TURMA ADVS_2008.2 ( Direito Civil e Processual Civil por Bacharéis e Advogados)
Este espaço destina-se à ajuda mútua entre os mais recentes e atualizados advogados, troca de informações, estudos jurídicos, atualizações, sugestões em casos concretos, também a manutenção da união da turma 2008.2
OS MANDAMENTOS DO ADVOGADO
Eduardo Couture 1904 - 1956
ESTUDA - O direito está em constante transformação. Se não o acompanhas, serás cada dia menos advogado.
PENSA - O direito se aprende estudando; porém, se pratica pensando.
TRABALHA - A advocacia é uma fatigante e árdua atividade posta a serviço da justiça.
LUTA - Teu dever é lutar pelo direito; porém, quando encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça.
SÊ LEAL - Leal para com teu cliente, a quem não deves abandonar a não ser que, percebas que é indigno de teu patrcínio. Leal para com o adversário,ainda quando ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que mesmo quanto ao direito, as vezes tem de confiar no que tu lhe invocas.
TOLERA - Tolera a verdade alheia, como gostarias que a tua fosse tolerada.
TEM PACIÊNCIA - O tempo vinga-se das coisas que se fazem sem sua colaboração.
TEM FÉ - Tem fé no direito como o melhor instrumento para a convivência humana; na justiça,como destino normal do direito; na paz, como substantivo benevolente da justiça; e sobretudo, tem fé na liberdade, sem a qual não há direito, nem justiça, nem paz.
ESQUEÇE - A advocacia é uma luta de paixões. Se a cada batalha fores carregando tua alma de rancor, chegará um dia em que a vida será impossível para tí. Terminando, o combate, esqueçe logo tanto a vitória quanto a derrota.
AMA TUA PROFISSÃO - Procura considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te peça conselho sobre o futuro, consideres uma honra para tí aconselha-lo que se torne um advogado.
Antônio,
Obrigado pela força, não sei de que estão falando em relação a ego e hipocrisia.
Fiquei aqui postando e respondendo à todos. Acreditei no que haviamos sonhado, pedí tanto para que os amigos não sumissem.
Ninguém é obrigado, claro que não. Mas houve um compromisso sim. Se não houve era mentira, e não foi de minha parte, por isso ainda estou aqui e permanecerei.
Obrigado por tudo que tem feito, por participar por ter acreditado neste sonho que não foi só meu. Foi de todos, ou de muitos que por aqui passaram.
Estamos juntos, já respondí ao seu e mail, você tinha razão doeu muito tirar meu nome daqui e sair, mas humildemente eu voltei e te peço ajuda para continuar.
Uma hora aparece alguém com uma dúvida, um caso concreto, ou vontade de fazer amizade com dois velhos novos Advogados.
Ou quem sabe alguém que faz parte ou fez, não resolve aparecer também e dar uma força para manter a casa aberta para quem quiser...
Bom eu estarei por aqui pode estar certo.
Um abraço, fica na paz irmão.
CH
O ancião estava mais uma vez postado na esquina daquela povoado e falava às pessoas que passavam mas que não lhe davam atenção. Muitos nem sequer o cumprimentavam. Lhes falava sobre sua vivência, sobre a sabedoria dos antigos, sobre seu Deus, enfim tentava passar o conhecimento adiante. Mas ninguém respondia. Uma menina vendo aquilo, dia após dia e curiosa como ela só, numa das vezes que por ali passava desvencilhou-se da mãe e correu para o ancião e perguntou-lhe: "As pessoas nem respondem ao senhor, porque fala com elas dia após dia?" Então o homem olhou com carinho para a pequena mocinha e agachando-se até a altura dela respondeu:" Elas podem não escutar mas pelo menos enquanto eu falo mantenho vivo o conhecimento e me mantenho animaddo " Isto parece meio Paulo coelho mas serve aqui como ponto de partida para darmos continuidade ao nosso forum. Pode ser que ninguém responda ( o que seria injusto de minha parte afirmar porque alguns tem resopondido, demoram mas respondem ) mas, ainda que fosse este o caso, o forum se mantém vivo com os que se dignam a participar. Essa é uma herança para os nossos filhos que no futuro vão ficar lendo e achando graça de como era a comunicação dos seus pais "trogloditas" na "passada" era do desk-lep-palm-top. Não importa que voce leve um tempão pra participar, mas participe. e se alguém demorar não desanime, participe assim mesmo. Muitos novos virão com certeza e isto não é voce, é o forum. Se ao final de tudo pelo menos uma pessoa for beneficiada já terá valido a pena. Este é o forum, não é apenas voce. Um abração, Antonio.
Fabiano, querido amigo, belissimas e acertadas palavras, seu caminho ja é e sera sempre iluminado.
Antonio, vc também escreveu coisas muito belas e sinceras, talvez eu tenha demorado a falar dos egos, mas estava viajando e creio que depois de 5 anos de luta na faculdade e todo o estresse da prova da ordem eu merecia, por isso nao escrevi, quando cheguei de viagem escrevi pedindo ajuda, nao so aqui mas em outros foruns tb e vc como outros prontamente respondeu e lhe sou grata, pena vc ter entrado no forum so no final da prova, vc teria sido de grande valia desde o inicio.
CH, problemas comigo vc deveria escrever direto a mim e nao como fez, reclamando e deixando indiretas, a isso chamo sim de hipocrisia...
lembre-se que por muito tempo que vc sumia, simplesmente em depressao pela prova, eu continuei nos foruns firme e forte, ai vc diz que sumi pq viajei, isso me faz rir...eu avisei que sumiria algusn meses, dois na verdade, e isso nao me faz uma pessoa sem palavra, quando estive aqui e sempre que soube eu respondi e sempre com muita humildade, eu nao trato ninguém pelo titulo que agora conquistou, eu falo com pessoas antes de falar com doutores....
mas nao esqueço minhas origens e quem fui, nao esqueço que por muito tempo fui bacharel em direito e isso nao me fez melhor ou pior do que ninguém, entao quando falo de ego releia suas palavras, agora estou senod muito direta....
realmente vc me agradeçeu pelo recurso, vc precisava de 0,25, e iria desistir, isso vc esqueceu de dizer, e esqueceu de se lembrar tb....
mas digo que a raiva é um sentimento que eu nao participo em minha vida, tristeza sim, principalmente por suas palavras e nao é pq vc esta aqui escrevendo que é melhor do que eu, ledo engano se vc pensa assim.
Palavra eu sempre tive, avisei que havia retornado de viagem e preciso resolver problema de ordem pessoal, preciso resolver processo de visto que farei civil e administrativamente, mas diferente de vc nao conheço juizes, advogados...enfim nao conto com a ajuda de ninguém aqui na cidade, pergunto quando tenho duvida e o resto tenho que fazer tudo sozinha, mas isso com certeza nao importa a uma pessoa como vc.
achei que tinha um amigo e nao um inquisitor!
Bom esse é o seu forum, fique a vontade, mas creio que muitas respostas exatas eu dei :)
sucesso na sua carreira, te ajudei pq quis, mas vc sempre recordera pq obteve sucesso no recurso :), afinal nos outros recursos nao deu.
EU me sinto feliz e recompensada por ter ajudado tanta gente, recebi muitos e-mails de gratidao, mensagens lindas, e sei que estas pessoas sempre lembrarao de mim com carinho, nao direi o mesmo de vc.
Entao, nao vou mais receber criticas de quem nao pode me criticar, mas analise suas palavras e açoes...lembra do operador do direito que te fez grandes criticas e eu fui a primeira a te defender, hoje reconheço que em parte ele teve razao....
AO MEUS AMIGOS
abraços, sucesso em sua carteira, força nessa jornada e poderao contar comigo sempre pois sabem onde me encontrar, o e-mail nao mudou e quem tiver duvida peça a outro amigo que certamente alguem podera lhe informar pois a amizade verdadeira nunca morre!!!!!
ADEUS, como Fabiano eu me retiro, sorte a vcs, é triste, muito triste tudo terminar assim, a falta de consideraçao foi muito grande...depois de tudo!!!!
ps: meu teclado nao tem os acentos, nao é erro de portugues ok!!!!
