TURMA ADVS_2008.2 ( Direito Civil e Processual Civil por Bacharéis e Advogados)
Este espaço destina-se à ajuda mútua entre os mais recentes e atualizados advogados, troca de informações, estudos jurídicos, atualizações, sugestões em casos concretos, também a manutenção da união da turma 2008.2
OS MANDAMENTOS DO ADVOGADO
Eduardo Couture 1904 - 1956
ESTUDA - O direito está em constante transformação. Se não o acompanhas, serás cada dia menos advogado.
PENSA - O direito se aprende estudando; porém, se pratica pensando.
TRABALHA - A advocacia é uma fatigante e árdua atividade posta a serviço da justiça.
LUTA - Teu dever é lutar pelo direito; porém, quando encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça.
SÊ LEAL - Leal para com teu cliente, a quem não deves abandonar a não ser que, percebas que é indigno de teu patrcínio. Leal para com o adversário,ainda quando ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que mesmo quanto ao direito, as vezes tem de confiar no que tu lhe invocas.
TOLERA - Tolera a verdade alheia, como gostarias que a tua fosse tolerada.
TEM PACIÊNCIA - O tempo vinga-se das coisas que se fazem sem sua colaboração.
TEM FÉ - Tem fé no direito como o melhor instrumento para a convivência humana; na justiça,como destino normal do direito; na paz, como substantivo benevolente da justiça; e sobretudo, tem fé na liberdade, sem a qual não há direito, nem justiça, nem paz.
ESQUEÇE - A advocacia é uma luta de paixões. Se a cada batalha fores carregando tua alma de rancor, chegará um dia em que a vida será impossível para tí. Terminando, o combate, esqueçe logo tanto a vitória quanto a derrota.
AMA TUA PROFISSÃO - Procura considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te peça conselho sobre o futuro, consideres uma honra para tí aconselha-lo que se torne um advogado.
Aos colegas de profissão: ADVOGADOS.
Dúvida; um juiz deu um despacho em processo com prularidade no pólo passivo: "Ao autor sobre contestação" eu sou pelo autor são duas as peças de resistência, sobre qual?..Tudo bem, também pensei ,são as duas.
A merda; o prazo é de 10 dias e hoje são 11 dias e não falei, não fiz.
Mas são duas contestações, como vou advinhar qual delas tem as implicações dos arts. 326, 327 CPC? Claro é só ler as ditas cijas. Mas, vou tentar usar isso para dilação de prazo. Se fosse para contestar, como são patronos diversos no litis passivo, aplicaria o art.191. Aplicaria agora também na réplica? PQP! detesto perder prazo. Qualquer sujestão TKS.
Boa tarde, Doutores,
Estou precisando contestar Ação de revisional de contrato bancario (financiamento de veículo), caso os amigos tenham algum modelo, peço que me enviem por e-mail: [email protected], pois recebi uma prosta de trabalho de um escritório que presta serviços para instituições financeiras, busca e apreensão, revisonais, etc.... e essa não é muito a minha área, mas como a proposta é interessante, preciso contestar a ação acima, interposta contra uma das empresas que o escritório é contratado, como um teste???, embora entenda que contestar o fazer qualquer outra peça não vai provar nada, mas por aqui é uma prática comum dos escritórios de advocacia.
Att.
Aldori
CH, só consegui achar como motivo para prorrogação do prazo a alegação de justa causa do art. 183 e motivo de força maior do 507, ambos do CPC. Não encontrei nada com respeito a aplicar em dobro o prazo para réplica conforme o prevê o 191 do ja citado CPC. No entanto o final do art.191 prevê o prazo em dobro como oportunidade para os litsconsortes" falarem nos autos". A réplica não deixa de ser uma maneira de falar nos autos e pelo fato de haverem advogados diferentes é caso de alegar-se estes dois motivos como merecedores de deferimento pelo magistrado sob pena de o mesmo estar negando o direito ao contraditório e ampla defesa conforme art. 5º,LV da CF.
Um abraço CH.
Aldory, normalmente estaria do lado do consumidor que busca a revisional. Pode começar alegando efeitos dos contratos bilaterias de vontade . Pacta Sunt Servanda ... Se achar algo te mando.
Antônio e Paty> Decidi despachar com o Juiz e dizer quer não ficou claro para mim no referido despacho se era réplica. Vou dizer que pensei que sim , mas sobre qual das contestações ele abriu para réplica? A contestação tem que ter fato modificativo, extintivo, impeditivo etc.. além de ilegitimidade, tudo nos artigos 326 e 327 doCPC.
Ocorre que o autor só pode alegar na réplica estas questões específicas sob pena de falar sobre mérito ou entrar em outras questões de direito material, e ter como consequencia a abertura para tréplica ou desentranhar a réplica. (feriria o contraditório)
Como posso não adentrar em outras questões se não sei qual contestação o Juiz se referiu,assim vou falar com ele e dar uma de joão sem braço e dizer que não entendí o despacho, uma vez que são duas as contestações.. ?
Não vejo outro jeito.
Abraços à todos !
PS Paty e Antônio deixei recado para vcs no nosso outro fórum.
CH
Olá Pessoal, alguém tem material pra prova de civil do exame de ordem? O exame de 2008/2 fiz penal e injustamente fui reprovada na segunda fase. Agora optei por civil, mas não tenho o material e nem tenho noção do que levar de livros, se alguém puder me dar uma dica e me enviar material agradeço desde já ........sucesso a todos. Meu email é [email protected]
Galera !
Finalmente conseguí sair de férias e dar o tão sonhado mergulho no mar, "caliente" de Cabrália-BA
Fui no dia 14 voltei ontem.
Desculpem-me a ausência, mas estava realmente precisando curtir um pouco e tirar a ferrugem do corpo.
Não conseguia fazer mai snada por lá senão ir à praia piscina, foi muito bom.
Estou de volta e com energia recarregada !
Abraços à todos !
CH
Antônio vc está se tornando cada vez mais poético e imprescindível para esta comunidade virtual.... abração !
CH
CH, Grato pelos elogios mas além de não estar nada mais que retribuindo um pouquinho do tanto que me ajudaram é muito gratificante estar em contato com pessoas tão especiais como voces do forum. Quisera eu que o Manoel de Cuiabá, que abriu este forum, reaparecesse bem como os tantos de outros Estados do Brasil que por aqui antes estiveram. Acontece que neste momento estamos deixando nossa página escrita na história e isto, quer admitamos quer não, possui efeito dominó sobre coisas e pessoas. Se não influenciamos por ensinar e praticar o bem o mal está aí mesmo pra ocupar os espaços deixados.
Estar por aqui e com voces é melhor que estar na globo. Voces é que são 1000! Abração e valeu!
Antonio.
Antônio, concordo com você, uma vez abençoado sempre abençoado... ambos os fóruns tem alicerce na ajuda mútua, amizade, fé cristã, amizade, companheirismo, ideal de troca de experiências...
Manoel, infelizmente depois que soube que passou na prova, SUMIU! Não deu apoio a ninguém na fase de recursos.
Fabiano fazendo muita falta...
Sandra ajudou tanta gente, inclusive a mim, não descuidou de nada nem de ninguém durante a fase difícil de recursos e após também... Está em merecidos caminhos novos. E deixou saudades mas em breve ela deve aparecer.
O importante é continuarmos, como você bem disse, há um propósito a ser revelado pelo poder maior...
PS. Presidente destes fóruns é Deus.
Nós só estamos aqui para fazer o bem e a vontade dele, não é Antônio?
Vamos unir os irmãos !!! Vamos trocar experiências !!!
Antônio vamos continuar a obra!
Abração!