crédito pode ser transferido para um item não previsto no respectivo Orçamento.
Artigo 278
Todos os valores inscritos e emitidos do tesouro público serão incluídos e autorizados no respectivo Orçamento. Não serão percebidos lançamentos devidos a impostos que a lei não tenha estabelecido nem serão pagas quaisquer despesas não previstas no Orçamento.
Capítulo 3. Controladoria Geral da República
Artigo 279
Haverá um organismo estatal independente denominado Controladoria-Geral da República, cuja direção será confiada a um funcionário público denominado Controladoria, secundado por Controladoria Adjunta, que será nomeado para o mesmo mandato do Presidente da República durante que só podem ser suspensos ou destituídos pelo Supremo Tribunal de Justiça por uma das causas definidas na lei. Ambos serão nomeados de forma a poderem assumir as suas funções no primeiro dia de Janeiro seguinte ao início do mandato presidencial ordinário.
Para ser Controlador e Controlador Adjunto da República é necessário ser cidadão panamenho de nascimento; ter diploma universitário e trinta e cinco anos ou mais de idade e não ter sido condenado a pena de prisão de cinco ou mais anos por crime premeditado por decisão executória de um tribunal de justiça.
Artigo 280
São funções da Controladoria Geral da República, além das previstas na lei:
Manter as contas nacionais, incluindo as relativas à dívida interna e externa;
Investigar e regular, mediante controlo prévio e posterior, todas as actividades de gestão de fundos e outros bens públicos, de forma a assegurar o seu correcto desempenho nos termos da lei.
A Controladoria determinará os casos em que exercerá o controle prévio e posterior da gestão dos fundos, bem como aqueles em que somente exercerá este último;
Examinar, auditar e encerrar as contas dos funcionários públicos, entidades ou pessoas que administrem, gerenciem ou supervisionem fundos ou outros bens públicos. As questões relacionadas com a responsabilidade criminal são da competência dos tribunais;
Realizar inspeções e investigações para apurar a regularidade ou irregularidade das operações que afetam o patrimônio público e, se for o caso, apresentar as reclamações correspondentes;
Solicitar aos funcionários públicos relatórios sobre a gestão fiscal das instituições públicas nacionais, provinciais, municipais, autónomas ou semi-autónomas e empresas do Estado;
Adotar e promover a adoção das medidas necessárias à efetivação dos créditos concedidos às entidades públicas;
Requerer a revisão da inconstitucionalidade ou ilegalidade, conforme o caso, de leis e outros atos que violem a Constituição ou as leis que afetem o patrimônio público;
Estabelecer os sistemas de contabilidade das entidades públicas referidas no n.º 5 deste artigo;
Informar a Assembleia Nacional e o Poder Executivo sobre a situação financeira da administração pública e opinar sobre a viabilidade e conveniência de dotações suplementares ou extraordinárias;
Dirigir e compilar estatísticas nacionais;
Nomear funcionários em seus departamentos de acordo com esta Constituição e por lei;
Apresentar ao Poder Executivo e à Assembleia Nacional um relatório anual de suas atividades;
Examinar as contas dos agentes e do pessoal da administração, quando tais contas sejam contestadas por supostas irregularidades;
Submeter a julgamento do Tribunal de Contas as contas de agentes e servidores públicos quando forem objeto de impugnação por supostas irregularidades.
Capítulo 4. Tribunal de Contas (Tribunal de Cuentas
Artigo 281
Uma jurisdição de auditoria é estabelecida como jurisdição nacional para julgar as contas dos agentes e funcionários que administram fundos públicos nos casos em que surgem objeções por supostas irregularidades.
O Tribunal de Contas será composto por três ministros nomeados para um mandato de dez anos da seguinte forma: um pelo Poder Legislativo, um pelo Poder Executivo e o terceiro pelo Poder Judiciário.
A lei determinará o estabelecimento e o funcionamento do Tribunal.
TÍTULO X. ECONOMIA NACIONAL
Artigo 282
O exercício de atividades econômicas corresponde principalmente a particulares. Mas o Estado orientará, dirigirá, regulará, substituirá ou criará tais atividades de acordo com a necessidade social e dentro das normas do presente Título, com a finalidade de aumentar a riqueza nacional e assegurar seus benefícios ao maior número possível de habitantes do país. .
O Estado planejará o desenvolvimento econômico e social por meio de seções ou departamentos especiais, cuja organização e funções serão determinadas por lei.
