2ª fase oab 2008-2 - prova penal - respostas
ola pessoal que fez a prova de penal....
alguem tem sugestoes das respostas das questões ( que achei complicadíssimas) e sobre a peça?
aquela primeira questao por exemplo: o cara podia reabrir o processo e habilitar o marido da vítima como assistente do mp?
abraço, valeu. vamos participar....
Como a ação já havia sido encerrada, por sentença transitada em julgado, não caberia mais habilitação como assistente da acusação. Mas, com fatos novos, o caso poderia ser reaberto. Optei por novas investigações, preferencialmente por novo inquérito policial. Ao final, se o MP se convencesse, poderia oferece nova denúncia. Recebendo-a o juiz, aí sim, nessa nova ação o viúvo poderia se habilitar como assistete.
quanto a peça fiz razões de apelação, mas não coloquei petição de juntada e acho que seria necessária, aleguei nulidades quanto a falta de intimação do patrono constituído e a ñ oitiva da testemunha, por cerceamento de defesa, ferindo desta forma o princípio da ampla defesa...apesar de ter sido nomeado defensor para o ato restou prejudicada a estratégia defensiva... falei da prova ilícita, tentei desqualificar as o crime, principalmente no que tange`ao repouso noturno e concurso de agentes, por fim falei que o regime inicial seria o semi aberto face a primariedade e ao quantum da pena 8 anos... no pedido reforma p/ absolver p/ falta de provas anulação e retorno p/ nova instrução desqualificação e regime semi aberto quanto à competência coloquei estadual, porém acho que era federal.. tô preocupado...
A 1ª questão de penal trata da revisão criminal. Esta ação impugnatória não cabe a favor da acusação. Ela só pode ser usada para beneficiar o réu, ou seja, ela é usada pra corrigir vícios e erros judiciais. Serve também para requerer indenização do Estado pelo erro judicial. Por exemplo: o réu é condenado por estupro e passa 5 anos cumprindo pena privativa de liberdade em regime fechado, todavia após o cumprimento da pena, o condenado consegue provas suficientes para provar que houve consentimento da mulher (vítima do estupro). Dessa forma, o condenado poderá requerer a revisão criminal requerendo a sua absolvição pela falta de justa causa. No caso da questão nº 1 do exame, o parecer deveria expor os argumentos supra narrados e ainda recomendar que o marido da vítima do acidente de trânsito deveria procurar a reparação do dano no juízo cível, pois no criminal não haveria possibilidade de reapreciar os fatos de uma sentença absolutória transitada em julgado.
fiz a prova de penal, a peça com certeza era apelação e tinha sim que colocar o termo e depois as razões. as questões é que estavão dificeis, aquela em que a mãe estava gravida de 6 meses e levou um tiro, vindo a nascer a criança e dias depois morre, ela ficou viva mas perdeu o rins, eu achei que era tentativa de homicidio contra a mãe e homicídio da criança, tendo em vista que ela já havia nascido, o que vc acham?
arrespeito da data na peça, pessoal todas as provas passadas do cespe vinha a data em entre parentes o dia da semana, então o cespe não colocou, o parentes com o dia da semana na prova de domingo, induzindo a erro, situação essa que poderá ser discultida em recurso. eu mesmo descontei o dia do inicio e contei o dia final, não atentei que dia 18 daria no sabado.