TURMA ADVS_2008.2 ( Direito Civil e Processual Civil por Bacharéis e Advogados)

Há 17 anos ·
Link

Este espaço destina-se à ajuda mútua entre os mais recentes e atualizados advogados, troca de informações, estudos jurídicos, atualizações, sugestões em casos concretos, também a manutenção da união da turma 2008.2

OS MANDAMENTOS DO ADVOGADO

Eduardo Couture 1904 - 1956

  1. ESTUDA - O direito está em constante transformação. Se não o acompanhas, serás cada dia menos advogado.

  2. PENSA - O direito se aprende estudando; porém, se pratica pensando.

  3. TRABALHA - A advocacia é uma fatigante e árdua atividade posta a serviço da justiça.

  4. LUTA - Teu dever é lutar pelo direito; porém, quando encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça.

  5. SÊ LEAL - Leal para com teu cliente, a quem não deves abandonar a não ser que, percebas que é indigno de teu patrcínio. Leal para com o adversário,ainda quando ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que mesmo quanto ao direito, as vezes tem de confiar no que tu lhe invocas.

  6. TOLERA - Tolera a verdade alheia, como gostarias que a tua fosse tolerada.

  7. TEM PACIÊNCIA - O tempo vinga-se das coisas que se fazem sem sua colaboração.

  8. TEM FÉ - Tem fé no direito como o melhor instrumento para a convivência humana; na justiça,como destino normal do direito; na paz, como substantivo benevolente da justiça; e sobretudo, tem fé na liberdade, sem a qual não há direito, nem justiça, nem paz.

  9. ESQUEÇE - A advocacia é uma luta de paixões. Se a cada batalha fores carregando tua alma de rancor, chegará um dia em que a vida será impossível para tí. Terminando, o combate, esqueçe logo tanto a vitória quanto a derrota.

  10. AMA TUA PROFISSÃO - Procura considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te peça conselho sobre o futuro, consideres uma honra para tí aconselha-lo que se torne um advogado.

515 Respostas
página 25 de 26
Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

...

Sandra.adv
Há 17 anos ·
Link

oi pessoal, desculpem a ausencia, mas estou resolvendo a papelada para o processo no qual pedi ajuda de vcs.

Farei uma açao declaratoria e depois farei o processo administrativo, entao entendam minha ausencia, nao abandonei ninguem nao!

E CH o yogurte, rs...nao faz com que sumam nao, mas aproxima mais ainda as pessoas, sobre direito falamos aqui, mas para dar um oi e saber como os amigos estao aquela é uma boa forma :)

abraços a todos e uma otima semana!!!!

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

...

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

...

A. Pereira
Há 17 anos ·
Link

Boa noite galera, brincadeiras à parte gostaria de comentar e debater com voces uma situação ocorrida recentemente que teve repercussão nacional e provavelmente internacional. Trata-se do caso de uma menina de doze anos estuprada pelo padastro e que em consequência disto engravidou. Para piorar a situação ( como se isto fosse possível) a infeliz criatura foi submetida a uma cirurgia abortiva com o aval de médicos, agentes do governo, advogados e juízes provaqvelmente. Alegação: a menina corria risco de morte e por tratar-se de um caso de estupro a lei permite o aborto.

De fato o artigo 128,incisos l e ll do CP Diz-nos: " Não se pune o aborto praticado por médico: l - se não há outor meio de salvar a vida da gestante. ll - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal."

O incomum alarido tomou gande proporção ainda por conta da igreja católica, que na pessoa de seu representante naquele estado condenou ato e excomungou aos envolvidos no aborto, exceto a menina.

Igreja e religião à parte gostaria de comentar o seguinte: A lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002, nosso popular novo código civil, em seu art. 2º define:" A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida ; mas a lei põe a salvo, DESDE A CONCEPÇAO, os direitos do nacituro."

Agora voltemos ao código penal (decreto-lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940 - portanto mais antigo que o código civil), art. 213 :"Constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça: Pena - reclusão de seis a 10 anos" O art. 226 do citado diploma, em seu inciso ll preve aumeno em mais metade da pena "se o agente é ascendente, padastro ou madastra, tio, irmão, conjuge, tutor , curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título tem autoridade sobre a vítima."

Vou resumir pra voces o que eu acho disto tudo: O estuprador poderá pegar no máximo 15 anos de prisão mas a criança abortada, cujos direitos (principalmente a vida) a lei põe a salvo desde a concepção, foi condenada a morte. Ainda que não fosse pelo risco de vida da mãe a lei permite o aborto em caso de estupro. Isto pra mim é assassinato legal enquanto que quem deu causa a tudo isto se safa com alguns anos de cadeia. Não é de hoje que esta contradição tão clara e absurda me causa espanto pelo fato de nehum jurista e autoridades em geral se levantarem sobre isto, com intuito de no mínimo proteger o nascituro ou pelo menos DEIXAR QUE ELE FIQUE QUINZE ANOS PRESO ASSIM COMO O ESTUPRADOR! Acham isto absurdo? Tão ou mais absurdo é um ser inocente, prouto de estupro, ser assassinado e com o aval da lei.

Gostaria de terminar citando meus camaradas do sul, os engenheiros do Hawaii na música tribos e tribunais: "Isso me sugere muita sujeira isso não me cheira nada bem tem muita gente se queimando na fogueira e muito pouca gente se dando muito bem" Meu Deus, quem seria capaz de se dar bem com uma coisa dessas, mas o caso é que tem gente assim. Meus pêsames ao direito brasileiro neste quesito.

Galera, comentem isso aí e proponham outros temas, aguardo voces, um abraço, antonio.

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

...

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

...

Sandra.adv
Há 17 anos ·
Link

CH

que depre é essa? cada um sabe a melhor forma de gerir sua vida...aqui encontramos amizade sim e verdadeira, eu continuo no contato com muitos amigos, problema é que muitos, mas muitos sumiram....vejam quantos respondem ao forum...é uma pena, mas precisando vc tb sabe meu e-mail....

Antonio, desiste nao e precisando pode contar comigo tb...

na verdade a todos os amigos aqui do forum, quando precisarem podem contar comigo como sempre foi feito

abraços

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

...

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

...

A. Pereira
Há 17 anos ·
Link

CH, compreendo perfeitamente voce. E se este forum no final das quantas serviu apenas para que eu conhecesse pessoas como voce me sinto plenamente recompensado. Mas fica triste não, dá uma volta, vamos ver no que vai dar. O meu email é [email protected] O importante nisto tudo é que ninguém é obrigado a participar e não devemos ficar com raiva por conta disto. Por outro lado imagine se participassem por receio de que ficássemos com bronca caso não o fizessem. Que cada um siga a sua conciência e que Deus abençoe a todos.

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

...

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

2008.2

Não morreu...

Fred_1
Suspenso
Há 17 anos ·
Link

-----Mensagem original----- De: [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de MNBD-RJ Enviada em: domingo, 29 de março de 2009 23:27 Para: [email protected] Assunto: [mnbd-rj] (No Subject)

Informo a todos que pretenderão comparecer à missa no dia 6 de abril, que nesta data, somente ocorrerão manifestações de homenagens à juíza, ao advogado, ao nosso movimento e a todos que nos apóiam e nos prestigiarão com esta cerimônia. Portanto, não está programada e nem será admitida qualquer conduta inversa ao ato religioso.

Ricardo Pinto da Fonseca

Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado e Associação de Advogados do Grande Méier

oferecem Missa em Ação de Graças

Homenageando a Exmª Drª Juíza Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, o Ilmo Dr José Felício Gonçalves e Sousa e o Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito no Rio de Janeiro, a realizar-se no dia 6 de abril de 2009, às 11 h, na Igreja Santa Cruz dos Militares, na Rua Primeiro de Março 36, Centro, RJ Contamos com sua presença

ACESSE http://mnbd-rj.blogspot.com/

MÃOS LIMPAS – UMA FRENTE PELA LEGALIDADE

MNBD-RJ ALINHADO AO MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.

MARTIN LUTHER KING

Sandra.adv
Há 17 anos ·
Link

respondi no outro forum

Nunes_1
Suspenso
Há 17 anos ·
Link

-----Mensagem original----- De: [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de MNBD-RJ Enviada em: terça-feira, 31 de março de 2009 01:40 Para: [email protected] Assunto: [mnbd-rj] A HORA E A VEZ DO JORNALISMO

A HORA E A VEZ DO JORNALISMO

ACESSE http://mnbd-rj.blogspot.com/

MÃOS LIMPAS – UMA FRENTE PELA LEGALIDADE

MNBD-RJ ALINHADO AO MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.