Artigo 283
As medidas que a lei estabelecer para a consecução do fim de que trata o artigo anterior são:
A criação de Comissões de técnicos e especialistas para estudar as condições e possibilidades de todos os tipos de atividades econômicas e formular recomendações para desenvolvê-las;
A promoção da criação de empresas privadas que funcionem de acordo com as recomendações mencionadas nas secções anteriores, e a criação de empresas estatais e o incentivo à constituição de sociedades mistas com participação do Estado. As empresas estatais devem ser criadas para atender às necessidades sociais e de segurança pública e de interesse público;
O estabelecimento de instituições de crédito e desenvolvimento ou outras facilidades apropriadas para atender aos que se dedicam a pequenas atividades econômicas;
A criação de centros teórico-práticos para o ensino do Comércio, Agricultura, Pecuária, Turismo e Artesanato, incluindo as Artes Manuais, e para a formação de operários e gestores industriais especializados.
Artigo 284
O Estado intervirá em qualquer tipo de empreendimento privado, de acordo com as normas estabelecidas por lei, para garantir a justiça social a que se refere a presente Constituição e especialmente para os seguintes fins:
Regular, por meio de instituições especiais, as tarifas de serviço e os preços de bens de qualquer natureza e especialmente os de necessidade básica;
Exigir a devida eficiência nos serviços e a adequada qualidade nos artigos mencionados no número anterior;
Coordenar os serviços e a produção de bens. Os artigos de primeira necessidade serão definidos por lei.
Artigo 285
O capital panamenho deve constituir a maioria investida em empreendimentos privados de utilidade pública que operam no país. Exceções serão permitidas e definidas por lei.
Artigo 286
O Estado criará empresas de utilidade pública através de Entidades Autónomas ou Semi-autónomas, e outros meios adequados. Da mesma forma, assumirá a propriedade, mediante desapropriação e indenização, de empreendimentos de utilidade pública pertencentes a particulares, se autorizados em cada caso por lei, e quando necessário ao bem-estar coletivo.
Artigo 287
Nas áreas ou regiões em que o nível de desenvolvimento social ou económico assim o exija, o Estado pode estabelecer Instituições Nacionais, Regionais ou Municipais Autónomas ou Semi-autónomas para promover o desenvolvimento integral da secção ou região. Essas instituições podem coordenar programas estaduais e municipais em cooperação com os Conselhos Municipais ou Intermunicipais. A organização, jurisdição, financiamento e supervisão das funções fiscais dessas instituições de fomento serão regulamentadas por lei.
Artigo 288
É dever do Estado promover e fiscalizar as Cooperativas, devendo para isso criar as instituições que se fizerem necessárias. Uma regra especial para a sua organização, funcionamento, reconhecimento e registo, que será gratuita, será prescrita por lei.
Artigo 289
O Estado regulará o uso adequado da terra de acordo com seu uso potencial e programas nacionais de desenvolvimento, a fim de obter os melhores benefícios.
Artigo 290
Nenhum Governo estrangeiro, nem entidades ou instituições oficiais ou semi-oficiais estrangeiras podem adquirir titularidade sobre qualquer parte do território Nacional, salvo Embaixadas nos termos da lei.
Artigo 291
Nenhuma pessoa singular ou colectiva estrangeira, nem pessoa colectiva nacional de capital estrangeiro, total ou parcialmente, pode adquirir propriedade de terrenos Nacionais ou particulares situados a menos de dez quilómetros da fronteira.
O território insular só pode ser transferido para fins específicos de desenvolvimento nacional e nas seguintes condições:
Quando não for considerada área estratégica ou reservada a Programas Governamentais;
Quando for declarada área de desenvolvimento especial e tiver sido prescrita legislação para o seu desenvolvimento, desde que garantida a segurança nacional.
A transmissão do território insular não afeta a titularidade do Estado sobre os imóveis de uso público.
Nos casos anteriores, serão respeitados os direitos adquiridos em vigor no momento em que esta Constituição entrar em vigor; no entanto, os respectivos bens podem ser expropriados a qualquer momento mediante o pagamento de uma indemnização adequada.
Artigo 292
Não haverá bens que não possam ser transferidos livremente, nem obrigações irresgatáveis, salvo o estipulado nos artigos 62 e 127 deste Estatuto. Não obstante, as limitações temporárias ao direito de transmissão e as condições ou modalidades que suspendam ou retardem o resgate das obrigações serão válidas por um período máximo de vinte anos.
Artigo 293
Apenas os seguintes podem exercer o comércio a retalho:
panamenhos de nascimento;
Indivíduos que, no momento em que esta Constituição entrar em vigor, eram naturalizados e casados com nacional panamenho ou tinham filhos de nacional panamenho;
Panamenhos naturalizados, não incluídos no caso anterior, após três anos da data de obtenção de seus documentos finais;
As pessoas colectivas nacionais ou estrangeiras e as pessoas singulares estrangeiras que, à data da entrada em vigor da presente Constituição, exerciam actividade de comércio a retalho, nos termos da lei;
Pessoas jurídicas formadas por panamenhos ou por estrangeiros autorizados a nele se dedicarem individualmente, de acordo com este artigo, bem como aqueles que, embora não constituídos na forma aqui prevista, estejam legalmente envolvidos no comércio varejista no momento em que esta Constituição entrar em vigor.
Estrangeiros não autorizados a exercer o comércio varejista também não podem participar daquelas empresas que comercializam produtos de sua fabricação.
O comércio varejista é definido como a realização de vendas ao consumidor, atuando como agente ou representante de interesses produtivos ou mercantis, ou exercendo quaisquer outras atividades classificadas por lei como pertencentes a esse comércio.
Excetuam-se desta regra os casos em que o agricultor, ou fabricante de indústrias manuais, vende seus próprios produtos. Será estabelecido por lei um sistema de fiscalização e sanções para evitar que as pessoas que, nos termos do presente artigo, não possam exercer o comércio a retalho, o façam por meio de pessoas interpostas ou de qualquer forma fraudulenta.
Artigo 294
Por comércio grossista entende-se o comércio não abrangido pelo artigo anterior, podendo ser exercido por qualquer pessoa singular ou colectiva.
Quando for necessário proteger o comércio atacadista operado por panamenhos, o exercício de tal comércio por estrangeiros pode ser restringido por lei. Em nenhum caso esta restrição afetará os estrangeiros que, no momento da entrada em vigor das disposições pertinentes, estejam legalmente envolvidos no comércio atacadista.
Artigo 295
No Comércio e na Indústria é proibida qualquer combinação, contrato ou ação que tenda a restringir ou impedir o livre comércio e a concorrência, e que tenha por efeito monopólio em detrimento do público.
Inclui-se nesta prática a exploração por uma única pessoa singular ou colectiva de uma série ou cadeias de estabelecimentos de venda a retalho mercantis de forma a arruinar ou tender a eliminar a concorrência de pequenos comerciantes ou industriais.
Qualquer pessoa pode intentar uma ação pública perante os tribunais para se opor a qualquer combinação, contrato ou ação que tenha por objeto estabelecer práticas monopolistas. Esta matéria será regulamentada por lei.
Artigo 296
A caça, a pesca e a exploração das florestas serão regulamentadas por lei, com especial cuidado na proteção e conservação da fauna e flora do país.
Artigo 297
Somente o Estado pode operar jogos de sorte e azar, e atividades que dão origem a apostas.
Todos os tipos de jogos, bem como quaisquer atividades que dêem origem a apostas, qualquer que seja o sistema, serão regulamentados por lei.
Artigo 298
O Estado deve assegurar a liberdade de atividade econômica e a livre concorrência nos mercados.
As leis estabelecerão as modalidades e condições que garantam esses princípios.
TÍTULO XI. FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Capítulo 1. Disposições Fundamentais
Artigo 299
São funcionários públicos as pessoas designadas temporária ou permanentemente para cargos nos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, bem como Municípios e Entidades Autônomas ou Semi-autônomas e, em geral, aqueles que recebem remuneração do Estado.
Artigo 300
Os Funcionários Públicos devem ser de nacionalidade panamenha, sem discriminação por motivos de raça, sexo, religião ou atividades políticas. Sua nomeação e destituição não podem ser prerrogativas absolutas e discricionárias de qualquer Autoridade, exceto conforme previsto nesta Constituição.
Os Funcionários Públicos serão regidos pelo sistema de mérito; A estabilidade em seus cargos dependerá de sua competência, lealdade e moralidade no serviço.
Artigo 301
Os estudantes e graduados de instituições de ensino prestarão serviços temporários à Comunidade antes de exercerem livremente sua profissão ou ofício sob a obrigatoriedade do serviço público estabelecido por esta Constituição. A Lei regulará esta matéria.