Meus amigos... Estou sem palavras e muito triste!!! Depois de tanta luta e união, todos conseguiram almejar o sonho da aprovação, até eu...só demorei mais um tempo, mas consegui!!!! E dou graças a Deus e a vocês que sempre me ajudaram, me incentivando, olha que teve momentos que pensei em desistir, mas aí entrava no fórum e através de vocês, encontrava forças novamente.... Por isso, que digo novamente: Tudo acontece no tempo de Deus. Esses dias estão sendo só de alegrias para mim, mas, ao ler os posts fiquei muito triste com a despedida de tão preciosos amigos: a Sandra e o Fabiano, saiba que vocês são de suma importância nesse fórum, por tudo que fizerem por nós, naqueles momentos de aflição, agora seria o momento de compartilharmos nossas conquitas, e nos ajudarmos mutuamente, mas infelizmente nem tudo é como a gente quer... Quero dizer que estarei sempre à disposição para qualquer coisa, até mesmo para uma palavra amiga. Adoro vocês. Bjos. Edna
Edna, bem oportunas e sábias suas palavras, agora sou eu quem está comovido! Faço minhas suas palavras e reitero, juntamente com voce, os meus votos de aqui permanecer e estar disposto a prestar minha humilde ajuda. Se hoje estou aqui é por obra primeiramente de Deus e depois destes valorosos guerreiros( Fabiano e Sandra), incluindo voce e CH. São de fato espelhos do qual podemos ter orgulho. O inimigo não vai vencer porque Deus é mais e tudo para com todos, Um abraço, voce é um elo sólido dessa corrente, Te estimo muito por isso, Antonio.
-----Mensagem original----- De: [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de MNBD-RJ Enviada em: sexta-feira, 3 de abril de 2009 10:06 Para: [email protected] Assunto: [mnbd-rj] ENTREVISTA DE WADIH DAMOUS
O CONTRAPONTO DA ENTREVISTA DE WADIH DAMOUS ANUNCIANDO ANTECIPADAMENTE A DECISÃO DO PRESIDENTE DO TRF
Lúcia Hippolito não apenas entrevistou de forma imparcial, mas também colaborou com as asneiras ditas pelo vergonhoso representante da advocacia fluminense. Dentre os seis bacharéis, um estaria aprovado não fosse a inconsistência na correção da prova, assim como muitos que são ditos reprovados. A correção e a prova encontram-se divulgada neste blog. Afinal, não ficou claro se a decisão é isolada ou QUASE que solitária? Também não está claro se o critério é constitucionalidade ou necessidade? Necessidade de quem? Para suprir os cofres da Nova OAB ou dos velhos cursinhos? Jurisprudência mansa e pacífica, aonde? Galvão Bueno, ele já sabia que nos próximos dias a decisão estaria fora do mundo jurídico, filma ele! Se a Lúcia Hippolito é a favor da Nova Ordem, porque rechaçou a criação de um Conselho de Classe para o jornalismo? O que se mostra bom para os advogados deve ser bom para os péssimos jornalistas do Globo. E ainda incita a criação de provas para os formandos em outros conselhos. Os conselhos de classe são apenas para fiscalizar a atuação de profissionais inscritos e não para impedirem o livre exercício da profissão fazendo uma indecente Reserva de Mercado. Neste sentido, jamais tivemos notícia de que a OAB tenha ressarcido os prejuízos da sociedade ou mesmo punido o advogado infrator. A Globo deve ter em seus arquivos a história do “pingo borrachinha”! A Nova OAB retira o papel constitucional do MEC e afirma que a decisão da juíza está na contramão de uma tendência quando grupos sociais clamam por sistema de cotas nas universidades públicas. Quanta incoerência! A Nova OAB através de patrocínios em campanhas políticas obtém apoio do Falso Evangélico, Senador Marcelo Crivella para a criação de um projeto de lei prevendo Exame de Ordem para todas as carreiras, projeto justificado apenas na necessidade, necessidade de encher os cofres dos Conselhos e dos Cursinhos. Segundo Wadih, aqueles que não passam no Exame não estão minimamente preparados para exercer a profissão, mas justamente os ditos reprovados é que estão dando uma coça na Ordem redigindo ações, as quais estão sendo embaraçadas através de maracutaias. Afinal, a experiência profissional como advogado de Wadih é de apenas cinco ações. É este o representante da advocacia fluminense que vocês advogados desejam reeleger? Veja abaixo a história profissional deste rábula quando Presidente do Sindicato dos Advogados. Segundo a tese de Lúcia Hippolito é preciso dizer que sua própria mãe não “se tornou uma pessoa melhor” porque não cursou Direito. Bacharéis em Direito são vítimas de um ensino mercantilista? Duplamente vítimas! Ressalte-se que há a intenção de ampliar o número de vítimas cujos estelionatários (conselhos de classe, Ministro da Educação, faculdades, fraudadores e cursinhos) não são punidos. Pedro Barreto, em entrevista a Globo, afirmou que não passa de avidez por dinheiro. Em sua fala, a jornalista sem opinião e incoerente, menciona as dimensões da nossa nação e as diferenças existentes demonstrando que realmente o problema é o Mercado de Trabalho. A falta de ética da CBN (Sistema Globo) é patente, pois não deram o Direito de Resposta aos Bacharéis. Enquanto, os bacharéis, de forma ordeira, recebem homenagens através de ato religioso, estaremos revivendo a fase do Wadih Sindicalista com realização de uma festa nababesca para 500 convidados, patrocinada pela Nova OAB. Serão convidado os amigos e os inimigos que possam colaborar com a reeleição ou que, durante a gestão passada, tiveram o poder de alterar as decisões judiciais. Política é assim, sua suada anuidade banca a festa e você fica de fora até o momento do VOTO. Click nos links abaixo e veja os vídeos, repasse este e-mail a todos e compareça a missa nesta segunda-feira prestigiando a LEGALIDADE.
http://www.youtube.com/watch?v=rSpOSmFR5t8
http://www.youtube.com/watch?v=OSGSIJRSE0A
http://www.youtube.com/watch?v=rCXHghPX9Q8
e-mail da Lúcia Hippolito: [email protected]
Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado e Associação de Advogados do Grande Méier
oferecem
Missa em Ação de Graças
Homenageando a Exmª Drª Juíza Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, o Ilmo Dr José Felício Gonçalves e Sousa e o Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito no Rio de Janeiro, a realizar-se no dia 6 de abril de 2009, às 11 h, na Igreja Santa Cruz dos Militares, na Rua Primeiro de Março 36, Centro, RJ Contamos com sua presença
MNBD-RJ ALINHADO AO MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO
MÃOS LIMPAS – UMA FRENTE PELA LEGALIDADE
Acesse http://mnbd-rj.blogspot.com/
“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.
MARTIN LUTHER KING
-----Mensagem original----- De: [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de MNBD-RJ Enviada em: sexta-feira, 3 de abril de 2009 17:30 Para: [email protected] Assunto: [mnbd-rj] Vigília da Libertação de Marcelo Crivella
Vigília da Libertação de Marcelo Crivella
Veja Marcelo Crivella está EN DEMÓSTENE ADO
http://www.youtube.com/watch?v=OSGSIJRSE0A
ACESSE http://mnbd-rj.blogspot.com/
Quanto ao seqüestro dos deputados, contribuiremos com a mão-de-obra do churrasqueiro!
Subject: PEDIDO DE SOCORRO URGENTE!!!
PEDIDO DE SOCORRO URGENTE!!! COLABORE, DÊ SEU DONATIVO!!!!!
Por favor, repassem esse pedido de socorro urgente! A Toda Sociedade Brasileira que puder ajudar... O PCC, facção do crime organizado de São Paulo, seqüestrou ontem, em Brasília, 24 deputados da Câmara Legislativa do DF. E agora estão solicitando US$ 1.000.000,00 para sua libertação. Se não for cumprido em 24 horas, vão banhá-los com combustível e os queimarão vivos. Estamos organizando uma coleta e necessitamos da sua ajuda!!
Veja o que conseguimos até agora:
- 580 litros de Gasolina Aditivada
- 520 litros de gasolina Premium
- 125 litros de diesel
- 575 de gasolina convencional
- 98 litros de Biodisel
- 38.000 caixas de fósforos
- 21.000 isqueiros
- 700 lança chamas
- 21 isqueiros e...
- 1080 sacos de carvão
Não mandem álcool, pois há o risco do mesmo ser consumido pelos deputados. Aceita-se também botijão de gás. Se você apagar essa mensagem, é porque não tem coração... Por favor, leia e ajude. BRASÍLIA PRECISA DE VOCÊ!!!! Repassem este e-mail para [email protected]
MÃOS LIMPAS – UMA FRENTE PELA LEGALIDADE
MNBD-RJ ALINHADO AO MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO
“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.
MARTIN LUTHER KING
Olá amigos,
Eu acompanhei a desavença ocorrida, mas resolvi não dizer nada. Agora, no entanto, mudei de opinião e irei compartilhar o que penso a respeito.
Tal como o Antonio disse, ninguém é obrigado a enviar uma mensagem ao fórum e, nisso, concordo em gênero, número e grau.
A amizade não pode ser forçada, tem que ocorrer naturalmente. E acho natural que às vezes alguém suma por um tempo e depois volte contando, quem sabe, as novidades.
Eu, por exemplo, tenho uma grande amiga da minha primeira faculdade (que foi Relações Internacionais - concluído em junho de 2005) e que faz acho que 1 ano ou mais que a gente não se vê pessoalmente. E, agora que enviei uma mensagem para ela de Páscoa, após várias outras mensagens, ela respondeu. Não estou brava com essa minha amiga, pois sei que a vida é corrida mesmo. E, como estou morando em outro Estado, fica até mais difícil de vê-la pessoalmente.
O meu namorado é outro exemplo.....ele é alemão e sua família está lá na terra natal....às vezes passam quase 3 semanas sem que ele ligue para os pais, em razão da correria do dia a dia.
Então, por favor, não vamos julgar ninguém, somente a Deus cabe fazê-lo.
Amiga Sandra, entendo e respeito sua saída, mas se algum dia você voltar, certamente será bem vinda. E no que precisar, pode contar comigo.
CH, espero que você continue no fórum :-)
Edna e Antonio, obrigada por permanecerem.
Tenha uma ótima noite amigos!
Bjssss
Paty, fiquei muito contente com o seu post. Não deixo de pensar em voces e gostaria que todos continuassem conosco. Na pág. 67 do forum Cesp Civil, eu mencionei e torno a repetir que voce é uma das co-fundadoras deste espaço. Gostaria de ter estado com voces desde o começo. Curto muito todos voces. Um abração à voce, aos demais e valeu pela menssagem, Antonio.
ola Dras Rosenilda e Edna gostaria de saber se alguem tem essa informação correta sobre o GCM poder advogar e apenas estar impedido de advogar contra quem o remunera conforme consta na primeira mensagem agradeço antecipadamente a resposta, tendo em vista que meu visinho e amigo é gcm e se formou em direito e esta com receio de investir em cursinhos para tirar oab e não poder apoveitar ok.
Olá Amigos!
Sou Osmar Kniess, reprovado no exame 2008/3 e aprovado no 2009/1, estando com a carteirinha a pouco mais de seis meses, com uma dúvida cruel, se alguém puder ajudar-me, desde já agradeço!
Minha cliente nasceu no Paraguai, não possui nenhum documento civil do país de origem, veio para o Brasil com aproximadamente 14 anos, constituiu família, (marido, quatro filhos), não possui também documentos civis brasileiros, agora ela gostaria de regularizar sua situação, o que devo fazer?
Devo fazer um processo de naturalização?
Este processo é por demais demorado, visto que deverá ter carta rogatória para o país vizinho, acredito não resolver, pois, não há documentos de minha cliente naquela país.
Devo iniciar processo de registro tardio dela?
Se positivo, como proceder, pois, ela declarou em registro do nascimento de sua prole, ter nascido no país vizinho?
Como resolver o problema de ela ter declarado que nasceu no país vizinho?
Grato pela atenção e colaboração!
Osmar.