Minha filha quer morar comigo
Sou pai. Minha filha mora com a mãe, desde que nos separamos a seis anos. Durante todo esse período a pensão de 33% do meu salário foi paga descontada em hollerit. Nunca deixei de ver minha filha. Agora ela quer vir morar comigo. Não existe uma razão de maus tratos ou coisa que valha, ela apenas quer vir morar comigo. Qual o procedimento para que isso ocorra? Devo constituir advogado? Posso requerer o fim da pensão, já que ela virá morar comigo? Basta a intensão dela em querer morar comigo?
Devo constituir advogado, ok. A intenção dela não é relevante perante o juiz. No sentido de que ela afirme que quer morar comigo, sem motivo de maus tratos por parte da mãe, ou coisa que o valha, ela tem o direito de escolher com quem quer morar? Ela tem 13 anos, ou a mãe pode dizer que quer ficar com ela e isso se sobrepõe a intenção dela?
Carlos normalmente adolescentes querem ficar com quem impõe menos regras. Como visita que ela é na sua casa talvez ela tenha menos regras e por isso pretende morar contigo. Mas dificilmente juiz ouvirá menores de idade, se ele (juiz) achar necessário ele pede estudo psicossocial e se baseia nesse estudo. Mero capricho de adolescente não conta muito.
Você até pode tentar a guarda da menor mas a mãe se opondo (e provavelmente vai se opor quando souber que nesse caso ela é quem pagará pensão) não conte com a vitória.
Colocando a realidade. A mãe dela não quer perder a pensão. Ponto. Eu pago, fora a pensão, convênio médico, material escolar, uma previdência privada, e ainda compro roupas, Mes passado troquei o celular dela. A menina percebeu que a "pensão dela" não é dela, pois além da pensão, convênio e previdência, ainda arco com uma parte das despesas do dia dia. Então ela percebeu que passando a morar comigo, a pensão dela, passa a ser dela de verdade. A proposta que fiz para a mãe dela foi diminuir a pensão pela metade, que ficaria com a mãe ( a mãe não tem direito pois vivemos apenas 6 anos juntos e quando separamos ela tinha 35 anos de idade, então não tinha dependência minha), e a metade que ficaria fora da pensão eu gastaria diretamente com minha filha A mãe não aceitou. Por isso queria saber da guarda dela.
Tudo o que nós podemos falar é: tente.
O valor que você paga a título de alimentos à menor não é apenas para "gastos diretos", digamos assim. A criança mora, consome luz, água e internet, se veste, estuda. Vamos dizer que a mãe pague R$2.000,00 de aluguel e morem só mãe e filha: a parte da sua filha nessa despesa seria de R$1.000,00. O mesmo com as contas de consumo.