Capítulo 2. Princípios Básicos de Administração de Pessoal
Artigo 302
Os direitos e deveres dos funcionários públicos, bem como os princípios que regem a estabilidade, promoção, suspensão, transferência, demissão, desligamento e aposentadoria são estabelecidos por lei.
As nomeações de pessoal de carreira devem ser baseadas no sistema de mérito. Os Funcionários Públicos são obrigados a desempenhar pessoalmente as suas funções, às quais devem dedicar o máximo das suas capacidades e pelas quais devem receber uma remuneração justa.
Artigo 303
Os Funcionários Públicos não podem receber dois ou mais salários pagos pelo Estado, salvo em casos especiais determinados por lei, nem podem exercer cargos com períodos de trabalho simultâneos.
As pensões dos Servidores Públicos basear-se-ão em estudos actuariais e em dotações orçamentais razoáveis.
Artigo 304
O Presidente e o Vice-Presidente da República, os Ministros do Supremo Tribunal de Justiça, dos tribunais ordinários e especializados, da Procuradoria Geral da Nação e da Administração, os juízes, os Ministros de Estado, a Controladoria-Geral da República, o Presidente da Assembleia Nacional, os Ministros do Tribunal Eleitoral, os Ministros do Tribunal de Contas, o Procurador-Geral Eleitoral, o Provedor de Justiça, os directores-gerais, gerentes ou chefes de entidades autónomas, as autoridades nacionais e os directores provinciais dos serviços de polícia, funcionários ou manejadores de dinheiro nos termos do Código Fiscal, devem apresentar no início e no final do mandato uma declaração juramentada dos seus bens, que deve ser feita publicamente e por escrito, no prazo de dez dias úteis da tomada de posse e dez dias úteis da cessação do cargo, respectivamente.
O Notário-Público realiza o serviço necessário sem quaisquer custos.
Esta disposição entrará em vigor imediatamente, sem prejuízo de sua posterior regulamentação por lei.
Capítulo 3. Organização da Gestão de Pessoas
Artigo 305
As seguintes carreiras de serviço público são estabelecidas de acordo com o sistema de mérito:
A carreira administrativa;
A carreira judiciária;
A carreira educacional;
A carreira diplomática e consular;
A carreira de Ciências da Saúde;
A carreira da Polícia;
A carreira de Pecuária e Ciências Agrárias;
A Carreira de Serviço Legislativo;
Outros estabelecidos por Lei.
A Lei regulará a estrutura e organização dessas carreiras de acordo com as exigências da Administração.
Artigo 306
Todos os departamentos oficiais funcionarão com base em um Manual de Procedimentos e um Manual de Classificação de Cargos.
Artigo 307
Não fazem parte da Carreira de Administração (Serviço Civil):
Funcionários cujas nomeações são reguladas por esta Constituição;
Diretores gerais e adjuntos de entidades autónomas ou semiautónomas, funcionários públicos nomeados por tempo determinado ou por períodos determinados estabelecidos na lei e os que exerçam cargos honoríficos;
Pessoal de serviço de secretariado imediatamente ligado a funcionários públicos que não façam parte de nenhuma Carreira;
Funcionários públicos com autoridade e jurisdição que não fazem parte de uma carreira;
Profissionais, técnicos ou trabalhadores manuais necessários para serviços temporários ou especiais nos ministérios e em instituições autónomas ou semiautónomas;
Funcionários públicos cujos cargos são regulados pelo Código do Trabalho;
Chefes de Missões Diplomáticas, conforme determinado por lei.
Capítulo 4. Disposições Gerais
Artigo 308
As disposições contidas nos artigos 205.º, 208.º, 210.º, 211.º, 212.º e 216.º deste Estatuto, aplicam-se de acordo com o estipulado neste Título.
Artigo 309
Os Funcionários Públicos não podem, por si próprios ou por intermédio de terceiros (interposita persona), celebrar contratos com o departamento ou agência em que trabalham, quando tais contratos tenham fins lucrativos e de caráter inadequado ao serviço prestado.
TÍTULO XII. FORÇAS DE SEGURANÇA (FUERZA PÚBLICA
Artigo 310
A República do Panamá não terá Exército.
Todos os panamenhos são obrigados a pegar em armas para defender a independência nacional e a integridade territorial do Estado.
Para a preservação da ordem pública, a protecção da vida, da honra e dos bens dos que vivem sob a jurisdição do Estado e para a prevenção de actos puníveis, a Lei organizará os serviços policiais necessários, com autoridade e quadro distinto.
Diante de agressões externas e por força da Lei, poderão ser organizados temporariamente serviços especiais de polícia para a proteção das fronteiras e espaços jurisdicionais da República.
O Presidente da República é o Chefe de todos os serviços estabelecidos no presente Título; e eles, como agentes da autoridade, estarão subordinados ao poder civil; portanto, devem obedecer às ordens emitidas pelas autoridades nacionais, provinciais ou municipais no exercício das suas funções legais.
Artigo 311
Os serviços policiais não são deliberativos e os seus membros não podem fazer declarações ou declarações políticas de forma individual ou colectiva. Também não podem intervir nas atividades político-partidárias, exceto para votar. A violação do presente dispositivo será punida com destituição imediata do cargo, além das penalidades previstas em Lei.
Artigo 312
Só o Governo pode possuir armas e instrumentos de guerra. Para sua fabricação, importação e exportação, é necessária autorização prévia do Poder Executivo. As armas que não sejam consideradas armas de guerra, e sua importação, fabricação e uso serão definidas e regulamentadas por lei.
TÍTULO XIII. EMENDA CONSTITUCIONAL
Artigo 313
A iniciativa de propor emendas constitucionais pertence à Assembleia Nacional, ao Conselho de Ministros e ao Supremo Tribunal de Justiça. Tais alterações devem ser aprovadas por um dos seguintes procedimentos:
Através de um Acto Constitucional, aprovado em três leituras por maioria absoluta dos membros da Assembleia Nacional, que deve ser publicado no Diário da República e enviado pelo Poder Executivo à referida Assembleia nos primeiros cinco dias da sessão ordinária subsequente à instalação do a Assembleia Nacional eleita nas últimas eleições gerais, para que possa ser discutida e aprovada na sua primeira sessão sem modificações, em uma única leitura e por maioria absoluta de todos os membros da Assembleia;
Por Acto Constitucional, aprovado em três leituras por maioria absoluta dos membros da Assembleia Nacional numa legislatura, e aprovado de novo, na legislatura imediatamente seguinte, em três leituras por maioria absoluta dos membros da Assembleia já referida. Nesta ocasião, o texto aprovado na legislatura anterior poderá ser alterado. O Acto Constitucional assim aprovado deve ser publicado no Diário da República e submetido ao povo para consulta directa e popular através de referendo que se realizará na data designada pela Assembleia Nacional, num prazo não inferior a três meses e não mais de seis meses a contar da data de aprovação do Acto Constitucional pela segunda legislatura.
Artigo 314
Uma nova Constituição poderá ser adotada por uma Assembléia Constituinte Paralela (Asamblea Constituyente Paralela), que poderá ser convocada por decisão do Poder Executivo, ratificada pelo Poder Legislativo com maioria absoluta, ou pelo Poder Legislativo com o voto favorável de dois terços de seus votos. membros, ou por iniciativa popular que deverá ser assinada por pelo menos 20% (vinte por cento) dos cidadãos inscritos no Cartório Eleitoral no dia 31 de dezembro do ano anterior à iniciativa. Neste último caso, os peticionários terão seis meses para cumprir a exigência em conformidade com as normas expedidas para o efeito pelo Tribunal Eleitoral.
Compete ao Tribunal Eleitoral acolher a iniciativa proposta e agendar a eleição dos membros da Assembleia Constituinte em prazo não inferior a três meses nem superior a seis meses desde a formalização do pedido de eleição. Após a eleição, a Assembléia Constituinte Paralela será formalmente instalada e iniciará suas deliberações de pleno direito, tão logo o Tribunal Eleitoral tenha entregue aos seus membros as respectivas credenciais.
A Assembléia Constituinte Paralela será composta por sessenta membros que representarão os panamenhos em todas as províncias e regiões de forma proporcional, de acordo com a população votante; além da indicação partidária, são permitidas candidaturas independentes. Para este efeito, o Tribunal Eleitoral estabelecerá o sistema eleitoral aplicável à eleição dos membros da Assembleia Constituinte no seu despacho de convocação.
