É DEVER DO PROFESSOR FICAR APÓS HORÁRIO COM A CRIANÇA CUJO PAI SE ATRASOU?
professor de ensino infantil que atua nas creches tem que ficar com aluno após o horário porque o pai se atrasou? Ou pode deixar a criança aos cuidados do porteiro, agente escolar etc?
na pandemia por exemplo professores davam aula nos fins de semana e eram remunerados. eu não podia pisar aqui porque pelo contrato não sou pago nem mais nem menos. então sigo a regra o edital, contrato e superintendentes e coordenadores. eu sou apenas uma ferramenta para diminuir a infrequência dos alunos e auxiliar na evasão escolar dando suporte a família na conversa com o ambiente educacional. denuncio as situações que envolvem conselho tutelar e assim de pouco em pouco muita criança é tirada de situação de risco e negligência graças a deus. uma das minhas maiores funções quando entrei era o rastreio do covid, acompanhava de perto alunos doentes
Gbs, como o colega anterior, so vi esse diálogo anos depois, porém apareceu como resposta de uma pesquisa que estou fazendo. E nunca é tarde para ficarmos informados. Caso essa dúvida seja de mais alguém, irei aqui explicar. O Educador voluntário, como expresso na nomenclatura, é VOLUNTÁRIO. Não ha contrato, e o que é assinado é um acordo de solicitação de ajuda de custo. E mesmo que você fosse contratado, CLT, essa função não seria sua. O professor não tem obrigação de ficar depois do seu horário, imagine o agente. O vigia não tem função nem qualificação para cuidar da crianaça. É obrigação dos pais ir buscar a criança na hora de saída, se não consegue, deverá reorganizar a logística, buscar colaboração, revezamento ou outras alternativas de sua preferência para que essa criança seja amparada pela família depois de ficar tanto tempo longe dela. O Conselho Tutelar deverá ser acionado para orientar que o atraso não mais aconteça. Outro ponto importante, nem mesmo o professor recebe hora extra por ficar mais tempo na escola, e nessa corrente de responsabilidade, ele também tem obrigaçoes e compromissos a honrar depois de seu horário de trabalho. A direção da escola deverá convocar os pais e Conselho Tutelar para verificar essa questão, pois se acontecer algo com essa criança estando sob seus cuidados ou de qualquer outra que não seja habilitada para essa função, vai responder criminalmente , e ainda administrativamente por assumir algo que não lhe é atribuído.