MARTIN LUTHER KING

Nunes_1
Suspenso
Há 17 anos ·
Link

-----Mensagem original----- De: [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de MNBD-RJ Enviada em: terça-feira, 31 de março de 2009 07:59 Para: [email protected] Assunto: [mnbd-rj] CONVITE PARA A MISSSA - NÃO DEIXEM DE COMPARECER - MUITAS AUTORIDADES JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA

CONVITE PARA A MISSSA - NÃO DEIXEM DE COMPARECER - MUITAS AUTORIDADES JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado e Associação de Advogados do Grande Méier

oferecem

Missa em Ação de Graças

Homenageando a Exmª Drª Juíza Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, o Ilmo Dr José Felício Gonçalves e Sousa e o Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito no Rio de Janeiro, a realizar-se no dia 6 de abril de 2009, às 11 h, na Igreja Santa Cruz dos Militares, na Rua Primeiro de Março 36, Centro, RJ Contamos com sua presença

ACESSE http://mnbd-rj.blogspot.com/

MÃOS LIMPAS – UMA FRENTE PELA LEGALIDADE

MNBD-RJ ALINHADO AO MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.

MARTIN LUTHER KING

Fabiano_1
Há 17 anos ·
Link

Aqui jaz um fórum que, um dia, já foi humilde, sincero, verdadeiro, e sem disputas. Todos com as mesmas aflições, angústias, receios...... Todos juntos, unidos pelo mesmo objetivo, horas intermináveis colados ao computador, sem dormir, sem comer, sentindo-se mal, brigando juntos.

Inúmeras promessas e declarações feitas, palavras de carinho e amor. Gratidão ao Grande Pai. Brincadeiras p/ descontrair.....

Sai a primeira lista e muitos conquistam o tão sonhado sucesso. Outros, contianuam na luta preparando seus recursos e com a ajuda incansável daqueles que lograram êxito e que não teriam obrigação alguma em ajudar ao próximo.

Alguns, "jogaram a toalha", sucumbiram, mas tiveram apoio incondicional do até então "verdadeiro(a) amigo(a)" e continuou a luta tendo, ao final, a aprovação.

Hoje, superado todos os obstáculos, surpreendo-me com tamanha hipocrisia vivida. Infelizmente tudo era fantasia, salvo raríssimas exceções, pouco podemos guardar como AMIGOS. O melhor é que não importa o estado em que vivem. Amigos são assim, sem fronteiras.

Já havia optado por não mais frequentar esse espaço quando notei que algo mudou. Quando percebi que as palavras não eram mais tão sinceras assim. Saí, simplesmente, sem fazer estardalhaços, sem nada.

Certamente levei um punhado de amigos e a certeza de que, infelizmente, a grande maioria apenas se "sensibiliza" no momento de aflição, de dor, de desespero.

Agora, já doutos, estão aptos a integrar a massa desunida da classe. Parabéns (se é que é merecido).

Não me considero melhor, nem pior que nenhum de vocês, sou apenas mais um em meio a esse grande circo. A diferença é que independentemente de qualquer coisa a minha maior característica não mudará nunca, a HUMILDADE.

Então, se me for permitido, fica aqui um pedido: Sejam humildes e acima de tudo, valorizem as verdadeiras amizades.

Um, sincero, abraço

Fabiano

P.S. Aos que desejarem, acredito que já tenham o meu e-mail.

A. Pereira
Há 17 anos ·
Link

Bom dia Fabiano e bom dia a todos. É muito triste mesmo ver a que ponto nós nos permitimos chegar. Acredito que a culpa é de todos e acusações neste momento apenas atestam a nossa incapacidade de assumir e cumprir com aquilo que pactuamos. É muito importante a sua opinião neste momento e eu sinceramente a respeito muito. Quem dera que voce a tivesse postado antes. Quem dera que a Sandra também tivesse dito antes sobre disputa de egos! Digo quem dera porque talvez não estivéssemos neste momento lamentando o fim do forum mas comemorando mais uma etapa. Eu iria propor a voces, como marco pela aprovação da Edna, que passá-se-mos para o forum ADVS. Ficaria desse modo um círculo nosso e mais fácil de participar. Continuo achando que ninguém é obrigado a participar de nada mas uma vez que pactuamos, confirmamos, reiteramos nossas vontades de permanecer juntos, tínhamos a obrigação de comparecer ao forum para expressar nossas opiniões. Puxão de orelha faz parte da amizade e isso certamente seria bom para o forum. De modo que se voce, Fabiano e voce Sandra, tivessem alertado antes quem sabe as coisas fluiriam na direção do amor, carinho e sinceridade próprio dos verdadeiros amigos. Como já disse puxão de orelha faz parte da amizade, cortar por trás não. Como é que eu vou saber que voce esta insatisfeito comigo se voce não falar nada e simplismente nunca mais me dirigir a palavra? Quando voce sai do forum sem falar nada não é voce quem está sendo falso com os amigos ? Quando voce acha que eu estou sendo egoísta e não me fala nada, nem sinal dá, não é voce que está com seu ego inflado ou ferido? A verdade é que o companheiro se aborreceu pela falta de participação dos amigos que ele acreditava que podia contar. Se fosse ego da parte dele não precisava ficar chamando ninguém. Ele queria compartilhar com todos e que todos compartilhassem com ele. Atitude agressiva eu até aceito mas egoísta jamais. Mas Fabiano e Sandra, valeu como lição. Eu acreditei que estava fazendo o meu melhor. Fico devendo a voces o que voces somente estão cobrando agora. Se fui egoísta ou agi com falta de sinceridade alguma vez durante todos estes meses peço de coração que me perdoem.