A Assembleia Constituinte Paralela pode reformar total ou parcialmente a atual Constituição, mas em nenhum caso pode adotar deliberações com efeitos retroativos ou alterar os mandatos dos funcionários eleitos ou nomeados que estejam exercendo suas funções no momento da entrada em vigor da nova Constituição. A Assembleia Constituinte Paralela terá no mínimo seis meses e no máximo nonos meses para concluir seus trabalhos e entregar o texto aprovado da nova Constituição ao Tribunal Eleitoral, que o publicará imediatamente em seu Boletim.
O novo Acto Constitucional assim aprovado será submetido a referendo convocado pelo Tribunal Eleitoral no prazo não inferior a três meses e não superior a seis meses desde a sua publicação no Boletim do Tribunal Eleitoral.
O Ato Constitucional aprovado de acordo com qualquer um dos procedimentos indicados neste ou no artigo anterior entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial, que deverá ser realizada pelo Poder Executivo no prazo de dez dias úteis contados da sua ratificação pelo Assembléia ou no prazo de trinta dias de sua aprovação por referendo, conforme o caso; no entanto, a publicação após o decurso dos prazos não será causa de inconstitucionalidade.
TÍTULO XIV. O CANAL DO PANAMÁ
Artigo 315
O Canal do Panamá constitui um patrimônio inalienável da nação panamenha; permanecerá aberto ao trânsito pacífico e ininterrupto de embarcações de todas as Nações e seu uso estará sujeito aos requisitos e condições estabelecidos por esta Constituição, pela Lei e sua Administração.
Artigo 316
É criada uma pessoa jurídica autônoma de Direito Público com o nome de Autoridade do Canal do Panamá, que terá a administração exclusiva, operação, conservação, manutenção e modernização do Canal do Panamá e suas atividades pertinentes, de acordo com as disposições constitucionais e legais, em para operar de forma segura, contínua, eficiente e lucrativa. Terá seu próprio patrimônio e o direito de administrá-lo.
É de responsabilidade da Autoridade do Canal do Panamá a administração, manutenção, uso e conservação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Canal do Panamá, abrangendo as águas dos lagos e seus afluentes, em coordenação com as entidades estatais estabelecidas por lei. Os planos de construção, uso da água, aproveitamento, ampliação, desenvolvimento dos portos e de qualquer outra obra ou construção na margem do Canal do Panamá deverão ser previamente aprovados pela Autoridade do Canal do Panamá.
A Autoridade do Canal do Panamá não estará sujeita a impostos, taxas, lançamentos, encargos, contribuições ou receitas de natureza nacional ou municipal, com exceção das cotas de previdência social, seguro educacional, riscos profissionais e impostos por serviços públicos, exceto conforme previsto no artigo 321.
Artigo 317
A Autoridade do Canal do Panamá e todas as instituições e autoridades da República vinculadas ao setor marítimo farão parte da estratégia marítima nacional.
O Poder Executivo submeterá ao Poder Legislativo a Lei que coordene todas essas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do país.
Artigo 318
A administração da Autoridade do Canal do Panamá estará a cargo de um Conselho de Administração composto por onze diretores nomeados da seguinte forma:
Um Diretor nomeado pelo Presidente da República que presidirá o Conselho de Administração e terá a qualidade de Ministro de Estado para os Assuntos do Canal;
Um Diretor indicado pelo Poder Legislativo, que será de sua livre nomeação e destituição;
Novos Diretores indicados pelo Presidente da República, de comum acordo do Conselho de Ministros e ratificados pelo Poder Legislativo, por maioria absoluta de seus membros.
A Lei estabelecerá os requisitos para o exercício do cargo de Diretor, assegurando a renovação gradual dos Diretores prevista no parágrafo 3º deste Artigo, em grupos de três e a cada três anos. A partir da primeira renovação, o mandato de todos os Conselheiros será de nove anos.
Artigo 319
O Conselho de Administração terá as seguintes faculdades e funções, sem prejuízo de outras que a Constituição e a Lei estabeleçam:
Nomear e destituir o Administrador e o Administrador Adjunto do Canal e determinar as suas funções nos termos da lei;
Estabelecer pedágios, tarifas e taxas para o uso do Canal e seus serviços relacionados, sujeito à aprovação final do Conselho de Ministros;
Contratar empréstimos, com prévia aprovação do Conselho de Ministros e dentro dos limites estabelecidos por Lei;
Conceder concessões para a prestação de serviços à Autoridade do Canal do Panamá e às embarcações em trânsito;
Propor os limites da bacia hidrográfica do Canal para aprovação do Conselho de Ministros e do Legislativo;
Aprovar privadamente os regulamentos que elaboram as normas gerais promulgadas pelo Poder Legislativo, por proposta do Poder Executivo, sobre o regime de contratação, compras e todas as questões necessárias à boa operação, manutenção, conservação e modernização do Canal, dentro da estratégia marítima nacional ;
Exercer todos os estabelecidos por esta Constituição e pela Lei.
Artigo 320
A Autoridade do Canal do Panamá adotará um sistema de planejamento e administração financeira trienal pelo qual aprovará, por meio de resolução motivada, sua conta orçamentária anual que não fará parte do Orçamento Geral do Estado.
A Autoridade do Canal do Panamá submeterá o Projeto de Orçamento ao Conselho de Ministros, que, por sua vez, o submeterá à consideração do Poder Legislativo para seu exame, aprovação ou rejeição, de acordo com o procedimento contido no Capítulo 2, Título IX desta Constituição.
No Orçamento deverão ser estabelecidas as contribuições à Previdência Social e os pagamentos de taxas por serviços públicos prestados, bem como o repasse de superávits econômicos ao Tesouro Nacional, uma vez que os custos de operação, investimento, operação, manutenção, modernização, ampliação do Canal foram cobertos e as reservas necessárias para contingências previstas na Lei e sua Administração.
A execução do Orçamento ficará a cargo do Administrador do Canal e será fiscalizada pela Diretoria ou por quem por ela designar e somente mediante controle posterior da Controladoria Geral da República.
Artigo 321
A Autoridade do Canal do Panamá pagará, anualmente, as taxas do Tesouro Nacional por tonelagem líquida do Canal do Panamá ou seu equivalente, cobrada às embarcações sujeitas ao pagamento de pedágios em trânsito pelo Canal do Panamá. Essas taxas serão estabelecidas pela Autoridade do Canal do Panamá e não serão inferiores às que a República do Panamá deveria receber por igual conceito de 31 de dezembro de 1999.
Em razão de seu trânsito pelo Canal do Panamá, as embarcações, suas cargas ou passageiros, armadores, construtores navais ou sua operação, bem como a Autoridade do Canal do Panamá, não estarão sujeitos a qualquer outro ônus nacional ou municipal.
Artigo 322
A Autoridade do Canal do Panamá estará sujeita a um regime especial de trabalho baseado em um sistema de mérito e adotará um Plano Geral de Emprego que deverá manter, no mínimo, as condições e direitos trabalhistas semelhantes aos existentes em 31 de dezembro de 1999. Os trabalhadores permanentes, e os que devam ser abrangidos por uma reforma especial durante esse ano e cujos cargos sejam estabelecidos conforme necessário de acordo com as regras aplicáveis, será garantida a contratação de benefícios e condições semelhantes aos correspondentes até essa data.
A Autoridade do Canal do Panamá contratará, preferencialmente, cidadãos panamenhos. A Lei Orgânica [correspondente] regulará o emprego de trabalhadores estrangeiros de forma a garantir que as condições de trabalho ou a subsistência dos trabalhadores panamenhos não sejam prejudicadas. Considerando o serviço público internacional essencial prestado pelo Canal, seu funcionamento não poderá ser interrompido por qualquer motivo.
As controvérsias trabalhistas entre os trabalhadores do Canal do Panamá e sua Administração serão resolvidas entre os trabalhadores ou os sindicatos e a Administração, seguindo os procedimentos de solução estabelecidos na Lei. A arbitragem constituirá a última instância administrativa.
Artigo 323
O regime contido neste Título só poderá ser desenvolvido por Leis que estabeleçam normas gerais. A Autoridade do Canal do Panamá poderá regular esses assuntos e fornecerá cópia de todos os regulamentos emitidos no exercício dessa faculdade ao Poder Legislativo em um prazo não superior a quinze dias corridos.
TÍTULO XV. DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Capítulo 1. Disposições Finais
Artigo 324
Esta Constituição entrará em vigor a partir de 11 de outubro de 1972.
Artigo 325
Os tratados ou acordos internacionais que vierem a ser celebrados pelo Poder Executivo com relação ao Canal do Panamá, sua área adjacente e a proteção do referido Canal, bem como a construção de um canal ao nível do mar ou de um terceiro conjunto de eclusas, serão aprovado pelo Poder Legislativo, e depois de aprovado será submetido a referendo nacional, a ser realizado no prazo máximo de três meses a partir da aprovação pela Assembleia.
Nenhuma emenda, ressalva ou entendimento que se refira a tais tratados sobre acordos será válido se não atender aos requisitos de que trata o parágrafo anterior.
Esta disposição também se aplica a qualquer proposta para a construção de um terceiro conjunto de eclusas ou de um canal ao nível do mar na rota existente que a Autoridade do Canal possa propor a realização, por meios administrativos ou por contratos celebrados com qualquer empresa ou empresas privadas ou com empresas pertencentes a um ou vários outros Estados. Nesses casos, a proposta de construção, que deverá ser previamente aprovada pelo Poder Executivo e submetida ao Poder Legislativo para aprovação ou rejeição, deverá ser submetida a referendo. Qualquer projeto relativo à construção de um novo canal também deve ser submetido a referendo.
Artigo 326
Ficam revogadas todas as leis e demais disposições legais contrárias a esta Constituição, exceto as relativas ao poder paternal e ao sustento, cujas partes contrárias permanecerão em vigor por um período não superior a doze meses a partir da data de entrada em vigor desta Constituição.
Capítulo 2. Disposições Transitórias
Artigo 327
São adoptadas as seguintes disposições transitórias relativamente às alterações introduzidas pelo Acto Legislativo de 2004:
-
Regra geral, as disposições desta reforma constitucional entram em vigor imediatamente após a sua promulgação, salvo nos seguintes casos:
Quando uma disposição temporária indicar uma data diferente para sua entrada em vigor.
Quando determinados Títulos ou Artigos da Constituição de 1972, que serão substituídos ou alterados, permanecerem em vigor temporariamente;
As alterações relativas ao início e término das legislaturas ordinárias entrarão em vigor em 1º de julho de 2009;
Os Ministros do Tribunal Eleitoral eleitos ao final do mandato dos atuais Ministros serão designados da seguinte forma: para mandato de seis anos no caso do Ministro designado pelo Poder Judiciário; pelo prazo de oito anos, no caso do Ministro designado pelo Poder Executivo; e pelo prazo de dez anos no caso do Ministro designado pelo Poder Legislativo, de modo a estabelecer o regime de nomeação posterior dos Ministros do Tribunal Eleitoral;
Enquanto não for adoptada e entrar em vigor a lei que regulamenta o Tribunal de Contas, mantêm-se em vigor todas as normas e procedimentos existentes relativos à competência em matéria de contabilidade.
Uma vez que o Tribunal de Contas assuma suas funções, todos os processos que estiverem pendentes no Departamento de Passivos Financeiros da Controladoria-Geral serão transferidos para aquele Tribunal.
Para garantir a posterior nomeação, os primeiros Ministros do Tribunal de Contas serão nomeados da seguinte forma: pelo período de seis anos, no caso do Ministro designado pelo Poder Judiciário; pelo prazo de oito anos, no caso do Ministro designado pelo Poder Executivo; e pelo prazo de dez anos no caso da Justiça designada pelo Poder Legislativo;
Os funcionários eleitos pelo voto popular para o mandato 20004-2009 completam seu mandato em 30 de junho de 2009;
O Poder Legislativo nomeará uma Comissão Técnica (Comisión de Estilo) para colocar os Artigos da Constituição, juntamente com suas emendas, em ordem numérica que assegure a correspondência desta ordem numérica com os números dos Artigos aos quais a Constituição as normas referem-se;
O presente Ato Legislativo de 2004 entrará em vigor mediante publicação no Diário Oficial, que deverá ser cumprida pelo Poder Executivo no prazo de dez dias úteis contados da sua ratificação pela Assembleia Nacional;
A eliminação das funções eletivas a que se refere esta reforma constitucional entrará em vigor com as eleições gerais de 2009;
Os funcionários públicos cujas nomeações são consideradas nesta Constituição e que estejam exercendo suas funções no momento da entrada em vigor destas reformas permanecerão em seus cargos até o término do mandato para o qual foram nomeados.
Artigo 328
Nas questões não incongruentes com as disposições contidas na Constituição, a Autoridade do Canal do Panamá incorporará à sua organização a estrutura administrativa e operacional existente na Comissão do Canal do Panamá em 31 de dezembro de 1999, incluindo seus departamentos, escritórios, cargos, regras em vigor , regulamentos e acordos coletivos (de trabalho) em vigor, até que sejam alterados nos termos da lei.