Qual o segredo do marketing de um escritório generalista?

03/07/2022 às 18:48
Leia nesta página:

Muitos advogados(as) ao iniciar na carreira são generalistas. Grande parte das vezes por falta de opção, muitas outras por falta de conhecimento e principalmente porque não dá pra escolher clientes, devemos pagar as contas primeiro.

Uma verdade incontestável, não é mesmo?

Como exercer um marketing dentro do código de ética sendo uma advocacia generalista? Qual o segredo? Qual a chave do sucesso?

A resposta é uma só: NÃO EXERCENDO uma advocacia generalista.

O marketing é justamente talhado na especialização do negócio, na definição clara de áreas de atuação, com direcionamento a possíveis clientes (leads), pois somente haverá interesse e reconhecimento do profissional, se este for autoridade/expert no tema, na área proposta.

Dizer, por exemplo, que o profissional atua na área cível ou trabalhista não diz muito sobre o que realmente ele faz, não chamando a atenção do possível cliente e principalmente, não distinguindo este profissional daquele outro.

O segredo está em especializar-se. Entretanto, como fazer isto se estou no início da carreira ou nunca tive nenhuma especialização de área, trabalho em tudo que me aparece, de cível, criminal, trabalhista, até unha encravada?

Quem não tem escolha, escolhido já está. Contudo, o que irá fazer a especialização acontecer é o planejamento, é o estudo, é a dedicação naquela área ou naquele tipo de público alvo.

Por exemplo: Você exerce uma advocacia generalista, aceita todos os tipos de demanda. Então, começa a planejar ser um advogado(a) previdenciário. Não acontece do dia pra noite. Demanda estudo, cursos, muita leitura e aprendizado com outros colegas, casos, teses, etc.

Se a sua ambição for o previdenciário, você nas redes sociais, no conteúdo patrocinado (permitido desde 2021 pelo provimento 205), estabelece artigos, videos, dicas, explicações sobre previdenciário.

Se um cliente bater na porta com um caso trabalhista, você faz. E também explica que atua no previdenciário (inclusive pelo acidente de trabalho e suas implicações previdenciárias). Se for caso de um criminal, você também irá pegar e da mesma forma, irá explicar que existe direito previdenciário a família do acusado.

Em bom português: Você continua sendo generalista, mas começa a criar autoridade como previdenciarista. Quem procura seu nome, seu escritório, sua marca irá encontrar assunto previdenciário a olhos vistos, e criará na sua concepção profissional a respeito de você que é um advogado especializado em previdenciário.

Não é simples, nem rápido. Porém, é totalmente viável.

O que não é crível é ser generalista sempre. Esta atitude não levará você ao sucesso.

#PraPensar #PraFazer

Sou Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos, membro de diversas comissões na OAB.

Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados LGPD.

Quer conhecer mais? http://www.gustavorocha.com

Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] 

Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

#Gestão #Tecnologia #MarketingJuridico #Privacidade #LGPD

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos