Tem crescido no Brasil um golpe do falso empréstimo, e com isso muita gente está sendo vítima. Cuidado!
Se você está em busca de um empréstimo e encontrou um site que parece interessante, com liberação do dinheiro totalmente online, sem restrições, preste atenção às dicas deste artigo.
Legislação
A legislação nacional determina que somente instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem fornecer empréstimos.
Esta é a primeira dica, sempre verifique se a dita empresa que está lhe oferecendo empréstimo com taxas atraentes é realmente cadastrada no Banco Central.
Muitos golpistas criam um site bonitinho, fazem atendimento por whatsapp e tudo parece bom demais, principalmente a forma de pagamento do empréstimo e os juros baixos.
Pesquise sempre sobre a instituição financeira que está oferecendo o empréstimo, veja o CNPJ e consulte a data de sua criação.
Verifique também se no site existe o endereço físico do escritório da empresa, e caso positivo, busque no google o endereço ou faça uma visita se possível.
Por fim, verifique no site do Banco Central as informações sobre esta empresa.
Lembre-se: somente empresas autorizadas pelo Banco Central podem fornecer empréstimos.
Depósitos e pagamentos de taxas antecipados
Preste muito atenção nesta próxima dica! Acontece em todos os golpes.
Se a empresa solicitar um pagamento antecipado de uma determinada taxa para que a liberação do empréstimo ocorra, fuja! Bloqueie o contato e se possível até denuncie.
Nunca efetue qualquer pagamento de taxa ou faça depósito para liberar um empréstimo.
Existem diversas justificativas que estas ditas 'empresas' dão: taxa de contrato, taxa de cartório, taxas bancárias, pagamento de seguro, e até mesmo dizendo que é o pagamento da primeira parcela do empréstimo.
Existem casos que a empresa fala que vai devolver o dinheiro, que é somente uma confirmação de que o cliente realmente existe.
Novamente: fuja! É golpe.
A nossa legislação não permite cobrança antecipada de nada, seja taxa, seja mensalidade, ou qualquer outra para que o empréstimo seja liberado.
Nossa lei determina que todas as taxas, independente de qual tipo seja, devem já estar embutidas no empréstimo. Ou seja, não existe e nem é permitida a cobrança antecipada de valores.
Estes golpes sempre pedem uma taxa, e depois de paga eles vão inventar outra taxa, e assim por diante. Até você perceber que já era.
Já ouvimos casos de pessoas que queriam R$ 8.000,00 em empréstimos e já tinham pago R$ 1.350,00 de taxas, e ainda cogitavam pagar mais. Afinal, já tinham pago tanto!
Cuidado! Eles vão tentar conseguir o máximo que puderem até você se dar conta que caiu em um golpe.
A falta de exigências burocráticas
Se ainda com as dicas acima você está tentado(a) a pegar um empréstimo de uma empresa que nunca ouviu falar, preste atenção nestas últimas dicas.
Se a empresa não faz nenhuma exigência burocrática, como, por exemplo, comprovante de endereço, dados pessoais, dentre outras, ligue o alerta.
As instituições financeiras legítimas precisam que os valores emprestados sejam devolvidos, ou seja, eles precisam também de uma segurança quanto à pessoa que está pegando o dinheiro deles.
Se a empresa que está lhe oferecendo dinheiro não confirmou nada, então mais um alerta deve ser ligado.
Mas atenção: sempre tome cuidado com os dados que vai fornecer, principalmente por whatsapp e para empresas que nunca ouviu falar. Golpistas podem utilizar seus dados, como o seu CPF, número do cartão de crédito, dentre outros, para outros golpes.
Conclusão
Siga as principais dicas para não cair no golpe do empréstimo:
1. verifique se a empresa é legítima, principalmente pela plataforma do Banco Central;
2. nunca pague nenhuma taxa ou faça depósitos antecipados;
3. cuidado com as suas informações pessoais, assim como desconfie de empresas que não as pedem.
Quando precisar de um empréstimo procure sempre bancos ou instituições financeiras regularizadas e autorizadas pelo Banco Central, e nunca aja por impulso.
Referências: Código Civil
Código Tributário Nacional
Lei da Usura