Deixo um abraço, indistintamente, à todos, Antonio. EditarPermalink Responder

Autor da pergunta
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Fala Fabiano> Como vai você, tudo bem? Recebeu meu e-mail pedindo para todos aparecerem?

Pois é Fabiano, olha os posts que não deletei e veja se faltou humildade, entrava até para desejar bom domingo, bom dia, bom final de semana, bom início de semana, respndia a todos que apareciam.

Veja se sumí daqui, se fui um hipócrita. Hipócrita foi quem falou que ia continuar junto, na amizade, na consolidação da amizade, no fórum e depois de todo sofrimento do exame sumiu.

Você aparecia de vez em quando, a édna ídem, a Patty, o Antônio ficou aqui junto direto.

Olha Fabiano, sou sincero e honesto, a Sandra me ajudou a fazer o recurso sim, me mandou o recurso em cima de minhas respostas e eu refiz o recurso, complementei, tirei o que achava que tinha que tirar e enviei do meu jeito.

Agradecí á ela trocentas vezes... Você acha que eu estou devendo alguma coisa à ela? Já ouviu a expressão "fazer o bem sem olhar a quem?" Sabe quantas pessoas ajudei aqui também?

Não vou ficar jogando na cara e cobrando uma ajuda mútua !!!!

Sandra viajou e sumiu do fórum, voltou de viajem e entrou aqui pedindo ajuda e nós prontamente atendemos.

Não falou mais nada, e voltou para me criticar, depois que eu pedí ajuda ninguém respondeu, e eu resolví sair, fiquei com raiva, fiquei aqui direto tentando manter viva a nossa união e amizade. A casa aberta...

Voltando ao recurso eu precisava de 0,25pts! Eu merecí, e merecia mais ! Eu fiz a minha prova !

Se estácomalgum problema comigo é só falar, que eu respondo, esclareço e se fosse preciso pediria perdão.

Nosso último diálogo aquí não foi dos bons não, me sentí ofendido com seu comentário acerca de comarca do interior...

Respondí á você diretamente e de pronto, sem blá blá..sem falsidade.

Gosto e sempre gostei de você, as vezes nós falamos algo e as pessoas intrepretam de forma diversa.

Sentí sua falta, falta da galera... Fiquei aqui na maior paz... retribuindo e continuando o que um dia nós sonhamos juntos.

E por isso mesmo vou continuar, este espaço foi abençoado por Deus, coisas do inimigo não vão ter mais efeito aqui.

Eu te peço perdão se por alguma razão te chateei ou ofendí, ou sei lá... nem sei Fabiano que papos são esses...

também te conçedo meu perdão de todo coração, você pelo menos vinha dar um alô de vez em quando, gostava quando tinha um caso concreto e confraternizava, brincava e tal.

Reflita irmãozinho, leia meus posts nos últimos mêses, veja se fui hipócrita ou arrogante...

Estarei por aqui, para falar e ouvir no nosso espaço, nada de se esconder.

Quem não deve, não teme.

Eu não desistí, pensei em fazer , mas não vou desistir. Acho que eu devo isso a mim mesmo, não vou usar estas desavenças como desculpas para desaparecer.

Abraço rapaz, sorte no curso, nos concursos, na carreira que você empreender. eus te ilumine, te acompanhe, te proteja sempre, sempre ... saudades de vc muleske!

Fica com Deus,

CH

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos