Imagine que um gigante como o Google afirmasse que não precisamos mais de gestores, gerentes Um projeto do próprio Google em 2002 (isto mesmo, há 20 anos atrás) chamado Oxygen afirmou exatamente isto e se propôs a provar que a existencia de gestores, gerentes seria totalmente ineficaz as empresas
E o resultado?
Exatamente o oposto!
E deste experimento, o Google entregou 10 características comuns aos melhores gestores que foram aplicadas a seus próprios gestores e trouxe um incremento de até 75% a mais de produtividade.
São estes os 10 atributos:
Seja um bom mentor
É preciso mostrar que você se importa com seus funcionários. Uma forma de manifestar isso é dedicar tempo e esforço para ajudar os seus colaboradores a se tornarem profissionais melhores.Mas não entregue tudo de bandeja. Um bom mentor é capaz de fazer boas perguntas, não apenas dar respostas. Dessa forma, você conseguirá expandir o ponto de vista dos seus mentorados, em vez de os pressionar a adotar o seu.
Crie equipes empoderadas
Segundo uma pesquisa realizada pela especialista em recursos humanos Gretchen Spreitzer, da Universidade de Michigan, funcionários empoderados têm maior satisfação no trabalho e maior comprometimento organizacional.Para isso ser possível, os gestores precisam abrir mão do microgerenciamento, dando autonomia para os colaboradores realizarem suas tarefas. O resultado é uma menor rotatividade e aumento no desempenho e motivação. Além disso, os supervisores que empoderam são vistos como mais influentes e inspiradores por seus subordinados.
Crie um ambiente inclusivo
Vencer é bom, mas vencer em equipe é ainda melhor. Para criar esse sentimento de unidade, bons gestores precisam estimular o sentimento de interdependência entre seus colaboradores. Também se certifique que todos estão integrados, não deixando ninguém fora.Seja produtivo e sempre procure resultados
Leve a produtividade dos seus funcionários a sério. E, para isso, é preciso dar as ferramentas necessárias para serem produtivos. Uma das formas de fazer isso é eliminando processos desnecessários.Seja um bom comunicador
O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela ocorreu. E isso acontece sempre que você não dá ouvido a seus funcionários. Um bom gestor sempre está preocupado em ouvir mesmo que seja para dizer um não.Tenha visão
Muito mais do que direcionar os funcionários para um objetivo, um bom gestor os estimula a colaborar com a construção de estratégias. Isso deixará a equipe mais comprometida com a sua visão de negócios e, consequentemente, mais empenhada em atingir suas metas.Dê feedbacks
Os melhores gestores se preocupam com as carreiras e desenvolvimento da sua equipe. E nada ajuda mais nisso que um feedback.As pessoas não trabalham para alcançar uma meta numérica. Trabalham para dar significado às suas vidas, e o significado vem do crescimento e desenvolvimento pessoal.
Tenha a experiência necessária para aconselhar sua equipe
Mais do que uma boa administração, o Google quer que seus gestores tenham as habilidades técnicas (como programação, por exemplo) necessárias para aconselhar sua equipe. Então faça o necessário para construir essa expertise, seja fazendo cursos ou lendo livros.Colabore
A colaboração acontece quando cada membro da equipe sente responsabilidade e interdependência com os colegas de equipe, e isso é cada vez mais necessário.Nada é mais destrutivo para uma equipe do que um líder que não está disposto a colaborar. Ele passa um sentimento de individualidade que mata a cultura, a produtividade e os resultados da empresa.
Seja um tomador de decisões
Ou você é um tomador de decisões, ou é um gestor indeciso. E a indecisão paralisa uma empresa, cria dúvida, incerteza, falta de foco e até mesmo ressentimento.Para tomar decisões fortes, primeiramente é preciso acreditar nelas. Em seguida, é preciso ter autoconfiança o suficiente para a levar para frente.
Você se vê nestes atributos de gestor?
Vejo que na área jurídica ainda temos muito a evoluir em alguns pontos, em especial colaboração, feedbacks, empoderar a equipe, ser inclusivo
Podemos sair mais das decisões top-down para um ambiente mais focado em colaborar, ouvir, entender e agir.
Hierarquia importa, mas não responde todas as necessidades do negócio.
Lembre-se: Ninguém cresce sozinho.
Bom gestor é aquele que tem a melhor equipe.
#PraPensar
Sou Gustavo Rocha
Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos, membro de diversas comissões na OAB.
Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados LGPD.
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